sábado, 3 de setembro de 2011

São Gregório Magno

A memória do papa Gregório Magno é de muita importância, pois os acontecimentos que ocorreram em sua vida demonstram a sua capacidade excepcional de governar com sabedoria, justiça, mansidão, iniciativa e tolerância. Foi e continua sendo admirado não só por membros do corpo eclesiástico, mas também por historiadores ou por aqueles que conhecem o seu trajeto de vida. Quando seu pai Jordão morreu, Gregório, ainda muito jovem, já era prefeito de Roma. Vindo de família nobre e admirador de são Bento e santo Agostinho, decidiu vender seus bens e aplicar o dinheiro na construção de mais mosteiros, na própria Roma e na Sicília. Depois de muita relutância, são Gregório acabou aceitando o convite para o pontificado. Em seus quatorze anos como pontífice instituiu importantíssimas benfeitorias à Igreja, como: a organização da defesa de Roma, que estava ameaçada por Aginulfo; a administração dos bens públicos com equidade; favoreceu o progresso dos colonos, eliminando todo o resíduo de escravidão; cuidou da missão de santo Agostinho na Inglaterra. Gregório era capaz de enxergar muitos além os rumos da cristandade. Não sabemos ao certo a data de sua morte, mas certamente construiu um importantíssimo trabalho, deixando frutos como a promoção do canto gregoriano entre tantos outros.

Oração do dia 03/09/2011

Senhor, fazei-me obediente e sempre pronto a fazer vossa vontade, e a cumprir minhas obrigações. Dai-me, porém, a prudência necessária para não me agarrar apenas à letra da lei, nem muito menos impor aos outros mais do que de fato exigis. Ajudai-me a ser fiel e cuidadoso, mas sem escrúpulos nem exageros. Quero servir-vos alegremente, pois vossa lei não é peso e imposição, mas libertação. Amém.

Deus nos fala

Graças ao Cristo, por sua paixão e morte, fomos reconciliados com o Pai. Jesus veio para salvar; portanto, tudo deve estar a serviço da salvação da humanidade, inclusive o sábado e outras normas.

Leitura do dia 03/09/2011

Colossenses 1,21-23
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses: Irmãos, e vós, que outrora éreis estrangeiros e inimigos pelas manifestas más obras, eis que agora Cristo vos reconciliou pela morte que sofreu no seu corpo mortal, para vos apresentar como santos, imaculados, irrepreensíveis diante de si. Mas é necessário que permaneçais inabaláveis e firmes na fé, sem vos afastardes da esperança que vos dá o evangelho, que ouvistes, que foi anunciado a toda criatura debaixo do céu e do qual eu, Paulo, me tornei ministro. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Evangelho do dia 03/09/2011

Lucas 6,1-5
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Num sábado, Jesus estava passando através de plantações de trigo. Seus discípulos arrancavam e comiam as espigas, debulhando-as com as mãos. Então alguns fariseus disseram: “Por que fazeis o que não é permitido em dia de sábado?”Jesus respondeu-lhes: “Acaso vós não lestes o que Davi e seus companheiros fizeram, quando estavam sentindo fome? Davi entrou na casa de Deus, pegou dos pães oferecidos a Deus e os comeu, e ainda por cima os deu a seus companheiros. No entanto, só os sacerdotes podem comer desses pães”. E Jesus acrescentou: “O Filho do Homem é senhor também do sábado”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Santa Dorotéia

Nascida na cidade de Cesáreia, na Capadócia (atual Turquia), teve um ensino muito virtuoso, vivendo em oração e jejum após o martírio que seus pais sofreram. A então jovem Dorotéia era dotada de extrema doçura, humildade, prudência, entre tantas outras virtudes. Devota e defensora da religião cristã, foi perseguida pelo governador Fabrício, que estava banindo qualquer foco de cristianismo de seu território. Intimada por ele, Dorotéia foi forçada a renunciar à sua devoção em Cristo. Mas essa tentativa foi inútil e a santa não aceitou a ordem que lhe foi imposta. Foi então martirizada penosamente ma não se importou com os açoites, pois acreditava que com sua morte encontraria mais rapidamente Jesus. Por fim o governador decretou a sua morte. Na saída do pretório, às vésperas da sua decapitação, ao mirar a multidão que a assistia, pediu a um garoto de tenra idade que entregasse ao advogado do governo, Teófilo, o lenço que usou para enxugar o rosto. O menino assim o fez e Teófilo, recebendo-o começou a louvar a Deus. Não tardou e ele também foi intimado a se esclarecer perante o tribunal. Disse então aos juízes: as divindades do reino são vãs; desprezo-os e creio em Deus ’’. Como Dorotéia, Teófilo foi executado em praça pública. A conversão do advogado do Governo foi fonte inspiradora para literatos medievais, que representam os dois mártires com muita beleza e devoção. Particularmente, Dorotéia é representada como a santa das flores e faz parte da florescência de jovens que perfumaram o cristianismo primitivo.

Oração do dia 02/09/2011

Senhor, renovai meu coração para que eu possa acolher a novidade de vossas palavras. Dai-me coragem de deixar tudo que for preciso deixar para vos seguir por caminhos novos, sem querer negociar vossas ofertas. Ajudai-me a viver intensamente do vosso jeito, para que nada fora de vós me possa atrair. Confio em vós, porque sois meu Deus, e sei que sois o único que me pode dar a felicidade. Amém.

Deus nos fala

Graças ao Cristo, por sua paixão e morte, fomos reconciliados com o Pai. Jesus veio para salvar; portanto, tudo deve estar a serviço da salvação da humanidade, inclusive o sábado e outras normas.

Leitura do dia 02/09/2011


Colossenses 1,15-20
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Cristo Jesus é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação, pois por causa dele foram criadas todas as coisas no céu e na terra, as visíveis e as invisíveis, tronos e dominações, soberanias e poderes.
Tudo foi criado por meio dele e para ele. Ele existe antes de todas as coisas e todas têm nele a sua consistência. Ele é a Cabeça do corpo, isto é, da Igreja. Ele é o princípio, o Primogênito dentre os mortos; de sorte que em tudo ele tem a primazia, porque Deus quis habitar nele com toda a sua plenitude e por ele reconciliar consigo todos os seres, os que estão na terra e no céu, realizando a paz pelo sangue da sua cruz. Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Evangelho do dia 02/09/2011


Lucas 5,33-39
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, os fariseus e os mestres da Lei disseram a Jesus: “Os discípulos de João, e também os discípulos dos fari­seus, jejuam com freqüência e fazem orações. Mas os teus discípulos comem e bebem”. Jesus, porém, lhes disse: “Os convidados de um casamento podem fazer jejum enquanto o noivo está com eles? Dias virão em que o noivo será tirado do meio deles. Então, naqueles dias, eles jejuarão”.
Jesus contou-lhes ainda uma parábola: “Ninguém tira retalho de roupa nova para fazer remendo em roupa velha; senão vai rasgar a roupa nova, e o retalho novo não combinará com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos; porque, senão, o vinho novo arrebenta os odres velhos e se derrama; e os odres se perdem. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém, depois de beber vinho velho, deseja vinho novo; porque diz: o velho é melhor”. Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Santo Egidio

Egídio é muito querido e estimado entre os franciscanos, embora não seja da Ordem. Temos vários santos com este nome, mas este em especial é o amigo de São Francisco. Santo Egídio nasceu na França, foi muito popular e teve um papel importante na época em que viveu. Egidio era eremita e vivia em um bosque; era alimentado por uma corça, que todos os dias lhe trazia leite.

Oraçao do dia 01/09/2011

Senhor, vendo tanta gente tão interessada em vos ouvir e seguir, fico a me perguntar por que me escolhestes como discípulo. A mim que nem sempre estava entre os mais interessados em vos seguir. Agradeço o chamado, e peço que me torneis mais atento a vossos ensinamentos, mais fiel em seguir vossas orientações. Reconheço que fui muito privilegiado; não permitais que mesmo assim vos seja ingrato. Amém.

Deus nos fala

Deus nos fala
Levar vida digna da fé que professa, é dever de todos os que creem. A palavra de Jesus: “Não tenhas medo”, ressoa no ouvido e no coração de todos os que acolhem o evangelho, e também o anunciam.

Evangelho do dia 01/09/2011

Lucas 5,1-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas: Naquele tempo, Jesus estava na margem do lago de Genesaré, e a multidão apertava-se a seu redor para ouvir a palavra de Deus. Jesus viu duas barcas paradas na margem do lago. Os pescadores haviam desembarcado e lavavam as redes. Subindo numa das barcas, que era de Simão, pediu que se afastasse um pouco da margem. Depois sentou-se e, da barca, ensinava as multidões.
Quando acabou de falar, disse a Simão: “Avança para águas mais profundas, e lançai vossas redes para a pesca”. Simão respondeu: “Mestre, nós trabalhamos a noite inteira e nada pescamos. Mas, em atenção à tua palavra, vou lançar as redes”. Assim fizeram, e apanharam tamanha quantidade de peixes que as redes se rompiam. Então fizeram sinal aos companheiros da outra barca, para que viessem ajudá-los. Eles vieram, e encheram as duas barcas, a ponto de quase afundarem.
Ao ver aquilo, Simão Pedro atirou-se aos pés de Jesus, dizendo: “Senhor, afasta-te de mim, porque sou um pecador!” É que o espanto se apoderara de Simão e de todos os seus companheiros, por causa da pesca que acabavam de fazer. Tiago e João, filhos de Zebedeu, que eram sócios de Simão, também ficaram espantados. Jesus, porém, disse a Simão: “Não tenhas medo! De hoje em diante tu serás pescador de homens”. Então levaram as barcas para a margem, deixaram tudo e seguiram a Jesus. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

Leitura do dia 01/09/2011

Colossenses 1,9-14
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, desde que recebemos essas notícias, não deixamos de rezar insistentemente por vós, para que chegueis a conhecer plenamente a vontade de Deus, com toda a sabedoria e com o discer­ni­mento da luz do Espírito.
 Pois deveis levar uma vida digna do Senhor, para lhe serdes agradáveis em tudo. Deveis produzir frutos em toda boa obra e crescer no conhecimento de Deus, animados de muita força, pelo poder de sua glória, de muita paciência e constância.
Com alegria, dai graças ao Pai, que vos tornou capazes de participar da luz, que é a herança dos santos. Ele nos libertou do poder das trevas e nos recebeu no reino de seu Filho amado, por quem temos a redenção, o perdão dos pecados. Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Teatro de Santa Rosa de Lima


Parabéns a todos que participaram do teatro, ficou marailhoso!!!!!

São Raimundo Nonato

Espanhol, nascido em Portel, por volta de 1200. Esse nome, “nonato”, significa não nascido, porque foi retirado do ventre de sua mãe já morta. Nascido em família pobre, foi pastor de rebanhos quando menino, depois foi para Barcelona e entrou na Ordem das Mercês, ou mercedários, fundada por São Pedro Nolasco, e passou a dedicar toda a sua vida à libertação dos escravos da Espanha, chegando até a entregar-se como um deles na Argélia em 1226, com o objetivo de animar os prisioneiros para trabalhar pela libertação.
Com essa atitude, São Raimundo a muitos incomodou, desencadeando diversas perseguições. Para impedir que continuasse denunciando as injustiças e pregando o Evangelho da Libertação, seus perseguidores furaram-lhe os lábios e trancaram com um cadeado. Depois de resgatado, foi proclamado cardeal e conselheiro particular pelo papa Gregório IX, e acabou por falecer com a saúde arruinada em 1240. Pela sua difícil vinda ao mundo, é invocado como o protetor das parteiras.



Oração do dia 31/08/2011

Senhor Jesus, acho que estava precisando lembrar-me que tenho de prestar atenção aos que convivem comigo. Devo amar a todos, é verdade, mas para com eles tenho obrigação maior. Ajudai-nos a fazer de nossa convivência a realização mais próxima de nós da comunidade de salvação que viestes criar. Fazei-nos viver um amor fraterno encarnado nas pequenas atenções. Amém

Deus nos fala

Precisamos viver a vida cristã com empenho, e no meio de nossos afazeres diários viver com disponibilidade interior e cheios de esperança. Jesus está ali presente manifestando seu amor; e todos os que o reconhecem escutam-no e servem no amor aos irmãos.

Evangelho do dia 31/08/2011

Lucas 4,38-44

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas:Naquele tempo, Jesus saiu da sinagoga e entrou na casa de Simão. A sogra de Simão estava sofrendo com febre alta, e pediram a Jesus em favor dela. Inclinando-se sobre ela, Jesus ameaçou a febre, e a febre a deixou. Imediatamente, ela se levantou e começou a servi-los. Ao pôr-do-sol, todos os que tinham doentes atingidos por diversos males, os levaram a Jesus. Jesus punha as mãos em cada um deles e os curava. De muitas pessoas também saíam demônios, gritando: “Tu és o Filho de Deus”. Jesus os ameaçava, e não os deixava falar, porque sabiam que ele era o Messias. Ao raiar do dia, Jesus saiu e foi para um lugar deserto. As multidões o procuravam e, indo até ele, tentavam impedi-lo de as deixar. Mas Jesus disse:“Eu devo anunciar a Boa nova do Reino de Deus também a outras cidades, porque para isso é que eu fui enviado”. E pregava nas sinagogas da Judeia.  Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor.

Leitura do dia 31/08/2011

Colossenses. 1,1-8
Início da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Paulo, apóstolo de Cristo Jesus por vontade de Deus, e o irmão Timóteo, aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão em Colossas: graça e paz da parte de Deus nosso Pai. Damos graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, sempre rezando por vós, pois ouvimos acerca da vossa fé em Cristo Jesus e do amor que mostrais para com todos os santos, animados pela esperança na posse do céu. Disso já ouvistes falar no Evangelho, cuja palavra de verdade chegou até vós.
E como no mundo inteiro, assim também entre vós ela está produzindo frutos e se desenvolve desde o dia em que ouvistes a graça divina e conhecestes verdadeiramente. Assim aprendestes de Epafras, nosso estimado companheiro, que é junto de vós um autêntico mensageiro de Cristo. Foi ele quem nos deu notícia sobre o amor que o Espírito suscitou em vós. Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Oração do dia 30/08/2011

Senhor Jesus, iluminai e conquistai meu coração, para que possa ouvir e compreender vossa palavra. Afastai os obstáculos que me impedem de abraçar a vida nova que me ofereceis, dai-me a coragem de deixar tudo que for preciso para vos seguir. Só vós tendes a verdade que me liberta, o poder divino que me salva. Não permitais que resista a vossos convites e ofertas. Amém.

São Félix e Santo Adauto


Deus nos fala

Há a certeza da vinda de Cristo, mas há incerteza quanto à hora; por isso devemos estar sempre vigilantes. Jesus é o “Santo de Deus”, que rompe com sua palavra e sua misericórdia as cadeias do mal que oprime e tira a vida.

Evangelho do dia 30/08/2011

Lucas 4,31-37
 Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Lucas.
Naquele tempo, Jesus desceu a Cafarnaum, cidade da Galileia , e aí ensinava-os aos sábados. As pessoas ficavam admiradas com o seu ensinamento, porque Jesus falava com autoridade. Na sinagoga, havia um homem possuído pelo espírito de um demônio impuro, que gritou em alta voz:  Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus!” Jesus o ameaçou, dizendo: “Cala-te, e sai dele!” Então o demônio lançou o homem no chão, saiu dele, e não lhe fez mal nenhum. O espanto se apossou de todos e eles comentavam entre si: “Que palavra é essa? Ele manda nos espíritos impuros, com autoridade e poder, e eles saem”. E a fama de Jesus se espalhava em todos os lugares da redondeza. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Leitura do dia 30/08/2011

Tessalonicenses 5,1-6.9-11
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Tessalonicenses.
Quanto ao tempo e à hora, meus irmãos, não há por que vos escrever. Vós mesmos sabeis perfeitamente que o dia do Senhor virá como ladrão, de noite. Quando as pessoas disserem: “Paz e segurança!”, então de repente sobrevirá a destruição, como as dores de parto sobre a mulher grávida. E não poderão escapar. Mas vós, meus irmãos, não estais nas trevas, de modo que esse dia vos surpreenda como um ladrão. Todos vós sois filhos da luz e filhos do dia. Não somos da noite, nem das trevas. Portanto, não durmamos, como os outros, mas sejamos vigilantes e sóbrios. Deus não nos destinou para a ira, mas para alcançar a salvação, por meio de nosso Senhor Jesus Cristo. Ele morreu por nós, para que, quer vigiando nesta vida, quer adormecidos na morte, alcancemos a vida junto dele. Por isso, exortai-vos e edificai-vos uns aos outros como já costumais fazer.Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Oração do dia 29/08/2011


Senhor, tomai conta de mim e de meus desejos sem fim. Se não me protegeis, eles me arrastam sem jamais me saciar. Ocupam todo o espaço de meu coração, e impedem-me de vos aceitar como o único bem capaz de satisfazer minha sede de felicidade. Dai-me prudência, para saber enfrentar as seduções que nos rodeiam, para não perder a vida na ilusão de um momento. Amém. 

Deus nos fala

A força das armas, da guerra, do poder dominante não é mais forte que a força do amor e da proteção de Deus aos seus enviados. Os senhores do mundo pensam vencer pela força da morte; mas ninguém pode roubar a vida dos que testemunham a verdade­ de Cristo.

Evangelho do dia 29/08/2011


Marcos 6,17-29)
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo  segundo Marcos.

Naquele tempo, Herodes tinha mandado prender João, e colocá-lo acorrentado na prisão. Fez isso por causa de Herodíades, mulher de seu irmão Filipe, com quem se tinha casado. João dizia a Herodes: “Não te é permitido ficar com a mulher do teu irmão”. Por isso Herodíades o odiava e queria matá-lo, mas não podia. Com efeito, Herodes tinha medo de João, pois sabia que ele era justo e santo, e por isso o protegia. Gostava de ouvi-lo, embora ficasse embaraçado quando o escutava.
Finalmente, chegou o dia oportuno. Era o aniversário de Herodes, e ele fez um grande banquete para os grandes da corte, os oficiais e os cidadãos importantes da Galileia . A filha de Herodíades entrou e dançou, agradando a Herodes e seus convidados. Então o rei disse à moça: “Pede-me o que quiseres e eu to darei”. E lhe jurou dizendo: “Eu te darei qualquer coisa que me pedires, ainda que seja a metade do meu reino”.
Ela saiu e perguntou à mãe: “O que vou pedir?” A mãe respondeu: “A cabeça de João Batista”. E, voltando depressa para junto do rei, pediu: “Quero que me dês agora, num prato, a cabeça de João Batista”. O rei ficou muito triste, mas não pôde recusar. Ele tinha feito o juramento diante dos convidados. Imediatamente, o rei mandou que um soldado fosse buscar a cabeça de João.
O soldado saiu, degolou-o na prisão, trouxe a cabeça num prato e a deu à moça. Ela a entregou à sua mãe. Ao saberem disso, os discípulos de João foram lá, levaram o cadáver e o sepultaram. Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!

Leitura do dia 29/08/2011


Jeremias 1,17-19
Leitura do Livro do Profeta Jeremias.
Naqueles dias, a Palavra do Senhor foi-me dirigida: “Vamos, põe a roupa e o cinto, levanta-te e comunica-lhes tudo que eu te mandar dizer. Não tenhas medo, senão, eu te farei tremer na presença deles.
Com efeito, eu te transformarei hoje numa cidade fortificada, numa coluna de ferro, num muro de bronze contra todo o mundo, frente aos reis de Judá e seus príncipes, aos sacerdotes e ao povo da terra;eles farão guerra contra ti, mas não prevalecerão, porque eu estou contigo para defender-te”, diz o Senhor. Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

domingo, 28 de agosto de 2011

Oração do dia 28/08/2011


Deus do universo, fonte de todo bem, derramai em nossos corações o vosso amor e estreitai os laços que nos unem convosco, para alimentar em nós o que é bom e guardar com solicitude que nos destes. Por nosso Senhor Jesus Cristo, vosso filho, na unidade do Espírito Santo.

Deus nos fala

A vida cristã caracteriza-se pela busca constante da vontade de Senhor, deixando-se seduzir por ele, que anuncia a boa-nova. É preciso, portanto, assumir diariamente, como hóstia vivas santas e agradáveis, o projeto e as atitudes de Jesus, Caminho, verdade e vida.

Evangelho do dia 28/08/2011


Mateus 16, 21-27

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Naquele tempo, Jesus começou a mostrar a seus discípulos que deveria ir a Jerusalém e sofrer muito da parte dos anciãos, dos sumos sacerdotes e dos mestres da lei, e que deveria ser morto e ressuscitar no terceiro dia. Então Pedro tornou Jesus á parte e começou a repreendê-lo dizendo: “Deus não permita tal coisa, Senhor! Que isso nunca te aconteça!” Jesus, porém, voltou-se para Pedro e disse: “Vai para longe, Satanás! Tu és para mim uma pedra de tropeço, por que não prensas as coisas de Deus, mas sim as coisas dos homens!” então Jesus disse aos discípulos: “Se alguém quer me seguir, renuncie a sis mesmo, tome a sua e me siga. Pois, quem quiser salvar a sua vida por causa de mim, vai encontrá-la. De fato, que adiante ao homem ganhar o mundo inteiro, mas perder a sua vida? O que poderá alguém dar em troca de sua vida? Por que o filho do homem virá na gloria do seu pai, com seus anjos, e então retribuirá a cada um de acordo com sua conduta”. Palavra da Salvação.
- Gloria a vós, Senhor!  

Leitura do dia 28/08/2011


 Primeira Leitura
Jeremias 20, 7-9
Leitura do livro do profeta Jeremias: Seduziste-me, Senhor, e deixa-me seduzir, foste mais forte, tiveste mais poder. Ornei-me alvo de irrisão o dia inteiro, todos zombam de mm. Todas as vezes que falo, levanto a voz, chamando contra a maldade e invocando calamidades; a palavra do Senhor tornou-se para mim um fogo ardente a penetrar-me o corpo todo; desfaleci, sem forças para suportar. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!

Segunda Leitura
Romanos 12, 1-2
Leitura da carta de São Paulo aos Romanos: Pela misericórdia de Deus, eu vos exorto irmãos, a vos oferecerdes em sacrifício vivo, santo e agradável a Deus: este é o vosso culto espiritual. Não vos conformei com o mundo, mas transforma-vos, renovando vossa maneira de pensar e de julgar, para que possais distinguir o que é da vontade de Deus, isto é o que é bom, o que lhe agrada, o que é perfeito. Palavra do Senhor.
- Graças a Deus!