sábado, 7 de novembro de 2015

31ª Semana Comum!-(Cor Verde)-ANO DA PAZ!

Santo do dia 07/11/2015: SANTO ENGUELBERTO

SANTO ENGUELBERTO
SANTO ENGUELBERTO

Criado na corte em meio à nobreza alemã, mas também nas leis cristãs, Enguelberto não se deixou seduzir pelos atrativos do poder e da vida mundana. Em fins dos anos 1100, ele se manteve inclusive puro para poder abraçar a vida religiosa e humilde a ponto de abrir mão de um bispado que lhe cabia "por direito". A Enguelberto bastavam a penitência e a caridade para se sentir realizado. Mas a Alemanha sofreu convulsões políticas e sociais quando morreu o imperador Henrique VI e, para correr em auxílio da pátria e da Igreja, a pedido do próprio papa, acabou aceitando a nomeação para o arcebispado de Colônia. Foi sagrado bispo em 1215. Durante seu mandato, as portas do palácio do arcebispo estiveram sempre abertas à população que corria ao bispo sempre que se achava injustiçada, individual ou coletivamente. Decidia até contra amigos e parentes para que a justiça prevalecesse. Os pobres tinham em Enguelberto um amigo e protetor. Sustentava inclusive os padres mais pobres com comida e roupas para que pudessem realizar sua missão da melhor forma. Com estes precedentes, Enguelberto foi então incumbido da missão que lhe custou a vida, mas lhe deu a glória. Fora convidado a consagrar uma igreja fora da cidade. Apesar da preocupação de seus subordinados, dos conselhos dos superiores e até de uma carta anônima que lhe avisava da tocaia, o arcebispo entregou sua vida nas mãos de Deus e foi cumprir sua missão. Viajou cercado por grande comitiva, mas, ao primeiro descuido e assim que ficou sozinho foi atacado e morto por soldados do duque Frederico de Ysenburgo. Seu túmulo, na Igreja dos Apóstolos, em Colônia, foi e continua sendo palco de numerosos milagres.

Oração do dia 07/11/2015

Pai, meu coração está todo centrado em ti, e em ti encontra consolo e proteção. Meu único anseio é não deixar que se abale esta segurança, fonte de minha felicidade. Amém!

Meditação do dia 07/11/2015

Não me abandoneis jamais, Senhor, meu Deus, não fiqueis longe  de mim! Depressa, vinde em meu auxílio, ó Senhor, minha salvação!(Salmos 37, 22-23)

Leitura do dia 07/11/2015

Romanos 16,3-9.16.22-27
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos, 3saudai Prisca e Áquila, colaboradores meus em Cristo Jesus, 4os quais expuseram a sua própria vida para salvar a minha. Por isso, eu lhes sou agradecido; não somente eu, mas também todas as Igrejas do mundo pagão. 5Saudai igualmente a Igreja que se reúne na casa deles. Saudai meu muito estimado Epêneto, que faz parte dos primeiros frutos da Ásia para Cristo. 6Saudai Maria, que trabalhou muito em proveito vosso. 7Saudai Andrônico e Júnias, meus parentes e companheiros de prisão, apóstolos notáveis e que se tornaram discípulos de Cristo antes de mim. 8Saudai Ampliato, a quem estimo muito no Senhor. 9Saudai Urbano, nosso colaborador em Cristo, e a meu caríssimo Estaquis. 16Saudai-vos uns aos outros com o beijo santo. Todas as Igrejas de Cristo vos saúdam. 22Saúdo-vos eu, Tércio, que escrevo esta epístola no Senhor. 23Saúda-vos Caio, meu hóspede e de toda a Igreja. 24Saúda-vos Erasto, tesoureiro da cidade, e o irmão Quarto. 25Glória seja dada àquele que tem o poder de vos confirmar na fidelidade ao meu evangelho e à pregação de Jesus Cristo, de acordo com a revelação do mistério mantido em sigilo desde sempre. 26Agora este mistério foi manifestado e, mediante as Escrituras proféticas, conforme determinação do Deus eterno, foi levado ao conhecimento de todas as nações, para trazê-las à obediência da fé. 27A ele, o único Deus, o sábio, por meio de Jesus Cristo, a glória, pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 07/11/2015

Salmos 144
Bendirei o vosso nome pelos séculos, Senhor!
Todos os dias haverei de bendizer-vos, hei de louvar o vosso nome para sempre. Grande é o Senhor e muito digno de louvores, e ninguém pode medir sua grandeza.
Uma idade conta à outra vossas obras e publica vossos feitos poderosos; proclamam todos o esplendor de vossa glória e divulgam vossas obras portentosas!
Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!

Evangelho do dia 07/11/2015

Lucas 16,9-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

31ª Semana Comum!-(Cor Branca)-ANO DA PAZ-Sagrado Coração de Jesus!-1ª Sexta-Feira do Mês!

Santo do dia 06/11/2015: SÃO LEONARDO DE LOBLAC

SÃO LEONARDO DE LOBLAC
SÃO LEONARDO DE LOBLAC

Pode-se dizer que São Leonardo só deixava sua condição de eremita quando alguma missão assim o exigia. Uma das missões a que mais se dedicava era recuperar prisioneiros criminosos. Leonardo, nascido na Gália em 491, segundo narrativas que se misturam às lendas, era justamente oficial do rei Clóvis quando decidiu abandonar as armas, afastar-se definitivamente da vida na corte e refugiar-se num convento. Foi cantado em verso e prosa durante as cruzadas, mas os encarcerados que converteu ao cristianismo falam mais alto em sua história. Ao recolher-se à vida religiosa, escolheu um antigo convento fundado por Santo Euspício, perto de Orleans. Já sacerdote, foi enviado a Berry, onde converteu muitos pagãos. Mas o que ele queria mesmo era isolamento, para meditar e viver sua fé na oração. E encontrou o lugar certo para isso num bosque perto de Limonges. Uma casa tosca e simples logo virou ponto de visitação de mais e mais pessoas que pediam seus conselhos, orações e consolo. A casa foi a semente do convento de São Leonardo de Noblac onde, conta a lenda, tão somente orando ele teria salvo nobres franceses da mão dos turcos. Este foi um milagre encontrado em narrativas escritas séculos depois, lá pelo ano 1000.

Oração do dia 06/11/2015

Pai, torna-me esperto em relação às coisas do Reino, e sempre misericordioso no trato com o meu semelhante, pois é assim que alcançarei a comunhão contigo. Amém!

Meditação do dia 06/11/2015

Eis os pensamentos do seu Coração que permanecem ao longo das gerações: libertar da morte todos os homens  e conservar-lhes a vida em tempo de penúria!(Salmos 32, 11.19)

Leitura do dia 06/11/2015

Romanos 15,14-21
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Meus irmãos, 14de minha parte, estou convencido, a vosso respeito, de que tendes bastante bondade e ciência, de tal maneira que podeis admoestar-vos uns aos outros. 15No entanto, em algumas passagens, eu vos escrevo com certa ousadia, como para reavivar a vossa memória, em razão da graça que Deus me deu. 16Por esta graça eu fui feito ministro de Jesus Cristo entre os pagãos e consagrado servidor do Evangelho de Deus, para que os pagãos se tornem uma oferenda bem aceite santificada no Espírito Santo. 17Tenho, pois, esta glória em Jesus Cristo no que se refere ao serviço de Deus: 18Não ouso falar senão daquilo que Cristo realizou por meu intermédio, para trazer os pagãos à obediência da fé, pela palavra e pela ação, 19por sinais e prodígios, no poder do Espírito de Deus. Assim, eu preguei o Evangelho de Cristo, desde Jerusalém e arredores até a Ilíria, 20tendo o cuidado de pregar somente onde Cristo ainda não fora anunciado, para não acontecer de eu construir sobre alicerce alheio. 21Agindo desta maneira, eu estou de acordo com o que está escrito: “Aqueles aos quais ele nunca fora anunciado, verão; aqueles que não tinham ouvido falar dele, compreenderão”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 06/11/2015

Salmos 97
O Senhor fez conhecer seu poder salvador perante as nações!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo alcançaram-lhe a vitória.
O Senhor fez conhecer a salvação, e às nações, sua justiça; recordou o seu amor sempre fiel pela casa de Israel.
Os confins do universo contemplaram a salvação do nosso Deus. Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, alegrai-vos e exultai!

Evangelho do dia 06/11/2015

Lucas 16,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus disse aos discípulos: “Um homem rico tinha um administrador que foi acusado de esbanjar os seus bens. 2Ele o chamou e lhe disse: ‘Que é isto que ouço a teu respeito? Presta contas da tua administração, pois já não podes mais administrar meus bens’. 3O administrador então começou a refletir: ‘O Senhor vai me tirar a administração. Que vou fazer? Para cavar, não tenho forças; de mendigar, tenho vergonha. 4Ah! Já sei o que fazer, para que alguém me receba em sua casa quando eu for afastado da administração’. 5Então ele chamou cada um dos que estavam devendo ao seu patrão. E perguntou ao primeiro: ‘Quanto deves ao meu patrão?’ 6Ele respondeu: ‘Cem barris de óleo! “O administrador disse: ‘Pega a tua conta, senta-te, depressa, e escreve cinquenta!’ 7Depois ele perguntou a outro: ‘E tu, quanto deves?’ Ele respondeu: ‘Cem medidas de trigo’. O administrador disse: ‘Pega tua conta e escreve oitenta’. 8E o Senhor elogiou o administrador desonesto, porque ele agiu com esperteza. Com efeito, os filhos deste mundo são mais espertos em seus negócios do que os filhos da luz”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 5 de novembro de 2015

31ª Semana Comum!-(Cor Branca)-ANO DA PAZ-Santíssima Eucaristia!

Santo do dia 05/11/2015: SANTA BERTILA

SANTA BERTILA
SANTA BERTILA

Se Bertila já não via graça em viver nas ruas de Francônia quando era criança, com o passar dos anos só viu aumentar a sensação de que não encontraria a felicidade nos prazeres que o mundo oferecia. Era o século V e Bertila não queria saber da vida nas aldeias e castelos. Dizia saber, desde pequena, que sua inclinação estava na piedade e na humildade do serviço a Deus. A seu pedido e por concessão dos pais, ingressou muito jovem numa ordem religiosa, sendo acolhida no mosteiro de Jouarre. Tinha como superiora a própria santa Teodequildes e esta não tardou a perceber a extrema dedicação de Bertila. Mesmo com pouca idade assumiu cargos de responsabilidade, o que lhe valeu a indicação para dirigir um novo mosteiro fundado por Batildes, esposa do rei Clóvis II, construído nas cercanias de Paris. Bertila foi para lá à frente de outras religiosas. O fervor que a nova abadessa transmitia contagiou o país. Logo o mosteiro recebia pedidos de admissão de todas as regiões. Vinham dezenas de mulheres desejando seguir o exemplo de humildade de Bertila, abandonando a nobreza para dedicar a vida à caridade. Ali foram recebidas princesas e rainhas, inclusive a própria rainha Batildes que, influenciada pela abadessa, trocou a coroa pelo hábito. Bertila dirigiu a instituição por quarenta e seis anos incansáveis. Faleceu em 692.

Oração do dia 05/11/2015

Pai, quero ser contagiado por teu amor desconcertante que vai em busca do pecador e se alegra ao vê-lo voltar à comunhão. Amém!

Meditação do dia 05/11/2015

O Senhor abriu as portas dos céus, fez chover maná para alimentar seu povo; deu-lhes o pão do céu, e o homem se nutriu com o pão dos Anjos!(Salmos 77, 23-25)

Leitura do dia 05/11/2015

Romanos 14,7-12
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos, 7ninguém dentre nós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. 8Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. 9Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto, para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. 10E tu, por que julgas o teu irmão? Ou, mesmo, por que desprezas o teu irmão? Pois é diante do tribunal de Deus que todos compareceremos. 11Com efeito, está escrito: “Por minha vida, diz o Senhor, todo joelho se dobrará diante de mim e toda língua glorificará a Deus”. 12Assim, cada um de nós prestará contas de si mesmo a Deus. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 05/11/2015

Salmos 26
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver, na terra dos viventes!
O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Evangelho do dia 05/11/2015

Lucas 15,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximaram-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 4 de novembro de 2015

São Carlos Borromeu!-(Cor Branca)

Santo do dia 04/11/2015: SÃO CARLOS BORROMEU

SÃO CARLOS BORROMEU
SÃO CARLOS BORROMEU

A obra de São Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos que acrescentar mais uma, talvez a mais importante: humildade. Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a cultura e o acesso às altas rodas de Roma para posicionar-se à frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças. Nasceu em Arona, a 2 de outubro de 1538, no seio de uma família cujo cotidiano era conviver com os poderes espiritual e secular da Igreja. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos era sacerdote e bispo. Morreu jovem, aos quarenta e seis anos, vítima de uma febre à qual não dava importância, pois achava que o sofrimento do próximo era sempre maior. Foi canonizado em 1610 por Paulo V. Sua trajetória foi guiada pela fé, mas atuou tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção entre uma e outra. Foi talvez o primeiro secretário de estado no sentido moderno da expressão. Estudou na universidade de Pavia e liderou uma reforma radical na parte administrativa da Igreja que atravessava um período calcado no nepotismo, abusos e sintomas de decadência. Para isso, conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Criou ordens, seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe angariou o título de "pai dos pobres". Contudo, encontrou enorme resistência de ordens conservadoras e foi vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Saiu ileso e perdoou seu agressor. Chegou 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais ativos, São Borromeu, visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, numa lida incansável que consumiu suas energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo. Até que um dia foi apanhado finalmente pela febre. Morreu dizendo-se feliz por ter seguido a orientação de Cristo e poder se encontrar com ele de coração puro.

Oração do dia 04/11/2015

Pai, reforça minha disposição a ser discípulo de teu Reino, afastando tudo quanto possa abalar a solidez de minha adesão a ti e a teu Filho Jesus. Amém!

Meditação do dia 04/11/2015

Velarei sobre as minhas ovelhas, diz o Senhor; chamarei um pastor que as conduza e serei o seu Deus!(Ezequiel 34, 11.23-24)

Leitura do dia 04/11/2015

Romanos 13,8-10
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos, 8não fiqueis devendo nada a ninguém, a não ser o amor mútuo – pois quem ama o próximo está cumprindo a Lei. 9De fato, os mandamentos: “Não cometerás adultério”, “Não matarás”, “Não roubarás”, “Não cobiçarás”, e qualquer outro mandamento se resumem neste: “Amarás a teu próximo como a ti mesmo”. 10O amor não faz nenhum mal contra o próximo. Portanto, o amor é o cumprimento perfeito da Lei. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 04/11/2015

Salmos 111
— Feliz quem tem piedade e empresta!
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Ele é correto, generoso e compassivo, como luz brilha nas trevas para os justos. Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça.
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder!

Evangelho do dia 04/11/2015

Lucas 14,25-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 3 de novembro de 2015

São Martinho de Lima!-(Cor Branca)

Santo do dia 03/11/2015: SÃO MARTINHO DE LIMA

SÃO MARTINHO DE LIMA
SÃO MARTINHO DE LIMA

Martinho de Porres conviveu com a injustiça social desde que nasceu a 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru. Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado e não reconhecido nem pelo pai, nem pelos parentes. Viveu na mais completa pobreza até os oito anos, quando começou a dar a volta por cima em sua vida e em seu futuro. Mas, aos quinze anos a vocação falou mais alto. Martinho, mais uma vez por causa da cor da pele, só a muito custo conseguiu entrar como agregado num convento dos dominicanos. Tanto se esforçou que acabou reconhecido como irmão leigo. Encarregava-se dos mais humilhantes trabalhos do convento e sua cela era um verdadeiro hospital para os pobres. Conhecedor profundo de ervas e remédios caseiros, devido à necessidade em que sempre viveu, socorria os doentes pobres da região, principalmente os negros como ele. Martinho sempre teve um talento especial para a medicina e, graças a vizinhos, aprendeu os ensinamentos básicos de ambulatório, conseguindo depois trabalhar como barbeiro-cirurgião. Às ervas juntava a fé e, durante uma peste epidêmica, curou milagrosamente todos os padres que caíram doentes e qualquer que procurasse o toque de suas mãos. Como São Francisco, tinha o dom divino de influenciar, dominar e comandar animais de todos os tipos, mesmo os ratos, que o seguiam a um simples chamado. Embora nunca tenha saído de Lima, há relatos de ter sido visto aconselhando e ajudando missionários na África, no Japão e até na China. Quando morreu, em 1639, ao fim de uma vida inteira dedicada aos desamparados, tinha conseguido criar o primeiro colégio da América Latina totalmente dedicado às crianças pobres. Sua obra deixou marcas e sementes. Martinho foi beatificado em 1837 por Gregório XVI e canonizado pelo papa João XXIII em 1962. Em 1966, Paulo VI o proclamou padroeiro dos barbeiros.

Oração do dia 03/11/2015

Pai, tu me convidas cada dia para participar das alegrias de teu Reino. Que eu saiba acolher teu convite paterno, fazendo-me solidário com os pobres e os deserdados deste mundo. Amém!

Meditação do dia 03/11/2015

Estes são os Santos que receberam a benção do Senhor e a misericórdia de Deus, seu Salvador. É a geração dos que buscam a Deus!(Salmos 23, 5-6)

Leitura do dia 03/11/2015

Romanos 12,5-16a
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos, 5assim nós, embora muitos, somos em Cristo um só corpo e, todos membros uns dos outros. 6Temos dons diferentes, de acordo com a graça dada a cada um de nós: se é a profecia, exerçamo-la em harmonia com a fé; 7se é o serviço, pratiquemos o serviço; se é o dom de ensinar, consagremo-nos ao ensino; 8se é o dom de exortar, exortemos. Quem distribui donativos, faça-o com simplicidade; quem preside, presida com solicitude; quem se dedica a obras de misericórdia, faça-o com alegria. 9O amor seja sincero. Detestai o mal, apegai-vos ao bem. 10Que o amor fraterno vos una uns aos outros com terna afeição, prevenindo-vos com atenções recíprocas. 11Sede zelosos e diligentes, fervorosos de espírito, servindo sempre ao Senhor, 12alegres por causa da esperança, fortes nas tribulações, perseverantes na oração. 13Socorrei os santos em suas necessidades, persisti na prática da hospitalidade. 14Abençoai os que vos perseguem, abençoai e não amaldiçoeis. 15Alegrai-vos com os que se alegram, chorai com os que choram. 16aMantende um bom entendimento uns com os outros; não vos deixeis levar pelo gosto de grandeza, mas acomodai-vos às coisas humildes. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 03/11/2015

Salmos 130
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!
Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.
Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!

Evangelho do dia 03/11/2015

Lucas 14,15-24
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Comemoração dos Fiéis Defuntos!-(Cor Roxa)-ANO DA PAZ-Em Cristo a certeza da vida eterna!

Santo do dia 02/11/2015: DIA DE FINADOS

DIA DE FINADOS
DIA DE FINADOS
"Eu sou a ressurreição e a vida". (João 11, 25).

Todos os dias, em todas as missas rezadas no mundo inteiro, há um momento em que se pede pelas almas dos que nos deixaram e aguardam o tempo profetizado e prometido da ressurreição. A Igreja nos ensina que as almas do purgatório podem ser socorridas pelas orações dos fiéis. Assim, o dia de hoje que é dedicado a nossos antepassados e entes que já partiram, tem principalmente este sentido: fazer-nos pensar na solidariedade para com os necessitados da Luz e também na nossa própria salvação. Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas, para os cristãos, tem o gosto da esperança. Dando sua vida em sacrifício por todos nós e sofrendo a morte, Cristo nos mostrou que, para quem crê, ela é apenas a porta de entrada para a eternidade. Se para todos os homens a morte é a única certeza absoluta, para os cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição que nos ajuda a aceitar o fim da vida física com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra. Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V, mas a comemoração de finados foi instituída em 878. Em 1915, quando a morte era uma sombra terrível devido à I Guerra Mundial, o papa Bento XIV baixou autorização para que padres do mundo todo pudessem rezar três missas no dia 2 de novembro.

Oração do dia 02/11/2015

Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida. Amém!

Meditação do dia 02/11/2015

Como Jesus morreu e ressuscitou, Deus ressuscitará os que nele morreram. E, como todos morrem em Adão, todos em Cristo terão vida!

Leitura do dia 02/11/2015

1ª Leitura
Jó 19,1.23-27a
Leitura do Livro de Jó: 1Jó tomou a palavra e disse: 23”Gostaria que minhas palavras fossem escritas e gravadas numa inscrição 24com ponteiro de ferro e com chumbo, cravadas na rocha para sempre! 25Eu sei que o meu redentor está vivo e que, por último, se levantará sobre o pó; 26e depois que tiverem destruído esta minha pele, na minha carne, verei a Deus. 27aEu mesmo o verei, meus olhos o contemplarão, e não os olhos de outros”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 02/11/2015

Salmos 26
O Senhor é minha luz e salvação!
O Senhor é minha luz e salvação;/ de quem eu terei medo?/ O Senhor é a proteção da minha vida;/ perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa,/ e é só isto que eu desejo:/ habitar no santuário do Senhor/ por toda a minha vida;/ saborear a suavidade do Senhor/ e contemplá-lo no seu templo.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo,/ atendei por compaixão!/ É vossa face que eu procuro./ Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver/ na terra dos viventes./ Espera no Senhor e tem coragem,/ a espera no Senhor!

Leitura do dia 02/11/2015

2ª Leitura
Filipenses 3,20-21
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: 20Nós somos cidadãos do céu. De lá aguardamos o nosso Salvador, o Senhor, Jesus Cristo. 21Ele transformará o nosso corpo humilhado e o tornará semelhante ao seu corpo glorioso, com o poder que tem de sujeitar a si todas as coisas. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 02/11/2015

João 6,37-40
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo João.
Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 1 de novembro de 2015

Solenidade de Todos os Santos!-(Cor Branca)-ANO DA PAZ-Somos chamados à Santidade!

Santo do dia 01/11/2015: TODOS OS SANTOS

TODOS OS SANTOS
TODOS OS SANTOS
"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão". A visão, narrada por São João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. Multidões e multidões, pois entre os santos não estão apenas os canonizados, mas todos aqueles que alcançaram a salvação seguindo o Evangelho de Jesus Cristo e Sua lei, o amor. Mesmo entre os canonizados muitos não têm seu dia de homenagem, sendo, portanto, festejados na véspera do dia de finados. A data tem o significado de nos lembrar dos ensinamentos da Igreja e da pregação de Cristo que depois foi vivenciada e difundida por tantos cristãos, mártires, missionários e religiosos. Tudo isso em nome da humildade, amor e solidariedade. Historicamente, a data já era comemorada em várias igrejas desde o século III. Foi em 835 que o papa Gregório IV a estendeu para toda a Igreja, fixando a comemoração em 1° de novembro.

Oração do dia 01/11/2015

Pai, move-me pelo Espírito a trilhar o caminho da santidade, colocando minha vida em tuas mãos e buscando viver as bem-aventuranças proclamadas por teu Filho Jesus. Amém!

Meditação do dia 01/11/2015

Alegremo-nos todos no Senhor, celebrando a festa de todos os Santos. Conosco alegram-se os Anjos e glorificam o Filho de Deus!

Leitura do dia 01/11/2015

1ª Leitura
Apocalipse de São João 7,2-4.9-14
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 01/11/2015

Salmos 23
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra,/ o mundo inteiro com os seres que o povoam;/ porque ele a tornou firme sobre os mares,/ e sobre as águas a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor,/ quem ficará em sua santa habitação?”/ “Quem tem mãos puras e inocente coração,/ quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor/ e a recompensa de seu Deus e Salvador”./ “É assim a geração dos que o procuram,/ e do Deus de Israel buscam a face”!

Leitura do dia 01/11/2015

2ª Leitura
1São João 3,1-3
Leitura do Primeira Carta de São João: Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 01/11/2015

Mateus 5,1-12a
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus! 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!