sábado, 6 de agosto de 2011

Oração do dia

Ó Deus, que na gloriosa transfiguração de vosso Filhos confirmastes os mistérios da fé pelo testemunho de Moisés e Elias e manifestastes, de modo admirável, a vossa glória de filhos adotivos, concedei aos vosso servos e servas ouvir a voz do vosso Filho amado e compartilhar de sua herança. Por nosso Senhor Jesus Cristo vosso Filho que conosco vive e reina.

Leitura (Daniel 7,9-10.13-14)

Leitura da profecia de Daniel - Eu continuava olhando até que foram colocados uns tronos e um ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal e os livros foram abertos. Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá. - Palavra do Senhor.

Evangelho (Mateus 17,1-9)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, Jesus tomou consigo Pedro, Tiago e João, seu irmão, e os levou a um lugar à parte, sobre uma alta montanha. E foi transfigurado diante deles; o seu rosto brilhou como o sol e as suas roupas ficaram brancas como a luz. Nisto apareceram-lhe Moisés e Elias, conversando com Jesus. Então Pedro tomou a palavra e disse: "Senhor, é bom ficarmos aqui. Se queres, vou fazer aqui três tendas: uma para ti, outra para Moisés e outra para Elias". Pedro ainda estava falando quando uma nuvem luminosa os cobriu com sua sombra. E da nuvem uma voz dizia: "Este é o meu Filho amado, no qual eu pus todo meu agrado. Escutai-o!" Quando ouviram isso, os discípulos ficaram muito assustados e caíram com o rosto em terra. Jesus se aproximou, tocou neles e disse: "Levantai-vos e não tenhais medo". Os discípulos ergueram os olhos e não viram mais ninguém, a não ser somente Jesus, Quando desciam da montanha, Jesus ordenou-lhes: "Não conteis a ninguém esta visão até que o Filho do homem tenha ressuscitado dos mortos". - Palavra da salvação.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

Leitura (Dt 4,32-40)

Leitura do livro do Deuteronômio - Moisés falou ao povo, dizendo: "Interroga os antigos que te precederam, desde o dia em que Deus criou o homem sobre a terra, e investiga de um extremo ao outro dos céus se houve jamais um acontecimento tão grande ou se ouviu algo semelhante. Existe, porventura, algum povo que tenha ouvido a voz de Deus falando-lhe do meio do fogo, como tu ouviste, e tenha permanecido vivo? Ou terá vindo algum Deus escolher para si um povo entre as nações por meio de provações, de sinais e prodígios, por meio de combates, com mão forte e braço estendido, e por meio de grandes terrores, como tudo o que por ti o Senhor vosso Deus fez no Egito, diante de teus próprios olhos? A ti foi dado ver tudo isso, para que reconheças que o Senhor é, na verdade, Deus e que não há outro Deus fora ele. Do céu, ele te fez ouvir sua voz para te instruir e, sobre a terra, te fez ver o seu grande fofo; e do meio do fogo ouviste suas palavras, porque amou teus pais e, depois deles, escolheu descendentes. Ele te fez sair do Egito por seu grande poder, para expulsar, diante de ti, nações maiores e mais fortes do que tu e para te introduzir na terra deles e dá-la a ti como herança, como tu estás vendo hoje. Reconhece, pois, hoje, e grava-o em teu coração, que o Senhor é o Deus lá em cima no céu e cá embaixo na terra e que não há outro além dele. Guarda suas leis e seus mandamentos que hoje te prescrevo, para que sejas feliz, tu e teus filhos depois de ti, e vivas longos dias sobre a terra que o Senhor teu Deus te vai dar para sempre". - Palavra do Senhor.

Evangelho (Mateus 16,24-28)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, Jesus disse aos discípulos: "Se alguém quer me seguir, renuncie a si mesmo, tome a sua cruz e me siga. Pois quem quiser salvar a sua vida vai perdê-la; e quem perder a sua vida por causa de mim vai encontrá-la. De fato, que adianta ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? Porque o Filho do homem virá na glória do seu Pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com a sua conduta. Em verdade vos digo, alguns daqueles que estão aqui não morrerão antes de verem o Filho do homem vindo com o seu reino". - Palavra da salvação.

quinta-feira, 4 de agosto de 2011

Evangelho ( Mateus 16,13-23)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, Jesus foi à região de Cesareia de Filipe e ali perguntou aos seus discípulos: "Quem dizem os homens ser o Filho do homem?" Eles responderam: "Alguns dizem que é João Batista; outros, que é Elias; outros, ainda, que é Jeremias ou alguns dos profetas". Então Jesus lhes perguntou: "E vós, quem dizeis que eu sou?" Simão Pedro respondeu: "Tu és o Messias, o filho do Deus vivo". Respondendo, Jesus lhe disse: "Feliz é tu, Simão, filho de Jonas, porque não foi um ser humano que te revelou isso, mas o meu Pai que está no céu. Por isso eu te digo que tu és Pedro e sobre esta pedra construirei a minha igreja, e o poder do inferno nunca poderá vencê-la. Eu te darei as chaves do reino dos céus: tudo o que tu ligares na terra será ligado nos céus". Jesus, então, ordenou aos discípulos que não dissessem a ninguém que ele era o Messias. Jesus começou a mostrar aos discípulos que devia ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei e que devia ser morto e ressuscitado no terceiro dia. Então Pedro tomou Jesus à parte e começou a repreendê-lo. dizendo: "Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!" Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: "Vai para longe, satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, porque não pensas as coisas de Deus, mas, sim, as coisas dos homens!" - Palavra da salvação.

Leitura (Números 20,1-13)

Leitura do livro dos Números - Naqueles dias, toda a comunidade dos filhos de Israel chegou ao deserto de Sin, no primeiro mês, e o povo permaneceu em Cades. Ali morreu Maria e ali mesmo foi sepultada. Como não havia água para o povo, este juntou-se contra Moisés e Aarão, e, levantando-se em motim, disseram: "Antes tivéssemos morrido quando morreram nossos irmãos diante do Senhor! Para que trouxestes a comunidade do Senhor a este deserto, a fim de que morrêssemos, nós e nossos animais? Porque nos fizestes sair do Egito e nos trouxestes a este lugar detestável, em que se pode semear e que não produz figueira, nem vinhas, nem romãzeiras e, além disso, não tem água para beber?" Deixando a comunidade, Moisés e Aarão foram até a entrada da tenda da reunião e prostaram-se com a face em terra. E a glória do Senhor apareceu sobre eles. O Senhor falou, então, a Moisés, dizendo: "Toma a tua vara e reúne o povo, tu e teu irmão Aarão; na presença deles ordenai à pedra e ela dará água. Quando fizeres sair água da pedra, dá de beber à comunidade e aos seus animais". Moisés tomou, então, a vara que estava diante do Senhor, como lhe fora ordenado. Depois, Moisés e Aarão reuniram a assembléia diante do rochedo, e Moisés lhes disse: "Ouvi, rebeldes! Poderemos, acaso, fazer sair água desta pedra para vós?" E, levantando a mão, Moisés feriu duas vezes a rocha com a vara, e jorrou água em abundância, de modo que o povo e os animais puderam beber. Então o Senhor disse a Moisés e Aarão: "Visto que não acreditastes em mim, para manifestar a santidade aos olhos dos filhos de Israel, não introduzireis este povo na terra que lhe vou dar". Estas são as águas de Meriba, onde os filhos de Israel disputaram contra o Senhor e ele lhes manifestou a sua santidade. - Palavra do Senhor.

quarta-feira, 3 de agosto de 2011

Evangelho ( Mateus 15,21-28)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, Jesus retirou-se para a região de Tiro e Sidônia. Eis que uma mulher canadeia, vindo daquela região, pôs-e a gritar:"Senhor, filho de Davi, tem piedade de mim: minha filha está cruelmente atormentada por um demônio!" Mas Jesus não lhe respondeu palavra alguma. Então, seus discípulos aproximaram-se e lhe pediram: "Manda embora essa mulher, pois ela vem gritando atrás de nós". Jesus respondeu: "Eu fui enviado somente às ovelhas perdidas da casa de Israel". Mas a mulher, aproximando-se, prostou-se diante de Jesus e começou a implorar: "Senhor, socorre-me!" Jesus lhe disse: "Não fica bem tirar o pão dos filhos para jogá-lo aos cachorrinhos". A mulher insistiu: "É verdade, Senhor, mas os cachorrinhos também comem as migalhas que caem da mesa de seus donos!" Diante disse, Jesus lhe disse: "Mulher, grande é a tua fé! Seja feito como tu queres!" E desde aquele momento sua filha ficou curada. - Palavra da salvação.

Leitura ( Números 13,1-2.25-14,1.26-30.34-35)

Leitura do libro dos Números - Naqueles dias, o Senhor falou a Moisés, no deserto de Farã, dizendo: "Envia alguns homens para explorar a terra de Canaã, que vou dar aos filhos de Israel. Enviarás um homem de cada tribo, e que todos sejam chefes". Ao fim de quarenta dias, eles voltaram do reconhecimento do país e apresentaram-se a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos filhos de Israel em Cades, no deserto de Farã. E, falando a eles e a toda a comunidade, mostraram os frutos da terra e fizeram a sua narração, dizendo: "Entramos no país ao qual enviastes, que, de fato, é uma terra onde corre leite e mel, como se pode reconhecer por estes frutos. Porém, os habitantes são fortíssimos e as cidades, grandes e fortificadas. Vimos lá descendentes de Enac; os amalecitas vivem no deserto do Negueb; os hititas, jebuseus e amorreus, nas montanhas; mas os cananeus, na costa marítima e ao longo do Jordão". Entretanto Caleb, para acalmar o povo revoltado, que se levantava contra Moisés, disse: "Subamos e conquistemos a terra, pois somos capazes de fazê-lo". Mas os homens que tinham ido com ele disseram: "Não podemos enfrentar esse povo, porque ele é mais forte do que nós". E, diante dos filhos de Israel, começaram a difamar a terra que haviam explorado, dizendo: "A terra que fomos explorar é uma terra que devora os seus habitantes; o povo que aí vimos é de estatura extraordinária. Lá vimos gigantes, filhos de Enac, da raça dos gigantes; comparados com eles, parecíamos gafanhotos.
Então, toda a comunidade começou a gritar e passou aquela noite chorando. O Senhor falou a Moisés e Aarão e disse: "Até quando vai murmurar contra mim essa comunidade perversa? Eu ouvi as queixas dos filhos de Israel. Dize-lhes, pois: 'Por minha vida, diz o Senhor, juro que vos ouvi dizer! Neste deserto ficarão estendidos os vossos cadáveres. Todos vós que fostes recenseados, da idade de vinte anos para cima, e que murmurastes contra mim não entrareis na terra qual jurei com mão levantada, fazer-vos habitar, exceto Caleb, filho de Jefoné, e Josué, filho de Num. Carregareis vossa culpa durante quarenta anos, que correspondem aos quarenta dias em que explorastes a terra, isto é, uma ano para cada dia; e experimenteis a minha vingança. Eu, o Senhor, assim como disse, assim farei com toda essa comunidade perversa, que se insurgiu contra mim: neste solidão será consumida e morrerá'". - Palavra do Senhor.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

Evangelho ( Mateus 15,1-2.10-14)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, alguns fariseus e mestres da lei, vindos de Jerusalém, aproximaram-se de Jesus e perguntaram: "Por que os teus discípulos não observam a tradição dos antigos? Pois não lavam as mãos quando comem o pão!" Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: "Escutai e compreendei. Não é o que entra pela boca que torna o homem impuro, mas o que sai da boca, isso é que torna o homem impuro". Então os discípulos se aproximaram e disseram a Jesus: "Sabes que os fariseus ficaram escandalizados ao ouvir as tuas palavras?" Jesus respondeu: "Toda planta que não foi plantada pelo meu Pai celeste será arrancada. Deixai-vos! São cegos guiando cegos. ora, se um cego guia outro cego, os dois cairão no buraco". - Palavra da salvação.

Leitura ( Números 12,1-13)

Leitura do livro dos Números - Naqueles dias, Maria e Aarão criticaram Moisés por causa da morte de sua mulher etíope. E disseram: "Acaso o Senhor falou só através de Moisés? Não falou, também, por meio de nós?" E o Senhor ouviu isso. Moisés era um homem muito humilde, mais do qualquer outro sobre a terra. Então o Senhor disse a Moisés, Aarão e Maria: "Ide todos os três à tenda da reunião". E eles foram. O Senhor desceu da coluna de nuvem, parou à entrada da tenda e chamou Aarão e Maria. Quando se aproximaram, ele lhes disse: "Escutai minhas palavras! Se houver entre vós um profeta do Senhor, eu me revelarei a ele em visões e falarei com ele em sonhos. O mesmo, porém, não acontece com o meu servo Moisés, que é o mais fiel em toda a minha casa! Porque a ele eu falo face a face: é às claras, e não por figuras, que ele vê o Senhor! Como, pois, vos atreveis a rebaixar o meu servo Moisés?" E, indignado contra eles o Senhor retirou-se. A nuvem que estava sobre a tenda afastou-se e, no mesmo instante, Maria se achou coberta de lepra, branca como a neve. Quando Aarão olhou para ela e a viu toda coberta de lepra, disse a Moisés: "Rogo-te, meu Senhor! Não nos faças pagar pelo pecado que tivemos a insensatez de cometer. Que Maria não fique como morta, como um aborto que é lançado fora do ventre de sua mãe, já com metade da carne consumida pela lepra". Então Moisés clamou ao Senhor, dizendo: "Ó Deus, eu te suplico, dá-lhe a cura!" - Palavra do Senhor.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Evangelho ( Mateus 14-22,36)

Proclamação do evangelho de Jesus cristo segundo Mateus - Depois que a multidão comera até saciar-se, Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. Depois de despedí-las, Jesus subiu ao monte para orar a sós. A noite chegou e Jesus continuava ali, sozinho. A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos o avistaram andando sobre o mar, ficaram apavorados e disseram: "É um fantasma". E gritaram de medo. Jesus, porém, logo lhes disse: " Coragem! Sou eu. Não tenhas medo!" Então Pedro lhe disse: "Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água". E Jesus respondeu: "Vem!" Pedro desceu da barca e começou a nadar sobre a água, em direção a Jesus. Mas, quando sentiu o vento ficou com medo e, começando a afundar, gritou: "Senhor salva-me!" Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro e lhe disse: "Homem fraco na fé, por que duvidaste?" Assim que subiram na barca, o vento se acalmou. Os que estavam na barca prostaram-se diante dele dizendo: "Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!" Após a travessia, desembarcaram em Genesaré. Os habitantes daquele lugar reconheceram Jesus e espalharam a notícia por toda a região. Então levaram a ele todos os doentes; e pediam que pudessem, ao menos, tocar a barra de sua veste. E todos os que a tocaram ficaram curados. - Palavra da Salvação.

Leitura ( Número 11,4-15)

Leitura do livro dos Números - Naqueles dias, os filhos de Israel começaram a lamentar-se dizendo: "Quem nos dará carne para comer? Vêm-nos à memória os peixes que comíamos de graça no Egito, os pepinos e os melões, as verduras, as cebolas e os alhos. Aqui nada tem gosto ao nosso paladar, não vemos outra coisa a não ser o maná". O maná era parecido com a semente do coentro e amarelado como certa resina. O povo que se dispersava para o recolher e o moía num moinho ou secava num pilão. Depois o cozinhavam numa panela e faziam broas com gosto de pão amassado com azeite. À noite, quando o orvalho caía no acampamento, caía também o maná. Moisés ouviu, pois, o povo lamentar-se em cada família, cada um à entrada de sua tenda. Então, o Senhor tomou-se de uma cólera violenta e Moisés, achando também tal coisa intolerável, disse ao Senhor: "Por que maltrataste assim o teu povo? Por que gozo tão pouco do teu favor, a ponto de descarregares sobre mim o peso de todo esse povo? Acaso fui em quem recebeu e deu à luz todo este povo, para que me digas: 'Carrega-o ao colo, como a ama costuma fazer com a criança, e leva-o à terra que juraste dar a seus pais'? Onde conseguirei carne para dar a toda esta gente? Pois se lamentam contra mim, dizendo: 'Dá-nos carne para comer!' Já não posso suportar sozinho o peso de todo este povo: é grande demais para mim. Se queres continuar a tratar-me assim, peço-te que me tires a vida, se achei graça a teus olhos, para que não veja mais tamanha desgraça". - Palavra do Senhor.

domingo, 31 de julho de 2011

Evangelho ( Mateus 14,13-21)

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus - Naquele tempo, quando soube da morte de João Batista, Jesus partiu e foi de barco para um lugar deserto e afastado. Mas, quando as multidões souberam disso, saíram das cidades e o seguiram a pé. Ao sair do barco, Jesus viu uma grande multidão. Encheu-se de compaixão por eles e curou os que estavam doente. Ao entardecer, os discípulos aproximaram-se de Jesus e disseram: "Este lugar é deserto e a hora já está adiantada. Despede as multidões, para que possam ir aos povoados comprar comida!". Jesus, porém, lhes disse: "Eles não precisam ir embora. dai-lhes vós mesmos de comer!". Os discípulos responderam: "Só temos aqui cinco pães e dois peixes". Jesus disse: "Trazei-os aqui". Jesus mandou que as multidões se sentassem na grama. Então pegou os cinco pães e os dois peixes, ergueu os olhos para o céu e pronunciou a benção. Em seguida partiu os pães e os deu aos discípulos. Os discípulos os distribuíram às multidões. Todos comeram e ficaram satisfeitos, e, dos pedaçoes que sobraram, recolheram ainda doze cestos cheios. E os que haviam comido eram mais ou menos cinco mil homens, sem contar mulheres com crianças. - Palavra da Salvação.

Leitura ( Isaías 55,1-3)

Leitura do livro do profeta Isaías - Assim diz o Senhor: "Ó vós todos que estais com sede, vinde às águas; vós que não tendes dinheiro, apressai-vos, vinde e comei, vinde comprar sem dinheiro, tomar vinho e leite sem nenhuma paga. Por que gastar dinheiro com outra coisa que não o pão, desperdiçar o salário senão com satisfação completa? Ouvi-me com atenção e alimentai-vos bem, para deleite e revigoramento do vosso corpo. Inclinai vosso ouvido e vinde a mim, ouvi e tereis vida; farei convosco um pacto eterno, manterei fielmente as graças concedidas a Davi". - Palavra do Senhor.