sábado, 20 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 20/06/2015: SÃO TOMÁS MORE

SÃO TOMÁS MORE
SÃO TOMÁS MORE

Tomás foi um dos mártires da Igreja que pereceram numa cena da história mundial cantada em prosa, verso, teatro e até cinema. O rei inglês Henrique VIII queria separar-se de sua esposa legítima, Catarina, para poder desposar a não menos famosa Ana Bolena. São todos personagens históricos e Tomás é um dos mártires cristãos e a vítima mais ilustre do episódio. Tomás More, nascido em 1478, cultivou na adolescência e na vida adulta o desejo de ser religioso num mosteiro cartuxo, mas acabou desenvolvendo carreira política, tornando-se chanceler da Inglaterra, em 1529. Casou-se e teve quatro filhas, antes de ordenar-se sacerdote. Mesmo assim, sempre levou vida regrada e cheia de fé. Chegava a acordar às duas da manhã para rezar e estudar até as sete. No período em que ficou preso na Torre de Londres, antes de ser decapitado, escreveu uma obra famosíssima: "O diálogo do conforto contra as tribulações", um dos mais tradicionais e respeitados livros da literatura britânica. Outros livros famosos seus são "Utopia" e "Oração para o bom humor". Chegou então o dia em que Henrique VIII teve recusado o pedido de divórcio encaminhado ao papa e resolveu, ele próprio, nomear-se chefe da Igreja nacional inglesa. Dessa forma, formalizou sua separação, oficializou seu casamento, mandando matar quem se opunha pública e enfaticamente às suas decisões, os bispos João e Tomás. São João Fischer foi decapitado em 22 de junho de 1535 e quinze dias depois o mesmo ocorria com São Tomás More.

Oração do dia 20/06/2015

Pai, centra toda minha vida na busca do teu Reino e na justiça que dele vem, de forma que nenhuma outra preocupação possa ser importante para mim. Amém!

Meditação do dia 20/06/2015

Eu sou o bom pastor, conheço as minhas ovelhas e minhas ovelhas me conhecem, diz o Senhor. Assim como o Pai me conhece, eu conheço o Pai; e dou minha vida pelas minhas ovelhas!(São João 10, 14-15)

Leitura do dia 20/06/2015

2Coríntios 12,1-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: 1Irmãos, será que é preciso gloriar-me? Na verdade, não convém. No entanto, passarei a falar das visões e revelações do Senhor. 2Conheço um homem, unido a Cristo, que, há catorze anos, foi arrebatado ao terceiro céu. Se ele foi arrebatado com o corpo ou sem o corpo, eu não o sei, só Deus sabe. 3Sei que esse homem – se com o corpo ou sem o corpo, não sei, Deus o sabe – 4foi arrebatado ao paraíso e lá ouviu palavras inefáveis que nenhum homem consegue pronunciar. 5Quanto a esse homem eu me gloriarei, mas, quanto a mim mesmo, não me gloriarei, a não ser das minhas fraquezas. 6No entanto, se eu quisesse gloriar-me, não seria insensato, pois só diria a verdade. Mas evito gloriar-me, para que ninguém faça de mim uma ideia superior àquilo que vê em mim ou que ouve de mim. 7E para que a extraordinária grandeza das revelações não me ensoberbecesse, foi espetado na minha carne um espinho, que é como um anjo de Satanás a esbofetear-me, a fim de que eu não me exalte demais. 8A esse propósito, roguei três vezes ao Senhor que o afastasse de mim. 9Mas ele disse-me: “Basta-te a minha graça. Pois é na fraqueza que a força se manifesta”. Por isso, de bom grado, eu me gloriarei das minhas fraquezas, para que a força de Cristo habite em mim. 10Eis por que me comprazo nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições e nas angústias sofridas por amor a Cristo. Pois, quando eu me sinto fraco, é então que sou forte. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 20/06/2015

Salmos 33
Provai e vede quão suave é o Senhor!
O anjo do Senhor vem acampar ao redor dos que o temem, e os salva. Provai e vede quão suave é o Senhor! Feliz o homem que tem nele o seu refúgio!
Respeitai o Senhor Deus, seus santos todos, porque nada faltará aos que o temem. Os ricos empobrecem, passam fome, mas aos que buscam o Senhor não falta nada.
Meus filhos, vinde agora e escutai-me: vou ensinar-vos o temor do Senhor Deus. Qual o homem que não ama sua vida, procurando ser feliz todos os dias?

Evangelho do dia 20/06/2015

Mateus 6,24-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de vós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 19 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 19/06/2015: São Romualdo

São Romualdo
São Romualdo

O abade São Romualdo, pai dos monges camaldulentes, nasceu na Toscana e viveu no final do século X e início do século XI. Chegou a vida religiosa marcado por triste acontecimento: seu pai matara em duelo um parente. Era filho do duque de Ravena. Após haver professado a regra cisterciense por três anos no mosteiro de Santo Apolinário, não satisfeito com aquela vida, aos vinte e três anos, obteve a licença de viver a vida eremítica, e foi para as colinas do Vêneto, em companhia do eremita Marino, lá teve notícia do cebório dos Pireneus de São Miguel de Cuixá e resolveu seguir esta aventura espiritual, acompanhado do veneziano Pedro Orseolo, que tornou-se santo. Passaram-se 10 anos, dando ao cenóbio espanhol orientação eremítica. Fundou depois o mosteiro de Campo Maldoli, dando origem assim à Ordem Camaldulense, procurando conciliar vida de solidão absoluta e vida comunitária. Conseguiu convencer seu pai a fazer-se monge, São Severo. Em suas aventuras espirituais, reformando mosteiros e fundando outros novos em Verghereto, em Lemmo, Roma, Fontebuana, Vallombrosa e em Val de Castra, perto de Fabiano. São Romualdo, ao pressentir a morte, no dia 19 de junho de 1027, despediu-se de cada um dos monges e quis morrer sozinho. No dia 7 de fevereiro de 1481, seus despojos foram transportados para Fabiano, sendo marcado essa data também para sua festa litúrgica.

Oração do dia 19/06/2015

Pai, dá-me sabedoria suficiente para buscar sempre o tesouro verdadeiro, e assim estar seguro de que em ti coloquei o meu coração. Amém!

Meditação do dia 19/06/2015

A multidão dos fiéis era um só coração e uma só alma. Com grande poder os apóstolos davam testemunho da ressurreição do Senhor Jesus. E gozavam todos de grande estima no meio do povo, aleluia!(Atos dos Apóstolos 4, 32.33)

Leitura do dia 19/06/2015

2Coríntios 11,18.21b-30
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 18já que muitos se gloriam segundo a carne, eu também me gloriarei. 21bO que outros ousam dizer em vantagem própria, eu também o digo a meu respeito, embora fale como insensato. 22São hebreus? Eu também. São israelitas? Eu também. São da descendência de Abraão? Eu também. 23São servos de Cristo? Como menos sensato digo: Eu ainda mais. De fato, muito mais do que eles: pelos trabalhos, pelas prisões, pelos açoites sem conta. Muitas vezes, vi-me em perigo de morte. 24Cinco vezes recebi dos judeus quarenta açoites menos um. 25Três vezes, fui batido com varas. Uma vez, fui apedrejado. Três vezes, naufraguei. Passei uma noite e um dia em alto-mar. 26Fiz inúmeras viagens, com inúmeros perigos: perigos de rios, perigos de ladrões, perigos da parte de meus compatriotas, perigos da parte dos pagãos, perigos na cidade, perigos em lugares desertos, perigos no mar, perigos por parte de falsos irmãos. 27Trabalhos e fadigas, inúmeras vigílias, fome e sede, frequentes jejuns, frio e nudez! 28E, sem falar de outras coisas, a minha preocupação de cada dia, a solicitude por todas as Igrejas! 29Quem é fraco, que eu também não seja fraco com ele? Quem é escandalizado, que eu não fique ardendo de indignação? 30Se é preciso gloriar-se, é de minhas fraquezas que me gloriarei!  Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 19/06/2015

Salmos 33
O Senhor liberta o justo de todas as angústias!
Bendirei o Senhor Deus em todo o tempo, seu louvor estará sempre em minha boca. Minha alma se gloria no Senhor; que ouçam os humildes e se alegrem!
Comigo engrandecei ao Senhor Deus, exaltemos todos juntos o seu nome! Todas as vezes que o busquei, ele me ouviu, e de todos os temores me livrou.
Contemplai a sua face e alegrai-vos, e vosso rosto não se cubra de vergonha! Este infeliz gritou a Deus, e foi ouvido, e o Senhor o libertou de toda angústia!

Evangelho do dia 19/06/2015

Mateus 6,19-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 18 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 18/06/2015: SANTA JULIANA FALCONIERI

SANTA JULIANA FALCONIERI
SANTA JULIANA FALCONIERI

Juliana era uma jovem de origem nobre e sobrenome famoso. Seu exemplo foi tão forte para sua época, os séculos XIII e XIV, que levou centenas de outras jovens da mesma estirpe a abraçar a fé como objetivo de vida. Juliana nasceu em Florença, onde a família Falconieri era muito bem situada econômica e socialmente. Como não conseguissem ter filhos, os pais de Juliana fizeram votos e rezaram muito até que ela nascesse, em 1270. Foi criada dentro dos princípios cristãos e, com quinze anos, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob orientação de São Filipe Benício. Foi seguida por jovens da mesma roda social que, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de misericórdia e beneficência. De tal forma se organizaram as jovens que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria. Mas, Juliana dedicou-se de forma tão radical à penitência que acabou doente. Dormia no chão, passava a pão e água aos sábados e duas vezes por semana, quando comungava, fazia jejum total durante todo o dia e a noite. Assim, acabou contraindo uma doença estomacal que lhe causou tormentos durante toda a vida. Apesar disso, não diminuiu os suplícios e jamais parou de trabalhar em prol da caridade. Aos setenta anos os vômitos eram tão constantes que nenhum alimento lhe parava no estômago. Nem a hóstia ela conseguia engolir. Aliás, conta uma lenda que, pouco antes da morte, ela pediu a um sacerdote que pelo menos lhe mostrasse a hóstia consagrada. Imediatamente a hóstia sumiu das mãos do padre e Juliana expirou. Diz ainda a tradição que, ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs viram do lado esquerdo do peito da santa uma hóstia desenhada, tendo no centro uma imagem de Cristo crucificado, esculpida na carne. Era o ano de 1340. Santa Juliana Falconieri foi canonizada quatrocentos anos depois.

Oração do dia 18/06/2015

Senhor Jesus, coloca-me na boca palavras verdadeiras com as quais eu possa dirigir-me ao Pai, e não me deixes cair num palavreado inútil.Autoriza-se a sua publicação desde que se cite a fonte. Amém!

Meditação do dia 18/06/2015

Com amor eterno Deus nos amou: Ele enviou seu Filho unigênito para expiação pelos nossos pecados; não somente pelos nossos, mas pelos de todo o mundo!(Jeremias 31, 3; 1João 2, 2)

Leitura do dia 18/06/2015

2Coríntios 11,1-11
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 1oxalá pudésseis suportar um pouco de insensatez, da minha parte. Na verdade, vós me suportais. 2Sinto por vós um amor ciumento semelhante ao amor que Deus vos tem. Fui eu que vos desposei a um único esposo, apresentando-vos a Cristo como virgem pura. 3Porém, receio que, como Eva foi enganada pela esperteza da serpente, também vossos pensamentos se corrompam, afastando-se da simplicidade e purezas devidas a Cristo: 4De fato, se aparece alguém pregando outro Jesus, que nós não pregamos, ou prometendo um outro Espírito, que não recebestes, ou anunciando um outro evangelho, que não acolhestes, vós o suportais de bom grado. 5No entanto, entendo que em nada sou inferior a esses “super-apóstolos”! 6Mesmo que eu seja inábil na arte de falar, não o sou quanto à ciência: eu vo-lo tenho demonstrado em tudo e de todas as maneiras. 7Acaso cometi algum pecado, pelo fato de vos ter anunciado o evangelho de Deus gratuitamente, humilhando-me a mim mesmo para vos exaltar? 8Para vos servir, despojei outras Igrejas, delas recebendo o meu sustento. 9E quando, estando entre vós, tive alguma necessidade, não fui pesado a ninguém, pois os irmãos vindos da Macedônia supriram as minhas necessidades. Em todas as circunstâncias, cuidei - e cuidarei ainda - de não ser pesado a vós. 10Tão certo como a verdade de Cristo está em mim, essa minha glória não me será arrebatada nas regiões da Acaia. 11E por quê? Será porque eu não vos amo? Deus o sabe! Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 18/06/2015

Salmos 110
Vossas obras; ó Senhor, são verdade e são justiça!
Eu agradeço a Deus de todo o coração junto com todos os seus justos reunidos! Que grandiosas são as obras do Senhor, elas merecem todo o amor e admiração!
Que beleza e esplendor são os seus feitos! Sua justiça permanece eternamente! O Senhor bom e clemente nos deixou a lembrança de suas grandes maravilhas.
Suas obras são verdade e são justiça, seus preceitos, todos eles, são estáveis, confirmados para sempre e pelos séculos, realizados na verdade e retidão!

Evangelho do dia 18/06/2015

Mateus 6,7-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 7”Quando orardes, não useis muitas palavras, como fazem os pagãos. Eles pensam que serão ouvidos por força das muitas palavras. 8Não sejais como eles, pois vosso Pai sabe do que precisais, muito antes que vós o peçais. 9Vós deveis rezar assim: Pai nosso que estás nos céus, santificado seja o teu nome; 10venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como nos céus. 11O pão nosso de cada dia dá-nos hoje. 12Perdoa as nossas ofensas, assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido. 13E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal. 14De fato, se vós perdoardes aos homens as faltas que eles cometeram, vosso Pai que está nos céus também vos perdoará. 15Mas, se vós não perdoardes aos homens, vosso Pai também não perdoará as faltas que vós cometestes”.  Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 17 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 17/06/2015: SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK

SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK
SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK

Adolfo era filho de um conde muito famoso, que não o deixou ser o monge humilde que almejava. A muito custo permitiu que primeiro estudasse teologia e, vendo que não mudaria a opinião do filho, acabou concordando que se ordenasse sacerdote. Mesmo que o pai concordasse ele acabaria na mesma função, pois Deus parece ter reservado para ele uma vida de destaque e notoriedade. Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi educado pelos famosos monges do Mosteiro de Camp, às margens do Reno inferior, que influenciaram sobremaneira a sua vida. Logo que se ordenou padre foi nomeado cônego da Igreja Metropolitana de Colônia e, em 1216, era chamado para assumir a sede episcopal de Osnabrueck. O cargo de bispo, porém, não o fez mudar, e para todos continuou a ser o sacerdote humilde. Adolfo não era o dono de um rebanho, mas amigo e pai, como registra a história. Durante sua gestão fez várias mudanças e renovações de ordem eclesiástico-jurídica, mas o trabalho intelectual nunca o impediu de aproximar-se dos pobres e necessitados. Tanto que sua casa nunca era encontrada com as portas fechadas, principalmente para quem tinha um pedido ou procurava conselho e orientação. Até hoje os quadros e pinturas que reproduzem o santo mostram-no como bispo em pé diante de um leproso que consolava. Santo Adolfo morreu em 1224.

Oração do dia 17/06/2015

Pai, só te agradam as ações feitas na simplicidade e no escondimento. Que eu procure sempre agradar-te, enveredando por este caminho. Amém!

Meditação do dia 17/06/2015

Compadecei-vos de mim, Senhor, que estou sem forças: vede a minha aflição, daí-me saúde!(Salmos 6, 3-4)

Leitura do dia 17/06/2015

2Coríntios 9,6-11
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 6“quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. 11Assim, ficareis enriquecidos em tudo e podereis praticar toda espécie de liberalidade, que, através de nós, resultará em ação de graças a Deus. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 17/06/2015

Salmos 111
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Haverá glória e riqueza em sua casa, e permanece para sempre o bem que fez. Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos.
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder!

Evangelho do dia 17/06/2015

Mateus 6,1-6.16-18
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 1“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente dos homens, só para serdes vistos por eles. Caso contrário, não recebereis a recompensa do vosso Pai que está nos céus. 2Por isso, quando deres esmola, não toques a trombeta diante de ti, como fazem os hipócritas nas sinagogas e nas ruas, para serem elogiados pelos homens. Em verdade vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 3Ao contrário, quando deres esmola, que a tua mão esquerda não saiba o que faz a tua mão direita, 4de modo que, a tua esmola fique oculta. E o teu Pai, que vê o que está oculto, te dará a recompensa. 5Quando orardes, não sejais como os hipócritas, que gostam de rezar em pé, nas sinagogas e nas esquinas das praças, para serem vistos pelos homens. Em verdade, vos digo: eles já receberam a sua recompensa. 6Ao contrário, quando tu orares, entra no teu quarto, fecha a porta, e reza ao teu Pai que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa. 16Quando jejuardes, não fiqueis com o rosto triste como os hipócritas. Eles desfiguram o rosto, para que os homens vejam que estão jejuando. Em verdade, vos digo: Eles já receberam a sua recompensa. 17Tu, porém, quando jejuares, perfuma a cabeça e lava o rosto, 18para que os homens não vejam que estás jejuando, mas somente teu Pai, que está oculto. E o teu Pai, que vê o que está escondido, te dará a recompensa”.  Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 16 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 16/06/2015: Santos Julita e Ciro

Santos Julita e Ciro
Santos Julita e Ciro

Julita vivia na cidade de Icônio, na Licaônia, atualmente Turquia. Ela era uma senhora riquíssima, da alta aristocracia e cristã, que se tornara viúva logo após de dado à luz a um menino. Ele foi batizado com o nome de Ciro, mas também atendia pelo diminutivo Ciriaco ou Quiriaco. Tinha três anos de idade, quando o sanguinário imperador Diocleciano, começou a perseguir, prender e matar cristãos. Julita levando o filhinho Ciro e algumas servidoras, fugiu para a Selêucia e em seguida para Tarso, mas ali acabou presa. O governador local, um cruel romano chamado Alexandre, tirou-lhe o filho dos braços e passou a usa-lo como um elemento a mais à sua tortura. Colocou-o sentado sobre seus joelhos, enquanto submetia Julita ao flagelo na frente do menino, com o intúito que renegasse a fé em Cristo. Como ela não obedeceu, os castigos aumentaram. Foi então que o pequenino Ciro saltou dos joelhos do governador, começou a chorar e a gritar junto com a mãe: "Também sou cristão! Também sou cristão!". Foi tamanha a ira do governador que ele com um pontapé empurrou Ciro violentamente fazendo-o rolar pelos degraus do tribunal, esmigalhando-lhe assim o crânio. Conta-se que Julita ficou imóvel, não reclamou, nem chorou, apenas rezou para que pudesse seguir seu pequenino Ciro no martírio e encontrá-lo, o mais rápido possível, ao lado de Deus. E foi o que aconteceu. Julita continuou sendo brutamente espancada e depois foi decapitada. Era o ano 304. Os corpos foram recolhidos por uma de suas fieis servidoras e sepultados num túmulo que foi mantido oculto até que as perseguições cessassem. Quando isto aconteceu, poucos anos depois, o Bispo de Icônio, Teodoro, resolveu com a ajuda de testemunhas da época e documentos legítimos reconstruir fielmente a dramática história de Julita e Ciro. E foi assim, pleno de autenticidade que este culto chegou aos nossos dias. Ciro tornou-se o mais jovem mártir do cristianismo, precedido apenas dos Santos Mártires Inocentes, exterminados pelo rei Herodes em Belém . Por isto, é considerado o Santo padroeiro das crianças que sofrem de maus tratos. A festa de Santa Julita e São Ciro é celebrada pela Igreja no dia 16 de junho, em todo o mundo católico.

Oração do dia 16/06/2015

Espírito de amor perfeito, coloca-me no caminho da perfeição do Pai, que ama a humanidade, fazendo o bem a todos os seres humanos, sem distinção. Amém!

Meditação do dia 16/06/2015

Quem possui bens neste mundo e vê seu irmão passar necessidades, e lhe fecha o coração, como estará nele o amor de Deus?(1João 3, 17)

Leitura do dia 16/06/2015

2Coríntios 8,1-9
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: 1Irmãos, queremos levar ao vosso conhecimento a graça de Deus que foi concedida às Igrejas da Macedônia. 2Com efeito, em meio a grandes tribulações que as provaram, a sua extraordinária alegria e extrema pobreza transbordaram em tesouros de liberalidade. 3Eu sou testemunha de que esses irmãos, segundo os seus recursos, por sua própria iniciativa 4e com muita insistência, nos pediram a graça de participar da coleta em favor dos santos de Jerusalém. 5E, indo além de nossas expectativas, puseram-se logo à disposição do Senhor e também à nossa, pela vontade de Deus. 6Por isso solicitamos a Tito que, assim como a iniciou, ele leve a bom termo entre vós essa obra de generosidade. 7E como tendes tudo em abundância – fé, eloquência, ciência, zelo para tudo, e a caridade de que vos demos o exemplo – assim também procurai ser abundantes nesta obra de generosidade. 8Não é uma ordem que estou dando; mas é para testar a sinceridade da vossa caridade que eu lembro a boa vontade de outros. 9Na verdade, conheceis a generosidade de nosso Senhor Jesus Cristo: de rico que era, tornou-se pobre por causa de vós, para que vos torneis ricos, por sua pobreza. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 16/06/2015

Salmos 145
Bendize, ó minha alma, ao Senhor!
Bendirei ao Senhor toda a vida, cantarei ao meu Deus sem cessar!
É feliz todo homem que busca seu auxílio no Deus de Jacó, e que põe no Senhor a esperança. O Senhor fez o céu e a terra, fez o mar e o que neles existe. O Senhor é fiel para sempre.
Faz justiça aos que são oprimidos; ele dá alimento aos famintos, é o Senhor quem liberta os cativos.
O Senhor abre os olhos aos cegos, o Senhor faz erguer o caído, o Senhor ama aquele que é justo. É o Senhor quem protege o estrangeiro!

Evangelho do dia 16/06/2015

Mateus 5,43-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 43“Vós ouvistes o que foi dito: ‘Amarás o teu próximo e odiarás o teu inimigo!’ 44Eu, porém, vos digo: ‘Amai os vossos inimigos e rezai por aqueles que vos perseguem!’ 45Assim, vos tornareis filhos do vosso Pai que está nos céus, porque ele faz nascer o sol sobre maus e bons, e faz cair a chuva sobre os justos e injustos. 46Porque, se amais somente aqueles que vos amam, que recompensa tereis? Os cobradores de impostos não fazem a mesma coisa? 47E se saudais somente os vossos irmãos, que fazeis de extraordinário? Os pagãos não fazem a mesma coisa? 48Portanto, sede perfeitos como o vosso Pai celeste é perfeito”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 15 de junho de 2015

11ª Semana Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 15/06/2015: SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA CRESCÊNCIA

SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA CRESCÊNCIA
SÃO VITO, SÃO MODESTO E SANTA CRESCÊNCIA

Muitos foram os mártires cristãos perseguidos por reis e imperadores. Mas o martírio de São Vito foi mais triste, por ter sido orquestrado pelo seu próprio pai. Vito nasceu na Sicília, no fim do século III. Era filho de Halaz, um pagão obstinado que encarava o cristianismo como inimigo a ser combatido. Era costume na época os pagãos não cuidarem de seus filhos. Essa tarefa era destinada a escravos e, assim, o menino foi deixado aos cuidados de um casal extremamente cristão, Modesto e Crescência. Desta forma, aos doze anos, embora clandestinamente, Vito já estava batizado e demonstrava identificação total com os ensinamentos de Jesus. Ao saber do batismo, o pai tentou imperativamente fazê-lo abandonar a fé, o que não deu nenhum resultado. Halaz partiu para a força e castigou violentamente o próprio filho, entregando-o então ao governador Valeriano, que o encarcerou e maltratou por vários dias, tentando fazer Vito abdicar de sua religião. Modesto e Crescência, entretanto, conseguiram arquitetar uma fuga e tiraram Vito das mãos do poderoso governador, fugindo os três para Nápoles, onde esperavam encontrar paz. Mas não foi o que ocorreu. Vito foi novamente preso e, desta vez, seus protetores também. O que a tradição conta é que tentaram primeiro iludir os três cristãos com promessas, depois com ameaças, terminando mais tarde com torturas violentíssimas e, finalmente, a condenação à morte. Jogados na arena, entretanto, um milagre os salvou. Ao invés de atacá-los, as feras deitaram-se aos seus pés. Em seguida, um anjo os teria tirado dali. Segundo algumas lendas, os três foram martirizados anos mais tarde, aproximadamente em 303, sob a perseguição do sanguinário imperador Diocleciano. Na verdade, não há confirmação exata nem mesmo da existência de Modesto e Crescência, embora outra lenda diga que os dois foram as maiores testemunhas dos milagres protagonizados por Vito desde quando tinha, ainda, sete anos. As relíquias de São Vito estão guardadas numa catedral que leva seu nome em Praga. Ele é um dos Quatorze Santos Auxiliares e é muito invocado, principalmente na Europa, para a cura da doença chamada epikepcia ou coréa, conhecida como a doença (ou dança) de São Guido.

Oração do dia 15/06/2015

Pai, não permitas que a violência tome conta do meu coração; antes, torna-me capaz de responder, com gestos de amor, a quem me faz o mal. Amém!

Meditação do dia 15/06/2015

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!(Salmos 26, 7.9)

Leitura do dia 15/06/2015

2Coríntios 6,1-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 1como colaboradores de Cristo, nós vos exortamos a não receberdes em vão a graça de Deus, 2pois ele diz: “No momento favorável, eu te ouvi e no dia da salvação, eu te socorri”. É agora o momento favorável, é agora o dia da salvação. 3Não damos a ninguém nenhum motivo de escândalo, para que o nosso ministério não seja desacreditado. 4Mas em tudo nos recomendamos como ministros de Deus, com muita paciência, em tribulações, em necessidades, em angústias, 5em açoites, em prisões, em tumultos, em fadigas, em insônias, em jejuns, 6em castidade, em compreensão, em longanimidade, em bondade, no Espírito Santo, em amor sincero, 7em palavras verdadeiras, no poder de Deus, em armas de justiça, ofensivas e defensivas, 8em honra e desonra, em má ou boa fama; considerados sedutores, sendo, porém, verazes; 9como desconhecidos, sendo porém, bem conhecidos; como moribundos, embora vivamos; como castigados, mas não mortos; 10como aflitos, mas sempre alegres; como pobres, mas enriquecendo muitos; como quem nada possui, mas tendo tudo. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 15/06/2015

Salmos 97
O Senhor fez conhecer a salvação!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho do dia 15/06/2015

Mateus 5,38-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 14 de junho de 2015

Encontro de Jovens


Domingo Comum!-Ano da paz-(Cor Verde)-O REINO ESTÁ PRESENTE ENTRE NÓS!

Santo do dia 14/06/2015: Iolanda da Polônia

Iolanda da Polônia
Iolanda da Polônia

Iolanda, ou Helena, como foi chamada depois pelos súditos poloneses, nasceu no ano de 1235, era filha de Bela IV, rei da Hungria, que era terciário franciscano, e irmã da bem-aventurada Cunegundes. Além disso, era sobrinha de Santa Isabel da Hungria, também da Ordem Terceira. Aliás, a tradição franciscana acompanhou a linhagem desde seus primórdios, pois a família descendia de Santa Edwiges, Santo Estêvão e São Ladislau. Porém é claro que Iolanda não se tornou Santa só porque vinha de toda esta tradição extremamente católica e repleta de Santos. Não basta ter o caminho da fé apontado para se entrar nele. É preciso que todo o ser o aceite e o corpo se disponha a caminhar por uma trilha de entrega total e muito árdua, como ela o fez. Iolanda foi educada desde muito pequena pela irmã, Cunegundes, que se casara então com um dos reis mais virtuosos da Polônia, Boleslau, "o Casto". Por tradição familiar e social da época, Iolanda deveria também se casar com alguém da terra e, anos depois, escolheu outro Boleslau, o Duque de Kalisz, conhecido como "o Pio". Foi uma época de muita alegria para o povo polonês, que viu nas duas estrangeiras, pessoas profundamente bondosas, cristãs, justas e caridosas. Pena que tenha sido uma época não muito longa, pois alguns anos depois o quarteto foi desmanchado pela fatalidade. Primeiro morreu o rei, ficando Cunegundes viúva. Logo o mesmo aconteceu com Iolanda. Ela já tinha então três filhas, das quais duas se casaram e uma terceira retirou-se para o convento das clarissas de Sandeck, onde já se encontrava Cunegundes. As duas logo seriam seguidas por Iolanda. Muitos anos se passaram e as três damas cristãs continuavam naquele lugar, fazendo do silêncio do claustro o terreno para um fecundo período de meditação e oração. Quando morreu Cunegundes, em 1292, Iolanda deixou aquele mosteiro e foi mais para o ocidente, ao convento das clarissas de Gniezno, fundado por seu marido. Ali terminou seus dias como superiora, no dia 14 de junho de 1298. Amada pela população, seu culto ganhou força entre os fiéis do Leste Europeu e se difundiu por todo o mundo católico, ao longo dos tempos. Seu túmulo tornou-se meta de romeiros, pelos milagres e graças atribuídos à sua intercessão. Em 1827, o Papa Urbano VIII autorizou a beatificação e marcou a festa litúrgica para o dia do seu trânsito.

Oração do dia 14/06/2015

Pai, dá-me sensibilidade para perceber teu Reino acontecendo no meio de nós, aí onde lutamos para a construção de uma sociedade mais humana e fraterna. Amém!

Meditação do dia 14/06/2015

Ouvi, Senhor, a voz do meu apelo: tende compaixão de mim e atendei-me; vós sois meu protetor: não me deixeis; não me abandoneis, ó Deus, meu salvador!(Salmos 26, 7.9)

Leitura do dia 14/06/2015

1ª Leitura
Ezequiel 17,22-24
Leitura da Profecia de Ezequiel: 22Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. Debaixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 14/06/2015

Salmos 91
Como é bom agradecermos ao Senhor!
Como é bom agradecermos ao Senhor/ e cantar salmos de louvor/ ao Deus altíssimo!/ Anunciar pela manhã vossa bondade,/ e o vosso amor fiel,/ a noite inteira.
O justo crescerá como a palmeira,/ florirá igual ao cedro que há no Líbano;/ na casa do Senhor estão plantados,/ nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos,/ cheios de seiva/ e de folhas verdejantes; e dirão:/ “É justo mesmo o Senhor Deus:/ meu rochedo,/ não existe nele o mal!”!

Leitura do dia 14/06/2015

2ª Leitura
2Coríntios 5,6-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 6Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 14/06/2015

Marcos 4,26-34
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparecem as folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!