sábado, 27 de agosto de 2011

Santa Mônica



Foi modelo de esposa e de mãe. Conseguiu, com suas orações e seu bom exemplo, converter o marido pagão, que lhe era infiel e tinha gênio muito difícil. Conseguiu também converter o filho, que foi adepto da heresia maniquéia e teve vida devassa, mas transformou-se depois no grande Santo Agostinho, bispo de Hipona e Doutor da Igreja.

Oração do dia 27/08/2011


Ó Deus, consolação dos que me choram, que acolhestes, misericordioso, as lagrimas de santa Monica pela conversão do seu filho. Agostinho,daí-nos pela intercessão de ambos chorar os nossos pecados e alcançar o vosso perdão. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do espírito santo.

Evangelho do dia 27/08/2011



Mateus 25,14-30

Proclamação do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos esta parábola: Um homem ia viajar para o estrangeiro.  Chamou seus empregados e lhes entregou seus bens. A um deu cinco talentos, a outro deu dois e ao terceiro, um; a cada qual de acordo com a sua capacidade. Em seguida viajou. O empregado que avia recebidos cinco talentos saiu logo, trabalhou com eles, e lucrou outros cinco. Do mesmo modo, o que havia recebido dois lucrou outros dois. Mas aquele que havia recebido um só, saiu, cavou um buraco na terra, e escondeu o dinheiro do seu patrão. Depois de muito tempo, o patrão voltou e foi acertar contas com os empregados. O empregado que havia recebido cinco talentos entregou-lhes mais cinco, dizendo: ‘Senhor, tu me entregaste cinco talentos. Aqui estão mais cinco que lucrei'. O patrão lhe disse: ‘ Muito bem, servo bom e fiel!  Como fostes fiéil na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria’ Chegou também o que havia recebido dois talentos, e disse: ‘Senhor, tu me entregastes dois talentos. Aqui estão mais dois que lucrei’.O patrão lhe disse: Muito bem, servo bom e fiel!  Como fostes fiel na administração de tão pouco, eu te confiarei muito mais. Vem participar da minha alegria ’Por fim, chegou àquele que havia recebido um talento, e disse: ‘Senhor, sei que és um homem severo, pois colhes onde não plantastes e ceifas onde não semeastes. Por isso fiquei com medo e escondi o seu talento no chão.Aqui tens o que te pertence’. O patrão lhe respondeu: ‘Servo mau e preguiçoso! Tu sabias que eu colho onde não plantei e que ceifo onde não semeei? Então devias ter depositado meu dinheiro no banco, para que, ao voltar, eu recebesse com juros o que me pertence’. Em seguida, o patrão ordenou: Tirai dele o talento e daí-o aquele que tem dez! Porque a todo aquele que tem será dado mais, e terá em abundancia, mas aquele que não tem até o que tem lhe será tirado. Quanto a este servo inútil, jogai-o La fora, na escuridão. Ali haverá choro e ranger de dentes!”Palavra da salvação
Gloria a vós Senhor!

Leitura do dia 27/08/2011


1 Tessalonicenses. 4,9-11

Leitura da primeira carta de São Paulo aos tessalonicenses: Irmãos, não é preciso escrever-vos a respeito do amor fraterno, pois já aprendestes de Deus mesmo a amar-vos uns aos outros. É o que já estais fazendo com todos os irmãos. Em toda a Macedônia. Só podemos exortar-vos, irmãos a progredirdes sempre mais. Procurai viver, com vossos afazeres e trabalhando com as próprias mãos, como recomendamos. Palavra do senhor
- Graças a Deus

sexta-feira, 26 de agosto de 2011

Oração do dia 26/08/2011


Ó Deus, que unis os corações dos vossos fieis num só desejo, daí ao vosso povo amar o que ordenais e esperar o que prometeis, para que, na instabilidade deste mundo, fixemos as nossas orações onde se encontram as verdadeiras alegrias. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espirito Santo.

Deus nos fala

O desejo sincero do apostolo é que a comunidade preserve no caminho da santidade. Estar vigilante é estar atento aos sinais dos tempos, e descobrir neles a presença de Deus, que é aquele que sempre está chegando.

Evangelho do dia 26/08/2011


Mateus 25, 1 – 13

Proclamação ao Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos está parábola: “O Reio dos céus é como a história das dez jovens que pegaram suas lâmpadas de óleo e saíram ao encontro do noivo. Cinco delas eram imprevidentes, e as outras cinco eram previdentes. As imprevidentes pegaram as suas lâmpadas, mas não levaram óleo consigo. As previdentes, porém, levaram vasilhas com óleo junto com as lâmpadas. O noivo estava demorando e todas elas acabaram cochilando e dormindo. No meio da noite, ouviu-se um grito: “O noivo está chegando. Ide ao seu encontro!”Então as dez jovens se levantaram e prepararam as lâmpadas. As imprevidentes disseram as previdentes: ‘Dai - nos um pouco de óleo, por que nossas lâmpadas estão se apagando’. As previdentes responderam: De  modo nenhum, por que o óleo pode ser suficiente para os e para vós. È melhor irdes comprar aos vendedores. Enquanto elas formam comprar óleo, o noivo chegou, e as que estavam preparadas entraram com ele para a festa de casamento. E a porta se fechou. Por fim chegaram também as outras jovens e disseram: “Senhor! Senhor! Abre-nos a porta!” Ele, porem, respondeu: ‘ em verdade eu vos digo;  Não vos conheço!” Portanto, ficai vigiando, pois não sabeis qual será seu dia, nem a hora”. Palavra da Salvação.
- Glória a vós, Senhor!

Leitura do dia 26/08/2011


1 Tessalonicenses 4, 1-8

Leitura da primeira carta de São Paulo aos tessalonicenses: Meus irmãos, eis o que pedimos e exortamos no Senhor Jesus: Aprendeste de nós como deveis viver para agradar a Deus, e já estais vivendo assim. Fazei progressos ainda maiores! Conheceis, de fato, as instruções que temos dado em nome do Senhor Jesus. Esta é a vontade de Deus: vivei na santidade, afastai-vos da impureza; cada um saiba tratar o seu parceiro conjugal com santidade e respeito, sem se deixar leva pelas paixões, como fazem os pagãos que não conhecem a Deus. Que ninguém, nessa matéria, prejudique ou engane seu irmão, por que o Senhor se vinga de tudo, como já vos dissemos e comprovamos. Deus não nos chamou a impureza, mas a santidade. Portanto, desprezar estes preceitos não é desprezar um homem e sim a Deus, que nos deu o Espírito Santo. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Oração do dia 25/08/2011


Ó Deus, que realizastes a obra da redenção humana pelo mistério pascal de vosso filho, concedei que, proclamando a morte e a ressurreição de Cristo, confiantes nos sinais do sacramento possamos colher cada vez mais os frutos da salvação. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Deus nos fala

Toda pessoa ou comunidade que converte abre espaço para que o amor de Cristo realize verdadeiramente entre nós. O juízo de Deus sobre a humanidade é certo; porém, porque não sabemos o dia e à hora, devemos estar sempre vigilantes.

Evangelho do dia 25/08/2011


Mateus 24, 042-51

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo disse Jesus aos seus discípulos: Ficai atentos, por que não sabeis em que dia virá o Senhor! Compreendei bem isso: se o dono da casa soubesse a que horas viria o ladrão, certamente vigiaria e não deixaria que a sua casa fosse arrombada. Por isso, também vós ficai preparados! Por que na hora em que menos pensais, o filho do homem virá. Qual é o empregado fiel e prudente, que o senhor colocou como responsável pelos demais empregados, para lhes dar alimento na hora certa? Feliz o empregado, cujo senhor encontrar agindo assim, quando voltar. Em verdade vos digo, ele lhe confiará à administração de todos os seus bens. Mas, se o empregado mal pensar: “Meu senhor está demorando”, e começar a bater nos companheiros, a comer e beber com os bêbados; então o senhor desse empregado virá no dia em que ele não Espera, e na hora que ele não sabe. ele o partirá ao meio e lhe imporá a sorte dos hipócritas. “Ali haverá choro e ranger de dentes”. Palavra da Salvação.
- Gloria a vós, Senhor!

Leitura do dia 25/08/2011


1 Tessalonicenses 3,7-13

Leitura da primeira carta de São Paulo aos tessalonicenses: Irmãos ficamos confortados, em meio a toda angustia e tribulação, pela notícia acerca de vossa fé. Agora sentimo-nos reviver, por que vós estais firmes no Senhor. Como podemos agradecer a Deus por toda a alegria que nos invade diante do nosso Deus, por causa de vós? Noite e diz rezamos efusivamente para vos rever e completar o que ainda falta na vossa fé. Que o próprio Deus e nosso pai, e nosso Senhor Jesus dirijam os nossos passos até vós. O Senhor vos conceda que o amor entre vós e para com todos aumente e transborde sempre mais, a exemplo do amor que temos por vós. Que assim ele confirme os vossos corações numa santidade sem defeito aos olhos de Deus, nosso Pai, no dia da vinda de nosso Senhor Jesus, com todos os santos. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus.

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

São Bartolomeu

São Bartolomeu, apóstolo de Cristo, nascido em Caná da Galileia. Diz a tradição que sofreu torturas antes de seu martírio, quando lhe arrancaram a pele., quem persevera não tem o céu arrancado de si. Que neste dia da infância saibamos respeitar a vida humana na sua aurora e no seu entardecer.

Deus nos fala

Deus nos fala
Depois de Jesus, os apóstolos foram á porta por onde passou a verdade do reino do céu. Quem é autentico consigo mesmo descobre também a autenticidade dos outro, como Natanael descobriu a de Jesus.

Oração do dia 24/08/2011


Ó Deus, fortalecei em nós aquela fé que levou São Bartolomeu a seguir de coração o vosso filho, e fazei que, pelas preces do apostolo, a vossa igreja se torne sacramento da salvação para todos os povos. Por nosso senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Evangelho do dia 24/08/2011


João 1,45-51

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Joao: Filipe encontrou-se com Natanael e lhe disse. “Encontramos aquele de quem Moises escreveu na Lei, e também os profetas: Jesus de Nazaré, o filho de José”. Natanael disse: “De Nazaré pode sair coisa boa?” Filipe respondeu: “Vem ver!” Jesus viu Natanael que vinha para ele e comentou: “Ai vem um israelita de verdade, um homem sem falsidade”. Natanael perguntou: “De onde me conheces?” Jesus respondeu: “Antes que Filipe te chamasse, enquanto estava debaixo da figueira, eu te vi”. Natanael respondeu: “Rabi, tu ES o filho de Deus, tu ES o rei de Israel”. Jesus dise: “Tu crês porque te disse: Eu te vi debaixo da figueira? Coisas maiores que esta verás!” E Jesus continuoou: “Em verdade, em vrdade eu vos digo: Veresis o ceu aberto e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o filho do home”. Palavra da salvação.
- Gloria a vós Senhor!

Leitura do dia 24/08/2011


Apocalipse 21,9-14

Leitura do apocalipse de São João: Um anjo falou comigo e disse: “Vem! Vou mostrar-te a noiva, a esposa do cordeiro”. Entoa me levou em espirito a uma montanha grande e alta. Mostrou-me a cidade Santa, ?Jerusalem, descendo do céu, de junto de Deus, brilhando com a gloria de Deus. Seu brilho era como o de uma pedra preciosissima, como o brilho de jaspe cristalino. Estava cercada por uma murtalha maciça e alta, com doze portas. Sobre as portas estavam doze anjos, e nas portas estavma escritos os nomes das doze tribos de Israel. Havia três portas do lado do oriente, três portas do lado norte, três portas do lado sul e três portas do lado ocidente. A muralha da cidade tinha doze alicerces, e sobre eles estavam escritos os nomes dos doze apostolos do cordeiro. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

terça-feira, 23 de agosto de 2011

Santa Rosa de Lima


Santa Rosa de Lima, que viveu no Peru entre os anos de 1586 e 1617, é padroeira da América Latina e das Filipinas.

Deus nos fala

A gloria terrena é passageira, o que dura PE a alegria de estar no senhor e só a ele servir. Deus concede-nos sempre a oportunidade de encontrar a pérola rara de nossa salvação que é Cristo Jesus.

Oração do dia 23/08/2011


Ó Deus, que inspirastes Santa Rosa de Lima, inflamada de amor, a deixar o mundo, a servir os pobres e a viver em austera penitencia, concedei-nos, por sua intercessão, seguir na terra os vossos caminhos e gozar no céu as vossas delicias. Por nosso senhor?Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do espírito santo.

Evangelho do dia 23/08/2011


Mateus 13,44-46

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
- Gloria a vós, Senhor.

Naquele tempo, disse Jesus á multidão: “O reino dos seus é como um tesouro escondido no campo. Um homem o encontra e o mantém escondido. Cheio de alegria, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquele campo. O reino dos céus também é como um comprador que procura perola preciosas de grande valor, ele vai, vende todos os seus bens e compra aquela perola.” Palavra da salvação.
- Gloria a vós, Senhor!

Leitura do dia 23/08/2011


2 Coríntios 10,17-11,2

Leitura da Segunda carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, quem se gloria, glorie-se no senhor. Pois é aprovado só aquele que o senhor recomenda e não aquele que se recomenda a si mesmo. Oxalá Pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vos me suportais. Sinto por vos um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. Palavra do senhor.
- Graças a Deus!

Deus nos fala

Eis a profecia da salvação, com a promessa daquela que sucederá Davi, e seu nome é: “Conselheiro admirável. Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz.” O Cristão acolhe o que vem de Deus, como fez Maria.

Oração do dia 22/08/2011


Ó Deus, que fizestes a mãe do vosso filho nossa mãe e rainha, daí-nos, por sua intercessora, alcançar o reino do céu e a gloria prometida aos vossos filos e filhas. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo 

Evangelho dia 22/08/2011


Lucas 1,26-38

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas.
- Gloria a vós, Senhor.

Naquele tempo, o anjo Gabriel foi enviado por Deus a uma cidade da Galileia, chamada Nazaré, a uma viagem, prometida em casamentos a um homem chamado José. Ele era descendente de Davi e o nome da virgem era Maria. O anjo entrou onde ela estava e disse: “Alegra-te, cheia de graça, o senhor está contigo”. Maria ficou perturbada com essas palavras e começou a pensar qual seria o significado da saudação. O anjo, então, disse-lhe: “Não tenhas medo, Maria, por que encontraste graça diante de Deus. Eis que conceberás e dará a luz um filho, a quem porás o nome de Jesus. Ele será grande, será chamado filho do altíssimo, e o Senhor Deus lhe Dara o trono de seu pai Davi. Ele reinara para sempre sobre os descendentes de Jacó, e o seu reino não terá fim”. Maria perguntou ao anjo: “Como acontecerá isso, se eu não conheço homem algum? O anjo respondeu: “O Espírito virá sobre ti, e o poder do altíssimo te cobrira com sua sombra. Por isso, o menino que vai nascer será chamado santo, filho de Deus. Também Isabel, tua parenta, concebeu um filho na velhice. “Este já é o sexto mês daquela que era considerada estéril, por que para Deus nada é impossível”. Maria, então, disse. “Eis aqui a serva do senhor; faça-se em mim segundo a tua palavra!” E o anjo retirou-se. Palavra da Salvação.
- Gloria a vós, Senhor!

Leitura do dia 22/08/2011



Isaias 9, 1-6

Leitura do livro do profeta Isaias: O povo, que andava na escuridão, viu uma grande luz, para os que habitam nas sombras da morte, uma luz resplandeceu. Fizeste crescer a alegria, e a aumentaste a felicidade; todos se regozijam em tua presença como alegres ceifeiros na colheita, ou como exaltados guerreiros ao dividirem os despojos. Pois o jugo que oprimia o povo, a carga sobre os ombros, o orgulho dos fiscais tu os abateste como na jornada de Madiã. Botas de tropas de assalto, trajes manchados de sangue, tudo será queimados e devorado pelas chamas. Porque nasceu para nos um menino, foi nós dado um filho; ele traz aos ombros a mar5ca da realeza; o nome que lhe foi dado é: Conselheiro admirável, Deus forte, pai dos tempos futuros, príncipe da paz. Grande será o seu reino e a paz não há de ter fim sobre o trono de Davi e sobre o seu reinado, que ele irá consolidar e confirmar em justiça e santidade, a apartir de agora e para todo o sempre. O amor zeloso do Senhor dos exércitos há de realizar estas coisas. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

Evangelho do dia 21/08/2011


Lucas 1,39-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Lucas
- Gloria a vós, Senhor!
Naqueles dias, Maria partiu para a região montanhosa, dirigindo-se, apressadamente, uma cidade da Judéia. Entrou na casa de Zacarias e cumprimentou Isabel. Quando Isabel ouviu a saudação de Maria, a criança pulou no seu ventre e Isabel ficou cheia do Espírito Santo. Com grande grito, exclamou: “Bendita és tu entre as mulheres e bendito é o fruto do teu ventre! Como posso merecer que a mãe do meu Senhor me venha visitar? Logo que a tua saudação chegou aos meus ouvidos, a criança pulou de alegria em meu ventre. Bem aventurada àquela que acreditou, porque será cumprido o que o senhor lhe prometeu”. Então Maria disse: “A minha alma engrandece o senhor, e o meu espírito se alegra em Deus, meu salvador, por que olhou para humildade de sua serva. Doravante todas as gerações me chamarão bem-aventurada, por que o todo-poderoso fez grandes coisas em meu favor. O seu nome é santo, e sua misericórdia se estende, de geração em geração, a todos os que respeitam. Ele mostrou a força de seu braço: dispersou os soberbos de coração, derrubou do trono os poderosos e elevou os humildes. Encheu de bens os famintos, e despediu os ricos de mãos vazias. Socorreu Israel, seu servo, lembrando-se de sua misericórdia, conforme prometera aos nossos pais, em favor de Abraão e de sua descendência, para sempre”. Maria ficou três meses com Isabel; depois voltou para casa. Palavra da Salvação.
- Gloria a vós, Senhor!

Segunda Leitura do dia 21/08/2011

1Coríntios 15,20-27a



 Leitura da primeira carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. Com efeito, por um homem veio à morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. Porém, em cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião de sua vinda. A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus pai, depois destruir todo principado e todo poder e força. Pois é preciso que ele reine ate que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. O ultimo inimigo a destruído é a morte. Com efeitos, “Deus pôs tudo debaixo de seus pés”. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

Primeira Leitura do dia 21/08/2011

Apocalipse 11,19a; 12,1.3-6a.10ab


Leitura do livro do Apocalipse de são João: Abriu-se o templo de Deus que está no céu e apareceu no templo a arca da aliança. Então apareceu no céu um grande sinal: uma mulher vestida de sol, tendo a lua debaixo dos pés e sobre a cabeça uma coroa de doze estrelas. Então apareceu outro sinal do0 céu: um grande dragão, cor de fogo. Tinha sete cabeças, sete coroas. Co a cauda, varia a terça parte das estrelas do céu, atirando-as sobre a terra. O dragão parou diante da mulher, que estava para dar a luz, pronto para devorar o seu filho, logo que nascesse. E ela deu a luz um filho homen, que veio para governar todas as nações com cetro de ferro. Mas o filho foi levado para junto de Deus e do seu trono. Ouviu então uma voz forte no ceu, proclamando: “ Agora realizou-se a salvação, a força e a realeza do dnosso Deus, e o poder do seu Cristo”. Palavra do Senhor.
-Graças a Deus!