sábado, 30 de julho de 2011

Evangelho ( Mateus 14,1-12)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, a fama de Jesus chegou aos ouvidos do governador Herodes. Ele disse a seus servidores: "É João Batista, que ressuscitou dos mortos; e, por isso, poderes miraculosos atuam nele". De fato, Herodes tinha mandado prender João, amarrá-lo e colocá-lo na prisão por causa de Herodíades, a mulher de seu irmão Filipe. Pois João tinha dito a Herodes: "Não te é permitido tê-la como esposa". Herodes queria matar João mas tinha medo do povo, que o considerava como profeta. Por ocasião do aniversário de Herodes, a filha do Herodíades dançou diante de todos e agradou tanto a Herodes, que ele prometeu, com juramento, dar a ela tudo o que pedisse. Instigada pela mãe, ela disse: "Dá-me aqui, num prato, a cabeça de João Batista". O rei ficou triste, mas, por causa do juramento diante dos convidados, ordenou que atendessem o pedido dela. E mandou cortar a cabeça de João no cárcere. Depois a cabeça foi trazida num prato, entregue à moça e esta a levou para a sua mãe. Os discípulos de João foram buscar o corpo e o enterraram. Depois foram contar tudo a Jesus. - Palavra da salvação.

Leitura ( Levítico 25,1.8-17)

Leitura do Livro do Levítico - O Senhor falou a Moisés no nome Sinai, dizendo: "Contarás sete semanas de anos, ou seja, sete vezes sete anos, o que dará quarenta e nove anos. Então farás soar a trombeta no décimo mês. No dia Expiação, fareis soar a trombeta por todo o país. Declarareis santo o quinquagésimo ano e proclamareis a libertação para todos os habitantes do país: será para vós u jubileu. Cada um de vós poderá retornar à sua propriedade e voltar para a sua família. O quinquagésimo ano será para vós um ano de jubileu: não semeareis, nem colhereis o que a terra produzir expontaneamente, nem colhereis as uvas da vinha não podada; pois é um ano de jubileu, sagrado para vós, mas podereis comer o que produziram os campos não cultivados. Nesse ano de jubileu, cada um poderá retornar à sua propriedade. Se venderes ao teu conterrâneo ou deles comprares alguma coisa, que ninguém explore o seu irmão; de acordo com o número de anos decorridos após o jubileu, o teu conterrâneo fixará para ti o preço da compra e, de acordo com os anos da colheita, ele fixará o preço da venda. Quanto maior o número de anos que restarem após o jubileu, tanto maior será o preço da terra; quanto menor o número de anos, tanto menor será o preço, pois ele te vende de acordo com o número de colheitas. Não vos leseis uns aos outros entre irmãos, mas temei o vosso Deus. Eu sou o Senhor, vosso Deus". - Palavra do Senhor.

sexta-feira, 29 de julho de 2011

Evangelho do dia 29/07/2011


Evangelho
Mt:13,54-58

Ele foi para sua própria cidade e se pôs a ensinar na sinagoga local, de modo que ficaram admirados. Diziam: “De onde lhe vêm essa sabedoria e esses milagres?
Não é ele o filho do carpinteiro? Sua mãe não se chama Maria, e seus irmãos não são Tiago, José, Simão e Judas?
E suas irmãs não estão todas conosco? De onde, então, lhe vem tudo isso?”
E ele tornou-se para eles uma pedra de tropeço. Jesus, porém, disse: “Um profeta só não é valorizado em sua própria cidade e na sua própria casa!”
E não fez ali muitos milagres, por causa da incredulidade deles.

Leitura do dia 29/07/2011

Primeira Leitura
Lev:23,1; Lev:23,4-11; Lev:23,15-16; Lev:23,27; Lev:23,34-37


O SENHOR falou a Moisés:
São estas as solenidades do SENHOR em que convocareis santas assembléias, no devido tempo:
No dia catorze do primeiro mês, ao entardecer, é a Páscoa do SENHOR.
No dia quinze do mesmo mês é a festa dos Pães sem fermento, em honra do SENHOR. Durante sete dias comereis pão sem fermento.
No primeiro dia tereis uma santa assembléia; não fareis nenhum trabalho servil.
Durante sete dias oferecereis ao SENHOR ofertas queimadas. No sétimo dia haverá uma santa assembléia. Não fareis nenhum trabalho servil”.
O SENHOR falou a Moisés:
“Dize aos israelitas: Quando entrardes na terra que eu vos dou e fizerdes a colheita, levareis ao sacerdote um feixe de espigas como primeiros frutos da colheita.
O sacerdote o oferecerá com um gesto diante do SENHOR, para que seja aceito. O sacerdote fará isso no dia seguinte ao sábado.
“A partir do dia seguinte ao sábado, desde o dia em que tiverdes trazido o feixe de espigas para ser oferecido com um gesto, contareis sete semanas completas.
Contareis assim cinqüenta dias até à manhã seguinte ao sétimo sábado, apresentareis ao SENHOR uma nova oferta.
“O dia dez deste sétimo mês é o dia da Expiação. Nele tereis uma santa assembléia. Jejuareis e oferecereis ao SENHOR uma oferta queimada.
“Fala aos israelitas e dize-lhes: O dia quinze deste sétimo mês é a festa das Tendas, durante sete dias, em honra do SENHOR.
No primeiro dia haverá uma santa assembléia; não fareis nenhum trabalho servil.
Durante sete dias oferecereis ao SENHOR ofertas queimadas. No oitavo dia tereis uma santa assembléia e oferecereis ao SENHOR uma oferta queimada. É dia de reunião solene, e não fareis nenhum trabalho servil.
Estas são as solenidades do SENHOR nas quais convocareis assembléias litúrgicas para oferecer ao SENHOR ofertas queimadas, holocaustos e oblações, vítimas e libações, prescritos para cada dia.

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Evangelho do dia 28/07/2011

Evangelho
Mt:13,47-53


“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo.
Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam.
Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos,
e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. “
Entendestes tudo isso?” — “Sim”, responderam eles.
Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.
Quando Jesus terminou de contar essas parábolas, partiu dali.

Link do evangelho em mp3



Leitura do dia 28/07/2011

Primeira Leitura
Êx:40,14-19; Êx:40,32-36

Farás seus filhos aproximar-se e, depois de revesti-los com as túnicas,
os ungirás como ungiste o pai, para que me sirvam como sacerdotes. Esta unção lhes há de conferir o sacerdócio perpétuo por todas as gerações”.
Moisés fez tudo exatamente como o SENHOR lhe havia ordenado.
No dia primeiro do primeiro mês do segundo ano, a morada foi levantada.
Moisés levantou a morada, colocou as bases e as tábuas, assentou as travessas e ergueu as colunas.
Estendeu a tenda sobre a morada e pôs por cima a cobertura da tenda, como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
Lavavam-se toda vez que entravam na Tenda do Encontro e se aproximavam do altar, assim como o SENHOR havia ordenado a Moisés.
Levantou o átrio em torno da morada e do altar e pendurou a cortina na entrada do átrio. Assim Moisés deu por concluída a obra.
Então a nuvem envolveu a Tenda do Encontro, e a glória do SENHOR encheu a morada.
Moisés não podia entrar na Tenda do Encontro, porque sobre ela repousava a nuvem, e a glória do SENHOR ocupava a morada.
Em todas as etapas da viagem, sempre que a nuvem se elevava de cima da morada, os israelitas punham-se a caminho;

quarta-feira, 27 de julho de 2011

Evangelho do dia 27/07/2011

Evangelho
Mt:13,44-45

“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas.

Leitura do dia 27/07/2011

Primeira Leitura
Êx:34,29-35


Quando Moisés desceu da montanha do Sinai, trazendo na mão as duas tábuas da aliança, não sabia que a pele de seu rosto resplandecia por ter falado com o SENHOR.
Aarão e os israelitas todos, vendo o rosto de Moisés resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele.
Então Moisés os chamou, e tanto Aarão como os chefes da comunidade aproximaram-se, e ele lhes falou.
Depois achegaram-se dele também os outros israelitas, e Moisés transmitiu-lhes todas as ordens que o SENHOR lhe tinha dado no monte Sinai.
Quando Moisés acabou de falar, pôs um véu sobre o rosto.
Quando Moisés se apresentava ao SENHOR para falar, retirava o véu, até sair; depois saía e comunicava aos israelitas o que lhe tinha sido ordenado.
Os israelitas viam o rosto radiante de Moisés, e Moisés tornava depois a cobrir o rosto com o véu, até o momento em que entrava de novo para falar com o SENHOR.

terça-feira, 26 de julho de 2011

Para meditar....

Um homem foi ao encontro de Sócrates levando ao filósofo uma informação que julgava de seu interesse:
- Quero contar-te uma coisa a respeito de um amigo teu!
- Espera um momento – disse Sócrates – Antes de contar-me, quero saber se fizeste passar essa informação pelas três peneiras.
- Três peneiras?
Que queres dizer?
- Vamos peneirar aquilo que quer me dizer. Devemos sempre usar as três peneiras. Se não as conheces, presta bem atenção. A primeira é a peneira da VERDADE. Tens certeza de que isso que queres dizer-me é verdade?
- Bem, foi o que ouvi outros contarem. Não sei exatamente se é verdade.
- A segunda peneira é a da BONDADE. Com certeza, deves ter passado a informação pela peneira da bondade. Ou não?
Envergonhado, o homem respondeu:
- Devo confessar que não.
- A terceira peneira é a da UTILIDADE. Pensaste bem se é útil o que vieste falar a respeito do meu amigo?
- Útil? Na verdade, não.
- Então, disse-lhe o sábio, se o que queres contar-me não é verdadeiro, nem bom, nem útil, então é melhor que o guardes apenas para ti.

Evangelho do dia 26/07/2011

Evangelho
Mt:13,36-43

Então Jesus deixou as multidões e foi para casa. Seus discípulos aproximaram-se dele e disseram: “Explica-nos a parábola do joio!”
Ele respondeu: “Aquele que semeia a boa semente é o Filho do Homem.
O campo é o mundo. A boa semente são os que pertencem ao Reino. O joio são os que pertencem ao Maligno.
O inimigo que semeou o joio é o diabo. A colheita é o fim dos tempos. Os que cortam o trigo são os anjos.
Como o joio é retirado e queimado no fogo, assim também acontecerá no fim dos tempos:
o Filho do Homem enviará seus anjos e eles retirarão do seu Reino toda causa de pecado e os que praticam o mal;
depois, serão jogados na fornalha de fogo. Ali haverá choro e ranger de dentes.
Então os justos brilharão como o sol no Reino de seu Pai. Quem tem ouvidos, ouça.

Link do evangelho em mp3

Leitura do dia 26/07/2011

Primeira Leitura
Êx:33,7-11; Êx:34,5-9; Êx:34,28

Moisés pegou na Tenda e montou-a fora, a certa distância do acampamento. Chamou-a “Tenda do Encontro”. Assim, todo aquele que quisesse consultar o SENHOR saía até a Tenda do Encontro, fora do acampamento.
Quando Moisés se dirigia à Tenda, o povo todo se levantava e ficava de pé à entrada da própria Tenda, seguindo Moisés com os olhos até ele entrar.
Logo que Moisés entrava na Tenda, a coluna de nuvem baixava e ficava parada à entrada, enquanto o SENHOR falava com Moisés.
Ao ver a coluna de nuvem parada à entrada da Tenda, todo o povo se levantava e cada um se prostrava à entrada da própria barraca.
O SENHOR falava com Moisés face a face, como alguém que fala com seu amigo. Depois, Moisés voltava para o acampamento. Mas seu ajudante, o jovem Josué filho de Nun, não se afastava do interior da Tenda.
O SENHOR desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e ele invocou o nome do SENHOR.
E o SENHOR passava diante dele. E ele exclamou: “O SENHOR, o SENHOR, Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel,
que conserva a misericórdia por mil gerações e perdoa culpas, rebeldias e pecados, mas não deixa nada impune, castigando a culpa dos pais nos filhos e netos, até a terceira e quarta geração”.
Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão e prostrou-se em adoração.
Depois disse: “Senhor, se é verdade que gozo do teu favor, então meu Senhor caminhe no meio de nós, pois esse é um povo de cabeça dura. Perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”.
Moisés ficou ali com o SENHOR quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.

segunda-feira, 25 de julho de 2011

Evangelho do dia 25/07/2011

Evangelho
Mt:13,31-35

Jesus apresentou-lhes outra parábola ainda: “O Reino dos Céus é como um grão de mostarda que alguém pegou e semeou no seu campo.
Embora seja a menor de todas as sementes, quando cresce, fica maior que as outras hortaliças e torna-se um arbusto, a tal ponto que os pássaros do céu vêm fazer ninhos em seus ramos”.
E contou-lhes mais uma parábola: “O Reino dos Céus é como o fermento que uma mulher pegou e escondeu em três porções de farinha, até que tudo ficasse fermentado”.
Jesus falava tudo isso em parábolas às multidões. Nada lhes falava sem usar de parábolas,
para se cumprir o que foi dito pelo profeta: ‘Abrirei a boca para falar em parábolas; vou proclamar coisas escondidas desde a criação do mundo’”.

Link do evangelho em mp3

Leitura do dia 25/07/2011

Primeira Leitura
Êx:32,15-24; Êx:32,30-34

Moisés voltou da montanha, trazendo as duas tábuas da aliança, escritas nos dois lados, na frente e no verso.
As tábuas eram obra de Deus, e a escrita era a escrita de Deus, gravada sobre as tábuas.
Josué ouviu o tumulto do povo que gritava e disse a Moisés: “Há gritos de guerra no acampamento”.
Moisés respondeu: “Não são gritos de vitória, nem gritos de derrota. O que ouço são vozes de gente que canta”.
Quando chegou perto do acampamento, viu o bezerro e as danças. Moisés ficou indignado, arremessou por terra as tábuas e quebrou-as no sopé da montanha.
Em seguida, apoderou-se do bezerro que haviam feito, queimou-o e triturou-o, até reduzi-lo a pó. Depois, misturou o pó com água e o deu de beber aos israelitas.
Moisés disse a Aarão: “Que te fez este povo para atraíres sobre ele tão grande pecado?”
Aarão respondeu: “Não se indigne o meu senhor. Tu bem sabes que este povo é inclinado ao mal.
Eles me disseram: ‘Faze-nos deuses que caminhem à nossa frente, pois quanto àquele Moisés, que nos fez sair do Egito, não sabemos o que aconteceu’.
Eu, então, lhes disse: ‘Quem tem ouro’? Eles tiraram o ouro e me entregaram, e eu lancei-o no fogo e saiu este bezerro”.
No dia seguinte Moisés disse ao povo: “Cometestes um grandíssimo pecado. Agora vou subir até o SENHOR, para ver se de algum modo poderei obter perdão para o vosso delito”.
Moisés retornou para junto do SENHOR e disse: “Ah! este povo cometeu um grandíssimo pecado. Fizeram para si deuses de ouro. Mas agora perdoa-lhes o pecado,
senão, risca-me do livro que escreveste”.
O SENHOR respondeu a Moisés: “Riscarei do meu livro quem pecou contra mim.
E agora vai, conduze o povo para onde eu te falei. O meu anjo irá à tua frente; mas quando chegar o dia do castigo, eu os castigarei por este seu pecado”.

domingo, 24 de julho de 2011

Evangelho do dia 24/07/2011

Evangelho
Mt:13,44-52


“O Reino dos Céus é como um tesouro escondido num campo. Alguém o encontra, deixa-o lá bem escondido e, cheio de alegria, vai vender todos os seus bens e compra aquele campo.
O Reino dos Céus é também como um negociante que procura pérolas preciosas.
Ao encontrar uma de grande valor, ele vai, vende todos os bens e compra aquela pérola.
“O Reino dos Céus é ainda como uma rede lançada ao mar e que pegou peixes de todo tipo.
Quando ficou cheia, os pescadores puxaram a rede para a praia, sentaram-se, recolheram os peixes bons em cestos e jogaram fora os que não prestavam.
Assim acontecerá no fim do mundo: os anjos virão para separar os maus dos justos,
e lançarão os maus na fornalha de fogo. Aí haverá choro e ranger de dentes. “
Entendestes tudo isso?” — “Sim”, responderam eles.
Então ele acrescentou: “Assim, pois, todo escriba que se torna discípulo do Reino dos Céus é como um pai de família, que tira do seu tesouro coisas novas e velhas”.

Leitura do dia 24/07/2011

Primeira Leitura
1Re:3,5; 1Re:3,7-12

Em Gabaon, o SENHOR apareceu a Salomão, num sonho noturno, e lhe disse: “Pede o que desejas e eu to darei”.
Agora, SENHOR, meu Deus, fizeste reinar o teu servo em lugar de Davi, meu pai. Mas eu não passo de um adolescente, que não sabe ainda como governar.
Teu servo está no meio do teu povo eleito, povo tão numeroso que não se pode contar ou calcular.
Dá, pois, a teu servo, um coração obediente, capaz de governar teu povo e de discernir entre o bem e o mal. Do contrário, quem poderá governar este teu povo tão numeroso?”
Este pedido de Salomão agradou ao SENHOR.
Deus disse a Salomão: “Já que pediste estes dons e não pediste para ti longos anos de vida, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos, mas sim sabedoria para praticar a justiça,
vou satisfazer o teu pedido. Dou-te um coração sábio e inteligente, de modo que não houve teu igual antes de ti, nem haverá depois de ti.


Segunda Leitura
Rom:8,28-30

Sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu desígnio.
Pois aos que ele conheceu desde sempre, também os predestinou a se configurarem com a imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos.
E àqueles que predestinou, também os chamou, e aos que chamou, também os justificou, e aos que justificou, também os glorificou.