sábado, 30 de novembro de 2013

Santo André, apóstolo (Cor Vermelha)

Santo do dia 30/11/2013: SANTO ANDRÉ

SANTO ANDRÉ
SANTO ANDRÉ

Santo André foi o primeiro missionário entre os apóstolos de Cristo, além de ser apontado por eles próprios como o "número dois" entre os doze, depois somente de Pedro. Também, não era para menos. Discípulo de João Batista e filho de Jonas de Betsaida, era irmão de Pedro e foi um dos dois primeiros apóstolos a conhecer o Senhor. Levado junto com o apóstolo João à presença de Jesus, foi testemunha da célebre frase do Batista: "Eis o cordeiro de Deus, eis aquele que tira o pecado do mundo". Levou o irmão Simão a conhecer Jesus, afirmando: "Encontramos o Messias". Assim, foi também o primeiro dos apóstolos a recrutar novos discípulos para o Senhor. Foi ele também que, em meio à multidão dos famintos, levou à presença de Jesus o menino que possuía os únicos alimentos ali presentes, cinco pães e dois peixes. A partir de sua advertência, portanto, é que aconteceu o milagre da multiplicação dos pães e dos peixes. André pregou em Jerusalém, na Galiléia, Cítia, Etiópia, Trácia, Grécia e, por último, fundou a comunidade cristã de Patras, na Acaia, um dos modelos de igreja nos primeiros tempos. Foi ali também que acabou martirizado nas mãos do inimigo, Egéas, governador e juiz romano local. Como ousasse não obedecer à autoridade do governador, desafiando-o a reconhecer em Jesus um juiz acima dele, e por ter clamado que os deuses pagãos não passavam de demônios, foi condenado à crucificação. Para espanto dos carrascos, aceitou com alegria a sentença, afirmando que se temesse o suplício não estaria "pregando a grandeza da cruz, onde morreu Jesus". Ficou dois dias pregado numa cruz em forma de X, não sem antes ter se despojado de suas vestes e bens, doando-os aos algozes. Conta a tradição que, um pouco antes de morrer, foi possível ver uma grande luz envolvendo-o e apagando-se a seguir.

Oração do dia 30/11/2013

Pai, dá-me forças para ser verdadeiro companheiro na missão de seu Filho Jesus, mesmo devendo sofrer perseguições e contrariedades. Amém!

Deus nos fala dia 30/11/2013

O cristão é chamado a confessar que Jesus é o Senhor e anunciar, com a palavra e com a vida, essa experiência de fé. Muitas pessoas estão esperando essa palavra boa para poderem também louvar o Deus verdadeiro. Então é hora de responder com prontidão aos apelos de Deus, sem medo de sair de si mesmo com a disposição de deixar tudo para seguir Jesus. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 30/11/2013

Romanos 10,9-18
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos, 9se, com tua boca, confessares Jesus como Senhor e, no teu coração, creres que Deus o ressuscitou dos mortos, serás salvo. 10É crendo no coração que se alcança a justiça e é confessando a fé com a boca que se consegue a salvação. 11Pois a Escritura diz: “Todo aquele que nele crer não ficará confundido”. 12Portanto, não importa a diferença entre judeu e grego; todos têm o mesmo Senhor, que é generoso para com todos os que o invocam. 13De fato, todo aquele que invocar o Nome do Senhor será salvo. 14Mas, como invocá-lo, sem antes crer nele? E como crer, sem antes ter ouvido falar dele? E como ouvir, sem alguém que pregue? 15E como pregar, sem ser enviado para isso? Assim é que está escrito: “Quão belos são os pés dos que anunciam o bem”. 16Mas nem todos obedeceram à Boa Nova. Pois Isaías diz: “Senhor, quem acreditou em nossa pregação?” 17Logo, a fé vem da pregação e a pregação se faz pela palavra de Cristo. 18Então, eu pergunto: Será que eles não ouviram? Certamente que ouviram, pois “a voz deles se espalhou por toda a terra, e as suas palavras chegaram aos confins do mundo”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 30/11/2013

Mateus 4,18-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 18quando Jesus andava à beira do mar da Galileia, viu dois irmãos: Simão, chamado Pedro, e seu irmão André. Estavam lançando a rede ao mar, pois eram pescadores. 19Jesus disse a eles: “Segui-me, e eu farei de vós pescadores de homens”. 20Eles imediatamente deixaram as redes e o seguiram. 21Caminhando um pouco mais, Jesus viu outros dois irmãos: Tiago, filho de Zebedeu, e seu irmão João. Estavam na barca com seu pai Zebedeu, consertando as redes. Jesus os chamou. 22Eles, imediatamente deixaram a barca e o pai, e o seguiram. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 29 de novembro de 2013

34ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 29/11/2013: SÃO SATURNINO

SÃO SATURNINO
SÃO SATURNINO

São Saturnino, de origem grega, é um dos santos mais populares na França e na Espanha. Um dos importantes escritos do cristianismo, denominado "Paixão de Saturnino", produzido entre os anos 430 e 450, é fonte de dados da Igreja na antiga Gália e o aponta como bispo de Tolouse nos anos 250. Era uma época em que havia poucas comunidades cristãs na futura França, com um reduzido número de fiéis, enquanto os templos pagãos ferviam de gente fazendo sacrifícios aos deuses. Mas diz a tradição que Saturnino era um dos setenta e dois discípulos de Cristo, o que o teria feito testemunha dos milagres do Senhor. Teria sido enviado por Pedro à Gália, onde se fixou então como bispo. É certo que, embora houvesse uma proibição decretada pelo imperador, punindo com a morte quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs, Saturnino liderou os que continuaram a celebração da missa e a leitura do Evangelho. Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos e levados à prisão na África setentrional, por se reunirem para celebrar a missa num domingo. Por ser bispo, quiseram-no obrigar a sacrificar um touro em homenagem a Júpiter deus pagão. Como se recusasse, foi amarrado ao pescoço do animal, que o arrastou pela escadaria do templo. Com o crânio esfacelado, seu corpo foi recolhido e sepultado por duas senhoras cristãs, no mesmo local onde, um século mais tarde, Santo Hilário construiria uma capela de madeira, logo destruída. Mas suas relíquias foram encontradas no século VI pelo duque Leonebaldo, que mandou então construir ali uma igreja dedicada que lhe foi dedicada.

Oração do dia 29/11/2013

Pai, reforça a sinceridade de minha fé nas palavras de teu Filho Jesus, pois nele o teu Reino se faz presente na nossa história, realizando, assim, tua promessa de salvação. Amém!

Deus nos fala dia 29/11/2013

A missão dos profetas é despertar a esperança, chamando o povo à fidelidade, indicando como entender o que está acontecendo. Mesmo se os tempos são difíceis e o quadro não esteja favorável no momento, o povo não pode desanimar, pois Deus vai triunfar. Jesus proclama que, lendo os sinais do tempo, já é possível perceber os novos tempos chegando. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 29/11/2013

Daniel 7,2-14
Leitura da Profecia de Daniel: “Eu, Daniel, 2tive uma visão durante a noite: eis que os quatro ventos do céu revolviam o vasto mar, 3e quatro grandes animais, diferentes uns dos outros, emergiam do mar. 4O primeiro era semelhante a um leão, e tinha asas de águia; ainda estava olhando, quando lhe foram arrancadas as asas; ele foi erguido da terra e posto de pé como um homem, e foi-lhe dado um coração de homem. 5Eis que surgiu outro animal, o segundo, semelhante a um urso, que estava erguido pela metade e tinha três costelas nas fauces entre os dentes; ouvia-se dizer: ‘Vamos, come mais carne’. 6Continuei a olhar, e eis que assomou outro animal, semelhante a um leopardo; tinha no dorso quatro asas de ave e havia no animal quatro cabeças. E foi-lhe dado poder. 7Depois, eu insistia em minha visão noturna, e eis que apareceu o quarto animal, terrível, estranho e extremamente forte; com suas dentuças de ferro, tudo devorava e triturava, calcando aos pés o que sobrava; era bem diferente dos outros animais que eu vi antes, e tinha dez chifres. 8Eu observava estes chifres, e eis que apontou entre eles outro chifre pequeno, e, em compensação, foram arrancados três dos primeiros chifres; e eis que neste chifre pequeno havia uns olhos como olhos de homem e uma boca que fazia ouvir uma fala muito forte. 9Eu continuava olhando até que foram postos uns tronos, e um Ancião de muitos dias aí tomou lugar. Sua veste era branca como neve e os cabelos da cabeça, como lã pura; seu trono eram chamas de fogo, e as rodas do trono, como fogo em brasa. 10Derramava-se aí um rio de fogo que nascia diante dele; serviam-no milhares de milhares, e milhões de milhões assistiam-no ao trono; foi instalado o tribunal, e os livros foram abertos. 11Eu estava olhando para o lado das palavras fortes que o mencionado chifre fazia ouvir, quando percebi que o animal tinha sido morto, e vi que seu corpo fora feito em pedaços e tinha sido entregue ao fogo para queimar; 12percebi também que aos restantes animais foi-lhes tirado o poder, sendo-lhes prolongada a vida por certo tempo. 13Continuei insistindo na visão noturna, e eis que, entre as nuvens do céu, vinha um como filho de homem, aproximando-se do Ancião de muitos dias, e foi conduzido à sua presença. 14Foram-lhe dados poder, glória e realeza, e todos os povos, nações e línguas o serviam: seu poder é um poder eterno que não lhe será tirado, e seu reino, um reino que não se dissolverá”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 29/11/2013

Lucas 21,29-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 29Jesus contou-lhes uma parábola: “Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

34ª Semana Comum (Cor Branca) Dia Nacional de Ação de Graças!

Santo do dia 28/11/2013: SÃO TIAGO DE MARCAS

SÃO TIAGO DE MARCAS
SÃO TIAGO DE MARCAS

O destino de Tiago, nascido Domingos Cangali, acabou sendo traçado por um lobo. Um lobo que, mais tarde, ele preferiria chamar de anjo de Deus, pois foi o motivo que acabou por conduzi-lo à casa de um padre e, conseqüentemente, à vida religiosa. É que Domingos, que nasceu em 1394, em Montepradone, na Itália, perdeu os pais muito jovem. Era pastor de ovelhas já aos sete anos, quando, assustado com o assédio de um estranho lobo, abandonou o rebanho e fugiu para Offida, onde se abrigou na casa de um padre, parente seu. Sob a tutela do padre, cursou Direito em Perúgia e tornou-se tabelião, estabelecendo-se em Florença. Quando voltava para Marca passou por Assis e tomou contato com a ordem franciscana. Foi o que bastou para que decidisse fazer parte dela. Seis anos depois já era ordenado sacerdote pregador, sua principal ocupação até o fim a vida. Essa ocupação, que teve início em São Miniato, Florença, durou meio século. Percorreu a Europa não só evangelizando como cumprindo delicadas missões a mando dos papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para erguer um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da regra franciscana. Depois, partia em busca de novo desafio, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão. Morreu em 1476 e seu mestre, frei Venâncio, relata em sua biografia muitos milagres operados por ele, tanto em vida quanto após a morte.

Oração do dia 28/11/2013

Pai, faze-se adequar meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom teu à humanidade, de modo que eu possa usufruir dos benefícios de tua salvação. Amém!

Deus nos fala dia 28/11/2013

Por mais poder que tenham os opressores, não conseguirão devorar e destruir o bem, nem prevalecer para sempre. A grandeza de Deus, pela atuação dos bons, triunfará. No entanto, sempre será preciso estar atento, vigilante e bem preparado para atravessar os momentos difíceis sem se deixar contaminar pelo mal, nem cair nas artimanhas dos inimigos. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 28/11/2013

Daniel 6,12-28
Leitura da Profecia de Daniel: Naqueles dias, 12aproximaram-se os chefes do reino e encontraram Daniel orando e fazendo preces a seu Deus. 13Foram ter com o rei e falaram a propósito do decreto: “Ó rei, acaso não assinaste um decreto segundo o qual toda pessoa que, nos próximos trinta dias, dissesse oração a qualquer divindade ou homem que não sejas tu, ó rei, seria atirada na cova dos leões?” O rei respondeu: “O que dizeis é verdade, como manda a lei dos medos e persas, e que não se pode violar”. 14Então eles disseram perante o rei: “Daniel, um dos cativos de Judá, não fez caso de ti, ó rei, nem do decreto que assinaste, mas três vezes por dia ele faz suas preces e orações”. 15Ao ouvir isto, o rei ficou muito desapontado e tomou a resolução de salvar Daniel, empenhando-se em libertá-lo antes do pôr do sol. 16Mas aqueles homens instaram com o rei e disseram: “Não te esqueças, ó rei, de que é lei dos medos e persas que não se pode mudar nenhum decreto que o rei tenha promulgado”. 17Então o rei deu ordem para buscar Daniel e lançá-lo na cova dos leões. E disse a ele: “O teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, haverá de salvar-te”. 18Trouxeram uma pedra e puseram-na sobre a boca da cova, que o rei marcou com seu anel e os dos grandes da corte, para que nada se tentasse contra Daniel. 19O rei retirou-se para o palácio e foi dormir sem cear, e não quis que lhe trouxessem comida; além disso, não conseguiu conciliar o sono. 20Ao raiar do dia, levantou-se o rei e foi apressadamente à cova dos leões; 21aproximando-se da cova, chamou por Daniel com voz aflita, e disse: “Daniel, servo do Deus vivo, teu Deus, a quem prestas culto com perseverança, pôde salvar-te dos leões?” 22E Daniel respondeu ao rei: “Ó rei, vive para sempre! 23O meu Deus enviou seu anjo e fechou a boca dos leões; os leões não me fizeram mal, porque, na presença dele foi provada a minha inocência; tampouco pratiquei qualquer crime contra ti, ó rei”. 24Com isso, alegrou-se grandemente o rei; e mandou tirar Daniel da cova; quando o retiraram, nenhuma lesão mostrava ele, porque acreditara em seu Deus. 25O rei mandou vir os homens que acusaram Daniel e os fez lançar na cova dos leões, juntamente com seus filhos e suas mulheres; estes não tinham chegado ao fundo da cova, e já os leões caíam sobre eles, esmagando-lhes os ossos. 26Então o rei Dario escreveu a todos os povos, nações e línguas que habitavam a terra: “Que vossa paz se multiplique. 27Está decretado por mim que, em todo o território do meu império, todos respeitem e temam o Deus de Daniel: ele é o Deus vivo que permanece para sempre, seu reino não será destruído e seu poder durará eternamente; 28ele é o libertador e salvador, que opera sinais e maravilhas no céu e na terra. Foi ele quem salvou Daniel das garras dos leões!” Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 28/11/2013

Lucas 21,20-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 20“Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judeia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações, e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 27 de novembro de 2013

34ª Semana Comum (Cor Verde) Pelos cristãos leigos!

Santo do dia 27/11/2013: NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A oração mundialmente conhecida está justificadamente ligada à data de hoje, em que se homenageia Nossa Senhora enquanto advogada da humanidade junto ao Criador. Estava impressa em letras douradas na visão divina com que foi presenteada a Irmã Catarina Labouré, motivo da inclusão da data no calendário litúrgico. Homenageia-se Maria por sua benevolência em servir aos fiéis e colocar à sua disposição um símbolo de apoio à fé: a Medalha Milagrosa, que a Virgem quis oferecer ao mundo conturbado do século XIX, mostrada na visão com o aviso de que serviria como instrumento de milagres. Através dela se poderia mais facilmente pedir e receber graças com intervenção da mãe de Jesus. Mas a aparição serviria também como meio de preparação para a aceitação do dogma de sua Imaculada Conceição, em 1854. A visão se deu antes disso, em Paris, a 27 de novembro de 1830, exatamente às 17 horas e 30 minutos. Irmã Catarina pertencia à comunidade das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo, e não foi esta a primeira visão que teve da Virgem, nem a última. Em visões futuras, receberia ainda a incumbência de fundar a Associação das Filhas de Maria. Mas esta visão veio em forma de um quadro oval e tinha atrás de si um monograma, que foi então cunhado em forma de medalha, em 1832, com autorização do arcebispo de Paris, Dom Quelen. O primeiro a aprovar oficialmente e a abençoar a medalha foi o papa Gregório XVI, que se entregou à proteção da medalha e passou a conservá-la junto ao seu crucifixo. Pio IX, seu sucessor, dava-a como presente aos que o procuravam pedindo auxílio e aconselhamento. Milhares delas foram produzidas e espalhadas pelo mundo e, sem dúvida nenhuma, muito contribuíram para a aceitação do dogma. A Festa da Medalha Milagrosa foi instituída em 23 de julho de 1894, por Leão XIII. Eis a descrição da visão e do monograma, tal como relatou irmã Catarina Labouré: "Maria estava sobre o globo do mundo, do qual só se via a metade e, com o pé, esmagava a cabeça da serpente. Vestia túnica alvíssima e um manto azul cobria-lhe a cabeça, descendo de ambos os lados até os pés. De suas mãos, estendidas, desciam raios luminosos que caíam sobre a Terra". Em volta do quadro oval estavam as palavras que formam a oração citada, escritas em letras douradas. Ao virar o quadro, Irmã Catarina viu atrás dele o monograma que deu origem à medalha: "A letra M, encimada por uma cruz, tendo um risco na base e, embaixo, os corações de Jesus e de sua Santíssima Mãe. O coração de Jesus cercado de uma coroa de espinhos e o de Maria transpassado por uma espada e, ao redor destes símbolos, uma coroa de doze estrelas". Ao mostrar a visão, Nossa Senhora lhe disse: "Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxerem consigo, principalmente usando-a no pescoço, receberão grandes graças, e as graças serão copiosas para os que tiverem confiança".

Oração do dia 27/11/2013

Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus. Amém!

Deus nos fala dia 27/11/2013

A pessoa é julgada pela consequência de seus atos. Até o poderoso opressor terá a paga que merece. Mas, até que tudo termine, o cristão tem a árdua tarefa de provar sua escolha por Jesus com o risco da própria vida. Então, quem é de Deus irá saber como se portar, o que falar, sendo fiel sempre e sem medo, pois é Deus que vai garantir sua proteção. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 27/11/2013

Daniel 5,1-6.13-14.16-17.23-28
Leitura da Profecia de Daniel: Naqueles dias, 1o rei Baltazar ofereceu um grande banquete aos mil dignitários de sua corte, tomando vinho em companhia deles. 2Já embriagado, Baltazar mandou trazer os vasos de ouro e prata, que seu pai Nabucodonosor tinha tirado do templo de Jerusalém, para beberem deles o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas. 3Foram, pois, trazidos os vasos de ouro e prata, retirados do templo de Jerusalém, e deles se serviram o rei e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; 4bebiam vinho e engrandeciam seus deuses de ouro e prata, de bronze e ferro, de madeira e pedra. 5Naquele mesmo instante, apareceram dedos de mão humana que iam escrevendo, diante do candelabro, sobre a superfície da parede do palácio, e o rei via os dedos da mão que escrevia. 6Alterou-se o semblante do rei, confundiram-se suas ideias e ele sentiu vacilarem os ossos dos quadris e tremerem os joelhos. 13Então Daniel foi introduzido à presença do rei, e este lhe disse: “És tu Daniel, um dos cativos de Judá, trazidos de Judá pelo rei, meu pai? 14Ouvi dizer que possuis o espírito dos deuses, e que em ti se acham ciência, entendimento e sabedoria em grau superior. 16Ora, ouvi dizer também que sabes decifrar coisas obscuras e deslindar assuntos complicados; se, portanto, conseguires ler o escrito e dar-me sua interpretação, tu te vestirás de púrpura, e levarás ao pescoço um colar de ouro, e serás o terceiro homem do reino”. 17Em resposta, disse Daniel perante o rei: “Fiquem contigo teus presentes e presenteia um outro com tuas honrarias; contudo, vou ler, ó rei, o escrito e fazer-te a interpretação. 23Tu te levantaste contra o Senhor do céu; os vasos de sua casa foram trazidos à tua presença e deles bebestes vinho, tu e os grandes do reino, suas mulheres e concubinas; ao mesmo tempo, celebravas os deuses de prata e ouro, de bronze e ferro, de madeira e pedra, deuses que não veem nem ouvem, e nada entendem e ao Deus, que tem em suas mãos tua vida e teu destino, não soubeste glorificar. 24Por isso, foram mandados por ele os dedos da mão, que fez este escrito. 25Assim se lê o escrito que foi traçado: mâne, técel, pársin. 26E esta é a explicação das palavras: mâne: Deus contou os dias de teu reinado e deu-o por concluído; 27técel: foste pesado na balança, e achado com menos peso; 28pársin: teu reino foi dividido e entregue aos medos e persas”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 27/11/2013

Lucas 21,12-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12“Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 26 de novembro de 2013

34ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 26/11/2013: SÃO TIAGO ALBERIONE

SÃO TIAGO ALBERIONE
SÃO TIAGO ALBERIONE

Na noite da passagem do século, 31 de dezembro de 1900 para 1º de janeiro de 1901, o jovem seminarista permanece quatro horas em oração, na catedral de Alba (Itália). Uma luz vem do Tabernáculo e o envolve. "Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!" Sente fortemente o convite e o apelo de Deus. O mundo passava por profundas mudanças sociais e tecnológicas, era necessário utilizar as novas descobertas, as novas forças do progresso para fazer o bem, para evangelizar. Este jovem seminarista, com apenas 16 anos, era Tiago Alberione, futuro fundador da Família Paulina que nunca deixou que esta chama luminosa se apagasse em sua vida. Alberione nasceu a 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano (norte da Itália), de uma família de camponeses simples e laboriosos. Vinte quatro horas após o nascimento foi batizado e recebeu o nome de Tiago. Buscando melhores terras para a lavoura, a família Alberione mudou para a cidade de Cherasco, onde Tiago passou sua infância e adolescência. Foi nesta cidade que se manifestou a vocação para o sacerdócio. "Quero ser padre!", foi a resposta que deu à professora, Rosina Cardona, que perguntava aos seus 80 alunos o que queriam ser quando crescessem. A resposta, que poderia parecer impensada, veio de um menino de bom coração e piedoso. Com o passar dos tempos a vocação se fortificou e ele foi encaminhado para o seminário onde não perdia tempo e procurava aprender de todos e de tudo. Inquietavam Alberione as transformações que aconteciam na sociedade e os apelos do Papa, Leão XIII, para que todos se voltassem para Jesus Cristo, Caminho, Verdade Vida, salvação da humanidade. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1907, com 23 anos de idade.Todas as organizações de renovação existentes, então, na Igreja foram acolhidas por Padre Alberione que participou ativamente dos movimentos: missionário, litúrgico, pastoral, social, bíblico, teológico e mais tarde do movimento ecumênico. E em todos os movimentos Alberione-profeta vislumbrava espaços carentes de evangelização e atualização. Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para juntos anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida com os meios da comunicação social. Padres e irmãos Paulinos em 1914; Irmãs Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em 1938 e Irmãs Apostolinas em 1957. Fundou também os institutos seculares de Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; os institutos Jesus Sacerdote e Sagrada Família em 1959, além da Associação dos Cooperadores leigos fundada em 1917. Hoje os membros destas fundações estão presentes em todos os continentes mostrando que é possível santificar-se e comunicar a todas as pessoas, Jesus Cristo com os meios técnicos e eletrônicos. Após a fundação dos dois primeiros ramos, Paulinos e Paulinas, a vida de Alberione fundiu-se com suas obras nascentes. Acompanhava de perto a vida de seus filhos e filhas da Itália e do exterior com numerosas e prolongadas viagens. Preocupava-se não só com fundações e organizações, mas principalmente com a formação e a vida religiosa de seus seguidores, apesar do conturbado contexto histórico em que viveu: duas grandes guerras, revolução industrial, conflagrações nacionalistas e sociais, emancipação dos operários e da mulher, e crises institucionais na família e na Igreja. Padre Tiago Alberione, jamais esmoreceu, continuou firme na sua fé, acreditando que a obra que realizava era querida e abençoada por Deus. Com humildade e coragem o Fundador da Família Paulina, o profeta e o apóstolo de uma evangelização moderna, chegou ao fim de seus dias a 26 de novembro de 1971, aos 87 anos. O reconhecimento da santidade de Alberione já acontecera antes da declaração oficial da Igreja, especialmente com algumas declarações de dois Papas seus amigos: o bem-aventurado João XXIII e Paulo VI. "Padre Alberione, veio ao meu encontro", dizia o papa bom. "Parecia-me ver a humildade personificada. Ele sim, é um grande homem!". E Paulo VI, na audiência concedida aos Paulinos em 27 de novembro de 1974, recordava: "Lembro-me do encontro edificante com Padre Alberione, ajoelhado, em profunda humildade. Este é um homem, direi, que está entre as maravilhas do nosso século". O processo de beatificação percorreu um longo caminho. Após a morte de Alberione foram apresentados à Igreja documentos sobre sua vida, sua missão apostólica e suas fundações, assim como documentos sobre sua santidade. Em base a um meticuloso exame destes elementos e reconhecidas as virtudes praticadas em grau heróico pelo servo de Deus, Padre Tiago Alberione, o Papa João Paulo II, em 25 de junho de 1996, o declarou Venerável. Passaram-se sete anos à espera de um milagre que fosse reconhecido como autêntico pela Igreja. E o milagre chegou. A cura milagrosa atribuída ao Padre Tiago Alberione, que o indicou à beatificação, salvou Maria Librada Gonzáles Rodriguez, uma mexicana de Guadalajara. Em 1989, ela foi internada devido a uma insuficiência respiratória provocada por uma tromboembolia pulmonar, com muitas crises. Pedindo a Deus, a cura por intercessão de Padre Alberione, doze dias depois teve alta. A cura foi reconhecida pela Congregação das Causas dos Santos, após a declaração da comissão médica que considerava a recuperação de Maria rápida, completa, duradoura e não explicável à luz da ciência. E o dia da beatificação chegou: 27 de abril de 2003. Padre Tiago Alberione é proclamado Bem-aventurado num reconhecimento oficial da Igreja à aquele homem que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização eletrônica.

Oração do dia 26/11/2013

Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança. Amém!

Deus nos fala dia 26/11/2013

O profeta chama a atenção sobre a precariedade dos reinados deste mundo; eles se alternam conforme os interesses e as alianças que não consideram Deus em primeiro lugar são frágeis. Tudo é transitório e tem o seu fim, diz Jesus. O importante é não se enganar e estar firme na fidelidade ao verdadeiro Deus, pois podemos passar por momentos difíceis. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 26/11/2013

Daniel 2,31-45
Leitura da Profecia de Daniel: Naqueles dias, disse Daniel a Nabucodonosor: 31“Tu, ó rei, olhavas, e pareceu-te ver uma estátua grande, muito alta, erguida à tua frente, de aspecto aterrador. 32A cabeça da estátua era de ouro fino, peito e braços eram de prata, ventre e coxas, de bronze; 33sendo as pernas de ferro, e os pés, parte de ferro e parte de barro. 34Estavas olhando, quando uma pedra, sem ser empurrada por ninguém, se desprendeu de algum lugar, e veio bater na estátua, em seus pés de ferro e barro, fazendo-os em pedaços; 35então, a um só tempo, despedaçaram-se ferro, barro, bronze, prata e ouro, tudo ficando como a palha miúda das eiras, no verão, que o vento varre sem deixar vestígios; mas a pedra que atingira a estátua transformou-se num grande monte e encheu toda a terra. 36Este foi o sonho; vou dar também a interpretação, ó rei, em tua presença. 37Tu és um grande rei, e o Deus do céu te deu a realeza, o poder, a autoridade e a glória; 38ele entregou em tuas mãos os filhos dos homens, os animais do campo e as aves do céu, onde quer que habitem, e te constituiu senhor de todos eles: tu és a cabeça de ouro. 39Depois de ti, surgirá outro reino, que é inferior ao teu, e ainda um terceiro, que será de bronze, e dominará toda a terra. 40O quarto reino será forte como o ferro; e assim como o ferro tudo esmaga e domina, do mesmo modo, à semelhança do ferro, ele esmagará e destruirá todos aqueles reinos. 41Viste os pés e dedos dos pés, parte de barro e parte de ferro, porque o reino será dividido; terá a força do ferro, conforme viste o ferro misturado com barro cozido. 42Viste também que os dedos dos pés eram parte de ferro e parte de barro, porque o reino em parte será sólido e em parte quebradiço. 43Quanto ao ferro misturado com barro cozido, haverá decerto ligações por via de casamentos, mas sem coesão entre as partes, assim como o ferro não faz liga com o barro. 44No tempo desses reinos, o Deus do céu suscitará um reino que nunca será destruído, um reino que não passará a outro povo; antes, esmagará e aniquilará todos esses reinos, e ele permanecerá para sempre. 45Quanto à pedra que, sem ser tocada por mãos, se desprendeu do monte e despedaçou o barro cozido, o ferro, o bronze, a prata e o ouro, o grande Deus faz saber ao rei o que acontecerá depois, no futuro. O sonho é verdadeiro, e sua interpretação, fiel”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 26/11/2013

Lucas 21,5-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 5algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6“Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído”. 7Mas eles perguntaram: “Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer?” 8Jesus respondeu: “Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: ‘Sou eu!’ E ainda: ‘O tempo está próximo’. Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim”. 10E Jesus continuou: “Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

34ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 25/11/2013: SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

São tantas as lendas que envolvem a vida e o martírio de Santa Catarina de Alexandria que, passado tanto tempo, fica difícil separar os fatos reais do imaginário de seus devotos espalhados pelo mundo. A santa, que viveu por volta do século III, hoje é venerada no ocidente e no oriente, tendo até no Brasil um estado batizado com seu nome. Catarina nasceu na capital do Egito daqueles tempos. Era de família nobre e muito culta, tanto nas ciências teológicas quanto nas humanas. Com dezoito anos discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum em se tratando de uma mulher e, além de tudo, jovem. Também discutia em público, o que a tornou rapidamente famosa. Catarina viveu nos tempos duros do imperador Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Lenda ou realidade, conta-se que a história do martírio da santa começa com a recusa ao trono de imperatriz. Maximino se apaixonou por ela, ou então quis tirá-la da liderança na expansão do cristianismo, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios. Estava disposto a divorciar-se para se casar com ela, mas Catarina recusou enfaticamente, ao mesmo tempo em que tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os sábios do reino. Estes tentaram defender sua religião com tiradas e saídas filosóficas e eruditas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Mas para a santa preparou algo especial. Mandou torturá-la numa roda equipada com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Catarina simplesmente fez o sinal da cruz sobre ela e o aparelho desmontou-se. Enfurecido, Maximino comandou horas de tortura contra ela, antes de mandar finalmente decapitá-la, pelo que a santa agradeceu. Corria o ano 305. Morta, seu corpo foi então levado por anjos ao Monte Sinai, onde se construiu depois um mosteiro. Este mosteiro, já nos tempos modernos, abriu suas bibliotecas revelando escritos sagrados originais dos mais respeitáveis e citados. Contam-se às centenas os milagres acontecidos ao pé do túmulo da santa, em cuja veneração foram dedicadas igrejas por toda a Europa e, em seguida, por todo o mundo.

Oração do dia 25/11/2013

Pai, dá-me um coração de pobre, capaz de partilhar até do que me é necessário, porque confio totalmente no teu amor providente. Amém!

Deus nos fala dia 25/11/2013

O grande oferecimento que fazemos a Deus não é a doação de coisas, mas a doação do coração, repartindo do que é necessário e não do resto de nós mesmos. A generosidade desta oferta é que faz a diferença. É a fidelidade a Deus que torna a pessoa mais sábia, mais fecunda e mais atuante, mesmo que a sociedade não dê muito espaço para as pessoas do bem. Acolhamos o que o Senhor nos fala!

Leitura do dia 25/11/2013

Daniel 1,1-6.8-20
Início da Profecia de Daniel: 1No terceiro ano do reinado de Joaquim, rei de Judá, Nabucodonosor, rei da Babilônia, avançou sobre Jerusalém e pôs-lhe cerco; 2o Senhor entregou em suas mãos Joaquim, rei de Judá, e parte dos vasos da casa de Deus, e ele os levou para a terra de Senaar, para o templo de seus deuses, depositando os vasos no tesouro dos deuses. 3Então o rei ordenou ao chefe dos eunucos, Asfenez, para que trouxesse, dentre os filhos de Israel, alguns jovens de estirpe real ou de família nobre, 4sem defeito físico e de boa aparência, preparados com boa educação, experientes em alguma ciência e instruídos, e que pudessem estar no palácio real, onde lhes deveriam ser ensinadas as letras e a língua dos caldeus. 5O rei fixou-lhes uma ração diária da comida e do vinho de sua mesa, de tal modo que, assim alimentados e educados durante três anos, eles pudessem no fim entrar para o seu serviço. 6Havia, entre esses moços, filhos de Judá, Daniel, Ananias, Misael e Azarias. 8Ora, Daniel decidiu secretamente não comer nem beber da mesa do rei por convicções religiosas, e pediu ao chefe dos eunucos que o deixasse abster-se para não se contaminar. 9Deus concedera que Daniel obtivesse simpatia e benevolência por parte do mordomo. Este disse-lhes: “Tenho medo do rei, meu Senhor, que determinou alimentação e bebida para todos vós; 10se vier a perceber em vós um aspecto mais abatido que o dos outros moços da vossa idade, estareis condenando minha cabeça perante o rei”. 11Mas disse Daniel ao guarda que o chefe dos eunucos tinha designado para tomar conta dele, de Ananias, Misael e Azarias: 12“Por favor, faze uma experiência com estes teus criados por dez dias, e nos sejam dados legumes para comer e água para beber; 13e que à tua frente seja examinada nossa aparência e a dos jovens que comem da mesa do rei, e, conforme achares, assim resolverás com estes teus criados”. 14O homem, depois de ouvir esta proposta, experimentou-os por dez dias. 15Depois desses dez dias, eles apareceram com melhor aspecto e mais robustos do que todos os outros jovens que se alimentavam com a comida do rei. 16O guarda, desde então, retirava a comida e bebida deles para dar-lhes legumes. 17A esses quatro jovens Deus concedeu inteligência e conhecimento das letras e das ciências, e a Daniel, o dom da interpretação de todos os sonhos e visões. 18Terminado, pois, o prazo que o rei tinha fixado para a apresentação dos jovens, foram estes trazidos à presença de Nabucodonosor pelo chefe dos eunucos. 19Depois de o rei lhes ter falado, não se achou ninguém, dentre todos os presentes, que se igualasse a Daniel, Ananias, Misael e Azarias. E passaram à companhia do rei. 20Em todas as questões de sabedoria e entendimento que lhes dirigisse, achava o rei neles dez vezes mais valor do que em todos os adivinhos e magos que haviam em todo o reino. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!