sábado, 8 de novembro de 2014

31ª Semana Tempo Comum-Pela Igreja!-(Cor Verde)-Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? (Lucas 16,11)

Santo do dia 08/11/2014: SÃO GODOFREDO

SÃO GODOFREDO
SÃO GODOFREDO

Os pais de Godofredo rezaram muito para que Deus lhes desse um herdeiro. Queriam que herdasse sua nobreza, para cuidar dos negócios e bens da família. Mas, quando ele nasceu o batizaram com um nome que já parecia apontar em outra direção. Godofredo quer dizer paz de Deus, e foi o que o francês espalhou por onde passou durante toda a vida, que se conciliou em 1118. Com cinco anos foi entregue para ser educado por monges e do convívio com a religiosidade nunca mais se afastou. Quando a educação se completou, nem quis mais voltar para casa, permanecendo no convento e ordenando-se sacerdote aos vinte e cinco anos de idade. Suas habilidades nos assuntos da fé, bem como a visão social que demonstrava, logo chamaram a atenção dos superiores. Tanto que o arcebispo cedo o incumbiu de uma delicada missão: endireitar um convento grande e conhecido, cujos monges estavam longe de viver a disciplina exigida pela ordem. Em poucos anos a instituição mudou completamente, tornando-se um centro que atraía até membros de outras comunidades que ali passavam uma temporada para desfrutar dos conselhos do diretor. Certa vez lhe ofereceram uma abadia rica e poderosa, mas ele recusou dizendo que jamais abandonaria "uma esposa pobre por uma rica". O que o atraía era a fé e o trabalho, a proteção aos pobres e doentes e não o poder ou a ostentação. Convidava mendigos e leprosos para sua mesa, acolhia todos os necessitados com abrigo e esmolas fartas. Suas virtudes levaram o povo e o clero a eleger Godofredo arcebispo de Amíens, mas ele só aceitou o cargo depois de receber ordem por escrito do próprio papa. Mas esta missão o frustrou. Godofredo, que se anunciava inimigo do pecado, não se conformava ao ver que sua pregação não atingia os ricos e poderosos que continuavam levando vida de muitos vícios e nenhuma virtude. Sua pregação contra eles e as denúncias que fazia do púlpito quase lhe causaram a morte num atentado encomendado. Colocaram veneno em seu vinho, mas o plano foi descoberto. Considerando-se inapto para o cargo, pois não convertia os milionários devassos, pediu demissão e se retirou para um local ermo. Só que nem os superiores nem o povo aceitaram a demissão e Godofredo foi reconduzido ao cargo. Com o apoio recebido conseguiu então inúmeras conversões, fazendo com que os poderosos vivessem, pelo menos por um curto período de tempo, segundo as orientações de piedade e penitência. São Godofredo morreu no Mosteiro de São Crispim, em Soissons, onde também foi enterrado.

Oração do dia 08/11/2014

Pai, meu coração está todo centrado em ti, e em ti encontra consolo e proteção. Meu único anseio é não deixar que se abale esta segurança, fonte de minha felicidade. Amém!

Meditação do dia 08/11/2014

Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas, aleluia! (Apocalipse 7,9)

Leitura do dia 08/11/2014

Filipenses 4,10-19
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: 10Grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer vosso afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. 11Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. 12Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando farto ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto, fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 15Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. 16Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes o que eu precisava. 17Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. 18Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. 19O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 08/11/2014

Salmos 111 (112),1-2. 5-6. 8a.9
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

1Feliz o homem que respeita o Senhor  e que ama com carinho a sua lei! 2Sua descendência será forte sobre a terra,  abençoada a geração dos homens retos! 5Feliz o homem caridoso e prestativo,  que resolve seus negócios com justiça. 6Porque jamais vacilará o homem reto,  sua lembrança permanece eternamente! 8Seu coração está tranqüilo e nada teme,  e confusos há de ver seus inimigos. 9Ele reparte com os pobres os seus bens,  permanece para sempre o bem que fez,  e crescerão a sua glória e seu poder.

Evangelho do dia 08/11/2014

Lucas 16,9-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem?12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores. porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro.' 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então, Jesus lhes disse: 'Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

31ª Semana Tempo Comum-Sagrado Coração de Jesus!-(Cor Branca)- Cristo transformará o nosso corpo e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso! (Filipenses 3,21)

Santo do dia 07/11/2014: SANTO ENGUELBERTO

SANTO ENGUELBERTO
SANTO ENGUELBERTO

Criado na corte em meio à nobreza alemã, mas também nas leis cristãs, Enguelberto não se deixou seduzir pelos atrativos do poder e da vida mundana. Em fins dos anos 1100, ele se manteve inclusive puro para poder abraçar a vida religiosa e humilde a ponto de abrir mão de um bispado que lhe cabia "por direito". A Enguelberto bastavam a penitência e a caridade para se sentir realizado. Mas a Alemanha sofreu convulsões políticas e sociais quando morreu o imperador Henrique VI e, para correr em auxílio da pátria e da Igreja, a pedido do próprio papa, acabou aceitando a nomeação para o arcebispado de Colônia. Foi sagrado bispo em 1215. Durante seu mandato, as portas do palácio do arcebispo estiveram sempre abertas à população que corria ao bispo sempre que se achava injustiçada, individual ou coletivamente. Decidia até contra amigos e parentes para que a justiça prevalecesse. Os pobres tinham em Enguelberto um amigo e protetor. Sustentava inclusive os padres mais pobres com comida e roupas para que pudessem realizar sua missão da melhor forma. Com estes precedentes, Enguelberto foi então incumbido da missão que lhe custou a vida, mas lhe deu a glória. Fora convidado a consagrar uma igreja fora da cidade. Apesar da preocupação de seus subordinados, dos conselhos dos superiores e até de uma carta anônima que lhe avisava da tocaia, o arcebispo entregou sua vida nas mãos de Deus e foi cumprir sua missão. Viajou cercado por grande comitiva, mas, ao primeiro descuido e assim que ficou sozinho foi atacado e morto por soldados do duque Frederico de Ysenburgo. Seu túmulo, na Igreja dos Apóstolos, em Colônia, foi e continua sendo palco de numerosos milagres.

Oração do dia 07/11/2014

Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo. Amém!

Meditação do dia 07/11/2014

Eis os pensamentos do seu Coração que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens e conserva-lhes a vida em tempo de penúria! (Salmos 32,11-19)

Leitura do dia 07/11/2014

Filipenses 3,17 -4,1
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: 17Sede meus imitadores, irmãos e observai os que vivem de acordo com o exemplo que nós damos. 18Já vos disse muitas vezes, e agora o repito, chorando: há muitos por aí que se comportam como inimigos da cruz de Cristo. 19O fim deles é a perdição, o deus deles é o estômago, a glória deles está no que é vergonhoso e só pensam nas coisas terrenas. 20Nós, porém, somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. 4,1Assim, meus irmãos, a quem quero bem e dos quais sinto saudade, minha alegria, minha coroa, meus amigos, continuai firmes no Senhor. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 07/11/2014

Salmos 121, 1-2. 3-4a. 4b-5
Que alegria, quando me disseram: Vamos à casa Senhor!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia
1Que alegria, quando ouvi que me disseram: 'Vamos à casa do Senhor!' 2E agora nossos pés já se detêm, Jerusalém, em tuas portas. 3Jerusalém,cidade bem edificada  num conjunto harmonioso; 4apara lá sobem as tribos de Israel, as tribos do Senhor. 4bPara louvar, segundo a lei de Israel, o nome do Senhor. 5A sede da justiça lá está  e o trono de Davi

Evangelho do dia 07/11/2014

Lucas 16,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 1Jesus disse aos discípulos: 'Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: 'Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens'. 3O administrador então começou a refletir: 'O senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração'. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: 'Quanto deves ao meu patrão?' 6Ele respondeu: 'Cem barris de óleo!' O administrador disse: 'Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinqüenta!' 7Depois ele perguntou a outro: 'E tu, quanto deves?' Ele respondeu: 'Cem medidas de trigo'. O administrador disse: 'Pega tua conta e escreve oitenta'. 8E o senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

31ª Semana Tempo Comum-Santíssima Eucaristia!-(Cor Branca)-Haverá alegria no céu por um só pecador que se converte! (Lucas 15,7)

Santo do dia 06/11/2014: SÃO LEONARDO DE LOBLAC

SÃO LEONARDO DE LOBLAC
SÃO LEONARDO DE LOBLAC

Pode-se dizer que São Leonardo só deixava sua condição de eremita quando alguma missão assim o exigia. Uma das missões a que mais se dedicava era recuperar prisioneiros criminosos. Leonardo, nascido na Gália em 491, segundo narrativas que se misturam às lendas, era justamente oficial do rei Clóvis quando decidiu abandonar as armas, afastar-se definitivamente da vida na corte e refugiar-se num convento. Foi cantado em verso e prosa durante as cruzadas, mas os encarcerados que converteu ao cristianismo falam mais alto em sua história. Ao recolher-se à vida religiosa, escolheu um antigo convento fundado por Santo Euspício, perto de Orleans. Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos. Mas o que ele queria mesmo era isolamento, para meditar e viver sua fé na oração. E encontrou o lugar certo para isso num bosque perto de Limonges. Uma casa tosca e simples logo virou ponto de visitação de mais e mais pessoas que pediam seus conselhos, orações e consolo. A casa foi a semente do convento de São Leonardo de Noblac onde, conta a lenda, tão somente orando ele teria salvo nobres franceses da mão dos turcos. Este foi um milagre encontrado em narrativas escritas séculos depois, lá pelo ano 1000.

Oração do dia 06/11/2014

Pai, quero ser contagiado por teu amor desconcertante que vai em busca do pecador e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão. Amém!

Meditação do dia 06/11/2014

O Senhor abriu as portas dos céus, fez chover maná para alimentar seu povo; deu-lhes o pão do céu, e o homem se nutriu com o pão dos Anjos! (Salmos 77,23-25)

Leitura do dia 06/11/2014

Filipenses 3,3-8a
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: 3Os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, colocamos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8Na verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Por causa dele eu perdi tudo. Considero tudo como lixo, para ganhar Cristo e ser encontrado unido a ele, Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 06/11/2014

Salmos 104 (105),2-3. 4-5. 6-7
Exulte o coração dos que buscam o Senhor! Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia

2Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! 4Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! 5Lembrai as maravilhas que ele fez,  seus prodígios e as palavras de seus lábios! 6Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra.

Evangelho do dia 06/11/2014

Lucas 15,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 1Os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. 'Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles.' 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4'Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!' 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: 'Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!' 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

31ª Semana Tempo Comum-Pela união dos cristãos-(Cor Verde)-Qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo! (Lucas 14, 33)

Santo do dia 05/11/2014: SANTA BERTILA

SANTA BERTILA
SANTA BERTILA

Se Bertila já não via graça em viver nas ruas de Francônia quando era criança, com o passar dos anos só viu aumentar a sensação de que não encontraria a felicidade nos prazeres que o mundo oferecia. Era o século V e Bertila não queria saber da vida nas aldeias e castelos. Dizia saber, desde pequena, que sua inclinação estava na piedade e na humildade do serviço a Deus. A seu pedido e por concessão dos pais, ingressou muito jovem numa ordem religiosa, sendo acolhida no mosteiro de Jouarre. Tinha como superiora a própria santa Teodequildes e esta não tardou a perceber a extrema dedicação de Bertila. Mesmo com pouca idade assumiu cargos de responsabilidade, o que lhe valeu a indicação para dirigir um novo mosteiro fundado por Batildes, esposa do rei Clóvis II, construído nas cercanias de Paris. Bertila foi para lá à frente de outras religiosas. O fervor que a nova abadessa transmitia contagiou o país. Logo o mosteiro recebia pedidos de admissão de todas as regiões. Vinham dezenas de mulheres desejando seguir o exemplo de humildade de Bertila, abandonando a nobreza para dedicar a vida à caridade. Ali foram recebidas princesas e rainhas, inclusive a própria rainha Batildes que, influenciada pela abadessa, trocou a coroa pelo hábito. Bertila dirigiu a instituição por quarenta e seis anos incansáveis. Faleceu em 692.

Oração do dia 05/11/2014

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus. Amém!

Meditação do dia 05/11/2014

Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor. Assim como o Pai me conhece, eu conheço o Pai; e dou minha vida pelas minha ovelhas! (João 10,14-15)

Leitura do dia 05/11/2014

Filipenses 2,12-18
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: 12Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. 13Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. 14Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, 15para que sejais livres de repreensão e ambigüidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo. 16Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente. 17E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós. 18Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 05/11/2014

Salmos 26 (27),1. 4. 13-14
O Senhor é minha luz e salvação!1

O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei? 4Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo. 13Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. 14Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho do dia 05/11/2014

Lucas 14,25-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo: 25Grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26'Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30'Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!' 31Ou ainda: Qual o rei que ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 4 de novembro de 2014

São Carlos Borromeu-(Cor Branca)-Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia! (Lucas 14,23)

Santo do dia 04/11/2014: SÃO CARLOS BORROMEU

SÃO CARLOS BORROMEU
SÃO CARLOS BORROMEU

A obra de São Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos que acrescentar mais uma, talvez a mais importante: humildade. Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a cultura e o acesso às altas rodas de Roma para posicionar-se à frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças. Nasceu em Arona, a 2 de outubro de 1538, no seio de uma família cujo cotidiano era conviver com os poderes espiritual e secular da Igreja. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos era sacerdote e bispo. Morreu jovem, aos quarenta e seis anos, vítima de uma febre à qual não dava importância, pois achava que o sofrimento do próximo era sempre maior. Foi canonizado em 1610 por Paulo V. Sua trajetória foi guiada pela fé, mas atuou tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção entre uma e outra. Foi talvez o primeiro secretário de estado no sentido moderno da expressão. Estudou na universidade de Pavia e liderou uma reforma radical na parte administrativa da Igreja que atravessava um período calcado no nepotismo, abusos e sintomas de decadência. Para isso, conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Criou ordens, seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe angariou o título de "pai dos pobres". Contudo, encontrou enorme resistência de ordens conservadoras e foi vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Saiu ileso e perdoou seu agressor. Chegou 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais ativos, São Borromeu, visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, numa lida incansável que consumiu suas energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo. Até que um dia foi apanhado finalmente pela febre. Morreu dizendo-se feliz por ter seguido a orientação de Cristo e poder se encontrar com ele de coração puro.

Oração do dia 04/11/2014

Pai, tu me convidas cada dia para participar das alegrias de teu Reino. Que eu saiba acolher teu convite paterno, fazendo-me solidário com os pobres e os deserdados deste mundo. Amém!

Meditação do dia 04/11/2014

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus! (Ezequiel 34,11.23-24)

Leitura do dia 04/11/2014

Filipenses 2,5-11
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: 5Tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo, assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo o joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame : 'Jesus Cristo é o Senhor' - para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 04/11/2014

Salmos 21 (22),26b-27 .28-30a. 31-32
Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembléia!
 26bCumpro meus votos ante aqueles que vos temem! 27Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; 'Seus corações tenham a vida para sempre!' 28Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. 29Pois ao Senhor é que pertence a realeza; ele domina sobre todas as nações. 30aSomente a ele adorarão os poderosos. 31toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará, 32o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: 'Eis a obra que o Senhor realizou!'

Evangelho do dia 04/11/2014

Lucas 14,15-24
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 15Um homem que estava à mesa, disse a Jesus: 'Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!' 16Jesus respondeu: 'Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: 'Vinde, pois tudo está pronto'. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: 'Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 19Um outro disse: 'Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas'. 20Um terceiro disse: 'Acabo de me casar e, por isso, não posso ir'. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: 'Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos'. 22O empregado disse: 'Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar'. 23O patrão disse ao empregado: 'Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

São Martinho de Lima-(Cor Branca)-Não convides teus amigos mas, os pobres e os aleijados! (Lucas 14,12-13)

Santo do dia 03/11/2014: SÃO MARTINHO DE LIMA

SÃO MARTINHO DE LIMA
SÃO MARTINHO DE LIMA

Martinho de Porres conviveu com a injustiça social desde que nasceu a 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru. Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado e não reconhecido nem pelo pai, nem pelos parentes. Viveu na mais completa pobreza até os oito anos, quando começou a dar a volta por cima em sua vida e em seu futuro. Mas, aos quinze anos a vocação falou mais alto. Martinho, mais uma vez por causa da cor da pele, só a muito custo conseguiu entrar como agregado num convento dos dominicanos. Tanto se esforçou que acabou reconhecido como irmão leigo. Encarregava-se dos mais humilhantes trabalhos do convento e sua cela era um verdadeiro hospital para os pobres. Conhecedor profundo de ervas e remédios caseiros, devido à necessidade em que sempre viveu, socorria os doentes pobres da região, principalmente os negros como ele. Martinho sempre teve um talento especial para a medicina e, graças a vizinhos, aprendeu os ensinamentos básicos de ambulatório, conseguindo depois trabalhar como barbeiro-cirurgião. Às ervas juntava a fé e, durante uma peste epidêmica, curou milagrosamente todos os padres que caíram doentes e qualquer que procurasse o toque de suas mãos. Como São Francisco, tinha o dom divino de influenciar, dominar e comandar animais de todos os tipos, mesmo os ratos, que o seguiam a um simples chamado. Embora nunca tenha saído de Lima, há relatos de ter sido visto aconselhando e ajudando missionários na África, no Japão e até na China. Quando morreu, em 1639, ao fim de uma vida inteira dedicada aos desamparados, tinha conseguido criar o primeiro colégio da América Latina totalmente dedicado às crianças pobres. Sua obra deixou marcas e sementes. Martinho foi beatificado em 1837 por Gregório XVI e canonizado pelo papa João XXIII em 1962. Em 1966, Paulo VI o proclamou padroeiro dos barbeiros.

Oração do dia 03/11/2014

Pai, coloca no meu coração um amor desinteressado e gratuito, que saiba ser generoso sem esperar outra recompensa a não ser a que vem de ti. Amém!

Meditação do dia 03/11/2014

Estes são os Santos que receberam a benção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador. É a geração dos que buscam a Deus! (Salmos 23,5-6)

Leitura do dia 03/11/2014

Filipenses 2,1-4
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: 1Se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 03/11/2014

Salmos 130,1.2.3
Guardai-me, ó Senhor, convosco, em vossa paz!
 1Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!  2Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranqüila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe. 3Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!

Evangelho do dia 03/11/2014

Lucas 14,12-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 12E disse também a quem o tinha convidado: 'Quando tu deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos, nem teus irmãos, nem teus parentes, nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então tu serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 2 de novembro de 2014

Comemoração de todos os Fiéis Defuntos-Face a face com Cristo!-(Cor Roxa)-Eu sou a Ressurreição e a vida! (João 11,25)

Santo do dia 02/11/2014: DIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS
DIA DE FINADOS
"Eu sou a ressurreição e a vida". (João 11, 25).

Todos os dias, em todas as missas rezadas no mundo inteiro, há um momento em que se pede pelas almas dos que nos deixaram e aguardam o tempo profetizado e prometido da ressurreição. A Igreja nos ensina que as almas do purgatório podem ser socorridas pelas orações dos fiéis. Assim, o dia de hoje que é dedicado a nossos antepassados e entes que já partiram, tem principalmente este sentido: fazer-nos pensar na solidariedade para com os necessitados da Luz e também na nossa própria salvação. Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas, para os cristãos, tem o gosto da esperança. Dando sua vida em sacrifício por todos nós e sofrendo a morte, Cristo nos mostrou que, para quem crê, ela é apenas a porta de entrada para a eternidade. Se para todos os homens a morte é a única certeza absoluta, para os cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição que nos ajuda a aceitar o fim da vida física com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra. Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V, mas a comemoração de finados foi instituída em 878. Em 1915, quando a morte era uma sombra terrível devido à I Guerra Mundial, o papa Bento XIV baixou autorização para que padres do mundo todo pudessem rezar três missas no dia 2 de novembro.

Oração do dia 02/11/2014

Pai, dá-me a graça de compreender a ressurreição de Jesus como vitória da vida e como sinal de que a morte não tem a última palavra sobre o destino daqueles que crêem. Amém!

Meditação do dia 02/11 /2014

Como Jesus morreu e ressuscitou, Deus ressuscitará os que nele morreram. E, como todos morrem em Adão, todos em Cristo terão vida!

Leitura do dia 02/11/2014

1ª Leitura
Jó 19,1.23-27
Jó respondeu então nestes termos: Oh!, se minhas palavras pudessem ser escritas, consignadas num livro, 24 gravadas por estilete de ferro em chumbo, esculpidas para sempre numa rocha! 25 Eu o sei: meu vingador está vivo, e aparecerá, finalmente, sobre a terra. 26 Por detrás de minha pele, que envolverá isso, na minha própria carne, verei Deus. 27 Eu mesmo o contemplarei, meus olhos o verão, e não os olhos de outro; meus rins se consomem dentro de mim. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 02/11/2014

Salmos 23(24),1-2.3-4ab.5-6
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam;2porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. 3"Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?"4a"Quem tem mãos puras e inocente coração, 4bquem não dirige sua mente para o crime. 5Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador". 6"É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face". 

Leitura do dia 02/11/2014

2ª Leitura
Romanos 6,3-9
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos: 3Ou ignorais que todos os que fomos batizados em Jesus Cristo, fomos batizados na sua morte? 4Fomos, pois, sepultados com ele na sua morte pelo batismo para que, como Cristo ressurgiu dos mortos pela glória do Pai, assim nós também vivamos uma vida nova. 5Se fomos feitos o mesmo ser com ele por uma morte semelhante à sua, sê-lo-emos igualmente por uma comum ressurreição. 6Sabemos que o nosso velho homem foi crucificado com ele, para que seja reduzido à impotência o corpo (outrora) subjugado ao pecado, e já não sejamos escravos do pecado. 7(Pois quem morreu, libertado está do pecado.) 8Ora, se morremos com Cristo, cremos que viveremos também com ele, 9pois sabemos que Cristo, tendo ressurgido dos mortos, já não morre, nem a morte terá mais domínio sobre ele. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 02/11/2014

João 11,17-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus:  À chegada de Jesus, já havia quatro dias que Lázaro estava no sepulcro. 18 Ora, Betânia distava de Jerusalém cerca de quinze estádios. 19.Muitos judeus tinham vindo a Marta e a Maria, para lhes apresentar condolências pela morte de seu irmão. 20 Mal soube Marta da vinda de Jesus, saiu-lhe ao encontro. Maria, porém, estava sentada em casa. 21 Marta disse a Jesus: Senhor, se tivesses estado aqui, meu irmão não teria morrido! 22.Mas sei também, agora, que tudo o que pedires a Deus, Deus to concederá. 23. Disse-lhe Jesus: Teu irmão ressurgirá. 24 Respondeu-lhe Marta: Sei que há de ressurgir na ressurreição no último dia. 25 Disse-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida. Aquele que crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. 26 E todo aquele que vive e crê em mim, jamais morrerá. Crês nisto? 27 Respondeu ela: Sim, Senhor. Eu creio que tu és o Cristo, o Filho de Deus, aquele que devia vir ao mundo. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!