sábado, 17 de janeiro de 2015

Santo Antão-(Cor Branca)-Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores! (Marcos 2, 17)

Santo do dia 17/01/2015: Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito

Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito
Santo Antonio do Deserto ou Antão do Egito

Antonio do Deserto nasceu na cidade de Conam, no coração do antigo Egito, em 251, e batizado com o nome de Antão. Era o primogênito de uma família cristã de camponeses abastados e tinha apenas uma irmã. Aos vinte anos, com a morte dos pais, herdou todos os bens e a irmã para cuidar. Mas, numa missa, foi tocado pela mensagem do Evangelho em que Cristo ensina a quem quer ser perfeito: "Vende os teus bens, dá aos pobres e terás um tesouro nos céus. Depois, vem e me segue". Foi exatamente o que ele fez. Distribuiu tudo o que tinha aos pobres, consagrou sua irmã ao estado de virgem cristã e se retirou para um deserto não muito longe de sua casa. Passou a viver na oração e na penitência, dedicado exclusivamente à Deus. Como, entretanto, não deixava de atender quem lhe pedia orientação e ajuda, começou a ser muito procurado. Por isto, decidiu se retirar ainda para mais longe, vivendo numa gruta abandonada, por dezoito anos. Assim surgiu Antonio do Deserto o único discípulo do santo mais singular da Igreja: São Paulo, o ermitão. Mas seus seguidores não o abandonavam. Aos cinqüenta e cinco anos, atendeu o pedido de seus discípulos, abandonando o isolamento do deserto. Com isto, nasceu uma forma curiosa de eremitas, os discípulos viviam solitários, cada um em sua cabana, mas todos em contato e sob a direção espiritual de Antonio. A fama de sua extraordinária experiência de vida santa no deserto, correu o mundo. Passou a ser o modelo do monge recluso e chamado, até hoje, de "pai dos monges cristãos". Antonio não deixou de ser procurado também pelo próprio clero, por magistrados e peregrinos que não abriam mão de seus conselhos e consolo. Até o imperador Constantino e seus filhos estiveram com ele. Mas, o corajoso Antonio esteve em Alexandria duas vezes: em 311 e 335. A primeira para animar e confortar os cristãos perseguidos por Diocleciano. E a segunda, para defender seu discípulo Atanásio, que era o bispo, e estava sendo perseguido e caluniado pelos arianos e para exortar os cristãos a se manterem fiéis à doutrina do Concílio de Nicéia de 325. Ele também profetizou sua morte, depois de uma última visão de Deus com seus santos, que ocorreu aos cento e cinco anos, em 17 de janeiro de 356, na cidade de Coltzum, Egito. Antonio do Deserto ou Antão do Egito, foi colocado no Livro dos Santos para ser cultuado no dia de sua morte. Santo Atanásio foi o discípulo e amigo que escreveu sua biografia, registrando tudo sobre o caráter, costumes, obras e pensamento do monge mais ilustre da Igreja Católica antiga. As suas relíquias são conservadas na igreja de Santo Antonio de Viennois, na França, onde os seus discípulos construíram um hospital e numerosas casas para abrigar os doentes abandonados. Mais tarde, se tornaram uma congregação e receberam o nome de "Ordem dos Hospedeiros Antonianos", que atravessou os séculos, vigorosa e prestigiada.

Oração do dia 17/01/2015

Pai, coloca-me, cada dia, no seguimento de Jesus, pois, assim, estarei no bom caminho que me conduz a ti. Amém!

Meditação do dia 17/01/2015

O justo florescerá como a palmeira; crescerá como o cedro do Líbano, plantando na casa do Senhor, nos átrios de nosso Deus!(Salmos 91,13-14)

Leitura do dia 17/01/2015

Hebreus 4,12-16
Leitura da Carta aos Hebreus: Irmãos: 12A Palavra de Deus é viva, eficaz e mais cortante do que qualquer espada de dois gumes. Penetra até dividir alma e espírito, articulações e medulas. Ela julga os pensamentos e as intenções do coração. 13E não há criatura que possa ocultar-se diante dela. Tudo está nu e descoberto aos seus olhos, e é a ela que devemos prestar contas. 14Temos um sumo sacerdote eminente, que entrou no céu, Jesus, o Filho de Deus. Por isso, permaneçamos firmes na fé que professamos. 15Com efeito, temos um sumo sacerdote capaz de se compadecer de nossas fraquezas, pois ele mesmo foi provado em tudo como nós, com exceção do pecado. 16Aproximemo-nos então, com toda a confiança, do trono da graça, para conseguirmos misericórdia e alcançarmos a graça de um auxílio no momento oportuno. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 17/01/2015

Salmos 18,8. 9. 10. 15
Vossas palavras são espírito, são vida, tendes palavras, ó Senhor, de vida eterna!

8A lei do Senhor Deus é perfeita, conforto para a alma! O testemunho do Senhor é fiel, sabedoria dos humildes. 9Os preceitos do Senhor são precisos, alegria ao coração. O mandamento do Senhor é brilhante, para os olhos é uma luz. 10É puro o temor do Senhor, imutável para sempre. Os julgamentos do Senhor são corretos e justos igualmente. 15Que vos agrade o cantar dos meus lábios e a voz da minha alma; que ela chegue até vós, ó Senhor, meu Rochedo e Redentor!

Evangelho do dia 17/01/2015

Marcos 2,13-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos: Naquele tempo: 13Jesus saiu de novo para a beira do mar. Toda a multidão ia ao seu encontro e Jesus os ensinava. 14Enquanto passava, Jesus viu Levi, o filho de Alfeu, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: 'Segue-me!' Levi se levantou e o seguiu. 15E aconteceu que, estando à mesa na casa de Levi, muitos cobradores de impostos e pecadores também estavam à mesa com Jesus e seus discípulos. Com efeito, eram muitos os que o seguiam. 16Alguns doutores da Lei, que eram fariseus, viram que Jesus estava comendo com pecadores e cobradores de impostos. Então eles perguntaram aos discípulos: 'Por que ele come com os cobradores de impostos e pecadores?' 17Tendo ouvido, Jesus respondeu-lhes: 'Não são as pessoas sadias que precisam de médico, mas as doentes. Eu não vim para chamar justos, mas sim pecadores.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

1ª Semana Comum-(Cor Verde)- Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'! (Marcos 2,5)

Santo do dia 16/01/2015: São Honorato de Arles

São Honorato de Arles
São Honorato de Arles
Honorato era filho de uma nobre família romana, tendo vivido lá pela metade do século IV. Como todo nobre, recebeu educação elevada que, ao contrário do que esperava a família, usou-a como monge e pastor para firmar-se como líder da Igreja. Converteu-se depois de adulto, mesmo pressionado pelos pais para que abandonasse a fé. Acabou conseguindo converter o irmão, Venâncio. Assim que os pais morreram, os dois irmãos se desfizeram de todos os bens, doando tudo aos necessitados e se transformando em pregadores. Tendo Crepácio como guia espiritual, viajaram espalhando o Catolicismo pela Síria, Grécia e outras terras. Quando Venâncio morreu, Honorato resolveu voltar à Itália, onde se ordenou sacerdote. Mas voltou a viajar com Crepácio, até que fincou raízes numa ilha desabitada, chamada Lerins. Que, aliás, passou a ser conhecida como "Ilha Feliz". Isso porque Honorato fundou ali um mosteiro de elevada inspiração espiritual e intelectual. Tornou-se rapidamente uma venerada escola de monges. Dali saíram santos e escritores célebres como Santo Hilário, São Lupo, Cesário de Arles, Vicente de Lerins e tantos outros. O apelido de "Ilha Feliz" veio da alegria com que se praticavam os preceitos cristãos no mosteiro, graças à orientação de Santo Honorato. Ele costumava dizer a seus discípulos que "quem é virtuoso não precisa estar triste" e seu humor contagiava a todos que o rodeavam. O mosteiro resistiu e semeou fé até a Revolução Francesa, quando os monges foram desterrados e a construção confiscada. Somente 50 anos depois é que o bispo de Fréjus conseguiu reconstruí-lo, trazendo-o de volta para sua função original. Quanto a Santo Honorato, que teve que deixá-lo quando foi eleito bispo de Arles, faleceu em 429. Sobre ele escreveu Santo Hilário: "Se fosse preciso representar a caridade, eu retrataria a efígie de Santo Honorato".

Oração do dia 16/01/2015

Pai, cura os pecados que me paralisam e me impedem de caminhar para ti. Realiza em minha vida a maravilha do perdão. Amém!

Meditação do dia 16/01/2015

Quem compreende o jeito de Deus dá graças ao seu amor eterno. Por isso, acolher a sua Palavra é aproximar-se dele e Ele se aproxima de nós com sua misericórdia!

Leitura do dia 16/01/2015

Hebreus 4,1-5.11
Leitura da Carta aos Hebreus: Irmãos: 1Tenhamos cuidado, enquanto nos é oferecida a oportunidade de entrar no repouso de Deus, não aconteça que alguém de vós fique para trás. 2Também nós, como eles, recebemos uma boa-nova. Mas a proclamação da palavra de nada lhes adiantou, por não ter sido acompanhada da fé naqueles que a tinham ouvido, 3enquanto nós, que acreditamos, entramos no seu repouso. É assim como ele falou: 'Por isso jurei na minha ira: jamais entrarão no meu repouso.' Isso, não obstante as obras de Deus estarem terminadas desde a criação do mundo. 4Pois, em certos lugares, assim falou do sétimo dia: 'E Deus repousou no sétimo dia de todas as suas obras', 5e ainda novamente: 'Não entrarão no meu repouso.' 11Esforcemo-nos, portanto, por entrar neste repouso, para que ninguém repita o acima referido exemplo de desobediência. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 16/01/2015

Salmos 77, 3.4bc. 6c-7. 8
Não vos esqueçais das obras do Senhor!

3Tudo aquilo que ouvimos e aprendemos, e transmitiram para nós os nossos pais, 4bà nova geração nós contaremos: 4cAs grandezas do Senhor e seu poder. 6cLevantem-se e as contem a seus filhos, 7para que ponham no Senhor sua esperança; das obras do Senhor não se esqueçam, e observem fielmente os seus preceitos. 8Nem se tornem, a exemplo de seus pais, rebelde e obstinada geração, uma raça de inconstante coração, infiel ao Senhor Deus, em seu espírito!'

Evangelho do dia 16/01/2015

Marcos 2,1-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: 1Alguns dias depois, Jesus entrou de novo em Cafarnaum. Logo se espalhou a notícia de que ele estava em casa. 2E reuniram-se ali tantas pessoas, que já não havia lugar, nem mesmo diante da porta. E Jesus anunciava-lhes a Palavra. 3Trouxeram-lhe, então, um paralítico, carregado por quatro homens. 4Mas não conseguindo chegar até Jesus, por causa da multidão, abriram então o teto, bem em cima do lugar onde ele se encontrava. Por essa abertura desceram a cama em que o paralítico estava deitado. 5Quando viu a fé daqueles homens, Jesus disse ao paralítico: 'Filho, os teus pecados estão perdoados'. 6Ora, alguns mestres da Lei, que estavam ali sentados, refletiam em seus corações: 7'Como este homem pode falar assim? Ele está blasfemando: ninguém pode perdoar pecados, a não ser Deus'. 8Jesus percebeu logo o que eles estavam pensando no seu íntimo, e disse: 'Por que pensais assim em vossos corações? 9O que é mais fácil: dizer ao paralítico: 'Os teus pecados estão perdoados', ou dizer: 'Levanta-te, pega a tua cama e anda'? 10Pois bem, para que saibais que o Filho do Homem tem, na terra, poder de perdoar pecados, - disse ele ao paralítico: - 11eu te ordeno: levanta-te, pega tua cama, e vai para tua casa!' 12O paralítico então se levantou e, carregando a sua cama, saiu diante de todos. E ficaram todos admirados e louvavam a Deus, dizendo: 'Nunca vimos uma coisa assim'. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

1ª Semana Comum-Santíssima Eucaristia-(Cor Branca)-A lepra desapareceu e o homem ficou curado! (Marcos 1,42)

Santo do dia 15/01/2015: Santo Paulo - o ermitão

Santo Paulo - o ermitão
Santo Paulo - o ermitão

São Jerônimo escreveu em 400, um livro rico em detalhes sobre a vida de Paulo, a quem chamou de "príncipe da vida eremita". Ele a conheceu narrada pelo amigo são Atanásio, discípulo de santo Antonio do Deserto. Paulo nasceu no ano 228, em Tebaia, uma região próxima do rio Nilo, no Egito, cuja capital era Tebas. Foi educado pelos pais que eram da nobreza e cristãos. Porém aos catorze anos ficou órfão. Era bondoso, piedoso e amava a sua fé. Em 250 começou a perseguição do imperador Décio. Foi uma perseguição curta, mas dura e contundente, porque ordenava aos cristãos que renegassem a fé e participassem dos ritos pagãos, como sinal de lealdade ao Estado. Quem aceitasse podia viver tranqüilo. Muitos aceitavam, para salvar a vida. Paulo não rendeu homenagens aos deuses, preferiu se esconder, mostrando prudência. Porém, foi denunciado e fugiu para o deserto. Lá, encontrou umas cavernas onde, séculos atrás, os escravos da rainha Cleópatra fabricavam moedas. Escolheu uma, perto de uma fonte de água e de umas palmeiras, para ser sua moradia. Com as folhas da palmeira fazia a roupa. Os frutos eram seu alimento. E a água da fonte sua bebida. Em 251 o imperador Décio morreu num combate e a perseguição cessou. Mas, Paulo nunca mais voltou. O deserto, a solidão e a proximidade com Deus o haviam conquistado. Sentiu que sua missão era ajudar o mundo não com negócios e palavras, mas com penitências e orações, para a conversão dos pecadores. Disse são Jerônimo que quando a palmeira não tinha frutos, vinha um corvo trazendo meio pão no bico e com isso vivia o santo monge. Depois de muitos anos, foi descoberto por Antonio do Deserto, ou Antão, o qual foi avisado em sonho, que no deserto existia um monge mais velho do que ele. Paulo estava na caverna, quando se encontraram. Conversavam sobre assuntos espirituais, quando um corvo pousou carregando no bico a ração dobrada: um pão inteiro. Paulo, então, contou a ele sua vida e a experiência dos noventa anos de solidão no deserto. Depois rezaram a noite toda. Pela manhã, Paulo pediu que Antonio fosse buscar o manto que recebera de Atanásio, pois pressentiu que seu fim estava próximo. Antonio ficou emocionado, porque nada havia contado sobre o manto, que ganhara do discípulo. Partiu e quando voltou, não o encontrou mais. Envolto em mistério e encantamento, ao que tudo indica, Paulo morreu com cento e doze anos em 340, sozinho e em lugar ignorado. Foi um santo singular: não deixou escritos ou palavras memoráveis. Segundo a tradição, no século VI, foi erguido no Egito um mosteiro, em frente ao Monte Sinai, que conserva a sua antiga morada na caverna. Nada mais temos que se ligue, materialmente, a este monge do silêncio, também conhecido como: Paulo de Tebas. Cerca de oito séculos depois de sua morte, nasceu uma comunidade religiosa com o nome de "Ordem de São Paulo Primeiro Eremita" ou "Eremitas de São Paulo". Uma comunidade que, no início do terceiro milênio, ainda permanece viva e conhecida, tendo sua Casa Mãe, perto do Santuário Mariano de Czestochowa, na Polônia. A Igreja o celebra em 15 de janeiro, data indicada no livro de são Jerônimo.

Oração do dia 15/01/2015

Precisamos de tua beleza para amenizar nossa dureza. Precisamos de tua paz para nossos conflitos. Precisamos de teu contato para curar nossas feridas. Ó Jesus Mestre, Verdade, Caminho, Vida, tem piedade de nós! Amém!

Meditação do dia 15/01/2015

O Senhor abriu as portas dos céus, fez chover maná para alimentar seu povo; deu-lhes o pão do céu, e o homem se nutriu com o pão dos Anjos!(Salmos 77,23-25)

Leitura do dia 15/01/2015

Hebreus 3,7-14
Leitura da Carta aos Hebreus: Irmãos: 7Escutai o que declara o Espírito Santo: 'Hoje, se ouvirdes a sua voz, 8não endureçais os vossos corações, como aconteceu na provocação, no dia da tentação, no deserto, 9onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova, 10embora vissem as minhas obras, durante quarenta anos. Por isso me irritei com essa geração e afirmei: sempre se enganam no coração e desconhecem os meus caminhos. 11Assim jurei em minha ira: não entrarão no meu repouso'. 12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser 'hoje', para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado 14 pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 15/01/2015

Salmos 94, 6-7. 8-9. 10-11
Oxalá ouvísseis hoje a sua voz:
Não fecheis os vossos corações!

6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra, e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor, e nós somos o seu povo e seu rebanho, as ovelhas que conduz com sua mão. 8Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: 'Não fecheis os corações como em Meriba, 9como em Massa, no deserto, aquele dia, em que outrora vossos pais me provocaram, apesar de terem visto as minhas obras'. 10Quarenta anos desgostou-me aquela raça e eu disse: 'Eis um povo transviado, 11seu coração não conheceu os meus caminhos!' E por isso lhes jurei na minha ira: 'Não entrarão no meu repouso prometido!'

Evangelho do dia 15/01/2015

Marcos 1,40-45
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo: 40Um leproso chegou perto de Jesus, e de joelhos pediu: 'Se queres tens o poder de curar-me'. 41Jesus, cheio de compaixão, estendeu a mão, tocou nele, e disse: 'Eu quero: fica curado!' 42No mesmo instante a lepra desapareceu e ele ficou curado. 43Então Jesus o mandou logo embora, 44falando com firmeza: 'Não contes nada disso a ninguém! Vai, mostra-te ao sacerdote e oferece, pela tua purificação, o que Moisés ordenou, como prova para eles!' 45Ele foi e começou a contar e a divulgar muito o fato. Por isso Jesus não podia mais entrar publicamente numa cidade: ficava fora, em lugares desertos. E de toda parte vinham procurá-lo. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

1ª Semana Comum-(Cor Verde)- Curou muitas pessoas de diversas doenças! (Marcos 1,34)

Santo do dia 14/01/2015: SANTA ELIZABETH ANN BAILEY SETON

SANTA ELIZABETH ANN BAILEY SETON
SANTA ELIZABETH ANN BAILEY SETON

Elisabeth nasceu, cresceu e constituiu família dentro do protestantismo anti-católico dos Estados Unidos. Sua própria mãe era filha de pastor episcopal, o pai era médico famoso e muito bem conceituado na comunidade. Veio ao mundo em 1774, às vésperas da independência de sua pátria. A infância de Elisabeth foi muito infeliz. Perdeu a mãe aos três anos de idade e sua madrasta a maltratou por anos e anos. Como o pai só pensava em seus compromissos profissionais, dava-lhe pouca atenção e ela cresceu solitária. Seu consolo era a Bíblia, que lia muito e sobre cujos ensinamentos meditava e onde achava paz. Enfim, casou-se com um rico comerciante de Nova Iorque e teve quatro filhos. Mas uma grave doença que acometeu o marido mudou sua vida. A família mudou-se para a Itália, onde ele esperava encontrar cura, ficando hospedada na casa de uma família italiana amiga. A cura do marido não veio e ele acabou falecendo. Mas, durante o tempo em que ficou abrigada pela família Felicchi, Elisabete conheceu o catolicismo e se converteu. Ao voltar para a pátria, viúva e com quatro filhos para criar, seu calvário só aumentou. Contou sobre sua conversão à família e foi desprezada e abandonada. O mesmo fez a comunidade, e ela, com apenas 29 anos, passou por inúmeras dificuldades materiais, sentindo na pele a marginalização a que era relegada a minoria católica. Seus filhos não tinham acesso à escola. Elisabeth reuniu amigas católicas e, juntas, apesar de toda a oposição, começaram a fundar as primeiras escolas paroquiais nos Estados Unidos, o que muito viria a contribuir nos anos seguintes para a expansão da Igreja Católica naquele país. Santa Elisabeth fundou também uma nova instituição religiosa, a Ordem de Santa, que hoje tem mais de oito mil membros e se dedica à educação cristã. Morreu aos 47 anos de idade e foi a primeira cidadã americana a ser beatificada, o que ocorreu em 1963. Foi canonizada pelo Papa Paulo VI, em 1975, não por acaso o Ano Internacional da Mulher.

Oração do dia 14/01/2015

Manifestai, Senhor da Vida, a vossa misericórdia e concedei-nos a cura das enfermidades que nos afligem. Amém!

Meditação do dia 14/01/2015

Ergamos nossos olhos para aquele que tem o céu como trono; a multidão dos anjos o adora, cantando a uma só voz: Eis aquele cujo poder é eterno!

Leitura do dia 14/01/2015

Hebreus 2,14-18
Leitura da Carta aos Hebreus: 14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão. 17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 14/01/2015

Salmos 104,1-2. 3-4. 6-7. 8-9
O Senhor se lembra sempre da Aliança!
Ou: Aleluia, Aleluia, Aleluia!

1Dai graças ao Senhor, gritai seu nome, anunciai entre as nações seus grandes feitos! 2Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! 3Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus! 4Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! 6Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, 7ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra. 8Ele sempre se recorda da Aliança, promulgada a incontáveis gerações; 9da Aliança que ele fez com Abraão, e do seu santo juramento a Isaac!

Evangelho do dia 14/01/2015

Marcos 1,29-39
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo: 29Jesus saiu da sinagoga e foi, com Tiago e João, para a casa de Simão e André. 30A sogra de Simão estava de cama, com febre, e eles logo contaram a Jesus. 31E ele se aproximou, segurou sua mão e ajudou-a a levantar-se. Então, a febre desapareceu; e ela começou a servi-los. 32É tarde, depois do pôr-do-sol, levaram a Jesus todos os doentes e os possuídos pelo demônio. 33A cidade inteira se reuniu em frente da casa. 34Jesus curou muitas pessoas de diversas doenças e expulsou muitos demônios. E não deixava que os demônios falassem, pois sabiam quem ele era. 35De madrugada, quando ainda estava escuro, Jesus se levantou e foi rezar num lugar deserto. 36Simão e seus companheiros foram à procura de Jesus. 37Quando o encontraram, disseram: 'Todos estão te procurando'. 38Jesus respondeu: 'Vamos a outros lugares, às aldeias da redondeza! Devo pregar também ali, pois foi para isso que eu vim'. 39E andava por toda a Galiléia, pregando em suas sinagogas e expulsando os demônios. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

Santo Hilário-(Cor Branca)-Ensinava como quem tem autoridade! (Marcos 1,22)

Santo do dia 13/01/2015: Santo Hilário de Poitiers

Santo Hilário de Poitiers
Santo Hilário de Poitiers
Hilário era francês, acredita-se que tenha nascido no ano 315, de família rica e pagã, recebendo educação e instrução privilegiada. Durante anos buscou na filosofia as respostas para seus questionamentos em busca da Verdade. Mas só as encontrou no Evangelho e então se converteu ao cristianismo. Hilário foi batizado aos trinta anos de idade, junto com a esposa e a filha, Abrè, a quem amava ternamente. A partir daí passou a levar uma vida familiar guiada pelos preceitos cristãos. Este era um período de paz externa para a Igreja, que precisava se fortalecer no seu próprio seio. Mas que, no entanto, se apresentava cheia de pequenas rupturas internas, provocadas principalmente pela chamada "heresia ariana", uma doutrina que negava a divindade de Nosso Senhor Jesus Cristo. Foi justamente pela vida exemplar que levava, assim como pelos conhecimentos intelectuais e espirituais que, povo e clero, o elegeram bispo, convidando-o para o cargo. Era uma decisão difícil, pois um bispo alçado da sua condição tinha que, obrigatoriamente abandonar a família para abraçar o clero. Mas não vacilou e aceitou a incumbência e desafios que ela lhe trazia. Foi consagrado bispo de Poitiers e lutou vigorosamente contra o arianismo. Debate após debate, polêmica após polêmica com os hereges, sua defesa da Fé foi se tornando conhecida e o respeito por sua atuação cada vez maior. Foi por isso chamado "o Atanásio do Ocidente". Como ele, Hilário foi perseguido pelos imperadores e sofreu o exílio. Enviado para o Oriente, não se sentiu derrotado, aproveitou para estudar o grego e conhecer as comunidades cristãs mais antigas e os ensinamentos dos maiores sábios da Igreja, o que só fortaleceu sua missão. Corajoso, durante o exílio de cinco anos, escreveu livros contra os imperadores Constâncio e Auxêncio. Também foi o autor de diversas obras: sobre a Santíssima Trindade, Comentários sobre os Salmos, e algumas obras cujos textos interpretou. Contribuindo intensamente para o desenvolvimento da teologia da revelação. Hilário ficou realmente fascinado pela liturgia oriental. Compôs hinos litúrgicos para familiarizar os fiéis com a teologia e mantê-los mais intimamente unidos às celebrações. Pastor zeloso, procurou, ao retornar para sua diocese na França, oferecer a seu rebanho o que de melhor aprendera neste período de exílio. Mas nem por isso esqueceu a família, cuja filha ele mesmo ministrou o sacramento do matrimônio e a esposa ingressou num mosteiro, com seu auxílio e aprovação. Faleceu em 367, quando passou a ser venerado como santo logo após seu último suspiro. Uma conhecida frase sua mostra bem a coragem e a valentia com que viveu e atuou, enfrentando hereges e poderosos: "Enganam-se os que acreditam que me farão calar. Falarei pelos escritos e a palavra de Deus, que ninguém pode aprisionar, voará livre". O Papa Pio IX, o canonizou e o honrou com o título de "Doutor da Igreja", confirmando a sua celebração para o dia 13 de janeiro.

Oração do dia 13/01/2015

Senhor Jesus, leva-me a perceber, por trás de teus gestos e palavras, a presença do Pai agindo por meio de ti. Amém!

Meditação do dia 13/01/2015

Proclamam os povos  a sabedoria dos santos e celebre toda a igraja os seus louvores; seus nomes permanecem para sempre!(Eclesiásticos 44,15. 14)

Leitura do dia 13/01/2015

Hebreus 2,5-12
Leitura da Carta aos Hebreus: 5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse: 'O que é o homem, para dele te lembrares, ou o filho do homem, para com ele te ocupares? 7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos, de glória e honra o coroaste, 8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés.' Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte. 10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo: 'Anunciarei o teu nome a meus irmãos; e no meio da assembléia te louvarei.' Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 13/01/2015

Salmos 8, 2a.5. 6-7. 8-9
Destes domínio ao vosso Filho sobre tudo o que criastes!
2aÓ Senhor nosso Deus, 5que é o homem, para dele assim vos lembrardes e o tratardes com tanto carinho? 6Pouco abaixo de Deus o fizestes, coroando-o de glória e esplendor; 7vós lhe destes poder sobre tudo, vossas obras aos pés lhe pusestes: 8as ovelhas, os bois, os rebanhos, todo o gado e as feras da mata; 9passarinhos e peixes dos mares, todo ser que se move nas águas!

Evangelho do dia 13/01/2015

Marcos 1,21b-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Marcos: 21bEstando com seus discípulos em Cafarnaum, Jesus, num dia de sábado, entrou na sinagoga e começou a ensinar. 22Todos ficavam admirados com o seu ensinamento, pois ensinava como quem tem autoridade, não como os mestres da Lei. 23Estava então na sinagoga um homem possuído por um espírito mau. Ele gritou: 24'Que queres de nós, Jesus Nazareno? Vieste para nos destruir? Eu sei quem tu és: tu és o Santo de Deus.'  5Jesus o intimou: 'Cala-te e sai dele!' 26Então o espírito mau sacudiu o homem com violência, deu um grande grito e saiu. 27E todos ficaram muito espantados e perguntavam uns aos outros: 'O que é isto? Um ensinamento novo dado com autoridade: Ele manda até nos espíritos maus, e eles obedecem!' 28E a fama de Jesus logo se espalhou por toda a parte, em toda a região da Galiléia. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

1ª Semana Comum!-No inicio do ano civil-(Cor Verde)-Convertei-vos e crede no Evangelho! (Marcos 1,15)

Santo do dia 12/01/2015: SÃO FULGÊNCIO

SÃO FULGÊNCIO
SÃO FULGÊNCIO

Fulgêncio nasceu em Cartago, no ano 467, e ficou conhecido pela tenacidade com que enfrentava as dificuldades e a forma como unia ciência e Fé, cultura geral e sagrada. Já adulto e vindo de família rica, ocupando um importante cargo na comunidade, muito culto e educado, interessava-se tanto pela religião quanto pelas artes e literatura. Assim, freqüentava um mosteiro vizinho, onde orava com os frades e vasculhava sua biblioteca. Ao ler as obras de Santo Agostinho, abandonou a profissão e tornou-se monge. Mas os primeiros séculos foram terríveis para os cristãos. Fulgêncio por várias vezes foi punido com o exílio. Entretanto, para dar exemplo suportava tudo com paciência, demonstrando a mesma calma quando voltava para sua terra. Nessas idas e vindas foi nomeado bispo de Ruspe, aos 40 anos de idade. Foi então que sofreu seu pior exílio. Corria o ano de 510 e Fulgêncio foi desterrado para a Ilha da Sardenha. Durante os anos em que ali permaneceu, escreveu muito. Além de tratados religiosos, manteve uma vasta correspondência com seus discípulos e superiores, bem como com as maiores autoridades da Igreja de então. Ao voltar para sua sede episcopal, foi recebido em triunfo, reorganizou a diocese, restabeleceu a ordem e a disciplina. Morreu aos 65 anos, pregando a caridade como "o caminho que conduz ao céu".

Oração do dia 12/01/2015

Pai, torna-me solícito em atender o convite à conversão, proclamado por Jesus. Que eu não perca a chance que me é dada de aderir, com sinceridade, ao teu Reino. Amém!

Meditação do dia 12/01/2015

Eis que estou convosco todos os dias, até o fim dos tempos, diz o Senhor!(Mateus 28,20)

Leitura do dia 12/01/2015

Hebreus 1,1-6
Início da Carta aos Hebreus: 1Muitas vezes e de muitos modos falou Deus outrora aos nossos pais, pelos profetas; 2nestes dias, que são os últimos, ele nos falou por meio do Filho, a quem ele constituiu herdeiro de todas as coisas e pelo qual também ele criou o universo. 3Este é o esplendor da glória do Pai, a expressão do seu ser. Ele sustenta o universo com o poder de sua palavra. Tendo feito a purificação dos pecados, ele sentou-se à direita da majestade divina, nas alturas, 4Ele foi colocado tanto acima dos anjos quanto o nome que ele herdou supera o nome deles. 5De fato, a qual dos anjos Deus disse alguma vez: 'Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei'? Ou ainda: 'Eu serei para ele um Pai e ele será para mim um filho'? 6Mas, quando faz entrar o Primogênito no mundo, Deus diz: 'Todos os anjos devem adorá-lo!' 21Filhinhos, guardai-vos dos ídolos. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 12/01/2015

Salmos 96 (97), 1.2b. 6 7c. 9
Adorai o Senhor Deus, vós anjos todos!

1Deus é Rei! Exulte a terra de alegria, e as ilhas numerosas rejubilem! 2bO seu trono se apóia na justiça e no direito. 6E assim proclama o céu sua justiça, todos os povos podem ver a sua glória. 7cAos pés de Deus vêm se prostrar todos os deuses! 9Porque vós sois o Altíssimo, Senhor, muito acima do universo que criastes, e de muito superais todos os deuses!

Evangelho do dia 12/01/2015

Marcos 1,14-20
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: 14Depois que João Batista foi preso, Jesus foi para a Galiléia, pregando o Evangelho de Deus e dizendo: 15'O tempo já se completou e o Reino de Deus está próximo. Convertei-vos e crede no Evangelho!' 16E, passando à beira do mar da Galiléia, Jesus viu Simão e André, seu irmão, que lançavam a rede ao mar, pois eram pescadores. 17Jesus lhes disse: 'Segui-me e eu farei de vós pescadores de homens'. 18E eles, deixando imediatamente as redes, seguiram a Jesus. 19Caminhando mais um pouco, viu também Tiago e João, filhos de Zebedeu. Estavam na barca, consertando as redes; 20e logo os chamou. Eles deixaram seu pai Zebedeu na barca com os empregados, e partiram, seguindo Jesus. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 11 de janeiro de 2015

Batismo do Senhor!-(Cor Branca)-Tu és meu filho amado; em ti ponho meu bem-querer! (Marcos 1,11)

Santo do dia 11/01/2015: Santo Teodósio

Santo Teodósio
Santo Teodósio

Teodósio, cujo nome significa "um presente de Deus", nasceu na Capadócia, atual Turquia, em 423, de pais ricos, nobres cristãos. Recebeu uma boa e sólida formação desde a infância sendo educado dentro dos preceitos da fé católica. Quando ainda muito jovem, era ele quem fazia as leituras nas assembléias litúrgicas de sua cidade. Um dia, lendo a história de Abraão, identificou-se com ele e descobriu que seu caminho era o mesmo do patriarca, que deixara sua terra para se encaminhar aonde Deus lhe apontava. Teodósio decidiu fazer o mesmo, seguindo inicialmente em peregrinação à Terra Santa, para conhecer os caminhos trilhados por Jesus. Dotado de dons especiais como da profecia, prodígio, cura e conselho, sentiu a confirmação do seu chamado por Deus, ao se encontrar com Simeão, o estilista, outro Santo que havia optado por viver acorrentado e numa torre alta construída por ele mesmo. Simeão que nunca o tinha visto ou conhecido, o chamou pelo próprio nome e o avisou de que Deus o havia escolhido para converter e salvar muita gente. Teodósio entrou então para um convento próximo à Torre de Davi, onde rapidamente foi escolhido para a provedoria de uma igreja consagrada a Nossa Senhora. Mas sentia que aquela não era a sua obra, preferia a vida solitária da comunidade monástica do deserto, como era usual naquela época. Depois, seguindo a orientação de São Longuinho, que o aconselhava em sonhos, foi habitar numa caverna, que segundo dizem fora ocupada pelos Reis Magos ao regressarem de Belém. Alí se entregou às duras penitencias e orações, passando a pregar com um senso de humildade que contagiava a todos que por lá passavam. Logo começou a receber discípulos e outros monges formando uma nova comunidade religiosa cenobítica, isto é, viviam uma vida retirada mas em comunicação servindo a comunidade movidos pelos mesmos interesses, princípios e prerrogativas cristãs. Numerosos discípulos, de diversas nacionalidades, foram atraídos e reunidos por ele. Edificou três conventos, um para os que falavam grego, outro para os eslavos e o terceiro para os de idiomas orientais como hebreu, árabe e persa. Todos nos arredores de Belém. Construiu também três hospitais, um para anciãos, outro para atender todos os tipos de doenças e o terceiro para os que tinham enfermidades mentais. Aliás uma idéia muito nova para essa época e pouco freqüente no mundo inteiro. Além disso ergueu quatro igrejas. Sua fama o levou ao posto de arquimandrita da Palestina, isto é, superior geral de todos os monges. Mas sua atuação contra os hereges acabou por condená-lo ao exílio, por confrontar-se com o Imperador Anastácio. Só quando o imperador morreu é que ele pôde voltar à Palestina reconquistando seu posto de liderança entre os monges. Quando Teodósio morreu, com cento e cinco anos, em 529, seu corpo foi depositado na cova feita por ele mesmo, há muitos anos, naquela gruta onde os Reis Magos dormiram, entre Jerusalém e Belém. Seu enterro foi acompanhado pelo Arcebispo de Jerusalém e muitos cristãos da Cidade Santa assistiram ao seu funeral onde aconteceram inúmeras graças e prodígios, que ainda sucedem no local de sua sepultura, embora tenha sido profanada e saqueada pelos árabes sarracenos. Seu culto se difundiu rapidamente pelo mundo cristão e se mantém ainda hoje muito forte.

Oração do dia 11/01/2015

Espírito de purificação, faze-me experimentar o batismo purificador de Jesus, que me liberta do pecado e do egoísmo, predispondo-me para o serviço generoso a meu próximo. Amém!

Meditação do dia 11/01/2015

Batizado o Senhor, os céus se abriram, e o Espírito Santo pairou sobre ele sob forma de pomba. E a voz do pai se fez ouvir: Este é o meu Filho muito amado, nele está todo meu amor!

Leitura do dia 11/01/2015

1ª Leitura
Isaías 42,1-4.6-7
Leitura do Livro do Profeta Isaías: Assim fala o Senhor: 1'Eis o meu servo - eu o recebo; eis o meu eleito - nele se compraz minh'alma; pus meu espírito sobre ele, ele promoverá o julgamento das nações. 2Ele não clama nem levanta a voz, nem se faz ouvir pelas ruas. 3Não quebra uma cana rachada nem apaga um pavio que ainda fumega; mas promoverá o julgamento para obter a verdade. 4Não esmorecerá nem se deixará abater, enquanto não estabelecer a justiça na terra; os países distantes esperam seus ensinamentos.' 6'Eu, o Senhor, te chamei para a justiça e te tomei pela mão; eu te formei e te constituí como o centro de aliança do povo, luz das nações, 7para abrires os olhos dos cegos, tirar os cativos da prisão, livrar do cárcere os que vivem nas trevas. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 11/01/2015

Salmos 28,1a.2.3ac-4.3b.9b-10
Que o Senhor abençoe, com a paz, o seu povo!
1aFilhos de Deus, tributai ao Senhor, tributai-lhe a glória e o poder! 2Dai-lhe a glória devida ao seu nome; adorai-o com santo ornamento! 3aEis a voz do Senhor sobre as águas, 3csua voz sobre as águas imensas! 4Eis a voz do Senhor com poder! Eis a voz do Senhor majestosa. 3bSua voz no trovão reboando! 9bNo seu templo os fiéis bradam: 'Glória!' 10É o Senhor que domina os dilúvios, o Senhor reinará para sempre!

Leitura do dia 11/01/2015

2ª Leitura
Atos dos Apóstolos 10,34-38
 Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias,34Pedro tomou a palavra e disse: 'De fato, estou compreendendo que Deus não faz distinção entre as pessoas. 35Pelo contrário, ele aceita quem o teme e pratica a justiça, qualquer que seja a nação a que pertença. 36Deus enviou sua palavra aos israelitas e lhes anunciou a Boa-Nova da paz, por meio de Jesus Cristo, que é o Senhor de todos. 37Vós sabeis o que aconteceu em toda a Judéia, a começar pela Galiléia, depois do batismo pregado por João: 38como Jesus de Nazaré foi ungido por Deus com o Espírito Santo e com poder. Ele andou por toda a parte, fazendo o bem e curando a todos os que estavam dominados pelo demônio; porque Deus estava com ele. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 11/01/2015

Marcos 1,7-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo: 7João Batista pregava, dizendo: 'Depois de mim virá alguém mais forte do que eu. Eu nem sou digno de me abaixar para desamarrar suas sandálias. 8Eu vos batizei com água, mas ele vos batizará com o Espírito Santo.' 9Naqueles dias, Jesus veio de Nazaré da Galiléia, e foi batizado por João no rio Jordão. 10E logo, ao sair da água, viu o céu se abrindo, e o Espírito, como pomba, descer sobre ele. 11E do céu veio uma voz: 'Tu és o meu Filho amado, em ti ponho meu bem-querer.' Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!