sábado, 23 de novembro de 2013

É HOJE PESSOAL - 1º CRISTOTECA


33ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 23/11/2013: SÃO CLEMENTE I

SÃO CLEMENTE I
SÃO CLEMENTE I

Clemente foi o quarto papa, ainda no primeiro século. Nasceu em Roma, dirigiu a Igreja entre os anos 88 e 97 e foi contemporâneo de São João e São Paulo, tendo sido inclusive citado por este em seus escritos. Mas Clemente escreveu sua própria história, assumindo o comando do cristianismo já com a certeza do perigo que o cargo representava, numa época de tantas perseguições aos seguidores de Cristo. Levou sempre avante a evangelização sem medo ou insegurança. Enfrentou também, firme nos princípios católicos, as divisões internas normais e próprias de uma religião que se iniciava. Foi o autor de uma célebre carta aos coríntios, que hesitavam em seguir as orientações de Roma e ameaçavam não obedecer ao comando único da Igreja. Carta tão cheia de fé e tão baseada nos conceitos de humildade, caridade e firmeza, que passou a ser lida por muitas outras igrejas, não só na de Corinto. Com sua atuação séria e exemplar converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, o que em muito ajudou a amenizar a perseguição aos cristãos, pois este imperador era um dos seus mais ferozes perseguidores. Graças a Domitila muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade. Sob o pontificado de Clemente a Igreja cresceu muito, o que deixou o imperador Trajano assustado com seu desenvolvimento. Como esperava desde o início, logo Clemente foi levado ao tribunal. O imperador exigia que exortasse seus seguidores a desistir da fé, passando ele mesmo a adorar os deuses pagãos. Diante de todos o papa fez uma belíssima profissão de fé e, também como se esperava, foi condenado à morte. A partir daqui a história se mistura à lenda. Clemente foi tão querido que o imaginário popular logo criou passagens em sua vida que dificilmente poderiam ser comprovadas. Mas são uma demonstração da imagem de santidade que se fazia dele na época. Os escritos dão conta de que foi desterrado como escravo para trabalhar nas minas e pedreiras da Criméia, mas historiadores dizem que foi jogado no rio Tibre com uma pedra amarrada ao pescoço. Contam ainda algumas lendas que São Clemente, diante da sede mortal que atacava os cristãos transformados em escravos, com um único golpe na terra fez brotar um rio, o que saciou para sempre os sofredores. Outra passagem diz que, ao ser jogado às águas com uma âncora no pescoço, o mar recuou centenas de metros para que seu corpo fosse resgatado. Para outros, quando o mar se recolheu havia na areia um pequeno templo de mármore branco. Lá dentro jazia o corpo de são Clemente com a âncora do lado. Depois disso, todo ano, na mesma data, o mar recuava para que seu corpo pudesse ser venerado. De concreto temos que são Clemente morreu no ano 100 e suas relíquias foram recolhidas no século IX quando os santos missionários Cirilo e Metódio as trouxeram para Roma e as entregaram ao papa Nicolau I.

Oração do dia 23/11/2013

Pai, és Deus da vida e Deus dos vivos, e queres todos os seres humanos em comunhão contigo para sempre. Ajuda-me a viver, já nesta vida, esta comunhão eterna. Amém!

Deus nos fala dia 23/11/2013

Crer na ressurreição dos mortos e pensar em viver a vida futura como anjo, ou filho de Deus, digno de ressuscitar, não podendo mais morrer, leva a pessoa a viver, já na terra, como verdadeiro filho de Deus. Aquele que busca só futilidades, até explorando os outros, acaba por amargar o desespero no final, sem perspectiva nem nesta nem na outra vida. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 23/11/2013

1 Macabeus 6,1-13
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 1o rei Antíoco estava percorrendo as províncias mais altas do seu império, quando ouviu dizer que Elimaida, na Pérsia, era uma cidade célebre por suas riquezas, sua prata e ouro, 2e que seu templo era fabulosamente rico, contendo véus tecidos de ouro e couraças e armas ali deixadas por Alexandre, filho de Filipe, rei da Macedônia, que fora o primeiro a reinar entre os gregos. 3Antíoco marchou para lá e tentou apoderar-se da cidade, para saqueá-la, mas não o conseguiu, pois seus habitantes haviam tomado conhecimento do seu plano 4e levantaram-se em guerra contra ele. Obrigado a fugir, Antíoco afastou-se acabrunhado e voltou para a Babilônia. 5Estava ainda na Pérsia, quando vieram comunicar-lhe a derrota das tropas enviadas contra a Judeia. 6O próprio Lísias, tendo sido o primeiro a partir de lá à frente de poderoso exército, tinha sido posto em fuga. E os judeus tinham-se reforçado em armas e soldados, graças aos abundantes despojos que tomaram dos exércitos vencidos. 7Além disso, tinham derrubado a Abominação, que ele havia construído sobre o altar de Jerusalém. E tinham cercado o templo com altos muros, e ainda fortificado Betsur, uma das cidades do rei. 8Ouvindo as notícias, o rei ficou espantado e muito agitado. Caiu de cama e adoeceu de tristeza, pois as coisas não tinham acontecido segundo o que ele esperava. 9Ficou assim por muitos dias, recaindo sempre de novo numa profunda melancolia, e sentiu que ia morrer. 10Chamou então todos os amigos e disse: “O sono fugiu de meus olhos, e meu coração desfalece de angústia. 11Eu disse a mim mesmo: A que grau de aflição cheguei e em que ondas enormes me debato! Eu que era tão feliz e amado, quando era poderoso! 12Lembro-me agora das iniquidades que pratiquei em Jerusalém. Apoderei-me de todos os objetos de prata e ouro que lá se encontravam, e mandei exterminar sem motivo os habitantes de Judá. 13Reconheço que é por causa disso que estas desgraças me atingiram, e com profunda angústia vou morrer em terra estrangeira”. Palavra da Salvação.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 23/11/2013

Lucas 20,27-40
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas; Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 22 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


Santa Cecília (Cor Vermelha)

Santo do dia 22/11/2013: SANTA CECÍLIA

SANTA CECÍLIA
SANTA CECÍLIA

A vida de Cecília foi música, cuja letra virou lenda e cujos mistérios até hoje encantam a alma. Cecília nasceu de família romana pagã e nobre. Estudiosa, adorava música, principalmente a sacra, e filosofia, sobre o que discorria alegremente. Teve contato desde muito pequena com o cristianismo e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da vida material, prometendo a Cristo sua virgindade e a Deus sua alma e sua vida. Mas os pais não comungavam dos mesmos sentimentos e, como era normal naquele tempo, prometeram a filha em casamento a outro jovem nobre romano, Valeriano. Ao receber a triste notícia, rezou para que seu anjo da guarda levasse a Maria seu pedido de proteção. Queria manter-se pura e pedia ajuda para isso. Após a cerimônia de casamento, Cecília abriu-se com seu marido. Contou-lhe de sua fé e sua religião, da promessa de servir a Deus na abstinência sexual e a proteção do anjo da guarda. Impressionado, Valeriano prometeu-lhe que se enxergasse o anjo que a protegia também se batizaria e abraçaria o cristianismo. Mas era tanta a sinceridade de Cecília que ele não só aceitou preservar sua virgindade como também acreditou na promessa dela de que, após batizar-se segundo sua vontade, veria o anjo. E a promessa cumpriu-se. Um dia, já convertido, ao entrar no quarto e deparar com Cecília rezando, viu ao seu lado o anjo descrito. Contou o fato ao seu irmão, Tibúrcio, que também se tornou cristão. Este também viu o mesmo anjo. Mas a notícia se espalhou e os irmãos foram denunciados ao tribunal pelo prefeito de Roma. Conduzidos à presença do juiz, ainda lhes foi dada a chance de renegarem sua religião e assim escapar da pena de morte. Como se recusassem, foram condenados e decapitados. Chegou a vez de Cecília apresentar-se ao juiz. Perguntada sobre os tesouros dos executados, ela lhe disse que estavam em boas mãos. Ela não mentiu, pois os tinha distribuído entre os pobres. Para Cecília não havia mãos mais indicadas a recebê-los. Mas isso também foi descoberto e o juiz ordenou que a fossem buscar novamente para ser obrigada a adorar os deuses pagãos, ou morrer. Só que Cecília era tão eloqüente na defesa da fé que no caminho converteu os soldados. Por mais duas vezes o magistrado tentou e tudo se repetiu. Enfim, levada ao tribunal acabou finalmente condenada à decapitação. O que se conta da execução da pena é algo impressionante. Santa Cecília teria sido golpeada três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permanecia ligada ao corpo. Como se não bastasse, na posição em que caiu mortalmente ferida permaneceu por três dias antes de morrer. Nesse período ainda teve tempo de aconselhar muitos cristãos e doar ao papa seus bens, para que fossem divididos entre os necessitados. Seu corpo foi enterrado em um novo cemitério próximo à famosa Via Ápia, mas fatos extraordinários não pararam de acontecer. Após sucessivas invasões de Roma pelos godos e lombardos, as relíquias da santa foram trasladadas dos cemitérios para várias igrejas da cidade. Enquanto isso, seu túmulo permaneceu perdido entre as ruínas até que, em algum momento, entre os anos 817 e 824, o papa Pascoal I teve uma visão da Santa que lhe contou exatamente onde estava seu caixão. O local foi confirmado, o caixão aberto e o corpo de santa Cecília encontrado intacto. O mais impressionante é que, séculos depois, em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e o corpo permanecia da mesma forma. Sua vida santa e os milagres que acompanharam sua trajetória por séculos e séculos fizeram de Santa Cecília uma das mais veneradas em todo o mundo. É a padroeira da música.

Oração do dia 22/11/2013

Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus. Amém!

Deus nos fala dia 22/11/2013

Judas Macabeu é líder, consciente de ser instrumento de Deus ajudando o povo a recuperar sua identidade nacional. Instruir, conscientizar, dar esperança, valorizar os momentos e local de encontro do povo, como faziam os profetas, os líderes religiosos, o próprio Jesus e os cristãos hoje, são atitudes que incomodam quem está manipulando a população. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 22/11/2013

1 Macabeus 4,36-37.52-59
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: 36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais puseram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembleia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 22/11/2013

Lucas 19,45-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 21 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


Apresentação de Nossa Senhora (Cor Branca)

Santo do dia 21/11/2013: APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Não consta oficialmente das sagradas escrituras a apresentação de Maria ao Senhor, mas em textos não-oficiais, tão antigos quanto elas, o acontecimento é detalhado em minúcias. Deve ter acontecido de fato, pois a "apresentação" é um ritual sagrado judeu e seus pais, Ana e Joaquim, eram profundamente religiosos. A menina é apresentada ao templo e ao Senhor aos três anos, no fim do aleitamento. Quanto à apresentação de Maria, aquela a quem Deus escolheria como Mãe de seu Filho e Mãe da Igreja, há duas versões: a que vem dos escritos não reconhecidos como inspirados por Deus e a que vem da dedução, comparando-se à cerimônia como é feita com outras crianças. Contam os escritos que ela subiu sozinha os quinze degraus do templo. Contam também que, durante o tempo em que ali permaneceu, doze anos, Maria se alimentou somente com uma comida especial, trazida diretamente pelos anjos. Ela também não residiria com as outras meninas. Mas, segundo a versão que reproduz o ritual normal, as coisas devem ter acontecido de forma mais modesta, mas, justamente por isso, mais gloriosa, pela humildade e por não diferir da tradição. Como as outras, Maria foi levada ao templo e subiu os quinze degraus acompanhada de várias meninas hebréias segurando tochas acesas, na presença de autoridades de Jerusalém. A data dedicada à comemoração desta apresentação, 21 de novembro, foi estabelecida em 543 e teve origem na dedicação da basílica de Santa Maria Nova, construída junto ao Templo de Jerusalém. A festa é celebrada em todo o oriente, desde o século VI.

Oração do dia 21/11/2013

Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu. Amém!

Deus nos fala dia 21/11/2013

Os profetas sempre chamaram o povo à fidelidade, proclamando a fidelidade de Deus que quer morar com o povo. Quem é fiel e cumpre sempre a vontade de Deus constrói uma relação especial com Ele, fazendo com que muitos venham para a comunidade também. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 21/11/2013

Zacarias 2,14-17
Leitura da Profecia de Zacarias: 14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 21/11/2013

Mateus 12,46-50
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 20 de novembro de 2013

1º CRISTOTECA


33ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 20/11/2013: SÃO FÉLIX DE VALOIS

SÃO FÉLIX DE VALOIS
SÃO FÉLIX DE VALOIS

Félix de Valois abriu mão de ser rei da França para ser um simples sacerdote, o que demonstra a alma caridosa e despojada que tinha. Nascido em 1127, tomava a decisão ainda na juventude, depois de chamar a atenção, desde criança, pela precoce preocupação com os pobres e necessitados. Mas Felix não conseguiu ser um simples sacerdote e transformou-se em visionário e histórico libertador de cristãos. Viviam-se os tempos em que os piratas mouros aterrorizavam o Mar Mediterrâneo, assaltando navios, atacando cidades portuárias, matando, saqueando e levando os cristãos sobreviventes como escravos. Estes se consideravam verdadeiros inimigos da fé ocidental. Nascido de família nobre, Félix tinha à sua disposição todas as regalias da corte. Mas, ao abrir mão por antecipação do trono que lhe caberia no futuro e tornar-se sacerdote, escolheu também a vida solitária e humilde dos eremitas. Isolou-se, para se dedicar unicamente à religião, mas não conseguiu ficar sozinho por muito tempo. O Criador tinha outros planos para ele. Procurado por João da Mata, também doutor e sacerdote, Félix o aceitou mais como companheiro do que como discípulo. Foram três anos de aprendizado recíproco, de união entre a santidade de Félix e a inteligência e praticidade de João da Mata. Até que um dia, durante uma caçada, tiveram juntos uma visão divina. Nela, Deus os chamava para lutar pela libertação dos cristãos que sofriam como escravos nas mãos dos mouros turcos, através da fundação de uma ordem com este fim. Sem temer o perigo que a empreitada acarretaria, Félix e João puseram mãos à obra imediatamente. Foram a Roma exclusivamente para narrar ao papa Inocêncio III a visão e o objetivo. Não só o papa reconheceu neles sinceridade, coragem e força suficientes para a espinhosa missão, como teve ele próprio a mesma visão dos sacerdotes. Aprovou e apoiou então a criação da Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cristãos. O primeiro convento da Trindade foi erguido em Cerfoi, o mesmo local da visão original. Enquanto João cuidava da organização da ordem e suas atividades apostólicas, Félix trabalhava na formação espiritual dos membros, cujo número crescia sempre mais, atraídos pela santidade de Félix. A luta foi grande e penosa, mas em pouco tempo muitos cristãos conseguiam recuperar a liberdade e a condição social de antes de serem feitos prisioneiros. Os padres chegavam a se entregar como escravos, para realizar internamente o trabalho de libertação. Assim, cumpria-se a profecia de outra visão de Félix: a de que os membros da ordem passariam por vexames, perseguições e maus tratos até conseguir a liberdade para cada um dos cristãos devolvidos à sua comunidade. Depois de uma vida de vitórias e conquistas para o cristianismo, São Félix de Valois morreu no primeiro convento por ele fundado, em Cerfoi, com oitenta e cinco anos de idade. Foi canonizado pelo papa Urbano IV.

Oração do dia 20/11/2013

Pai, faze de mim um discípulo fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir. Amém!

Deus nos fala dia 20/11/2013

Jesus dá e cobra responsabilidade. O crescimento é parte da identidade cristã. Alguns, quanto mais participam, mais querem participar. Outros, quanto menos participam, menos querem se comprometer. E há quem é capaz de suportar qualquer coisa, por mais cruel que seja, para não trair a confiança depositada por Deus. É a fé vivida com total heroísmo. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 20/11/2013

2 Macabeus 7,1.20-31
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida. 20Mas especialmente admirável e digna de abençoada memória foi a mãe, que, num só dia, viu morrer sete filhos, e tudo suportou valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor. 21Cheia de nobres sentimentos, ela exortava a cada um na língua de seus pais e, revestindo de coragem varonil sua alma de mulher, dizia-lhes: 22“Não sei como aparecestes em minhas entranhas: não fui eu quem vos deu o espírito e a vida nem fui eu quem organizou os elementos dos vossos corpos. 23Por isso, o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida, pois agora vos desprezais a vós mesmos, por amor às suas leis”. 24Antíoco julgou que ela o desprezasse e suspeitou que o estivesse insultando. Como o mais novo dos irmãos ainda estivesse vivo, o rei tentava persuadi-lo. E não só com palavras, mas também com juramento, prometeu fazê-lo rico e feliz, além de torná-lo seu amigo e confiar-lhe altas funções, contanto que abandonasse as leis de seus antepassados. 25Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao rapaz, para que salvasse a sua vida. 26Como ele insistisse com muitas palavras, ela concordou em persuadir o filho. 27Inclinou-se então para ele e, zombando do cruel tirano, assim falou na língua de seus pais: “Filho, tem compaixão de mim, que te trouxe nove meses em meu seio e por três anos te amamentei; que te criei e eduquei até a idade que tens, sempre cuidando do teu sustento. 28Eu te peço, meu filho: contempla o céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma forma. 29Não tenhas medo desse carrasco. Pelo contrário, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles no tempo da misericórdia”. 30Mal tinha ela acabado de falar, o jovem declarou: “Que esperais? Não obedecerei às ordens do rei, mas aos mandamentos da Lei dada aos nossos pais por Moisés. 31E tu, que inventaste toda espécie de maldades contra os hebreus, não escaparás às mãos de Deus”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 20/11/2013

Lucas 19,11-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 19 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


S. Roque G., Afonso R., João C. (Cor Vermelha)

Santo do dia 19/11/2013: SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO

SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO
SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO

"Matastes a quem tanto vos amava. Matastes meu corpo, mas minha alma está no céu". Contam os escritos que estas palavras foram ouvidas pelos índios que assassinaram São Roque Gonzalez e seus companheiros Santo Afonso Rodrigues e São João de Castillo, em 1628. Foram palavras misteriosamente proferidas pelo coração de São Roque, no mesmo instante em que era transpassado por uma flecha. Os três santos foram jesuítas missionários martirizados na América do Sul, no tempo da colonização espanhola. Faziam parte das missões e reduções implantadas pela Companhia de Jesus entre os índios guaranis do hoje chamado cone Sul. Além de catequizar os indígenas, ensinando-lhes os princípios cristãos, estas reduções foram importantes núcleos de resistência à brutalidade dos colonizadores europeus. Não só impediam que os guaranis fossem tomados como escravos, como permitiam que mantivessem sua cultura, enquanto paralelamente aprendiam conceitos artísticos e morais ocidentais. Aprendiam também as modernas técnicas de marcenaria, alvenaria, criação doméstica de animais, plantio e colheita. Ali se implantou uma forma comunitária de viver em que todos trabalhavam para todos e tudo era dividido entre todos. Havia trabalho, arte e lazer, tudo sob o prisma da fé e de uma convivência social tão igualitária que talvez nunca se repita. Tanto sucesso fez que os colonizadores se uniram aos índios inimigos e acabaram por invadir e destruir todas as missões da região, matando seus ocupantes e pondo fim à rica e histórica experiência. Mas, até que isso acontecesse, o trabalho destes jesuítas produziu frutos de felicidade terrena e paz espiritual para os indígenas. A vida do Padre Roque Gonzalez foi exemplar. Nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, de tradicional família católica espanhola, e estudou com os jesuítas, recém-chegados ao país. Desde cedo se preocupou com a sorte dos guaranis, de quem aprendeu a língua e em cuja defesa lutaria por toda a vida. Para tornar-se missionário entre eles, ordenou-se sacerdote aos vinte e dois anos. Imediatamente foi destacado para trabalhar junto aos índios da Serra do Maracaju, ao norte de Assunção. Ainda uma vez foi chamado de volta à capital e nomeado cura da catedral, mas logo voltou a campo para atuar entre os índios, pois era esta sua verdadeira vocação. Para tanto, ingressou na Companhia de Jesus. Começou então a primeira de suas missões mais difíceis, perigosas e arriscadas: pacificar os terríveis guerreiros Guaicurus do Chaco que, durante setenta anos, haviam espalhado o terror por toda Assunção. Mas a catequese era, para ele, motivo de alegria. O sofrimento vinha ao enfrentar, ao lado dos indígenas, as doenças, as pestes, a fome e a violência dos inimigos. Aprendeu tudo sobre lavoura e agricultura para depois ensinar aos índios. Organizou-os, ajudou-os a superar tudo e todos com fé, disciplina e muito trabalho. A primeira missa que rezou em solo gaúcho e brasileiro foi celebrada em 3 de maio de 1626, num local inóspito onde, posteriormente, se estabeleceria a redução de são Nicolau. Fundou ainda outras quatro reduções: Candelária, Caaçapa-mirim, Assunção do Juí e Caaró. Foi na redução de Caaró que encontrou o martírio. Estava levantando um pequeno campanário na capela que acabara de construir quando índios inimigos, a mando de um terrível feiticeiro conhecido como Nheçu, atacaram o local. Padre Roque foi morto a golpes de clava de pedra. O mesmo aconteceu com Padre Afonso Rodrigues, que estava ao seu lado, e com Padre João de Castillo que se encontrava na missão de são Nicolau, também atacada. Os índios arrancaram seu coração e atravessaram-no com uma flecha. Foi aí que as misteriosas palavras foram ouvidas. Como resposta, seus assassinos atiraram o coração ao fogo, mas este milagrosamente permaneceu intacto e encontra-se, até hoje, num relicário do colégio jesuíta de Assunção. Os três foram canonizados em 1988 pelo Papa João Paulo II, em sua visita à capital do Paraguai.

Oração do dia 19/11/2013

Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres. Amém!

Deus nos fala dia 19/11/2013

Muitos poderiam achar que é possível ser bom e fiel sem ser radical a ponto de expor a própria vida. Muitos deixam passar a oportunidade, sem fazer esforço algum de ter uma experiência de Deus, definitiva e transformadora. Então hoje é o dia em que a salvação pode entrar em nossa casa, transformando nossa vida para aprendermos partilhar sempre mais. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 19/11/2013

2 Macabeus 6,18-31
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus: 18Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, 28e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”. Ditas estas palavras, caminhou logo para o suplício. 29Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre os gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 19/11/2013

Lucas 19,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 18 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


33ª Semana Comum (Cor Branca) Dedicação Basílicas S. Pedro e S. Paulo!

Santo do dia 18/11/2013: CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO

CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO
CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO

O calendário litúrgico da Igreja assinala a comemoração oficial da consagração de quatro basílicas, as maiores construídas em Roma e que já estavam erguidas no século IV. São elas a Basílica de Latrão, sede catedral do papa, comemorada em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto; e as dos apóstolos mártires Pedro e Paulo, neste 18 de novembro. A Basílica de São Pedro foi construída por Constantino no século IV, exatamente sobre o túmulo do apóstolo. Consagrada pelo papa Silvestre, teve que ser demolida no século XVI pois ameaçava desabar. Sua reconstrução, executada pelos papas Júlio II e Leão X, contou com os grandes artistas do Renascimento, entre eles Miguelângelo e Bramante. Tornou-se, então, uma verdadeira obra de arte que, até hoje, é o cartão postal oficial de Roma. Afinal, trata-se da mais magnífica e mais rica igreja do catolicismo. A nova construção foi consagrada em 18 de novembro de 1626, pelo papa Urbano VIII. A outra fica no extremo oposto da cidade. Chamada de Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi reconstruída várias vezes. Um incêndio, em 1823, quase a consumiu inteiramente. Reedificada pelos papas Gregório XVI e Pio IX, foi consagrada por este último em 10 de dezembro de 1854, ano da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Oração do dia 18/11/2013

Pai, infunde em mim uma fé profunda como a do pobre cego, cujo desejo de ser curado por Jesus levou-o a se abrir para a verdadeira visão que leva à salvação. Amém!

Deus nos fala dia 18/11/2013

Muitos se afastam dos valores bons, aceitando, sem mais nem menos, os costumes degenerados que contrariam a fé cristã. Outros são sempre fiéis e dão exemplo de resistência. Para se ter novamente essa fidelidade e fortaleza de espírito é preciso pedir humildemente e com fé: “Senhor, me ajuda. Quero ver novamente”, percebendo as coisas como devem ser. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 18/11/2013

1 Macabeus 1,10-15.41-43.54-57.62-64
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 10brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias, apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 55Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel. Palavra do Senhor.

— Graças a Senhor!