sábado, 21 de novembro de 2015

Apresentação de Nossa Senhora!-(Cor Branca)

Santo do dia 21/11/2015: APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA

Não consta oficialmente das sagradas escrituras a apresentação de Maria ao Senhor, mas em textos não-oficiais, tão antigos quanto elas, o acontecimento é detalhado em minúcias. Deve ter acontecido de fato, pois a "apresentação" é um ritual sagrado judeu e seus pais, Ana e Joaquim, eram profundamente religiosos. A menina é apresentada ao templo e ao Senhor aos três anos, no fim do aleitamento. Quanto à apresentação de Maria, aquela a quem Deus escolheria como Mãe de seu Filho e Mãe da Igreja, há duas versões: a que vem dos escritos não reconhecidos como inspirados por Deus e a que vem da dedução, comparando-se à cerimônia como é feita com outras crianças. Contam os escritos que ela subiu sozinha os quinze degraus do templo. Contam também que, durante o tempo em que ali permaneceu, doze anos, Maria se alimentou somente com uma comida especial, trazida diretamente pelos anjos. Ela também não residiria com as outras meninas. Mas, segundo a versão que reproduz o ritual normal, as coisas devem ter acontecido de forma mais modesta, mas, justamente por isso, mais gloriosa, pela humildade e por não diferir da tradição. Como as outras, Maria foi levada ao templo e subiu os quinze degraus acompanhada de várias meninas hebréias segurando tochas acesas, na presença de autoridades de Jerusalém. A data dedicada à comemoração desta apresentação, 21 de novembro, foi estabelecida em 543 e teve origem na dedicação da basílica de Santa Maria Nova, construída junto ao Templo de Jerusalém. A festa é celebrada em todo o oriente, desde o século VI.

Oração do dia 21/11/2015

Pai, reforça os laços que me ligam aos meus irmãos e irmãs de fé, de forma a testemunhar que formamos uma grande família, cujo pai és tu. Amém!

Meditação do dia 21/11/2015

Salve, ó Santa Mãe de Deus, vós destes à luz o Rei, que governa o céu e a terra pelos séculos eternos!

Leitura do dia 21/11/2015

Zacarias 2,14-17
Leitura da Profecia de Zacarias: 14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 21/11/2015

Lucas 1,46-55
— O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome!
A minh’alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre!

Evangelho do dia 21/11/2015

Mateus 12,46-50
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 20 de novembro de 2015

33ª Semana Comum!-(Cor Verde)-ANO DA PAZ!

Santo do dia 20/11/2015: SÃO FÉLIX DE VALOIS

SÃO FÉLIX DE VALOIS
SÃO FÉLIX DE VALOIS

Félix de Valois abriu mão de ser rei da França para ser um simples sacerdote, o que demonstra a alma caridosa e despojada que tinha. Nascido em 1127, tomava a decisão ainda na juventude, depois de chamar a atenção, desde criança, pela precoce preocupação com os pobres e necessitados. Mas Felix não conseguiu ser um simples sacerdote e transformou-se em visionário e histórico libertador de cristãos. Viviam-se os tempos em que os piratas mouros aterrorizavam o Mar Mediterrâneo, assaltando navios, atacando cidades portuárias, matando, saqueando e levando os cristãos sobreviventes como escravos. Estes se consideravam verdadeiros inimigos da fé ocidental. Nascido de família nobre, Félix tinha à sua disposição todas as regalias da corte. Mas, ao abrir mão por antecipação do trono que lhe caberia no futuro e tornar-se sacerdote, escolheu também a vida solitária e humilde dos eremitas. Isolou-se, para se dedicar unicamente à religião, mas não conseguiu ficar sozinho por muito tempo. O Criador tinha outros planos para ele. Procurado por João da Mata, também doutor e sacerdote, Félix o aceitou mais como companheiro do que como discípulo. Foram três anos de aprendizado recíproco, de união entre a santidade de Félix e a inteligência e praticidade de João da Mata. Até que um dia, durante uma caçada, tiveram juntos uma visão divina. Nela, Deus os chamava para lutar pela libertação dos cristãos que sofriam como escravos nas mãos dos mouros turcos, através da fundação de uma ordem com este fim. Sem temer o perigo que a empreitada acarretaria, Félix e João puseram mãos à obra imediatamente. Foram a Roma exclusivamente para narrar ao papa Inocêncio III a visão e o objetivo. Não só o papa reconheceu neles sinceridade, coragem e força suficientes para a espinhosa missão, como teve ele próprio a mesma visão dos sacerdotes. Aprovou e apoiou então a criação da Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cristãos. O primeiro convento da Trindade foi erguido em Cerfoi, o mesmo local da visão original. Enquanto João cuidava da organização da ordem e suas atividades apostólicas, Félix trabalhava na formação espiritual dos membros, cujo número crescia sempre mais, atraídos pela santidade de Félix. A luta foi grande e penosa, mas em pouco tempo muitos cristãos conseguiam recuperar a liberdade e a condição social de antes de serem feitos prisioneiros. Os padres chegavam a se entregar como escravos, para realizar internamente o trabalho de libertação. Assim, cumpria-se a profecia de outra visão de Félix: a de que os membros da ordem passariam por vexames, perseguições e maus tratos até conseguir a liberdade para cada um dos cristãos devolvidos à sua comunidade. Depois de uma vida de vitórias e conquistas para o cristianismo, São Félix de Valois morreu no primeiro convento por ele fundado, em Cerfoi, com oitenta e cinco anos de idade. Foi canonizado pelo papa Urbano IV.

Oração do dia 20/11/2015

Espírito purificador, tira do meu coração toda sorte de maldade e de egoísmo, que o tornam indigno de ser morada de Deus. Amém!

Leitura do dia 20/11/2015

1Macabeus 4,36-37.52-59
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: 36Naqueles dias, Judas e seus irmãos disseram: “Nossos inimigos foram esmagados. Vamos purificar o lugar santo e reconsagrá-lo”. 37Todo o exército então se reuniu e subiu ao monte Sião. 52No vigésimo quinto dia do nono mês, chamado Casleu, do ano cento e quarenta e oito, levantaram-se ao romper da aurora 53e ofereceram um sacrifício conforme a Lei, sobre o novo altar dos holocaustos que haviam construído. 54O altar foi novamente consagrado ao som de cânticos, acompanhados de cítaras, harpas e címbalos, na mesma época do ano e no mesmo dia em que os pagãos o haviam profanado. 55Todo o povo prostrou-se com o rosto em terra para adorar e louvar a Deus que lhes tinha dado um feliz triunfo. 56Durante oito dias, celebraram a dedicação do altar, oferecendo com alegria holocaustos e sacrifícios de comunhão e de louvor. 57Ornaram com coroas de ouro e pequenos escudos a fachada do templo. Reconstruíram as entradas e os alojamentos, nos quais puseram portas. 58Grande alegria tomou conta do povo, pois fora reparado o ultraje infligido pelos pagãos. 59De comum acordo com os irmãos e toda a assembléia de Israel, Judas determinou que os dias da dedicação do altar fossem celebrados anualmente com alegres festejos, no tempo exato, durante oito dias, a partir do dia vinte e cinco do mês de Casleu. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 20/11/2015

1Crônicas 29,10-12
Queremos celebrar o vosso nome glorioso!
Bendito sejais vós, ó Senhor Deus, Senhor Deus de Israel, o nosso pai, desde sempre e por toda a eternidade!
A vós pertencem a grandeza e o poder, toda a glória, esplendor e majestade, pois tudo é vosso: o que há no céu e sobre a terra!
A vós, Senhor, também pertence a realeza, pois sobre a terra, como rei, vos elevais. Toda glória e riqueza vêm de vós!
Sois o Senhor e dominais o universo, em vossa mão se encontra a força e o poder, em vossa mão tudo se afirma e tudo cresce!

Evangelho do dia 20/11/2015

Lucas. 19,45-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 19 de novembro de 2015

São Roque González, Afonso Rodríguez e João del Castillo!-(Cor Vermelha)

Santo do dia 19/11/2015: SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO

SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO
SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO

"Matastes a quem tanto vos amava. Matastes meu corpo, mas minha alma está no céu". Contam os escritos que estas palavras foram ouvidas pelos índios que assassinaram São Roque Gonzalez e seus companheiros Santo Afonso Rodrigues e São João de Castillo, em 1628. Foram palavras misteriosamente proferidas pelo coração de São Roque, no mesmo instante em que era transpassado por uma flecha. Os três santos foram jesuítas missionários martirizados na América do Sul, no tempo da colonização espanhola. Faziam parte das missões e reduções implantadas pela Companhia de Jesus entre os índios guaranis do hoje chamado cone Sul. Além de catequizar os indígenas, ensinando-lhes os princípios cristãos, estas reduções foram importantes núcleos de resistência à brutalidade dos colonizadores europeus. Não só impediam que os guaranis fossem tomados como escravos, como permitiam que mantivessem sua cultura, enquanto paralelamente aprendiam conceitos artísticos e morais ocidentais. Aprendiam também as modernas técnicas de marcenaria, alvenaria, criação doméstica de animais, plantio e colheita. Ali se implantou uma forma comunitária de viver em que todos trabalhavam para todos e tudo era dividido entre todos. Havia trabalho, arte e lazer, tudo sob o prisma da fé e de uma convivência social tão igualitária que talvez nunca se repita. Tanto sucesso fez que os colonizadores se uniram aos índios inimigos e acabaram por invadir e destruir todas as missões da região, matando seus ocupantes e pondo fim à rica e histórica experiência. Mas, até que isso acontecesse, o trabalho destes jesuítas produziu frutos de felicidade terrena e paz espiritual para os indígenas. A vida do Padre Roque Gonzalez foi exemplar. Nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, de tradicional família católica espanhola, e estudou com os jesuítas, recém-chegados ao país. Desde cedo se preocupou com a sorte dos guaranis, de quem aprendeu a língua e em cuja defesa lutaria por toda a vida. Para tornar-se missionário entre eles, ordenou-se sacerdote aos vinte e dois anos. Imediatamente foi destacado para trabalhar junto aos índios da Serra do Maracaju, ao norte de Assunção. Ainda uma vez foi chamado de volta à capital e nomeado cura da catedral, mas logo voltou a campo para atuar entre os índios, pois era esta sua verdadeira vocação. Para tanto, ingressou na Companhia de Jesus. Começou então a primeira de suas missões mais difíceis, perigosas e arriscadas: pacificar os terríveis guerreiros Guaicurus do Chaco que, durante setenta anos, haviam espalhado o terror por toda Assunção. Mas a catequese era, para ele, motivo de alegria. O sofrimento vinha ao enfrentar, ao lado dos indígenas, as doenças, as pestes, a fome e a violência dos inimigos. Aprendeu tudo sobre lavoura e agricultura para depois ensinar aos índios. Organizou-os, ajudou-os a superar tudo e todos com fé, disciplina e muito trabalho. A primeira missa que rezou em solo gaúcho e brasileiro foi celebrada em 3 de maio de 1626, num local inóspito onde, posteriormente, se estabeleceria a redução de são Nicolau. Fundou ainda outras quatro reduções: Candelária, Caaçapa-mirim, Assunção do Juí e Caaró. Foi na redução de Caaró que encontrou o martírio. Estava levantando um pequeno campanário na capela que acabara de construir quando índios inimigos, a mando de um terrível feiticeiro conhecido como Nheçu, atacaram o local. Padre Roque foi morto a golpes de clava de pedra. O mesmo aconteceu com Padre Afonso Rodrigues, que estava ao seu lado, e com Padre João de Castillo que se encontrava na missão de são Nicolau, também atacada. Os índios arrancaram seu coração e atravessaram-no com uma flecha. Foi aí que as misteriosas palavras foram ouvidas. Como resposta, seus assassinos atiraram o coração ao fogo, mas este milagrosamente permaneceu intacto e encontra-se, até hoje, num relicário do colégio jesuíta de Assunção. Os três foram canonizados em 1988 pelo Papa João Paulo II, em sua visita à capital do Paraguai.

Oração do dia 19/11/2015

Pai, dá-me o bom senso de acolher a salvação que me ofereces em teu Filho Jesus. Desta forma, não incorrerei em castigo semelhante ao que se abateu sobre a Cidade Santa. Amém!

Meditação do dia 19/11/2015

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. Vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes!(Jeremias 29, 11.12.14)

Meditação do dia 19/11/2015

Por amor de Cristo, o sangue dos mártires foi derramado na terra. Por isso, sua recompensa é eterna!

Leitura do dia 19/11/2015

1Macabeus 2,15-29
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 15os delegados do rei Antíoco, encarregados de obrigar os judeus à apostasia, chegaram à cidade de Modin para organizar os sacrifícios. 16Muitos israelitas aproximaram-se deles, mas Matatias e seus filhos ficaram juntos, à parte. 17Tomando a palavra, os delegados do rei dirigiram-se a Matatias, dizendo: “Tu és um chefe de fama e prestígio na cidade, apoiado por filhos e irmãos. 18Sê o primeiro a aproximar-te e executa a ordem do rei, como fizeram todas as nações, os homens de Judá e os que ficaram em Jerusalém. Tu e teus filhos sereis contados entre os amigos do rei. E sereis honrados, tu e teus filhos, com prata e ouro e numerosos presentes”. 19Com voz forte, Matatias respondeu: “Ainda que todas as nações, incorporadas no império do rei, passem a obedecer-lhe, abandonando a religião de seus antepassados e submetendo-se aos decretos reais, 20eu, meus filhos e meus irmãos, continuaremos seguindo a aliança de nossos pais. 21Deus nos guarde de abandonar sua Lei e seus mandamentos. 22Não atenderemos às ordens do rei e não nos desviaremos de nossa religião nem para a direita nem para a esquerda”. 23Mal ele concluiu estas palavras, um judeu adiantou-se à vista de todos para oferecer um sacrifício no altar de Modin segundo a determinação do rei. 24Ao ver isso, Matatias inflamou-se de zelo e ficou profundamente indignado. Tomado de justa cólera, precipitou-se contra o homem e matou-o sobre o altar. 25Matou também o delegado do rei, que queria obrigar a sacrificar e destruiu o altar. 26Ardia em zelo pela Lei, como Finéias havia feito com Zambri, filho de Salu. 27E Matatias saiu gritando em alta voz pela cidade: “Quem tiver amor pela Lei e quiser conservar a aliança venha e siga-me!” 28Então fugiram, ele e seus filhos, para as montanhas, abandonando tudo o que possuíam na cidade. 29Também muitos, seguidores da justiça e do direito, desceram para o deserto e ali se estabeleceram. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 19/11/2015

Salmos 49
— A todos que procedem retamente, eu mostrarei a salvação que vem de Deus!
Falou o Senhor Deus, chamou a terra, do sol nascente ao sol poente a convocou. De Sião, beleza plena, Deus refulge.
“Reuni à minha frente os meus eleitos, que selaram a Aliança em sacrifícios!” Testemunha o próprio céu seu julgamento, porque Deus mesmo é juiz e vai julgar.
Imola a Deus um sacrifício de louvor e cumpre os votos que fizeste ao Altíssimo. Invoca-me no dia da angústia, e então te livrarei e hás de louvar-me”!

Evangelho do dia 19/11/2015

Lucas. 19,41-44
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 18 de novembro de 2015

Dedicação Basílicas S. Pedro e S. Paulo!-(Cor Branca)

Santo do dia 18/11/2015: CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO

E DE SÃO PAULO
CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO
CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO

O calendário litúrgico da Igreja assinala a comemoração oficial da consagração de quatro basílicas, as maiores construídas em Roma e que já estavam erguidas no século IV. São elas a Basílica de Latrão, sede catedral do papa, comemorada em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto; e as dos apóstolos mártires Pedro e Paulo, neste 18 de novembro. A Basílica de São Pedro foi construída por Constantino no século IV, exatamente sobre o túmulo do apóstolo. Consagrada pelo papa Silvestre, teve que ser demolida no século XVI pois ameaçava desabar. Sua reconstrução, executada pelos papas Júlio II e Leão X, contou com os grandes artistas do Renascimento, entre eles Miguelângelo e Bramante. Tornou-se, então, uma verdadeira obra de arte que, até hoje, é o cartão postal oficial de Roma. Afinal, trata-se da mais magnífica e mais rica igreja do catolicismo. A nova construção foi consagrada em 18 de novembro de 1626, pelo papa Urbano VIII. A outra fica no extremo oposto da cidade. Chamada de Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi reconstruída várias vezes. Um incêndio, em 1823, quase a consumiu inteiramente. Reedificada pelos papas Gregório XVI e Pio IX, foi consagrada por este último em 10 de dezembro de 1854, ano da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Oração do dia 18/11/2015

Pai, faze de mim um discípulo fiel de Jesus a quem deverei prestar contas do bom uso dos dons que me concedeu. Que eu seja prudente no meu agir. Amém!

Meditação do dia 18/11/2015

Vós os fizestes príncipes sobre toda a terra; vosso nome será lembrado de geração em geração. E os povos vos louvarão por todos os séculos!(Salmos 44, 17-18)

Leitura do dia 18/11/2015

2Macabeus. 7,1.20-31
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida. 20Mas especialmente admirável e digna de abençoada memória foi a mãe, que, num só dia, viu morrer sete filhos, e tudo suportou valorosamente por causa da esperança que depositou no Senhor. 21Cheia de nobres sentimentos, ela exortava a cada um na língua de seus pais e, revestindo de coragem varonil sua alma de mulher, dizia-lhes: 22“Não sei como aparecestes em minhas entranhas: não fui eu quem vos deu o espírito e a vida nem fui eu quem organizou os elementos dos vossos corpos. 23Por isso, o Criador do mundo, que formou o homem na sua origem e preside à geração de todas as coisas, ele mesmo, na sua misericórdia, vos dará de novo o espírito e a vida, pois agora vos desprezais a vós mesmos, por amor às suas leis”. 24Antíoco julgou que ela o desprezasse e suspeitou que o estivesse insultando. Como o mais novo dos irmãos ainda estivesse vivo, o rei tentava persuadi-lo. E não só com palavras, mas também com juramento, prometeu fazê-lo rico e feliz, além de torná-lo seu amigo e confiar-lhe altas funções, contanto que abandonasse as leis de seus antepassados. 25Vendo que o jovem não lhe prestava nenhuma atenção, o rei chamou a mãe e exortou-a a dar conselhos ao rapaz, para que salvasse a sua vida. 26Como ele insistisse com muitas palavras, ela concordou em persuadir o filho. 27Inclinou-se então para ele e, zombando do cruel tirano, assim falou na língua de seus pais: “Filho, tem compaixão de mim, que te trouxe nove meses em meu seio e por três anos te amamentei; que te criei e eduquei até a idade que tens, sempre cuidando do teu sustento. 28Eu te peço, meu filho: contempla o céu e a terra e observa tudo o que neles existe. Reconhece que não foi de coisas existentes que Deus os fez, e que também o gênero humano surgiu da mesma forma. 29Não tenhas medo desse carrasco. Pelo contrário, sê digno de teus irmãos e aceita a morte, a fim de que eu torne a receber-te com eles no tempo da misericórdia”. 30Mal tinha ela acabado de falar, o jovem declarou: “Que esperais? Não obedecerei às ordens do rei, mas aos mandamentos da Lei dada aos nossos pais por Moisés. 31E tu, que inventaste toda espécie de maldades contra os hebreus, não escaparás às mãos de Deus”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 18/11/2015

Salmos 16
— Ao despertar me saciará vossa presença, ó Senhor!
Ó Senhor, ouvi a minha justa causa, escutai-me e atendei o meu clamor! Inclinai o vosso ouvido à minha prece, pois não existe falsidade nos meus lábios!
Os meus passos eu firmei na vossa estrada, e por isso os meus pés não vacilaram. Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me!
Protegei-me qual dos olhos a pupila e guardai-me, à proteção de vossas asas. Mas eu verei, justificado, a vossa face e ao despertar me saciará vossa presença!

Evangelho do dia 18/11/2015

Lucas. 19,11-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: aquele tempo, 11Jesus acrescentou uma parábola, porque estava perto de Jerusalém e eles pensavam que o Reino de Deus ia chegar logo. 12Então Jesus disse: “Um homem nobre partiu para um país distante, a fim de ser coroado rei e depois voltar. 13Chamou então dez dos seus empregados, entregou cem moedas de prata a cada um e disse: ‘Procurai negociar até que eu volte’. 14Seus concidadãos, porém, o odiavam, e enviaram uma embaixada atrás dele, dizendo: ‘Nós não queremos que esse homem reine sobre nós’. 15Mas o homem foi coroado rei e voltou. Mandou chamar os empregados, aos quais havia dado o dinheiro, a fim de saber quanto cada um havia lucrado. 16O primeiro chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam dez vezes mais’. 17O homem disse: ‘Muito bem, servo bom. Como foste fiel em coisas pequenas, recebe o governo de dez cidades’. 18O segundo chegou e disse: ‘Senhor, as cem moedas renderam cinco vezes mais’. 19O homem disse também a este: ‘Recebe tu também o governo de cinco cidades’. 20Chegou o outro empregado e disse: ‘Senhor, aqui estão as tuas cem moedas que guardei num lenço, 21pois eu tinha medo de ti, porque és um homem severo. Recebes o que não deste e colhes o que não semeaste’. 22O homem disse: ‘Servo mau, eu te julgo pela tua própria boca. Tu sabias que eu sou um homem severo, que recebo o que não dei e colho o que não semeei. 23Então, por que tu não depositaste meu dinheiro no banco? Ao chegar, eu o retiraria com juros’. 24Depois disse aos que estavam aí presentes: ‘Tirai dele as cem moedas e dai-as àquele que tem mil’. 25Os presentes disseram: ‘Senhor, esse já tem mil moedas!’ 26Ele respondeu: ‘Eu vos digo: a todo aquele que já possui, será dado mais ainda; mas àquele que nada tem, será tirado até mesmo o que tem. 27E quanto a esses inimigos, que não queriam que eu reinasse sobre eles, trazei-os aqui e matai-os na minha frente’”. 28Jesus caminhava à frente dos discípulos, subindo para Jerusalém. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 17 de novembro de 2015

Santa Isabel da Hungria!-(Cor Branca)

Santo do dia 17/11/2015: SANTA ISABEL DA HUNGRIA

SANTA ISABEL DA HUNGRIA
SANTA ISABEL DA HUNGRIA
Santa Isabel da Hungria passou pela Terra como um raio divino e fulminante que desceu dos céus, brilhou, acendeu a chama da fé no coração do povo e se extinguiu, mas nunca será esquecido. Ao morrer, em 1231, tinha apenas vinte quatro anos, mas já escrevera toda uma história de vida exemplar. Ficou noiva aos quatro, casou-se com quatorze, foi mãe aos quinze e ficou viúva com apenas vinte anos. Isabel nasceu princesa da Hungria e duquesa da Turíngia, em Pressburg, filha do rei André II e de Gertrudes, duquesa da Caríntia. Nasceu já prometida em casamento ao nobre Luís da Turíngia. Cresceu, portanto, cercada de todas as riquezas e rodeada de criados e amas dispostos a fazer-lhe as mínimas vontades. Mas nunca mostrou queda para a vaidade, as festas deslumbrantes da corte ou as distrações e fofocas da moda. Ao contrário, suas preocupações eram as orações e o estado lastimável dos pobres. Ainda menina, transferiu-se para a corte dos futuros parentes, para crescer e ser educada ao lado do noivo, como era costume na época. Lá, também, sua forma de viver chamou a atenção. Já casada, provocou revolta em outras mulheres da família, pois se recusava a ostentar as riquíssimas jóias quando ia à igreja, enquanto a sogra e a cunhada faziam questão desta ostentação. Mas o marido, influenciado pela convivência com Isabel, fazia com que a corte seguisse o caminho apontado pela esposa, baseando seu governo em três lemas propostos por ela: "Piedade, pureza e justiça". Santa Isabel encarnava o lema como ninguém, pois visitava pessoalmente os pobres em suas choupanas, distribuía alimentos e roupas que costurava com as próprias mãos. Com eles rezava e tratava dos doentes. Diz a lenda que, quando a pressão dos familiares era demais, Deus corria em seu auxílio e ela se salvava por milagre. Como era acusada de ser caridosa demais com os bens da corte, certa vez o marido a foi revistar e os alimentos que levava escondidos na bolsa e sob o manto se transformaram em rosas. Em outra ocasião, a sogra chamou Luís para comprovar que ela colocara um leproso em seu próprio quarto, mas tudo que encontraram foi um Cristo crucificado sobre a cama. Isabel perdeu o marido muito cedo e passou a sofrer terrivelmente nas mãos dos parentes do falecido. Luís partira com as cruzadas à Terra Santa e morreu antes de lá chegar, vítima da peste que assolava a Europa medieval. Ao mesmo tempo o reino enfrentava tremenda escassez de alimentos. Foi quando Isabel decidiu usar o dinheiro público para sustentar centenas de leprosos pobres e miseráveis. Por isso, foi expulsa da corte, sob a alegação de que esbanjava os bens da família, quando na verdade estava apenas socorrendo os necessitados. Tomou os três filhos ainda pequenos e, acompanhada somente de algumas aias fiéis, começou uma sofrida peregrinação por várias cidades. Terminou refugiando-se num convento de Marburgo e lá entrou para a Ordem Terceira Franciscana. Por coincidência era justamente no ano em que São Francisco morria, 1226. Com os bens que lhe restaram da espoliação promovida pela família da sogra construiu um hospital para os pobres. Embora o pai a quisesse de volta à corte da Hungria, Isabel preferiu continuar ali e dedicou os anos seguintes a cuidar dos filhos e dos desvalidos da região. Mas a vida de esforço e dedicação aos doentes tinha minado suas forças. Morreu muito jovem e os milagres que se sucederam em seu túmulo foram a prova plena da santidade que alcançou em vida. Estes milagres apressaram seu processo de canonização, que se deu apenas quatro anos após sua morte.

Oração do dia 17/11/2015

Pai, faze-me puro de coração, como o Zaqueu convertido, tornando-me desapegado das coisas deste mundo e capaz de dividi-las com os pobres. Amém!

Meditação do dia 17/11/2015

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor: eu estava doente e me visitastes. Em verdade vos digo, tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos foi a mim que o fizestes!(Mateus 25, 34.36.40)

Leitura do dia 17/11/2015

2Macabeus. 6,18-31
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus: 18Eleazar era um dos principais doutores da Lei, homem de idade avançada e de venerável aparência. Quiseram obrigá-lo a comer carne de porco, abrindo à força sua boca. 19Mas ele, preferindo morrer gloriosamente a viver desonrado, caminhou espontaneamente para a tortura da roda, 20depois de ter cuspido o que lhe haviam posto na boca. Assim deveriam proceder os que têm a coragem de recusar aquilo que nem para salvar a vida é lícito comer. 21Os encarregados desse ímpio banquete ritual, que conheciam Eleazar desde muito tempo, chamaram-no à parte e insistiram para que mandasse trazer carnes cujo uso lhes era permitido e que ele mesmo tivesse preparado, apenas fingisse comer carnes provenientes do sacrifício, conforme o rei ordenara. 22Agindo assim evitaria a morte, aproveitando esta oportunidade que lhe davam em consideração à velha amizade. 23Mas ele tomou uma nobre resolução digna da sua idade, digna do prestígio de sua velhice, dos seus cabelos embranquecidos com honra, e da vida sem mancha que levara desde a infância. Uma resolução digna, sobretudo, da santa legislação instituída pelo próprio Deus. E respondeu coerentemente, dizendo que o mandassem logo para a mansão dos mortos. 24E acrescentou: “Usar desse fingimento seria indigno da nossa idade. Muitos jovens ficariam convencidos de que Eleazar, aos noventa anos, adotou as normas de vida dos estrangeiros; 25seriam enganados por mim, por causa do fingimento que eu usaria para salvar um breve resto de vida. De minha parte eu atrairia sobre minha velhice a vergonha e a desonra. 26E ainda que escapasse por um momento ao castigo dos homens, eu não poderia, nem vivo nem morto, fugir das mãos do Todo-poderoso. 27Se, pelo contrário, eu agora renunciar corajosamente a esta vida, vou mostrar-me digno de minha velhice, 28e deixarei aos jovens o nobre exemplo de como se deve morrer, com entusiasmo e generosidade, pelas veneráveis e santas leis”. Ditas estas palavras, caminhou logo para o suplício. 29Os que o conduziam, transformaram em brutalidade a benevolência manifestada pouco antes. E consideraram loucas as palavras que ele acabara de dizer. 30Eleazar, porém, estando para morrer sob os golpes, disse ainda entre gemidos: “O Senhor, em sua santa sabedoria, vê muito bem que eu, podendo escapar da morte, suporto em meu corpo as dores cruéis provocadas pelos açoites, mas em minha alma suporto-as com alegria, por causa do temor que lhe tenho”. 31Assim Eleazar partiu desta vida. Com sua morte deixou um exemplo de coragem e um modelo inesquecível de virtude, não só para os jovens, mas também para toda a nação. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 17/11/2015

Salmos 3
— É o Senhor quem me sustenta e me protege!
Quão numerosos, ó Senhor, os que me atacam; quanta gente se levanta contra mim! Muitos dizem, comentando a meu respeito: “Ele não acha a salvação junto de Deus!”
Mas sois vós o meu escudo protetor, a minha glória que levanta minha cabeça! Quando eu chamei em alta voz pelo Senhor, do Monte santo ele me ouviu e respondeu.
Eu me deito e adormeço bem tranquilo; acordo em paz, pois o Senhor é meu sustento. Não terei medo de milhares que me cerquem e furiosos se levantem contra mim. Levantai-vos, ó Senhor, vinde salvar-me!

Evangelho do dia 17/11/2015

Lucas. 19,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 16 de novembro de 2015

33ª Semana Comum!-(Cor Verde)-ANO DA PAZ!

Santo do dia 16/11/2015: SANTA GERTRUDES

SANTA GERTRUDES
SANTA GERTRUDES

A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Claro que praticava os ensinamentos e obrigações da caridade e humildade, mas seu grande exemplo, que passou às suas discípulas enquanto abadessa, foi a entrega da alma e da mente à meditação sobre os mistérios da paixão e morte de Cristo e o dogma do sacramento do amor. Seu trunfo eram a penitência e a dedicação às escrituras. Em suas meditações, Santa Gertrudes recebeu muitas revelações de Deus, que transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez o mais importante volume cristão tendo como temática a teologia mística. Gertrudes viveu no misticismo. Entregue desde os cinco anos às religiosas beneditinas do mosteiro de Helfa, ali aprendeu e cresceu, tornou-se religiosa consagrada e exerceu a direção da abadia. Dizem os escritos que constantemente era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da palavra. Foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus, prática que alcançaria enorme expansão no futuro, com santa Margarida Maria Alaquoque, no século XVII. Gertrudes nasceu em Eisleben, na Saxônia, em 1256, e morreu em 1302. Não foi canonizada oficialmente, mas sua festa é comemorada desde 1738.

Oração do dia 16/11/2015

Pai, infunde em mim uma fé profunda como a do pobre cego, cujo desejo de ser curado por Jesus levou-o a se abrir para a verdadeira visão que leva à salvação. Amém!

Meditação do dia 16/11/2015

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes!(Jeremias 29, 11.12.14)

Leitura do dia 16/11/2015

1Macabeus. 1,10-15.41-43.54-57.62-64
Leitura do Primeiro Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 10brotou uma raiz iníqua, Antíoco Epífanes, filho do rei Antíoco. Estivera em Roma, como refém, e subiu ao trono no ano cento e trinta e sete da era dos gregos. 11Naqueles dias, apareceram em Israel pessoas ímpias, que seduziram a muitos, dizendo: “Vamos fazer uma aliança com as nações vizinhas, pois, desde que nos isolamos delas, muitas desgraças nos aconteceram”. 12Estas palavras agradaram, 13e alguns do povo entusiasmaram-se e foram procurar o rei, que os autorizou a seguir os costumes pagãos. 14Edificaram em Jerusalém um ginásio, de acordo com as normas dos gentios. 15Aboliram o uso da circuncisão e renunciaram à aliança sagrada. Associaram-se com os pagãos e venderam-se para fazer o mal. 41Então o rei Antíoco publicou um decreto para todo o reino, ordenando que todos formassem um só povo, obrigando cada um a abandonar seus costumes particulares. 42Todos os pagãos acataram a ordem do rei 43e inclusive muitos israelitas adotaram sua religião, sacrificando aos ídolos e profanando o sábado. 54No dia quinze do mês de Casleu, no ano cento e quarenta e cinco, Antíoco fez erigir sobre o altar dos sacrifícios a Abominação da desolação. E pelas cidades circunvizinhas de Judá construíram altares. 55Queimavam incenso junto às portas das casas e nas ruas. 56Os livros da Lei, que lhes caíam nas mãos, eram atirados ao fogo, depois de rasgados. 57Em virtude do decreto real, era condenado à morte todo aquele em cuja casa fosse encontrado um livro da Aliança, assim como qualquer pessoa que continuasse a observar a Lei. 62Mas muitos israelitas resistiram e decidiram firmemente não comer alimentos impuros. 63Preferiram a morte a contaminar-se com aqueles alimentos. E, não querendo violar a aliança sagrada, esses foram trucidados. 64Uma cólera terrível se abateu sobre Israel. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 16/11/2015

Salmos 118
— Vivificai-me, ó Senhor, e guardarei vossa Aliança!
Apodera-se de mim a indignação, vendo que os ímpios abandonam vossa lei.
— Mesmo que os ímpios me amarrem com seus laços, nem assim hei de esquecer a vossa lei.
Libertai-me da opressão e da calúnia, para que eu possa observar vossos preceitos!
Meus opressores se aproximam com maldade; como estão longe, ó Senhor, de vossa lei!
Como estão longe de salvar-se os pecadores, pois não procuram, ó Senhor, vossa vontade!
Quando vejo os renegados, sinto nojo, porque foram infiéis à vossa lei!

Evangelho do dia 16/11/2015

Lucas. 18,35-43
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 15 de novembro de 2015

33º Domingo do Tempo Comum!-Ano da paz!-(Cor Verde)-Minhas palavras não passarão!

Santo do dia 15/11/2015: SANTO ALBERTO MAGNO

SANTO ALBERTO MAGNO
SANTO ALBERTO MAGNO

O título de Doutor da Igreja foi conferido a Santo Alberto Magno pelo Papa Pio XI. Este título já estaria plenamente justificado pelo que lecionou, tanto em conventos quanto em universidades, e pelos livros que escreveu. Foram vinte e duas obras sobre as artes práticas como tecelagem, navegação, agricultura etc. Mas, como se não bastasse, Santo Alberto Magno dominava, além da teologia, também as principais ciências naturais como a filosofia, a química, a física, além de ter sido profundo observador da natureza. Se fosse preciso mais, poderiam ser citados outros temas sobre os quais dissertava fluentemente como astronomia, meteorologia, mecânica, arquitetura, mineralogia, zoologia e botânica. Mesmo enquanto vivo já era chamado de Magno por seus contemporâneos. Mas a santidade nunca foi colocada de lado. "Minha intenção última está na ciência de Deus", costumava dizer. A forma como aprendia tudo tão facilmente e a clareza com que expunha e lecionava, sempre fizeram com que esta capacidade fosse julgada como um dom divino. Há controvérsias sobre a data em que veio ao mundo. Alberto teria nascido na Alemanha em 1193 ou em 1206. Mas com certeza sua família, Bolstat, era de origem nobre e militar. Aos dezesseis anos, Alberto foi para Pádua, na Itália, onde completou os estudos superiores e, em 1229, tornou-se frade dominicano pregador. Lecionou nos principais pólos de cultura europeus de sua época, como Estrasburgo, Colônia e Paris, sendo que nesta última atraiu tantos estudantes e seguidores que precisou lecionar em praça pública. Até hoje a praça Maubert tem este nome graças a Santo Alberto, numa derivação de Magnus Albert. Entre seus alunos esteve São Tomás de Aquino. Em 1254, eleito superior provincial de sua ordem na Alemanha, abriu mão da cátedra na capital da França para ficar mais próximo da comunidade dominicana colocada sob sua responsabilidade. Ali demonstrou como continuava mantendo o espírito de monge pobre e humilde, viajando por grande parte da Alemanha sempre a pé e pedindo esmolas no caminho para se alimentar. Assim, ele fundou vários conventos, além de renovar os já existentes. Em 1260 foi nomeado bispo de Ratisbona, ocupando o cargo por dois anos, ao fim dos quais pediu exoneração e foi atendido. Voltou à vida simples de seu convento e passou a ensinar na universidade de Colônia. Já entrado nos setenta anos, foi incumbido pelo papa Urbano IV de liderar as cruzadas na Alemanha e na Boêmia. Em 1274 teve participação decisiva na união da Igreja grega com a latina, no Segundo Concílio de Lião. Três anos antes de sua morte Santo Alberto Magno começou a perder a memória. Mandou então que se construísse sua própria sepultura onde, todos os dias, passou a rezar o ofício dos mortos. Morreu a 15 de novembro de 1280. Foi canonizado em 1931, por Pio XI e, posteriormente, foi proclamado patrono das ciências naturais por Pio XII.

Oração do dia 15/11/2015

Senhor Jesus, que eu me deixe guiar por tuas palavras, e me mantenha vigilante, na caridade, à tua espera. Amém!

Meditação do dia 15/11/2015

Meus pensamentos são de paz e não de aflição, diz o Senhor. vós me invocareis, e hei de escutar-vos, e vos trarei de vosso cativeiro, de onde estiverdes!(Jeremias 29, 11.12.14)

Leitura do dia 15/11/2015

1ª Leitura
Daniel 12,1-3
Leitura da Profecia de Daniel: 1“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 15/11/2015

Salmos 15
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refugio!
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça,/ meu destino está seguro em vossas mãos!/ Tenho sempre o Senhor ante meus olhos,/ pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Eis porque meu coração está em festa,/ minha alma rejubila de alegria,/ e até meu corpo no repouso está tranquilo;/ pois não haveis de me deixar entregue à morte,/ nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida;/ junto a vós, felicidade sem limites,/ delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Leitura do dia 15/11/2015

2ª Leitura
Hebreus 10,11-14.18
Leitura da Carta aos Hebreus: 11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 15/11/2015

Marcos 13,24-32
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!