sábado, 21 de junho de 2014

São Luís Gonzaga (Cor Branca)

Santo do dia 21/06/2014: S. Luís Gonzaga

S. Luís Gonzaga
S. Luís Gonzaga

São Luís Gonzaga, nasceu no dia 09 de março de 1568, em Mântua, Itália. Seu pai, Ferrante Gonzaga, marquês de Castiglione delle Stiviere e irmão do duque de mântua, gostaria que seu primogênito, seguisse seus passos de soldado e comandante no exército imperial. Com apenas 5 anos de idade, ele já vestia uma couraça, com escudo, capacete, cinturão e espada e marchava atrás do exército do pai, aprendendo o uso das armas com os rudes soldados. Recebeu educação esmerada e frequentou os ambientes mais sofisticados da alta nobreza italiana: Corte dos Médici, em Florença; Corte de Mântua; Corte de Habsburgos, em Madri. Mas aquele menino daria fama à família Gonzaga com armas totalmente diferentes e quando foi enviado a Florença na qualidade de pajem do grão-duque da Toscana, aos dez anos de idade, Luís imprimiu em sua própria vida uma direção bem definida, voltando-se à perpétua virgindade. Em sua viagem para a Espanha, onde ficou alguns anos como pajem do Infante Dom Diego, serviu-lhe para estudo da filosofia na universidade de Alcalá de Henares e a leitura de livros devotos. Após ter recebido a primeira comunhão das mãos de São Carlos Borromeu, decidiu para surpresa de todos, pela vida religiosa, entrando para a Companhia de Jesus, derrubando por terra os interesses nele depositados pelo seu pai, que o despachou para as cortes de Ferrara, Parma e Turim. Mais tarde, São Luís Gonzaga escreveu: "Também os príncipes são pó como os pobres: talvez, cinzas mais fedidas". Renunciou ao título e à herança paternas e aos catorze anos entrou no noviciado romano da Companhia de Jesus, sob a direção de São Roberto Belarmino, esquecendo totalmente sua origem de nobreza, escolheu para si as incumbências mais humildes, dedicando-se ao serviço dos doentes, sobretudo na epidemia que atingiu Roma no ano de 1590. São Luís Gonzaga, morreu no dia 21 de junho de 1591, tendo apenas 23 anos de idade, provavelmente tendo contraído a terrível doença. São Luís Gonzaga é considerado "Patrono da Juventude", e seu corpo repousa na Igreja de Santo Inácio, em Roma.

Oração do dia 21/06/2014

Pai, faze-me capaz de reconhecer quem está predisposto a acolher a tua mensagem, de forma que eu não semeie a tua Palavra no coração de quem lhe é refratário. Amém.

Deus nos fala dia 21/06/2014

Escutar a voz de Deus que nos fala por meio de sua Palavra é aceitar seus desígnios. E nossa preocupação maior deve ser a de cumprir a vontade de Deus e não seguir nossos próprios caprichos!

Leitura do dia 21/06/2014

2 Crônicas 24,17-25
Leitura do Segundo Livro das Crônicas: 17Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prostrar-se diante do rei Joás, que, atraído por suas lisonjas, se deixou levar por eles. 18Os chefes de Judá abandonaram o templo do Senhor, o Deus de seus pais, e prestaram culto a troncos sagrados e a imagens esculpidas, atraindo a ira divina sobre Judá e Jerusalém por causa desse crime. 19O Senhor mandou-lhes profetas para que se convertessem a ele. Porém, por mais que estes protestassem, não lhe queriam dar ouvidos. 20Então o espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, e ele apresentou-se ao povo e disse: “Assim fala Deus: Por que transgredis os preceitos do Senhor? Isto não vos será de nenhum proveito. Porque abandonaste o Senhor, ele também vos abandonará”. 21Eles, porém, conspiraram contra Zacarias e mataram-no a pedradas por ordem do rei, no pátio do templo do Senhor. 22O rei Joás não se lembrou do bem que Joiada, pai do profeta, lhe tinha feito, e matou o seu filho. Zacarias, ao morrer, disse: “Que o Senhor veja e faça justiça!” 23Ao cabo de um ano, o exército da Síria marchou contra Joás, invadiu Judá e Jerusalém, massacrou os chefes do povo, e enviou toda a presa de guerra ao rei de Damasco. 24Na verdade, o exército da Síria veio com poucos homens, mas o Senhor entregou nas mãos deles um exército enorme, porque Judá tinha abandonado o Senhor, o Deus de seus pais. Assim, os sírios fizeram justiça contra Joás. 25Quando eles se retiraram, deixando-o gravemente enfermo, seus homens conspiraram contra ele, para vingar o filho do sacerdote Joiada, e mataram-no em seu leito. Ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi, mas não no sepulcro dos reis. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 21/06/2014

Mateus 6,24-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 20 de junho de 2014

11ª Semana Comum - Pelo progresso dos povos (Cor Verde)

Santo do dia 20/06/2014: SÃO TOMÁS MORE

SÃO TOMÁS MORE
SÃO TOMÁS MORE

Tomás foi um dos mártires da Igreja que pereceram numa cena da história mundial cantada em prosa, verso, teatro e até cinema. O rei inglês Henrique VIII queria separar-se de sua esposa legítima, Catarina, para poder desposar a não menos famosa Ana Bolena. São todos personagens históricos e Tomás é um dos mártires cristãos e a vítima mais ilustre do episódio. Tomás More, nascido em 1478, cultivou na adolescência e na vida adulta o desejo de ser religioso num mosteiro cartuxo, mas acabou desenvolvendo carreira política, tornando-se chanceler da Inglaterra, em 1529. Casou-se e teve quatro filhas, antes de ordenar-se sacerdote. Mesmo assim, sempre levou vida regrada e cheia de fé. Chegava a acordar às duas da manhã para rezar e estudar até as sete. No período em que ficou preso na Torre de Londres, antes de ser decapitado, escreveu uma obra famosíssima: "O diálogo do conforto contra as tribulações", um dos mais tradicionais e respeitados livros da literatura britânica. Outros livros famosos seus são "Utopia" e "Oração para o bom humor". Chegou então o dia em que Henrique VIII teve recusado o pedido de divórcio encaminhado ao papa e resolveu, ele próprio, nomear-se chefe da Igreja nacional inglesa. Dessa forma, formalizou sua separação, oficializou seu casamento, mandando matar quem se opunha pública e enfaticamente às suas decisões, os bispos João e Tomás. São João Fischer foi decapitado em 22 de junho de 1535 e quinze dias depois o mesmo ocorria com São Tomás More.

Oração do dia 20/06/2014

Pai, livra-me de julgar meus semelhantes de maneira severa e impiedosa. Que eu seja misericordioso com eles, assim como és misericordioso comigo. Amém.

Deus nos fala dia 20/06/2014

É dom divino ouvir a Palavra do Senhor. Ela é força incomparável, pois nos mostra a direção que devemos seguir. Deus nos chama à Aliança com seu Filho Jesus Cristo, Aliança eterna de seu amor. Onde firmamos nossa vida?

Leitura do dia 20/06/2014

2 Reis 11,1-4.9-18.20
Leitura do Segundo Livro dos Reis: Naqueles dias, 1quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!” 13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”. 16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 20/06/2014

Mateus 6,19-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Corpus Christi (Cor Branca) Cristo permanece conosco na Eucaristia!

Santo do dia 19/06/2014: São Romualdo

São Romualdo
São Romualdo

O abade São Romualdo, pai dos monges camaldulentes, nasceu na Toscana e viveu no final do século X e inicio do século XI. Chegou a vida religiosa marcado por triste acontecimento: seu pai matara em duelo um parente. Era filho do duque de Ravena. Após haver professado a regra cisterciense por três anos no mosteiro de Santo Apolinário, não satisfeito com aquela vida, aos vinte e três anos, obteve a licença de viver a vida eremítica, e foi para as colinas do Vêneto, em companhia do eremita Marino, lá teve notícia do cebório dos Pireneus de São Miguel de Cuixá e resolveu seguir esta aventura espiritual, acompanhado do veneziano Pedro Orseolo, que tornou-se santo. Passaram-se 10 anos, dando ao cenóbio espanhol orientação eremítica. Fundou depois o mosteiro de Campo Maldoli, dando origem assim à Ordem Camaldulense, procurando conciliar vida de solidão absoluta e vida comunitária. Conseguiu convencer seu pai a fazer-se monge, São Severo. Em suas aventuras espirituais, reformando mosteiros e fundando outros novos em Verghereto, em Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castra, perto de Fabiano. São Romualdo, ao pressentir a morte, no dia 19 de junho de 1027, despediu-se de cada um dos monges e quis morrer sozinho. No dia 7 de fevereiro de 1481, seus despojos foram transportados para Fabiano, sendo marcado essa data também para sua festa litúrgica.

Oração do dia 19/06/2014

Pai, louvo-te e agradeço-te por nos teres amado tanto, a ponto de oferecer-nos a salvação, por meio de teu Filho, ao qual somos atraídos pela força do teu Espírito. Amém.

Deus nos fala dia 19/06/2014

No deserto, o Senhor alimentou seu povo com o maná. Na Eucaristia, o próprio Senhor nos alimenta com seu Corpo e Sangue: “Minha carne é verdadeira comida e o meu sangue, verdadeira bebida”. Alimentemos, pois, nossa vida, na Mesa da Palavra e na Mesa da Eucaristia!

Leitura do dia 19/06/2014

Primeira Leitura
Deuteronômio 8,2-3.14b-16a
Leitura do Livro do Deuteronômio: Moisés falou ao povo, dizendo: 2Lembra-te de todo o caminho por onde o Senhor teu Deus te conduziu, esses quarenta anos, no deserto, para te humilhar e te pôr à prova, para saber o que tinhas no teu coração, e para ver se observarias ou não seus mandamentos. 3Ele te humilhou, fazendo-te passar fome e alimentando-te com o maná que nem tu nem teus pais conhecíeis, para te mostrar que nem só de pão vive o homem, mas de toda a palavra que sai da boca do Senhor. 14bNão te esqueças do Senhor teu Deus que te fez sair do Egito, da casa da escravidão, 15e que foi teu guia no vasto e terrível deserto, onde havia serpentes abrasadoras, escorpiões, e uma terra árida e sem água nenhuma. Foi ele que fez jorrar água para ti da pedra duríssima, 16ae te alimentou no deserto com maná, que teus pais não conheciam. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Segunda Leitura
1 Coríntios 10,16-17
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 16O cálice da bênção, o cálice que abençoamos, não é comunhão com o sangue de Cristo? E o pão que partimos, não é comunhão com o corpo de Cristo? 17Porque há um só pão, nós todos somos um só corpo, pois todos participamos desse único pão. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 19/06/2014

João 6,51-58
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus às multidões dos judeus: 51“Eu sou o pão vivo descido do céu. Quem comer deste pão viverá eternamente. E o pão que eu darei é a minha carne dada para a vida do mundo”. 52Os judeus discutiam entre si, dizendo: “Como é que ele pode dar a sua carne a comer?” 53Então Jesus disse: “Em verdade, em verdade vos digo: se não comerdes a carne do Filho do Homem e não beberdes o seu sangue, não tereis a vida em vós. 54Quem come a minha carne e bebe o meu sangue tem a vida eterna, e eu o ressuscitarei no último dia. 55Porque a minha carne é verdadeira comida, e o meu sangue, verdadeira bebida. 56Quem come a minha carne e bebe o meu sangue permanece em mim e eu nele. 57Como o Pai, que vive, me enviou, e eu vivo por causa do Pai, assim aquele que me recebe como alimento viverá por causa de mim. 58Este é o pão que desceu do céu. Não é como aquele que os vossos pais comeram. Eles morreram. Aquele que come este pão viverá para sempre”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 18 de junho de 2014

11ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 18/06/2014: SANTA JULIANA FALCONIERI


SANTA JULIANA FALCONIERI
SANTA JULIANA FALCONIERI

Juliana era uma jovem de origem nobre e sobrenome famoso. Seu exemplo foi tão forte para sua época, os séculos XIII e XIV, que levou centenas de outras jovens da mesma estirpe a abraçar a fé como objetivo de vida. Juliana nasceu em Florença, onde a família Falconieri era muito bem situada econômica e socialmente. Como não conseguissem ter filhos, os pais de Juliana fizeram votos e rezaram muito até que ela nascesse, em 1270. Foi criada dentro dos princípios cristãos e, com quinze anos, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob orientação de São Filipe Benício. Foi seguida por jovens da mesma roda social que, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de misericórdia e beneficência. De tal forma se organizaram as jovens que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria. Mas, Juliana dedicou-se de forma tão radical à penitência que acabou doente. Dormia no chão, passava a pão e água aos sábados e duas vezes por semana, quando comungava, fazia jejum total durante todo o dia e a noite. Assim, acabou contraindo uma doença estomacal que lhe causou tormentos durante toda a vida. Apesar disso, não diminuiu os suplícios e jamais parou de trabalhar em prol da caridade. Aos setenta anos os vômitos eram tão constantes que nenhum alimento lhe parava no estômago. Nem a hóstia ela conseguia engolir. Aliás, conta uma lenda que, pouco antes da morte, ela pediu a um sacerdote que pelo menos lhe mostrasse a hóstia consagrada. Imediatamente a hóstia sumiu das mãos do padre e Juliana expirou. Diz ainda a tradição que, ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs viram do lado esquerdo do peito da santa uma hóstia desenhada, tendo no centro uma imagem de Cristo crucificado, esculpida na carne. Era o ano de 1340. Santa Juliana Falconieri foi canonizada quatrocentos anos depois.

Oração do dia 18/06/2014

Pai, centra toda minha vida na busca do teu Reino e na justiça que dele vem, de forma que nenhuma outra preocupação possa ser importante para mim. Amém.

Deus nos fala dia 18/06/2014

Quem ama o Senhor e escuta sua Palavra tem o coração fortalecido. E o Pai vê até o que está escondido, e aí nos interrogamos: O que escondemos dos outros e que é impossível esconder de Deus? Compreendamos o que agora nos diz o Senhor!

Leitura do dia 18/06/2014

2 Reis 2,1.6-14
Leitura do Segundo Livro dos Reis: 1Quando o Senhor quis arrebatar Elias ao céu, num redemoinho, Elias e Eliseu partiram de Guilgal. 6Tendo chegado a Jericó, Elias disse a Eliseu: “Permanece aqui, porque o Senhor me mandou até o Jordão”. E ele respondeu: “Pela vida do Senhor e pela tua, eu não te deixarei”. E partiram os dois juntos. 7Então, cinquenta dos filhos dos profetas os seguiram, e ficaram parados, à frente, a certa distância, enquanto eles dois chegaram à beira do Jordão. 8Elias tomou então o seu manto, enrolou-o e bateu com ele nas águas, que se dividiram para os dois lados, de modo que ambos passaram a pé enxuto. 9Depois que passaram, Elias disse a Eliseu: “Pede o que queres que eu te faça antes de ser arrebatado da tua presença”. Eliseu disse: “Que me seja dada uma dupla porção do teu espírito”. 10Elias respondeu: “Tu pedes uma coisa muito difícil. Se me vires quando me arrebatarem da tua presença, isso te será concedido; caso contrário, isso não te será dado”. 11E aconteceu que, enquanto andavam e conversavam, um carro de fogo e cavalos de fogo os separaram um do outro, e Elias subiu ao céu num redemoinho. 12Eliseu o via e gritava: “Meu pai, meu pai, carro de Israel e seu condutor!” Depois, não o viu mais. E, tomando as vestes dele, rasgou-as em duas. 13Em seguida, apanhou o manto que Elias tinha deixado cair e, voltando sobre seus passos, estacou à margem do Jordão. 14Tomou então o manto de Elias e bateu com ele nas águas dizendo: “Onde está agora o Deus de Elias?” E bateu nas águas, que se dividiram, para os dois lados, e Eliseu atravessou o rio. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 18/06/2014

Mateus 6,1-6.16-18
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 17 de junho de 2014

11ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 17/06/2014: SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK


SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK
SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK

Adolfo era filho de um conde muito famoso, que não o deixou ser o monge humilde que almejava. A muito custo permitiu que primeiro estudasse teologia e, vendo que não mudaria a opinião do filho, acabou concordando que se ordenasse sacerdote. Mesmo que o pai concordasse ele acabaria na mesma função, pois Deus parece ter reservado para ele uma vida de destaque e notoriedade. Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi educado pelos famosos monges do Mosteiro de Camp, às margens do Reno inferior, que influenciaram sobremaneira a sua vida. Logo que se ordenou padre foi nomeado cônego da Igreja Metropolitana de Colônia e, em 1216, era chamado para assumir a sede episcopal de Osnabrueck. O cargo de bispo, porém, não o fez mudar, e para todos continuou a ser o sacerdote humilde. Adolfo não era o dono de um rebanho, mas amigo e pai, como registra a história. Durante sua gestão fez várias mudanças e renovações de ordem eclesiástico-jurídica, mas o trabalho intelectual nunca o impediu de aproximar-se dos pobres e necessitados. Tanto que sua casa nunca era encontrada com as portas fechadas, principalmente para quem tinha um pedido ou procurava conselho e orientação. Até hoje os quadros e pinturas que reproduzem o santo mostram-no como bispo em pé diante de um leproso que consolava.

Oração do dia 17/06/2014

Pai, dá-me sabedoria suficiente para buscar sempre o tesouro verdadeiro, e assim estar seguro de que em ti coloquei o meu coração. Amém.

Deus nos fala dia 17/06/2014

O Senhor olha a humanidade com olhar misericordioso. Seu amor é infinito. Ele jamais deixa de dar oportunidade para que nos convençamos de seu amor. Ele é justo e bom, nos mostra sua Palavra!

Leitura do dia 17/06/2014

1 Reis 21,17-29
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Após a morte de Nabot, 17a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 18“Levanta-te e desce ao encontro de Acab, rei de Israel, que reina em Samaria. Ele está na vinha de Nabot, aonde desceu para dela tomar posse. 19Isto lhe dirás: ‘Assim fala o Senhor: Tu mataste e ainda por cima roubas!’ E acrescentarás: ‘Assim fala o Senhor: No mesmo lugar em que os cães lamberam o sangue de Nabot, lamberão também o teu’”. 20Acab disse a Elias: “Afinal encontraste-me, ó meu inimigo?” Elias respondeu: “Sim, eu te encontrei. Porque te vendeste para fazer o que desagrada ao Senhor, 21farei cair sobre ti a desgraça: varrerei a tua descendência, exterminando todos os homens da casa de Acab, escravos ou livres em Israel. 22Farei com a tua família como fiz com as famílias de Jeroboão, filho de Nabat, e de Baasa, filho de Aías, porque provocaste a minha ira e fizeste Israel pecar. 23Também a respeito de Jezabel o Senhor pronunciou uma sentença: ‘Os cães devorarão Jezabel no campo de Jezrael. 24Os da família de Acab, que morrerem na cidade, serão devorados pelos cães, e os que morrerem no campo, serão comidos pelas aves do céu’”. 25Não houve ninguém que se tenha vendido como Acab, para fazer o que desagrada ao Senhor, porque a isto o incitava sua mulher Jezabel. 26Portou-se de modo abominável, seguindo os ídolos dos amorreus que o Senhor tinha expulsado diante dos filhos de Israel. 27Quando Acab ouviu estas palavras, rasgou as vestes, pôs um cilício sobre a pele e jejuou. Dormia envolto num pano de penitência e andava abatido. 28Então a palavra do Senhor foi dirigida a Elias, o tesbita, nestes termos: 29“Viste como Acab se humilhou diante de mim? Já que ele assim procedeu, não o castigarei durante a sua vida, mas nos dias de seu filho enviarei a desgraça sobre a sua família”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 17/06/2014

Mateus 5,43-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 16 de junho de 2014

11ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 16/06/2014: Santos Julita e Ciro

Santos Julita e Ciro
Santos Julita e Ciro

Julita vivia na cidade de Icônio, na Licaônia, atualmente Turquia. Ela era uma senhora riquíssima, da alta aristocracia e cristã, que se tornara viúva logo após de dado à luz a um menino. Ele foi batizado com o nome de Ciro, mas também atendia pelo diminutivo Ciriaco ou Quiriaco. Tinha três anos de idade, quando o sanguinário imperador Diocleciano, começou a perseguir, prender e matar cristãos. Julita levando o filhinho Ciro e algumas servidoras, fugiu para a Selêucia e em seguida para Tarso, mas ali acabou presa. O governador local, um cruel romano chamado Alexandre, tirou-lhe o filho dos braços e passou a usa-lo como um elemento a mais à sua tortura. Colocou-o sentado sobre seus joelhos, enquanto submetia Julita ao flagelo na frente do menino, com o intúito que renegasse a fé em Cristo. Como ela não obedeceu, os castigos aumentaram. Foi então que o pequenino Ciro saltou dos joelhos do governador, começou a chorar e a gritar junto com a mãe: "Também sou cristão! Também sou cristão!". Foi tamanha a ira do governador que ele com um pontapé empurrou Ciro violentamente fazendo-o rolar pelos degraus do tribunal, esmigalhando-lhe assim o crânio. Conta-se que Julita ficou imóvel, não reclamou, nem chorou, apenas rezou para que pudesse seguir seu pequenino Ciro no martírio e encontrá-lo, o mais rápido possível, ao lado de Deus. E foi o que aconteceu. Julita continuou sendo brutamente espancada e depois foi decapitada. Era o ano 304. Os corpos foram recolhidos por uma de suas fieis servidoras e sepultados num túmulo que foi mantido oculto até que as perseguições cessassem. Quando isto aconteceu, poucos anos depois, o Bispo de Icônio, Teodoro, resolveu com a ajuda de testemunhas da época e documentos legítimos reconstruir fielmente a dramática história de Julita e Ciro. E foi assim, pleno de autenticidade que este culto chegou aos nossos dias. Ciro tornou-se o mais jovem mártir do cristianismo, precedido apenas dos Santos Mártires Inocentes, exterminados pelo rei Herodes em Belém . Por isto, é considerado o Santo padroeiro das crianças que sofrem de maus tratos. A festa de Santa Julita e São Ciro é celebrada pela Igreja no dia 16 de junho, em todo o mundo católico.

Oração do dia 16/06/2014

Pai, livra-me de reduzir a palavras vazias a oração que Jesus nos ensinou. Que eu saiba encontrar o sentido do pai-nosso, centrando minha vida na filiação divina e na fraternidade. Amém.

Deus nos fala dia 16/06/2014

A ganância e o desejo de poder ferem a vida das pessoas e geram imensa pobreza. A pobreza é sinal claro da falta de partilha. O cristão verdadeiro não acolhe o pensamento que domina em nosso mundo, mas oferece o outro projeto, o de Jesus!

Leitura do dia 16/06/2014

1 Reis 21,1-16
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”. 3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. 5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”. 7Então sua mulher Jezabel disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”. 8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que deem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra”. 11Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembleia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 16/06/2014

Mateus 5,38-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 15 de junho de 2014

Santíssima Trindade (Cor Branca)

Santo do dia 15/06/2014: SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA RESCÊNCIA

SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA CRESCÊNCIA
SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA CRESCÊNCIA

Muitos foram os mártires cristãos perseguidos por reis e imperadores. Mas o martírio de São Vito foi mais triste, por ter sido orquestrado pelo seu próprio pai. Vito nasceu na Sicília, no fim do século III. Era filho de Halaz, um pagão obstinado que encarava o cristianismo como inimigo a ser combatido. Era costume na época os pagãos não cuidarem de seus filhos. Essa tarefa era destinada a escravos e, assim, o menino foi deixado aos cuidados de um casal extremamente cristão, Modesto e Crescência. Desta forma, aos doze anos, embora clandestinamente, Vito já estava batizado e demonstrava identificação total com os ensinamentos de Jesus. Ao saber do batismo, o pai tentou imperativamente fazê-lo abandonar a fé, o que não deu nenhum resultado. Halaz partiu para a força e castigou violentamente o próprio filho, entregando-o então ao governador Valeriano, que o encarcerou e maltratou por vários dias, tentando fazer Vito abdicar de sua religião. Modesto e Crescência, entretanto, conseguiram arquitetar uma fuga e tiraram Vito das mãos do poderoso governador, fugindo os três para Nápoles, onde esperavam encontrar paz. Mas não foi o que ocorreu. Vito foi novamente preso e, desta vez, seus protetores também. O que a tradição conta é que tentaram primeiro iludir os três cristãos com promessas, depois com ameaças, terminando mais tarde com torturas violentíssimas e, finalmente, a condenação à morte. Jogados na arena, entretanto, um milagre os salvou. Ao invés de atacá-los, as feras deitaram-se aos seus pés. Em seguida, um anjo os teria tirado dali. Segundo algumas lendas, os três foram martirizados anos mais tarde, aproximadamente em 303, sob a perseguição do sanguinário imperador Diocleciano. Na verdade, não há confirmação exata nem mesmo da existência de Modesto e Crescência, embora outra lenda diga que os dois foram as maiores testemunhas dos milagres protagonizados por Vito desde quando tinha, ainda, sete anos. As relíquias de São Vito estão guardadas numa catedral que leva seu nome em Praga. Ele é um dos Quatorze Santos Auxiliares e é muito invocado, principalmente na Europa, para a cura da doença chamada epikepcia ou coréa, conhecida como a doença (ou dança) de São Guido.

Oração do dia 15/06/2014

Pai, só te agradam as ações feitas na simplicidade e no escondimento. Que eu procure sempre agradar-te, enveredando por este caminho. Amém.

Deus nos fala dia 15/06/2014

Deus deseja relacionar-se, quer permanecer em contato com seu povo e oferecer vida plena a todos os seres humanos. Ele é o Deus do encontro, da reunião, do diálogo, da proximidade. Desta maneira, Ele inspira a Comunidade cristã na busca da comunhão fraterna, da partilha e do acolhimento!

Leitura do dia 15/06/2014

Primeira Leitura
Êxodo 34,4b-6.8-9
Leitura do Livro do Êxodo: Naqueles dias: 4bMoisés levantou-se, quando ainda era noite, e subiu ao monte Sinai, como o Senhor lhe havia mandado, levando consigo as duas tábuas de pedra. 5O Senhor desceu na nuvem e permaneceu com Moisés, e este invocou o nome do Senhor. 6Enquanto o Senhor passava diante dele, Moisés gritou: “Senhor, Senhor! Deus misericordioso e clemente, paciente, rico em bondade e fiel”. 8Imediatamente, Moisés curvou-se até o chão 9e, prostrado por terra, disse: “Senhor, se é verdade que gozo de teu favor, peço-te, caminha conosco; embora este seja um povo de cabeça dura, perdoa nossas culpas e nossos pecados e acolhe-nos como propriedade tua”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Segunda Leitura
2 Coríntios 13,11-13
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: 11Irmãos: Alegrai-vos, trabalhai no vosso aperfeiçoamento, encorajai-vos, cultivai a concórdia, vivei em paz, e o Deus do amor e da paz estará convosco. 12Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todos os santos vos saúdam. 13A graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo estejam com todos vós. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 15/06/2014

João 3,16-18
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: 16Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. 17De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele. 18Quem nele crê, não é condenado, mas quem não crê, já está condenado, porque não acreditou no nome do Filho unigênito. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!