sábado, 10 de setembro de 2011

São Nicolau de Tolentino

Prodigiosa e mística, são duas palavras que descrevem a vida de são Nicolau de Tolentino, autor de nada menos que trezentos e um milagres contabilizados pelo seu biógrafo, frei Pedro de Monte Rubiano. São Nicolau é o protetor daqueles que sofrem injustiça ou são oprimidos na vida e na liberdade. Protege também a maternidade, a infância, a boa morte e as almas do purgatório. Sua vida religiosa foi repleta de orações e mortificações. Asceta e austero consigo mesmo, foi ordenado sacerdote na ordem dos agostinianos em 1269, em Cingoli. Depois de muito peregrinar, decidiu fixar morada em Tolentino, onde desenvolveu o seu apostolado. As orações ocupavam boa parte de seu dia e o tempo que lhe restava era dedicado a visitar os pobres, para os quais tinha constituído um modesto fundo, de onde tirava o necessário nos casos mais urgentes. Em tudo que fez na vida e também nos milagres que realizou após a morte, procurou sempre aliviar a miséria humana. Quarenta anos depois de sua morte, seu corpo foi encontrado intacto.

Oração do dia 10/09/2011

Senhor, purificai meu interior, dai-me um coração novo, guiado pela verdade e pelo amor. Só vós podeis livrar-me do pecado, da tristeza e do egoísmo. Reconheço que preciso de vós, e preciso também da ajuda de meus irmãos e irmãs. Fazei que eles sejam uma bênção para mim, e que eu seja bênção para eles. Ajudai-nos a levar a salvação para todos com quem nos encontrarmos. Amém.

Deus nos fala

Palavras que nos ensinam e nos tocam profundamente: “Encontrei misericórdia”. Belas palavras podem ser importantes, mas para o Cristo o que conta é cumprir o que Ele nos ensina.

Leitura do dia 10/09/2011

1 Timóteo 1,15-17

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo. Caríssimo, segura e digna de ser acolhida por todos é esta palavra: Cristo veio ao mundo para salvar os pecadores. E eu sou o primeiro deles! Por isso encontrei misericórdia, para que em mim, como primeiro, Cristo Jesus demonstrasse toda a grandeza de seu coração; ele fez de mim um modelo de todos os que crerem nele para alcançar a vida eterna. Ao Rei dos séculos, ao único Deus, imortal e invisível, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém! Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 10/09/2011

Lucas 6,43-49

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: “Não existe árvore boa que dê frutos ruins, nem árvore ruim que dê frutos bons. Toda árvore é reconhecida pelos seus frutos. Não se colhem figos de espinheiros, nem uvas de plantas espinhosas. O homem bom tira coisas boas do bom tesouro do seu coração. Mas o homem mau tira coisas más do seu mau tesouro, pois sua boca fala do que o coração está cheio. Por que me chamais: ‘Senhor! Senhor!’, mas não fazeis o que eu digo? Vou mostrar-vos com quem se parece todo aquele que vem a mim, ouve as minhas palavras e as põe em prática. É semelhante a um homem que construiu uma casa: cavou fundo e colocou o alicerce sobre a rocha. Veio a enchente, a torrente deu contra a casa, mas não conseguiu derrubá-la, porque estava bem construída. Aquele, porém, que ouve e não põe em prática, é semelhante a um homem que construiu uma casa no chão, sem alicerce. A torrente deu contra a casa, e ela imediatamente desabou; e foi grande a ruína dessa casa”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 9 de setembro de 2011

São Tomás de Vilanova

Ainda na infância, Tomás de Vilanova já demonstrava ser uma pessoa extremamente caridosa. Para compartilhar com os pobres as dores e dificuldades de uma vida de necessidade e sofrimento, abriu mão de tudo o que tinha. Tomás de Vilanova nasceu no ano de 1486, em Fuenllana, na Espanha, e foi considerado uma das pessoas mais importantes e representativas do seu século. Em 1516, ingressou na vida religiosa, junto aos agostinianos. Dois anos depois foi ordenado sacerdote e, logo em seguida, contra sua vontade, foi eleito superior, cargo que ocupou até 1544. O imperador Carlos V propôs, então, que se tornasse bispo da sede de Valência. Seu ingresso no bispado deu-se exatamente no dia 1o de janeiro de 1545. Baseou seu trabalho, como pastor, nos ensinamentos de Paulo e nos exemplos de grandes bispos da antiguidade cristã, entre eles Agostinho, Ambrósio e Gregório Magno. Uma de suas maiores obras foi organizar várias formas de assistência. Entre elas, criou, no palácio episcopal, um orfanato para as criancinhas abandonadas, dando-lhes abrigo, cuidados e o carinho que tanto necessitavam. Acolhia de tal forma essas crianças que um dia chegou a ceder sua própria cama, pois não havia mais lugar para abrigá-las.

Oração do dia 09/09/2011

Senhor Jesus, eu vos escolho como meu mestre. Abri meus olhos, iluminai-me para que vos seja fiel e sempre vos acompanhe. Livrai-me da sedução de falsos mestres, por mais simpáticos que sejam. Quero viver como me ensinais, para assim poder também ensinar a tantos que andam à procura da vida. Dai-me a palavra certa, no tom certo, no momento certo para ajudar a todos. Amém.

Deus nos fala

A graça de Deus e sua misericórdia saíram vencedoras, e chamaram o apóstolo para o serviço do Reino. O jeito de Deus agir conosco é o jeito com que devemos agir com os outros: nada mais, nada menos do que isso.

Leitura do dia 09/09/2011

1 Timóteo 1,1-2.12-14

Início da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo: Paulo, apóstolo de Cristo Jesus, por ordem de Deus, nosso Salvador, e de Cristo Jesus, nossa esperança, a Timóteo, verdadeiro filho na fé: a graça, a misericórdia e a paz de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor. Agradeço àquele que me deu força, Cristo Jesus, nosso Senhor, pela confiança que teve em mim ao designar-me para o seu serviço, a mim, que antes blasfemava, perseguia e insultava. Mas encontrei misericórdia, porque agia com a ignorância de quem não tem fé. Transbordou a graça de nosso Senhor com a fé e o amor que há em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 09/09/2011

Lucas 6,39-42

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, Jesus contou uma parábola aos discípulos: “Pode um cego guiar outro cego? Não cairão os dois num buraco? Um discípulo não é maior do que o mestre; todo discípulo bem formado será como o mestre. Por que vês tu o cisco no olho do teu irmão, e não percebes a trave que há no teu próprio olho? Como podes dizer a teu irmão: Irmão, deixa-me tirar o cisco do teu olho, quando tu não vês a trave no teu próprio olho? Hipócrita! Tira primeiro a trave do teu olho, e então poderás enxergar bem para tirar o cisco do olho do teu irmão”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Nossa Senhora

Ao contrário das outras comemorações, em que os santos são lembrados pela data de sua morte – ou seja, nascimento para o céu - , hoje se celebra o nascimento para a terra de Maria, mãe de Jesus. Em uma belíssima narração, Pe. Antonio Viera diz; “... Perguntai aos enfermos para que nasce esta Celestial Menina, dir-vos-ão que nasce para Senhora da Saúde; perguntai aos pobres, dirão que nasce para Senhora dos Remédios; perguntai aos desamparados, dirão que nasce para Senhora do Amparo; perguntai aos desconsolados, dirão que nasce para Senhora da Consolação; perguntai aos tristes, dirão que nasce para Senhora dos Prazeres; perguntai aos desesperados, dirão que nasce para Senhora da Esperança; os cegos dirão que nasce para Senhora da Luz; os discordes: para Senhora da Paz; os desencaminhados: para Senhora da Guia; os cativos: para Senhora do Livramento; os cercados: para Senhora da Vitória. Dirão os pleiteantes que nasce para Senhora do Bom Despacho; os navegantes: para senhora da Boa Viagem; os temerosos da sua fortuna: para Senhora do Bom Sucesso; os desconfiados da vida: para Senhora da Boa Morte; os pecadores todos: para Senhora da Glória. E se todas estas vozes se unirem em uma só voz (...)”, dirão que nasce (...) para ser Maria e Mãe de Jesus....”

Oração do dia 08/09/2011

Senhor, eu vos bendigo por Maria e José, pelo seu amor e pelo seu matrimônio. Bendita seja vossa sabedoria bondosa, que os levou por caminhos que nem imaginavam, e deu-lhes missão de tal modo importante em vosso projeto de salvação. Entrego-me a vós sem nada me reservar, também de mim fazei o que bem quiserdes, para vossa glória e para o bem de meus irmãos. Amém.

Deus nos fala

Deus que é sempre fiel escolheu Maria e destinou-a à sublime missão da realização de seu amor por nossa humanidade. José, homem justo e fiel, junto com Maria, cumpre os desígnios do Pai, para que seu Filho Jesus viesse ao mundo.

Leitura do dia 08/09/2011

Primeira Leitura

Miqueias 5,1-4a

Leitura do Livro do Profeta Miqueias: Assim diz o Senhor: “Tu, Belém de Éfrata, pequenina entre os mil povoados de Judá, de ti há de sair aquele que dominará em Israel; sua origem vem de tempos remotos, desde os dias da eternidade. Deus deixará seu povo ao abandono, até ao tempo em que uma mãe der à luz; e o resto de seus irmãos se voltará para os filhos de Israel. Ele não recuará, apascentará com a força do Senhor e com a majestade do nome do Senhor seu Deus; os homens viverão em paz, pois ele agora estenderá o poder até aos confins da terra, e ele mesmo será a Paz”. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Segunda Leitura

Romanos 8,28-30

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos.

Irmãos, sabemos que tudo contribui para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados para a salvação, de acordo com o projeto de Deus. Pois aqueles que Deus contemplou com seu amor desde sempre, a esses ele predestinou a serem conformes à imagem de seu Filho, para que este seja o primogênito numa multidão de irmãos. E aqueles que Deus predestinou, também os chamou. E aos que chamou, também os tornou justos; e aos que tornou justos, também os glorificou. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 08/09/2011

Mateus 1,18-23

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: A origem de Jesus Cristo foi assim: Maria, sua mãe, estava prometida em casamento a José, e, antes de viverem juntos, ela ficou grávida pela ação do Espírito Santo. José, seu marido, era justo e, não querendo denunciá-la, resolveu abandonar Maria, em segredo.Enquanto José pensava nisso, eis que o anjo do Senhor apareceu-lhe, em sonho, e lhe disse: “José, Filho de Davi, não tenhas medo de receber Maria como tua esposa, porque ela concebeu pela ação do Espírito Santo. Ela dará à luz um filho, e tu lhe darás o nome de Jesus, pois ele vai salvar o seu povo dos seus pecados”. Tudo isso aconteceu para se cumprir o que o Senhor havia dito pelo profeta: “Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho. Ele será chamado pelo nome de Emanuel, que significa: Deus está conosco”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Santa Regina

A celebração de hoje honra a mártir Regina, cuja passagem está descrita no Martirológio Jeronimiano que narra a sua vida; “. Em Alísia no território de Autum (atual França), viveu Santa Regina, virgem e mártir, que, sob o procônsul Olíbrio, sofreu os suplícios do cárcere e outros. Por fim, foi degolada e voou para junto do esposo.” O corpo de Regina ficou algum tempo no lugar do martírio, fora de Alísia. Levado depois para a cidade, foi colocado num sarcófago de pedra, sobre o qual se edificou uma basílica, que se tornou lugar de peregrinação.

Oração do dia 07/09/2011

Senhor Jesus, fico meio sem jeito, porque até agora não posso dizer que fui perseguido por vossa causa. Não vos peço que me façais sofrer oposições. Peço apenas que me deis coragem se alguma ocasião aparecer. Por agora espero que me ajudeis a ir enfrentando com paciência as pequenas dificuldades de minha vida, sem perder a confiança, a alegria e o bom humor. Amém.

Deus nos fala

No Cristo e em seu evangelho está toda a verdade sobre o homem e a mulher, e por isso devemos “aspirar às coisas celestes”. Enquanto nossas atitudes não gerarem comunhão nem protegerem a vida, não poderemos ser chamados de bem-aventurados.

Leitura do dia 07/09//2011

Colossenses 3,1-11

Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses: Irmãos, se ressuscitastes com Cristo, esforçai-vos por alcançar as coisas do alto, onde está Cristo, sentado à direita de Deus; aspirai às coisas celestes e não às coisas terrestres. Pois vós morrestes, e a vossa vida está escondida, com Cristo, em Deus. Quando Cristo, nossa vida, aparecer em seu triunfo, então vós aparecereis também com ele, revestidos de glória. Portanto, fazei morrer o que em vós pertence à terra: imoralidade, impureza, paixão, maus desejos e a cobiça, que é idolatria. Tais coisas provocam a ira de Deus contra os que lhe resistem. Antigamente vós estáveis enredados por essas coisas e vos deixastes dominar por elas. Agora, porém, abandonai tudo isso: ira, irritação, maldade, blasfêmia, palavras indecentes, que saem dos vossos lábios. Não mintais uns aos outros. Já vos despojastes do homem velho e da sua maneira de agir e vos revestistes do homem novo, que se renova segundo a imagem do seu Criador, em ordem ao conhecimento. Aí não se faz distinção entre grego e judeu, circunciso e incircunciso, inculto, selvagem, escravo e livre, mas Cristo é tudo em todos. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 07/09/2011

Lucas 6,20-26

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, Jesus, levantando os olhos para os seus discípulos, disse: “Bem-aventurados vós, os pobres, porque vosso é o Reino de Deus! Bem-aventurados vós que agora tendes fome, porque sereis saciados! Bem-aventurados vós que agora chorais, porque havereis de rir! Bem-aventurados sereis, quando os homens vos odiarem, vos expulsarem, vos insultarem e amaldiçoarem o vosso nome, por causa do Filho do Homem! Alegrai-vos, nesse dia, e exultai pois será grande a vossa recompensa no céu; porque era assim que os antepassados deles tratavam os profetas. Mas, ai de vós, ricos, porque já tendes vossa consolação! Ai de vós que agora tendes fartura, porque passareis fome! Ai de vós que agora rides, porque tereis luto e lágrimas! Ai de vós quando todos vos elogiam! Era assim que os antepassados deles tratavam os falsos profetas. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 6 de setembro de 2011

São Zacarias

A vida do profeta Zacarias é cercada de visões, profecias e prodígios. Tudo se inicia com o seu nome que significa “o Senhor lembrou”. Nas Escrituras Sagradas existe um livro com seu nome, no qual são narradas as passagens de sua vida religiosa. Ele é constantemente citado no Novo Testamento. Viveu o seu ministério profético por volta de 520 antes de Cristo, quando estava sendo erguido o Templo de Jerusalém. Tendo recebido o chamado de Deus, foi convidado a espalhar a Sua palavra, para que se fizesse penitência tendo em vista a vinda de Jesus, ou do próprio Deus encarnado, em um novo tempo onde reinariam a paz e a alegria. Sua característica é o messianismo. Zacarias, pertencia à tribo de Levi e já idoso, voltou para a Palestina. Em sua velhice continuaria sua obra, que denunciava o fim dos tempos, acreditando na vinda do Salvador à terra. Morreu em idade avançada e seu túmulo se encontra ao lado do túmulo de Ageu.

Oração do dia 06/09/2011

Trindade Santa, Pai, Filho e Espírito Santo, alegro-me convosco pelo vosso poder, glória e felicidade. Agradeço o amor com que me criastes e me quisestes fazer participante de vossa vida divina. Eu vos louvo e bendigo pela felicidade que me dais, pelo amor e pela verdade que me tornais possível viver. Entrego-me em vossas mãos, para que se cumpra em mim vosso plano de salvação. Amém.

Deus nos fala

Quem se deixa verdadeiramente guiar pelo Cristo, finca as raízes de sua vida na verdade do Reino, e dá testemunho dele. Nos momentos de grande importância e decisão em sua missão, Jesus entrava na intimidade do Pai, como na convocação dos doze discípulos.

Leitura do dia 06/09/2011

Colossenses 2,6-15
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, assim como aceitastes a Cristo Jesus como Senhor, assim continuai a guiar-vos por ele: enraizados nele e edificados sobre ele, apoiados na fé que vos foi ensinada, dando-lhe muitas ações de graças. Estai alerta, para que ninguém vos enrede com sua filosofia e com doutrina falsa, baseando-se em tradição humana e remontando às forças elementares do mundo, sem se fundamentar em Cristo. Pois nele habita corporalmente toda a plenitude da divindade. Dele também vós estais repletos, pois ele é a Cabeça de todas as forças e de todos os poderes. Nele, vós também recebestes uma circuncisão, não feita por mão humana, mas uma circuncisão que é de Cristo, pela qual renunciais ao corpo perecível. Com Cristo fostes sepultados no batismo; com ele também fostes ressuscitados por meio da fé no poder de Deus, que ressuscitou a Cristo dentre os mortos. Ora, vós estáveis mortos por causa dos vossos pecados, e vossos corpos não tinham recebido a circuncisão, até que Deus vos trouxe para a vida, junto com Cristo, e a todos nós perdoou os pecados. Existia contra nós uma conta a ser paga, mas ele a cancelou, apesar das obrigações legais, e a eliminou, pregando-a na cruz; Ele despojou as autoridades e os poderes sobre-humanos e os expôs publicamente em espetáculo, levando-os em cortejo triunfal. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Evangelho do dia 06/09/2011

Lucas 6,12-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naqueles dias, Jesus foi à montanha para rezar. E passou a noite toda em oração a Deus. Ao amanhecer, chamou seus discípulos e escolheu doze dentre eles, aos quais deu o nome de apóstolos: Simão, a quem impôs o nome de Pedro, e seu irmão André; Tiago e João; Filipe e Bartolomeu; Mateus e Tomé; Tiago, filho de Alfeu, e Simão, chamado Zelota; Judas, filho de Tiago, e Judas Iscariotes, aquele que se tornou traidor. Jesus desceu da montanha com eles e parou num lugar plano. Ali estavam muitos dos seus discípulos e grande multidão de gente de toda a Judeia e de Jerusalém, do litoral de Tiro e Sidônia. Vieram para ouvir Jesus e ser curados de suas doenças. E aqueles que estavam atormentados por espíritos maus também foram curados. A multidão toda procurava tocar em Jesus, porque uma força saía dele, e curava a todos. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

São Lourenço Justiniano

Filho da nobre família Justiniano, Lourenço nasceu em Veneza, no dia 1º de julho de 1380. Desde cedo, já manifestava seu repúdio ao orgulho, à ganância e à corrupção que havia em sua terra natal. Na adolescência, teve uma visão da Sabedoria Eterna e decidiu dedicar-se à vida religiosa. Sua única ambição era amar e servir a Deus. Procurando o aprimoramento espiritual, tornou-se um mendigo em sua cidade, chegando a esmolar na porta da casa de seus próprios pais. A vanguardista Veneza do século XV era um efervescente laboratório de reforma católica, destinado a produzir frutos preciosos. Um deles foi Lourenço Justiniano. Aos dezenove anos de idade ele era considerado um modelo de virtude, austeridade e humildade. Em 1404, já diácono, uniu-se a outros sacerdotes e ingressou no Mosteiro de São Jorge, em Alga, para viver em comunidade com eles, depois reconhecidos como "Companhia dos Cônegos Seculares", pioneiros do esforço reformador. Tornou-se sacerdote em 1407 e dois anos depois foi eleito superior da Comunidade de São Jorge, em Alga. Não era um bom orador, em contrapartida tornava sua pregação eficiente com sua dedicação ao mistério do confessionário, seu exemplo de humilde mendicante e seu trabalho de escritor incansável. Sua obra inclui livros para doutores e leigos, incluindo tratados teológicos e simples manuais de catequese. Os seus escritos trazem a matriz da idéia da "Sabedoria Eterna", eixo da sua mística, tanto para a perfeição interior como para a retidão da vida episcopal. A contragosto, em 1433, foi consagrado bispo de Castelo, uma pequena diocese. Em 1451, o papa Nicolau V extinguiu essa diocese e consagrou Lourenço Justiniano primeiro patriarca de Veneza. Nessas administrações, deixou sua marca singular impressa com suas virtudes, sendo considerado um homem sábio, piedoso e caridoso, principalmente com os mais pecadores. Nesses cargos ergueu mais de quinze conventos e muitas igrejas, aumentando, assim, seu já enorme rebanho. Tornou-se um exemplo de pastor, amado por todos os fiéis, que obedeciam à sua pregação e ao seu exemplo no seguimento de Cristo. Rodeado por seus amigos do clero em seu leito de morte, no dia 8 de janeiro de 1456, Lourenço Justiniano deixou, como mensagem aos cristãos, observar os mandamentos da lei de Deus. Depois de sua morte, muitos milagres foram atribuídos à sua intercessão, por isso foi canonizado, no ano de 1690, pelo papa Alexandre VIII. Sua festa foi indicada para ser celebrada no dia 5 de setembro.

Oração do dia 05/09/2011

Senhor, afastai de mim tudo que possa impedir-me de vos reconhecer como meu Salvador. Por mim mesmo sou cego e surdo aos vossos acenos e convites; preciso de vossa graça para aceitar que preciso de vós. Agradeço a insistência com que me procurais, e não quero continuar resistindo. Creio em vós, confio em vosso amor, quero ser vosso. Guardai-me para que continue sempre fiel ao vosso amor. Amém.

Deus nos fala

O apóstolo sente-se tocado e dominado pela ação amorosa de Deus no mundo, por meio de Jesus, e transmite-à Comunidade. Cristão verdadeiro é quem procura amar e praticar a misericórdia devolvendo a vida aos irmãos.

Leitura do dia 05/09/2011

Colossenses 1,24-2,3
Leitura da Carta de São Paulo aos Colossenses.
Irmãos, alegro-me de tudo o que já sofri por vós e procuro completar na minha própria carne o que falta das tribulações de Cristo, em solidariedade com o seu corpo, isto é, a Igreja. A ela eu sirvo, exercendo o cargo que Deus me confiou de vos transmitir a palavra de Deus em sua plenitude: o mistério escondido por séculos e gerações, mas agora revelado aos seus santos. A estes Deus quis manifestar como é rico e glorioso entre as nações este mistério: a presença de Cristo em vós, a esperança da glória. Nós o anunciamos, admoestando a todos e ensinando a todos, com toda sabedoria, para a todos tornar perfeitos em sua união com Cristo. Para isso eu me esforço com todo o empenho, sustentado pela sua força que em mim opera. Quero pois que saibais que luta difícil sustento por vós, pelos fiéis de Laodiceia e por tantos outros, que não me conhecem pessoalmente, ara que sejam consolados e se mantenham unidos na caridade, para que eles cheguem a entender profunda e plenamente o mistério de Deus Pai e de Cristo Jesus, no qual estão encerrados todos os tesouros da sabedoria e da ciência. Palavra do Senhor.
Graças a Deus.

Evangelho do dia 05/09/2011

Lucas 6,6-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Aconteceu num dia de sábado que Jesus entrou na sinagoga e começou a ensinar. Aí havia um homem cuja mão direita era seca. Os mestres da Lei e os fariseus o observavam, para ver se Jesus iria curá-lo em dia de sábado, e assim encontrarem motivo para acusá-lo. Jesus, porém, conhecendo seus pensamentos, disse ao homem da mão seca: “Levanta-te, e fica aqui no meio”. Ele se levantou, e ficou de pé. Disse-lhes Jesus: “Eu vos pergunto: O que é permitido fazer no sábado: o bem ou o mal, salvar uma vida ou deixar que se perca?” Então Jesus olhou para todos os que estavam ao seu redor, e disse ao homem: “Estende a tua mão”. O homem assim o fez e sua mão ficou curada. Eles ficaram com muita raiva, e começaram a discutir entre si sobre o que poderiam fazer contra Jesus.  Palavra da Salvação
Glória a vós, Senhor.

domingo, 4 de setembro de 2011

Santa Rosália

Decorridos três anos da morte de Santa Rosália, ela teria aparecido a uma mulher doente, ordenando-lhe que peregrinasse até a igrejinha no monte Pellegrino. Ao fazer o que lhe fora pedido, a santa apareceu-lhe novamente explicando o local em que estariam escondidos seus restos mortais. O arcebispo de Palermo, Giannetino Doria, constituiu uma comissão de peritos composta de médicos e teólogos, para estudar uma ossada descoberta em uma gruta escavada entre as rochas. Essa ossada humana foi proclamada autêntica e considerada relíquia em 11 de fevereiro de 1625. Antes de ser elevada aos altares, em 1630, pelo papa Urbano VIII, pedreiros que trabalhavam no convento dos dominicanos de santo Estevão de Quisquina, por volta de agosto de 1624, acharam uma gruta com os seguintes dizeres; “Eu, Rosália Sinibaldi, filha das rosas do Senhor, pelo amor de meu Senhor Jesus Cristo decidi morar nesta gruta de Quisquina”.

Oração do dia 04/09/2011

Senhor Jesus, creio que estais sempre presente entre nós, como fonte de nossa vida e centro de nossa fraternidade. Aumentai nossa união ao vosso redor, fazei-nos participar mais intimamente de vossa vida divina, transformai-nos para que vos possamos tornar presente em todos os ambientes. Sabendo que estais sempre conosco, teremos mais coragem para enfrentar dificuldades e trabalhos, e também mais alegria e confiança. Vossa presença é sempre discreta; ajudai-nos, pois, a perceber essa presença em nossa comunidade e em nossa família. Sei que não estais presente só nos momentos sérios e religiosos, mas também em nossos momentos de descontração e festa. Isso poderá fazer ainda maior nossa alegria. Cuidai, Senhor, que estejamos sempre convosco e nunca vos deixemos de lado. Amém.

Deus nos fala

Os profetas alertam-nos, como sentinelas, do perigo que é viver longe de Deus sem seguir seus preceitos. Quem escuta a Palavra e com humildade muda melhorando seus procedimentos, garante sua participação no Reino. Ajudar o outro a corrigir-se é praticar a caridade.

Leitura do dia 04/09/2011

Ezequiel 33,7-9
Leitura da Profecia de Ezequiel: Assim diz o Senhor: “Quanto a ti, filho do homem, eu te estabeleci como vigia para a casa de Israel. Logo que ouvires alguma palavra de minha boca, tu os deves advertir em meu nome. Se eu disser ao ímpio que ele vai morrer, e tu não lhe falares, advertindo-o a respeito de sua conduta, o ímpio vai morrer por própria culpa, mas eu te pedirei contas da sua morte. Mas, se advertires o ímpio a respeito de sua conduta, para que se arrependa, e ele não se arrepender, o ímpio morrerá por própria culpa, porém, tu salvarás a tua vida”. Palavra do Senhor.
Graças a Deus!

Evangelho do dia 04/09/2011

Mateus 18,15-20
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: “Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, a sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como um pagão ou um pecador público.
Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isso lhes será concedido por meu Pai que está nos céus. Pois, onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome, eu estou aí, no meio deles”. Palavra da Salvação.
Glória a vós, Senhor!