sábado, 15 de fevereiro de 2014

5ª Semana Comum (Cor Verde) Pelos Sacerdotes

Santo do dia 15/02/2014: SÃO TEOTÔNIO

SÃO TEOTÔNIO
SÃO TEOTÔNIO

Dizem os escritos antigos que o português Teotônio nasceu em 1082, na aldeia de Tartinhade, próximo a Valença do Minho. Fez a escola básica num mosteiro beneditino em Ganfei e se formou em Teologia e Ciências Humanas em Coimbra. Mas foi no Viseu que se ordenou sacerdote. Teotônio fez então sua primeira peregrinação a Jerusalém e, ao voltar, recusou ser bispo para continuar sua missão evangelizadora. Quando fez sua segunda peregrinação à Terra Santa, retornou para fundar, com mais 11 companheiros, o Mosteiro de Santa Cruz, em Coimbra, que dirigiu por 20 anos. Aos 70 anos, Teotônio renunciou ao cargo de prior, voltando a ser um simples religioso dedicado à contemplação. Assim ele viveu por 10 anos, quando faleceu. Seu corpo repousa no mosteiro que fundou.

Oração do dia 15/02/2014

Pai, dá-me um coração sensível às carências do meu próximo, fazendo-me solidário com ele, a ponto de me desapegar do que tenho, para ajudá-lo em suas necessidades. Amém.

Deus nos fala dia 15/02/2014

A presença de Jesus, primeiro pela sua Palavra e depois com o gesto de repartir o pão, torna possível experimentar seu amor como os discípulos de Emaús: “Não ardia nosso coração quando Ele nos explicava as escrituras?” Eucaristia e Palavra estão intimamente ligadas. Acolhamos, pois, o que Deus nos fala!

Leitura do dia 15/02/2014

1 Reis 12,26-32;13,33-34
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Naqueles dias, 12,26Jeroboão refletiu consigo mesmo: ‘Como estão as coisas, o reino vai voltar à casa de Davi. 27Se este povo continuar a subir ao templo do Senhor em Jerusalém, para oferecer sacrifícios, seu coração se voltará para o seu soberano Roboão, rei de Judá; eles me matarão e se voltarão para Roboão, rei de Judá”. 28Depois de ter refletido bem, o rei fez dois bezerros de ouro e disse ao povo: “Não subais mais a Jerusalém! Eis aqui, Israel, os deuses que te tiraram da terra do Egito”. 29Colocou um bezerro em Betel e outro em Dã. 30Isto foi ocasião de pecado, pois o povo ia em procissão até Dã para adorar um dos bezerros. 31Jeroboão construiu também templos sobre lugares altos, e designou como sacerdotes homens tirados do povo, que não eram filhos de Levi. 32E instituiu uma festa no dia quinze do oitavo mês, à semelhança da que era celebrada em Judá. E subiu ao altar. Fez a mesma coisa em Betel, para sacrificar aos bezerros que havia feito. E estabeleceu em Betel sacerdotes nos santuários que tinha construído nos lugares altos. 13,33Depois disso, Jeroboão não abandonou o seu mau caminho, mas continuou a tomar homens do meio do povo e a constituí-los sacerdotes dos santuários dos lugares altos. Todo aquele que queria era consagrado e se tornava sacerdote dos lugares altos. 34Esse modo de proceder fez cair em pecado a casa de Jeroboão e provocou a sua ruína e o seu extermínio da face da terra. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 15/02/2014

Marcos 8,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: 1Naqueles dias, havia de novo uma grande multidão e não tinha o que comer. Jesus chamou os discípulos e disse: 2“Tenho compaixão dessa multidão, porque já faz três dias que está comigo e não têm nada para comer. 3Se eu os mandar para casa sem comer, vão desmaiar pelo caminho, porque muitos deles vieram de longe”. 4Os discípulos disseram: “Como poderia alguém saciá-los de pão aqui no deserto?” 5Jesus perguntou-lhes: “Quantos pães tendes?” Eles responderam: “Sete”. 6Jesus mandou que a multidão se sentasse no chão. Depois, pegou os sete pães, e deu graças, partiu-os e ia dando aos seus discípulos, para que o distribuíssem. E eles os distribuíram ao povo. 7Tinham também alguns peixinhos. Depois de pronunciar a bênção sobre eles, mandou que os distribuíssem também. 8Comeram e ficaram satisfeitos, e recolheram sete cestos com os pedaços que sobraram. 9Eram quatro mil, mais ou menos. E Jesus os despediu. 10Subindo logo na barca com seus discípulos, Jesus foi para a região de Dalmanuta. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 14 de fevereiro de 2014

São Cirilo – São Metódio (Cor Branca)

Santo do dia 14/02/2014: SÃO CIRILO E SÃO METÓDIO

SÃO CIRILO E SÃO METÓDIO
SÃO CIRILO E SÃO METÓDIO

Metódio e Cirilo nasceram na Macedônia e foram irmãos unidos pelo sangue, pela fé, pela vocação apostólica e até pela morte. Metódio nasceu em 815 e Cirilo em 826. Metódio, ainda jovem, foi nomeado governador da província da Macedônia Inferior, onde estavam estabelecidos os eslavos. Cirilo, também ainda jovem, foi levado a estudar em Constantinopla, capital do então Império Bizantino, onde se formou. Posteriormente lecionou filosofia e foi diplomata junto aos árabes. Com trinta e oito anos, Metódio abandonou a carreira política e se tornou monge, sendo seguido pelo irmão poucos anos depois. O trabalho apostólico dos dois irmãos começou em 861, quando foram enviados numa missão de conversão dos povos eslavos, de quem ambos tinham aprendido a língua e os costumes. Sua evangelização gerou muitos frutos porque souberam adaptar os rituais e ensinamentos cristãos à cultura e à língua eslavas, traduzindo para aquele idioma as Sagradas Escrituras e os textos litúrgicos. Assim o povo podia rezar, cantar e ler em sua própria língua. Foi justamente isso que gerou revolta contra os evangelizadores. Na época, os textos sagrados só existiam em grego ou latim, não podiam ser traduzidos. Muitos religiosos ficaram contra o trabalho de Metódio e Cirilo. Os dois foram então chamados a Roma, onde conseguiram o apoio papal, tiveram os livros que haviam traduzido abençoados e, depois, encontraram a morte. Cirilo seria sagrado bispo, mas chegou doente da missão, teve a doença agravada com a viagem e acabou falecendo antes disso, aos quarenta e dois anos de idade. Metódio voltou para a missão mas, numa segunda viagem a Roma, em 885, quando teve que defender pessoalmente outra vez o seu trabalho de "adaptação da Fé à cultura local", acabou por morrer também. Ambos foram proclamados patronos da Europa, ao lado de São Bento, pelo Papa João Paulo II.

Oração do dia 14/02/2014

Pai, livra-me do isolamento a que o pecado quer me reduzir. Só assim irei recuperar a plena capacidade de estar em comunicação profunda contigo e com o meu próximo. Amém.

Deus nos fala dia 14/02/2014

Mesmo com a fragilidade humana que despedaça a força da unidade e faz o povo andar na desventura, Deus permanece fiel. Assim, o “Efatá” pronunciado por Jesus deve ser acolhido por nós, para que sejamos pessoas abertas, acolhedoras e fiéis à verdade do Reino!

Leitura do dia 14/02/2014

1 Reis 11,29-32; 12,19
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: 11,29Aconteceu, naquele tempo, que, tendo Jeroboão saído de Jerusalém, veio ao seu encontro o profeta Aías, de Silo, coberto com um manto novo. Os dois achavam-se sós no campo. 30Aías, tomando o manto novo que vestia, rasgou-o em doze pedaços 31e disse a Jeroboão: ‘Toma para ti dez pedaços. Pois assim fala o Senhor, Deus de Israel: Eis que vou arrancar o reino das mãos de Salomão e te darei dez tribos. 32Mas ele ficará com uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, cidade que escolhi dentre todas as tribos de Israel”. 12,19Israel rebelou-se contra a casa de Davi até o dia de hoje. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 14/02/2014

Marcos 7,31-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 31Jesus saiu de novo da região de Tiro, passou por Sidônia e continuou até o mar da Galileia, atravessando a região da Decápole. 32Trouxeram então um homem surdo, que falava com dificuldade, e pediram que Jesus lhe impusesse a mão. 33Jesus afastou-se com o homem, para fora da multidão; em seguida, colocou os dedos nos seus ouvidos, cuspiu e com a saliva tocou a língua dele. 34Olhando para o céu, suspirou e disse: “Efatá!”, que quer dizer: “Abre-te!” 35Imediatamente seus ouvidos se abriram, sua língua se soltou e ele começou a falar sem dificuldade. 36Jesus recomendou com insistência que não contassem a ninguém. Mas, quanto mais ele recomendava, mais eles divulgavam. 37Muito impressionados, diziam: “Ele tem feito bem todas as coisas: Aos surdos faz ouvir e aos mudos falar”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

5ª Semana Comum (Cor Branca) Santíssima Eucaristia

Santo do dia 13/02/2014: SANTA CATARINA DE RICCI

SANTA CATARINA DE RICCI
SANTA CATARINA DE RICCI

Santa Catarina nasceu Alexandra, filha da nobre e milionária família Ricci, de Florença, na Itália, em abril de 1522. Nessa mesma época explodia na Europa a revolta de Lutero. Enfrentando a riqueza da família, que queria vê-la casada e rendendo nova fortuna ao clã, e o movimento contra a Igreja, Alexandra entregou-se ao catolicismo, assumiu o nome da santa que venerava e tornou-se uma das grandes místicas da Igreja. Sua decisão de abraçar a Fé manifestou-se bem cedo. Tinha sete anos quando foi entregue à educação das irmãs beneditinas em Prato, cidade vizinha. Quando completou os estudos e teve de voltar ao lar paterno, recusou a convivência com o luxo e a riqueza que a família ostentava e escolheu continuar vivendo sob as regras do convento. Os pais lutaram para fechar um contrato de casamento vantajoso. Um dos pretendentes à sua mão, um jovem também nobre de Florença, cansou de freqüentar a sua casa em encontros arrumados pelas famílias. Mas Alexandra insistiu na escolha de uma vida casta e religiosa até que os pais concordassem com sua entrada em um convento. Alexandra escolheu o das dominicanas, em Prato, onde assumiu o nome de Catarina, santa da qual era devota. Catarina de Ricci viveu uma das experiências místicas mais impressionantes da Igreja. Toda Quinta-feira da Paixão ela sofria as dores de Cristo, até o final da sexta-feira. Um sofrimento e tanto. Mas, Catarina não se alienava por causa da contemplação e dos êxtases experimentados. Participava ativamente da vida comunitária e chegou a assumir cargos de responsabilidade no convento, desempenhando suas funções com dedicação e disciplina. Por seu equilíbrio foi considerada mestra espiritual, dando conselhos e orientando sacerdotes, bispos e cardeais. Correspondia-se com frequência com São Carlos Borromeu, São Filipe Néri e o Papa São Pio V. Santa Catarina de Ricci faleceu em fevereiro de 1590.

Oração do dia 13/02/2014

Pai, cria em meu coração uma fé profunda como a da mulher pagã que demonstrou total confiança em Jesus. Por isso, foi atendida por ele. Amém.

Deus nos fala dia 13/02/2014

Salomão, filho de Davi, já de idade avançada foi seduzido para outros caminhos, e Deus não aprova sua infidelidade. Quando somos fiéis ao Evangelho, somos também misericordiosos, como o foi o próprio Cristo!

Leitura do dia 13/02/2014

1 Reis 11,4-13
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: 4Quando Salomão ficou velho, suas mulheres desviaram o seu coração para outros deuses e seu coração já não pertencia inteiramente ao Senhor, seu Deus, como o do seu pai Davi. 5Salomão prestou culto a Astarte, deusa dos sidônios, e a Melcom, ídolo dos amonitas. 6Ele fez o que desagrada ao Senhor e não lhe foi inteiramente fiel, como seu pai Davi. 7Foi então que Salomão construiu um santuário para Camos, ídolo de Moab, no monte que está defronte de Jerusalém, e para Melcom, ídolo dos amonitas. 8Fez o mesmo para todas as suas mulheres estrangeiras, as quais queimavam incenso e ofereciam sacrifícios aos seus deuses. 9Então o Senhor irritou-se contra Salomão, porque o seu coração tinha-se desviado do Senhor, Deus de Israel, que lhe tinha aparecido duas vezes 10e lhe proibira expressamente seguir a outros deuses. Mas ele não obedeceu à ordem do Senhor. 11E o Senhor disse a Salomão: “Já que procedeste assim, e não guardaste a minha aliança, nem as leis que te prescrevi, vou tirar-te o reino e dá-lo a um teu servo. 12Mas, por amor de teu pai Davi, não o farei durante a tua vida; é da mão de teu filho que o arrebatarei. 13Não te tirarei o reino todo, mas deixarei ao teu filho uma tribo, por consideração para com meu servo Davi e para com Jerusalém, que escolhi”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 13/02/2014

Marcos 7,24-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 24Jesus saiu e foi para a região de Tiro e Sidônia. Entrou numa casa e não queria que ninguém soubesse onde ele estava. Mas não conseguiu ficar escondido. 25Uma mulher, que tinha uma filha com um espírito impuro, ouviu falar de Jesus. Foi até ele e caiu a seus pés. 26A mulher era pagã, nascida na Fenícia da Síria. Ela suplicou a Jesus que expulsasse de sua filha o demônio. 27Jesus disse: “Deixa primeiro que os filhos fiquem saciados, porque não está certo tirar o pão dos filhos e jogá-lo aos cachorrinhos”. 28A mulher respondeu: “É verdade, Senhor; mas também os cachorrinhos, debaixo da mesa, comem as migalhas que as crianças deixam cair”. 29Então Jesus disse: “Por causa do que acabas de dizer, podes voltar para casa. O demônio já saiu de tua filha”. 30Ela voltou para casa e encontrou sua filha deitada na cama, pois o demônio já havia saído dela. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

5ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 12/02/2014: SANTA EULÁLIA DE BARCELONA

SANTA EULÁLIA DE BARCELONA
SANTA EULÁLIA DE BARCELONA

No Dia Internacional dos Direitos Humanos, também comemorado nesta data, o mundo cristão lembra o martírio de uma santa que foi torturada e morta no fogo por causa de sua escolha religiosa. É importante ressaltar que ainda hoje ocorrem prisões e até mortes de homens e mulheres por causa da religião, embora sem os requintes de crueldade do período em que os cristãos eram perseguidos. Como na antigüidade, hoje o catolicismo luta contra a falta de liberdade religiosa. Como bem lembrou o Papa Paulo VI, a Declaração dos Direitos do Homem, assinada em 10 de dezembro de 1948, nasceu do coração do Evangelho. A santa de hoje, Eulália, era descendente de família nobre e nasceu em Mérida, na Espanha, nos últimos anos do Século III. Tinha 12 anos, vividos sem vaidade e diversões, já que desde pequena se dedicava às orações e à caridade, quando os decretos sanguinários do Imperador Diocleciano, que perseguia os cristãos, finalmente atingiram sua cidade. Temendo pela vida da filha, sua mãe levou-a para o campo, onde poderia ficar escondida dos soldados que andavam pelas ruas caçando os cristãos denunciados. Eulália considerou covardia fugir do poder que exterminava seus iguais. Assim, altas horas da noite e sem que sua família soubesse, voltou para a cidade. Para completar o ato de enfrentamento, apresentou-se pessoalmente ao juiz. Consta inclusive que teria dito: "Querem cristãos? Eis uma". Como queria, na impetuosidade da adolescência, foi levada a julgamento. Ordenaram que ela adorasse um deus pagão, dando-lhe sal e incenso para que depositasse ao pé do altar. Eulália, com um pontapé, derrubou a estátua do deus pagão, espalhando para longe os grãos de incenso e sal. Furioso, o juiz mandou que fosse chicotada até que todo o corpo estivesse em chagas e sangrando. Depois foi queimada viva com as tochas dos carrascos. O martírio de Santa Eulália aconteceu em 10 de dezembro de 304.

Oração do dia 12/02/2014

Pai, cria, no meu coração, a pureza verdadeira que me permite estar na tua presença, seguro de que minha vida te agrada. Amém.


Deus nos fala dia 12/02/2014

É preciso cultivar a mística do amor no relacionamento com os outros. A rainha de Sabá reconhece o esplendor do rei Salomão. Cristo também foi reconhecido, aceito e amado pelos pagãos, que o buscam com sinceridade. Como nos relacionamos com Deus e com os outros?

Leitura do dia 12/02/2014

1 Reis 10,1-10
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: 1Naqueles dias, a rainha de Sabá, tendo ouvido falar para a glória do Senhor da fama de Salomão, veio prová-lo com enigmas. 2Chegou a Jerusalém com numerosa comitiva, com camelos carregados de aromas, e enorme quantidade de ouro e pedras preciosas. Apresentou-se ao rei Salomão e expôs-lhe tudo o que tinha em seu pensamento. 3Salomão soube responder a todas as suas perguntas: para ele nada houve tão obscuro que não pudesse esclarecer. 4Quando a rainha de Sabá viu toda a sabedoria de Salomão, a casa que tinha construído, 5os manjares da sua mesa, os cortesãos sentados em ordem à mesa, as diversas classes dos que o serviam e suas vestes, os copeiros, os holocaustos que ele oferecia no templo do Senhor, ficou pasmada e disse ao rei: 6“Realmente era verdade o que eu ouvi no meu país a respeito de tuas palavras e de tua sabedoria! 7Eu não queria acreditar no que diziam, até que vim e vi com os meus próprios olhos, e reconheci que não me tinham dito nem a metade. Tua sabedoria e tua riqueza são muito maiores do que a fama que chegara aos meus ouvidos. 8Feliz a tua gente, felizes os teus servos que gozam sempre da tua presença e que ouvem a tua sabedoria! 9Bendito seja o Senhor, teu Deus, a quem agradaste, que te colocou sobre o trono de Israel, porque o Senhor amou Israel para sempre, e te constituiu rei para governares com justiça e equidade”. 10Depois, ela deu ao rei cento e vinte talentos de ouro e grande quantidade de aromas e pedras preciosas. Nunca mais foi trazida tanta quantidade de aromas como a que a rainha de Sabá deu ao rei Salomão. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 12/02/2014

Marcos 7,14-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 14Jesus chamou a multidão para perto de si e disse: “Escutai todos e compreendei: 15o que torna impuro o homem não é o que entra nele vindo de fora, mas o que sai do seu interior. 16Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. 17Quando Jesus entrou em casa, longe da multidão, os discípulos lhe perguntaram sobre essa parábola. 18Jesus lhes disse: “Será que nem vós compreendeis? Não entendeis que nada do que vem de fora e entra numa pessoa pode torná-la impura, 19porque não entra em seu coração, mas em seu estômago e vai para a fossa?” Assim Jesus declarava que todos os alimentos eram puros. 20Ele disse: “O que sai do homem, isso é que o torna impuro. 21Pois é de dentro do coração humano que saem as más intenções, imoralidades, roubos, assassínios, 22adultérios, ambições desmedidas, maldades, fraudes, devassidão, inveja, calúnia, orgulho, falta de juízo. 23Todas estas coisas más saem de dentro e são elas que tornam impuro o homem”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 11 de fevereiro de 2014

5ª Semana Comum (Cor Verde) Pelo progresso dos povos ou Nossa Senhora de Lourdes

Santo do dia 11/02/2014: NOSSA SENHORA DE LOURDES

NOSSA SENHORA DE LOURDES
NOSSA SENHORA DE LOURDES

Era ainda manhã naquele 11 de fevereiro de 1858 quando a menina Bernadete Soubirous, de 14 anos, enfrentava os caminhos de Massabielle, próximo a Lourdes, para buscar lenha na companhia de uma irmã e de uma vizinha. Bernadete era ingênua e humilde, não sabia ler nem escrever direito, mas estava prestes a presenciar uma das aparições que mais atrairiam romeiros de todos os cantos do mundo. Ela iria protagonizar um dos principais eventos do culto mariano: as aparições em Lourdes. Bernadete tinha asma e por isso ela e suas acompanhantes voltearam um riacho para não colocar os pés na água fria. De repente, passando em frente a uma gruta, ali apareceu Nossa Senhora. Naquele primeiro dia, rezou com Bernadete um terço, usando o rosário que carregava consigo. Só que a irmãzinha da garota contou o segredo aos pais, que a proibiram de voltar à gruta. Mas Bernadete tanto chorou que conseguiu quebrar a proibição e nova aparição se deu a 18 de fevereiro. Viriam a ser 14 ao todo e, durante as aparições, Nossa Senhora pedia que se rezasse pelos pecadores, além de sugerir que os fiéis fizessem mais penitência. Em 25 de fevereiro, indicou a Bernadete um local onde ela deveria cavar de leve a terra. A menina assim o fez e dali começou a jorrar uma fonte. Nossa Senhora pediu que no local se construísse uma igreja e o vigário pediu à jovem que perguntasse o nome da mulher que lhe aparecia. Nossa Senhora disse a Bernadete que era a "Imaculada Conceição" embora o dogma da santidade de Maria houvesse sido declarado oficialmente apenas quatro anos antes, pelo Papa Pio IX. A romaria ao local começou e nunca mais parou. As autoridades ainda tentaram proibir o acesso à gruta, mas ele foi permitido pelo Imperador Napoleão III, e desde então muitos milagres são narrados como acontecidos ali.

Oração do dia 11/02/2014

Pai, que o testemunho de Maria cale fundo no meu coração, transformando-me em perfeito discípulo de Jesus. E que eu possa conduzir muitas outras pessoas a crerem em teu Filho. Amém.

Deus nos fala dia 11/02/2014

Somos imagem e semelhança de Deus-Amor. Só podemos compreender o sentido de nossa vida, se acolhemos o Verbo Divino, Jesus Cristo, na docilidade de seu Espírito. A lei maior que Jesus nos deu é o amor. Ele é a força transformadora de nossa vida e nos recria todos os dias!

Leitura do dia 11/02/2014

1 Reis 8,22-23.27-30
Leitura do Primeiro Livro dos Reis; Naqueles dias, 22Salomão pôs-se de pé diante do altar do Senhor, na presença de toda a assembleia de Israel, estendeu as mãos para o céu e disse: 23“Ó Senhor, Deus de Israel, não há Deus igual a ti nem no mais alto dos céus, nem aqui embaixo na terra; tu és fiel à tua misericordiosa aliança com teus servos, que andam na tua presença de todo o seu coração. 27Mas será que Deus pode realmente morar sobre a terra? Se os mais altos céus não te podem conter, muito menos esta casa que eu construí! 28Mas atende, Senhor meu Deus, à oração e à súplica do teu servo, e ouve o clamor e a prece que ele faz hoje em tua presença. 29Teus olhos estejam abertos noite e dia sobre esta casa, sobre o lugar do qual disseste: ‘Aqui estará o meu nome!’ Ouve a oração que o teu servo te faz neste lugar. 30Ouve as súplicas de teu servo e de teu povo Israel, quando aqui orarem. Escuta-os do alto da tua morada, no céu, escuta-os e perdoa! Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 11/02/2014

Marcos 7,1-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

Evangelho do dia 11/02/2014

Marcos 7,1-13
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 1os fariseus e alguns mestres da Lei vieram de Jerusalém e se reuniram em torno de Jesus. 2Eles viam que alguns dos seus discípulos comiam o pão com as mãos impuras, isto é, sem as terem lavado. 3Com efeito, os fariseus e todos os judeus só comem depois de lavar bem as mãos, seguindo a tradição recebida dos antigos. 4Ao voltar da praça, eles não comem sem tomar banho. E seguem muitos outros costumes que receberam por tradição: a maneira certa de lavar copos, jarras e vasilhas de cobre. 5Os fariseus e os mestres da Lei perguntaram então a Jesus: “Por que os teus discípulos não seguem a tradição dos antigos, mas comem o pão sem lavar as mãos?” 6Jesus respondeu: “Bem profetizou Isaías a vosso respeito, hipócritas, como está escrito: ‘Este povo me honra com os lábios, mas seu coração está longe de mim. 7De nada adianta o culto que me prestam, pois as doutrinas que ensinam são preceitos humanos’. 8Vós abandonais o mandamento de Deus para seguir a tradição dos homens”. 9E dizia-lhes: “Vós sabeis muito bem como anular o mandamento de Deus, a fim de guardar as vossas tradições. 10Com efeito, Moisés ordenou: ‘Honra teu pai e tua mãe’. E ainda: ‘Quem amaldiçoa o pai ou a mãe deve morrer’. 11Mas vós ensinais que é lícito alguém dizer a seu pai e à sua mãe: ‘O sustento que vós poderíeis receber de mim é Corban, isto é, Consagrado a Deus’. 12E essa pessoa fica dispensada de ajudar seu pai ou sua mãe. 13Assim vós esvaziais a Palavra de Deus com a tradição que vós transmitis. E vós fazeis muitas outras coisas como estas”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 10 de fevereiro de 2014

Santa Escolástica (Cor Branca)

Santo do dia 10/02/2014: Santa Escolástica

Santa Escolástica
Santa Escolástica

O nome de Santa Escolástica, irmã de São Bento, nos leva para o século V, para o primeiro mosteiro feminino ocidental, fundamentado na vida em comum, conceito introduzido na vida dos monges por ele. Foi o primeiro a orientar para servir a Deus não "fugindo do mundo" através da solidão ou da penitência itinerante, como os monges orientais, mas vivendo em comunidade duradoura e organizada, e dividindo rigorosamente o próprio tempo entre a oração, trabalho ou estudo e repouso. Escolástica e Bento, irmãos gêmeos, nasceram em Nórcia, região central da Itália, em 480. Eram filhos de nobres, o pai Eupróprio ficou viúvo quando eles nasceram, pois a esposa morreu durante o parto. Ainda jovem Escolástica se consagrou a Deus com o voto de castidade, antes mesmo do irmão, que estudava retórica em Roma. Mais tarde, Bento fundou o mosteiro de Monte Cassino criando a Ordem dos monges beneditinos. Escolástica, inspirada por ele, fundou um mosteiro, de irmãs, com um pequeno grupo de jovens consagradas. Estava criada a Ordem das beneditinas, que recebeu este nome em homenagem ao irmão, seu grande incentivador e que elaborou as Regras da comunidade. São muito poucos os dados da vida de Escolástica, e foram escritos quarenta anos depois de sua morte, pelo o santo papa Gregório Magno, que era um beneditino. Ele recolheu alguns depoimentos de testemunhas vivas para o seu livro "Diálogos" e escreveu sobre ela apenas como uma referência na vida de Bento, mais como uma sombra do grande irmão, pai dos monges ocidentais. Nesta página expressiva contou que, mesmo vivendo em mosteiros próximos, os dois irmãos só se encontravam uma vez por ano, para manterem o espírito de mortificação e elevação da experiência espiritual. Isto ocorria na Páscoa e numa propriedade do mosteiro do irmão. Certa vez, Escolástica foi ao seu encontro acompanhada por um pequeno grupo de irmãs, quando Bento chegou também acompanhado por alguns discípulos. Passaram todo o dia conversando sobre assuntos espirituais e sobre as atividades da Igreja. Quando anoiteceu, Bento, muito rigoroso às Regras disse à irmã que era hora de se despedirem. Mas Escolástica pediu que ficasse para passarem a noite, todos juntos, conversando e rezando. Bento se manteve intransigente dizendo que deveria ir para suas obrigações. Neste momento ela se pôs a rezar com tal fervor que uma grande tempestade se formou com raios e uma chuva forte caiu a noite toda, e ele teve de ficar. Os dois irmãos puderam conversar a noite inteira. No dia seguinte o sol apareceu, eles se despediram e cada grupo voltou para o seu mosteiro. Essa seria a última vez que os dois se veriam. Três dias depois, em seu mosteiro Bento recebeu a notícia da morte de Escolástica, enquanto rezava olhando para o céu, viu a alma de sua irmã, penetrar no paraíso em forma de pomba. Bento mandou buscar o seu corpo e o colocou na sepultura que havia preparado para si. Ela morreu em 10 de fevereiro de 547, quarenta dias antes que seu venerado irmão Bento. Escolástica foi considerada a primeira monja beneditina e Santa, pela Igreja que escolheu o dia de sua morte para as homenagens litúrgicas.

Oração do dia 10/02/2014

Pai, que a misericórdia seja o traço característico do meu modo de ser no trato com os meus semelhantes, de maneira que eu possa atrair, como Jesus, muitas pessoas para ti. Amém.

Deus nos fala dia 10/02/2014

Jesus é a arca verdadeira e nele o Pai fez sua morada. Por isso, o povo corria ao encontro de Jesus, como os sofredores, os doentes, os oprimidos. Aqueles que estão abandonados em nossa sociedade por causa da ganância e da opressão. Acolhamos o Senhor em sua Palavra!

Leitura do dia 10/02/2014

1 Reis 8,1-7.9-13
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Naqueles dias, 1Salomão convocou para junto de si, em Jerusalém, todos os anciãos de Israel, todos os chefes das tribos e príncipes das famílias dos filhos de Israel, a fim de transferir da cidade de Sião, que é Jerusalém, a arca da aliança do Senhor. 2Todo o Israel reuniu-se em torno de Salomão, no mês de Etanim, ou seja, no sétimo mês, durante a festa. 3Vieram todos os anciãos de Israel, e os sacerdotes tomaram a arca4e carregaram-na junto com a tenda da reunião, como também todos os objetos sagrados que nela estavam; quem os carregava eram os sacerdotes e os levitas. 5O rei Salomão e toda a Comunidade de Israel, reunida em torno dele, imolavam diante da arca ovelhas e bois em tal quantidade, que não se podia contar nem calcular. 6E os sacerdotes conduziram a arca da aliança do Senhor ao seu lugar, no santuário do templo, ao Santo dos Santos, debaixo das asas dos querubins, 7pois os querubins estendiam suas asas sobre o lugar da arca, cobrindo a arca e seus varais por cima. 9Dentro da arca só havia as duas tábuas de pedra, que Moisés ali tinha deposto no monte Horeb , quando o Senhor concluiu a aliança com os filhos de Israel, logo que saíram da terra do Egito. 10Ora, quando os sacerdotes deixaram o santuário, uma nuvem encheu o templo do Senhor, 11de modo que os sacerdotes não puderam continuar as funções porque a glória do Senhor tinha enchido o templo do Senhor. 12Então Salomão disse: “O Senhor disse que habitaria numa nuvem, 13e eu edifiquei uma casa para tua morada, um templo onde vivas para sempre”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 10/02/2014

Marcos 6,53-56
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 53tendo Jesus e seus discípulos acabado de atravessar o mar da Galileia, chegaram a Genesaré e amarraram a barca. 54Logo que desceram da barca, as pessoas imediatamente reconheceram Jesus. 55Percorrendo toda aquela região, levavam os doentes deitados em suas camas para o lugar onde ouviam falar que Jesus estava. 56E, nos povoados, cidades e campos onde chegavam, colocavam os doentes nas praças e pediam-lhe para tocar, ao menos, a barra de sua veste. E todos quantos o tocavam ficavam curados. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 9 de fevereiro de 2014

5º Domingo Comum (Cor Verde) Você também é sal da terra e luz do mundo!

Santo do dia 09/02/2014: Santa Apolônia

Santa Apolônia
Santa Apolônia

Os seis anos de 243 a 249, durante os quais o rumo do Império Romano ficou sob a direção de Felipe o Árabe, foram considerados: um intervalo de trégua do regime do anticristianismo. No último ano, porém, houve um episódio que comprovou que a aversão aos cristãos, pelo menos na província africana, não havia desaparecido. O ocorrido era narrado por Dionísio, o bispo da Alexandria no Egito, em uma carta que enviou ao bispo Fabio da diocese de Antioquia, em 249. Na carta ele escreveu que: "No dia 9 de fevereiro, um charlatão alexandrino, "maligno adivinho e falso profeta", que insuflava a população pagã, sempre pronta a se agitar, provocou uma terrível revolta. As casas dos cristãos foram invadidas. Os pagãos saquearam os vizinhos católicos ou aqueles que estivessem mais próximos, levando as jóias e objetos preciosos. Os móveis e as roupas foram levados para uma praça, onde ergueram uma grande fogueira. Os cristãos, mesmo os velhos e as crianças, foram arrastados pelas ruas, espancados, escorraçados e, condenados a morte, caso não renegassem a fé em voz alta. A cidade parecia que tinha sido tomada por uma multidão de demônios enfurecidos". "Os pagãos prenderam também a bondosa virgem Apolônia, que tinha idade avançada. Foi espancada violentamente no rosto porque se recusava a repetir as blasfêmias contra a Igreja, por isto teve os dentes arrancados. Além disso, foi arrastada até a grande fogueira, que ardia no centro da cidade. No meio da multidão enlouquecida, disseram que seria queimada viva se não repetisse, em voz alta, uma declaração pagã renunciando a fé em Cristo. Neste instante, ela pediu para ser solta por um momento, sendo atendida ela saltou rapidamente na fogueira, sendo consumida pelo fogo." O martírio da virgem Apolônia, que terminou aparentemente em suicídio, causou, exatamente por isto, um grande questionamento dentro da Igreja, que passou a avaliar se era correto e lícito, se entregar voluntariamente à morte para não renegar a fé. Esta dúvida encontrou eco também no livro " A cidade de Deus" de Santo Agostinho, que também não apresentou uma posição definida. Contudo, o gesto da mártir Apolônia, a sua vida reclusa dedicada à caridade cristã, provocou grande emoção e devoção na província africana inteira, onde ela consumou o seu sacrifício. Passou a ser venerada, porque foi justamente o seu apostolado desenvolvido entre os pobres da comunidade que a colocou na mira do ódio e da perseguição dos pagãos, e o seu culto se difundiu pelas dioceses no Oriente e no Ocidente. Em várias cidades européias surgiram igrejas dedicadas a ela. Em Roma foi erguida uma igreja, hoje desaparecida, próxima de Santa Maria em Trasteve, Itália. Sobre a sua vida não se teve outro registro, senão que seus devotos a elegeram, no decorrer dos tempos, como protetora contra as doenças da boca e das dores dos dentes. Mas restou seu exemplo de generosa e incondicional oferta a Cristo. A Igreja a canonizou e oficializou seu culto conforme a data citada na carta do bispo Dionísio.

Oração do dia 09/02/2014

Pai, tenho diante de mim o mundo todo a ser evangelizado. Transforma cada circunstância e cada momento da minha vida em chance para dar testemunho do teu Reino. Amém.

Deus nos fala dia 09/02/2014

Para cumprir sua missão, o cristão precisa conseguir ser luz do mundo e sal da terra. Os discípulos e missionários de Jesus têm de superar a ilusão de uma religião alienante, que fica presa a um monte de rituais vazios e não desce à prática de obras concretas!

Leitura do dia 09/02/2014

Primeira Leitura
Isaías 58,7-10
Leitura do Livro do Profeta Isaías: Assim diz o Senhor: 7Reparte o pão com o faminto, acolhe em casa os pobres e peregrinos. Quando encontrares um nu, cobre-o, e não desprezes a tua carne. 8Então, brilhará tua luz como a aurora e tua saúde há de recuperar-se mais depressa; à frente caminhará tua justiça e a glória do Senhor te seguirá. 9Então invocarás o Senhor e ele te atenderá, pedirás socorro, e ele dirá: “Eis-me aqui”. Se destruíres teus instrumentos de opressão, e deixares os hábitos autoritários e a linguagem maldosa; 10se acolheres de coração aberto o indigente e prestares todo o socorro ao necessitado, nascerá nas trevas a tua luz e tua vida obscura será como o meio-dia. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Segunda Leitura
1 Coríntios 2,1-5
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: 1Irmãos, quando fui à vossa cidade anunciar-vos o mistério de Deus, não recorri a uma linguagem elevada ou ao prestígio da sabedoria humana. 2Pois, entre vós, não julguei saber coisa alguma, a não ser Jesus Cristo, e este crucificado. 3Aliás, eu estive junto de vós, com fraqueza e receio, e muito tremor. 4Também a minha palavra e a minha pregação não tinham nada dos discursos persuasivos da sabedoria, mas eram uma demonstração do poder do Espírito, 5para que a vossa fé se baseasse no poder de Deus e não na sabedoria dos homens. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 09/02/2014

Mateus 5,13-16
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 13Vós sois o sal da terra. Ora, se o sal se tornar insosso, com que salgaremos? Ele não servirá para mais nada, senão para ser jogado fora e ser pisado pelos homens. 14Vós sois a luz do mundo. Não pode ficar escondida uma cidade construída sobre um monte. 15Ninguém acende uma lâmpada e a coloca debaixo de uma vasilha, mas sim num candeeiro, onde brilha para todos que estão na casa. 16Assim também brilhe a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e louvem o vosso Pai que está nos céus. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!