sábado, 13 de agosto de 2016

19ª Semana Comum!-(Cor Verde)-Pela Família!-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 13/08/2016: SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO

SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO
SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO

Se para muitos essa data lembra um dia de azar, para a Igreja marca um momento histórico muito positivo, em que ela poderia ter vivido uma cisão fatal. Mas acabou encontrando a paz no gesto solidário de dois papas, que abriram mão de seus cargos para que o cristianismo não rachasse irrecuperavelmente. Tudo aconteceu no século III, sob o império de Alexandre Severo, um governante condescendente que, aceitando a diversidade religiosa, não perseguiu os cristãos e permitiu que a Igreja se reorganizasse. Ponciano era descendente da antiga e nobre família dos Calpurni e foi eleito papa em 230. Mas Hipólito, um sacerdote culto, escritor célebre, era também uma pessoa austera e pouco chegada ao perdão. Sua natureza radical fez com que se rebelasse contra a reforma pretendida pelo predecessor papa Calisto. Assim, quando da eleição de Ponciano, uma cisão dividiu o catolicismo e Hipólito acabou por se tornar antipapa. Chegou ao poder então o imperador Maximiano, que retomou a perseguição aos cristãos e, deparando-se com dois chefes da mesma igreja, deportou ambos, condenando-os a trabalhos forçados numa mina da Sardenha. Foi lá que Ponciano e Hipólito se reconciliaram e, para manter a unidade da Igreja de Roma, renunciaram juntos aos seus mandatos. Para acabar com a cisão foi eleito o Papa Antero, de origem grega, que exerceu a função por apenas quarenta dias. A respeito desse episódio, que se perde no tempo, há muitas controvérsias. Alguns registros afirmam que o antipapa dessa época não seria Hipólito e sim um religioso oriental, residente em Roma, também escritor, que teria sido martirizado tempos depois.

Oração do dia 13/08/2016

Espírito de pequenez diante de Deus, leva-me a ser humilde como as criancinhas, desprovido de soberba e de orgulho que me induzem a marginalizar o meu próximo. Amém!

Meditação do dia 13/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Graças te dou, ó Pai, Senhor do céu e da terra, pois revelaste os mistérios do teu reino aos pequeninos, escondendo-os aos doutores!(Mateus 11,25)

Leitura do dia 13/08/2016

Ezequiel 18,1-10.13b.30-32
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: ‘Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados?’ 3 Juro por minha vida — oráculo do Senhor Deus —, já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4 Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar é que deve morrer. 5 Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6 não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7 se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8 se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9 se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá — oráculo do Senhor Deus. 10 Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 13b tal filho de modo algum viverá. Porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30 Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta — oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31 Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32 Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém — oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis!”Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 13/08/2016

Salmos 50
Ó Senhor, criai em mim um coração que seja puro!
Criai em mim um coração que seja puro, dai-me de novo um espírito decidido. Ó Senhor, não me afasteis de vossa face, nem retireis de mim o vosso Santo Espírito!
Dai-me de novo a alegria de ser salvo e confirmai-me com espírito generoso! Ensinarei vosso caminho aos pecadores, e para vós se voltarão os transviados.
Pois não são de vosso agrado os sacrifícios, e, se oferto um holocausto, o rejeitais. Meu sacrifício é minha alma penitente, não desprezeis um coração arrependido!

Evangelho do dia 13/08/2016

Mateus 19,13-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus.
Naquele tempo, 13 levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14 Então Jesus disse: “Deixai as crianças e não as proibais de vir a mim, porque delas é o Reino dos Céus”. 15 E depois de impor as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 12 de agosto de 2016

19ª Semana Comum!-(Cor Verde)-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 12/08/2016: SANTA BEATRIZ

SANTA BEATRIZ
SANTA BEATRIZ

Beatriz da Silva Menezes era uma jovem bela, amável, inteligente e educada nas virtudes cristãs. Era devota da Imaculada Conceição, a quem tinha como sua padroeira. Recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma ordem religiosa a ela dedicada. Nasceu no ano de 1424, de nobre família portuguesa, filha de Rui Gomes da Silva e de Isabel de Menezes. Beatriz foi escolhida pela rainha de Castela para ser sua primeira dama de honra, cargo esse que aceitou de bom grado, apesar de achar que a vida no palácio não era compatível com seu jeito de ser e pensar. Tratava-se de um ambiente de luxo e leviandade, mas que em momento nenhum a desviou do amor a Deus. Beatriz gostava do calor humano das pessoas que a rodeavam. A rainha Isabel, porém, começou a cultivar uma grande inveja por aquela jovem que, por sua beleza, despertava a admiração de todos. Mandou que prendessem a jovem numa arca que lhe serviria de túmulo. Mas, obrigada pelas circunstâncias, teve que soltá-la. E qual não foi sua surpresa quando viu que, depois de quatro dias, Beatriz ainda estava viva e muito bem de saúde. Na verdade, a rainha acabou agraciando-a com o prazer da solidão. Segundo narrou depois, foram quatro dias de riquezas espirituais, meditações e visões. Inclusive foi, quando a Imaculada Conceição lhe pediu que fundasse a ordem em seu nome. Depois desse dia, Beatriz cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida. Trinta anos se passaram até que Beatriz conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara. Certo dia ela foi visitada por Isabel, filha da rainha. Ao saber dos seus planos de fundar a ordem, ofereceu o palácio, ao lado da igreja de Santa Fé, para que ali pudesse fazer surgir o primeiro mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição. Beatriz levou consigo doze jovens. O dia 9 de agosto foi o dia escolhido para tomada de hábito de Beatriz e suas doze companheiras. Porém, dez dias antes Nossa Senhora lhe apareceu e comunicou-lhe de que ela morreria no dia de sua tomada de hábito. Morreu feliz, pois sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria e que germinaria pelos séculos afora.

Oração do dia 12/08/2016

Senhor Jesus, possa eu compreender que a exigência de respeito por todos os seres humanos provém da verdade que todos foram criados por Deus. Amém!

Meditação do dia 12/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Acolhei a palavra de Deus não como palavra humana, mas como mensagem de Deus, o que ela é, em verdade!(1Tesssalonesenses 2,14)

Leitura do dia 12/08/2016

Ezequiel 16,1-15.60.63
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3 Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4 E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura nem envolvida em faixas. 5 Ninguém teve dó de ti, nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6 Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: “Vive!” 7 Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8 Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo — oráculo do Senhor —, e tu foste minha. 9 Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10 Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11 Eu te enfeitei de jóias, pus braceletes em teus braços e um colar no pescoço. 12 Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13 Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14 Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri — oráculo do Senhor. 15 Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituíste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60 Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63 É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, — oráculo do Senhor Deus”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 12/08/2016

Isaías 12,2-4.5-6
Acalmou-se a vossa ira e enfim me consolastes!
Eis o Deus, meu Salvador, eu confio e nada temo; o Senhor é minha força, meu louvor e salvação. Com alegria bebereis no manancial da salvação. E direis naquele dia: “Dai louvores ao Senhor, invocai seu santo nome, anunciai suas maravilhas, dentre os povos proclamai que seu nome é o mais sublime.
Louvai cantando ao nosso Deus, que fez prodígios e portentos, publicai em toda a terra suas grandes maravilhas! Exultai cantando alegres, habitantes de Sião, porque é grande em vosso meio o Deus Santo de Israel!”!

Evangelho do dia 12/08/2016

Mateus 19,3-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 3 alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: “É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?” 4 Jesus respondeu: “Nunca lestes que o Criador, desde o início, os fez homem e mulher? 5 E disse: ‘Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne’? 6 De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe”. 7 Os fariseus perguntaram: “Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?” 8 Jesus respondeu: “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9 Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher — a não ser em caso de união ilegítima — e se casar com outra, comete adultério”. 10 Os discípulos disseram a Jesus: “Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se”. 11 Jesus respondeu: “Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12 Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender entenda”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 11 de agosto de 2016

SANTA CLARA DE ASSIS!-(Cor Branca)-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 11/08/2016: SANTA CLARA DE ASSIS

SANTA CLARA DE ASSIS
SANTA CLARA DE ASSIS

Em 1226, quando São Francisco de Assis morreu, Clara pediu que levassem o corpo do seu mestre espiritual na clausura, onde as monjas poderiam contemplar o seu rosto. Foi quando Clara teve visões projetadas na parede da pequena cela. Ali via São Francisco e os ritos das solenes funções que se desenvolviam na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, como se fossem filmes projetados numa tela, Santa Clara é considerada padroeira da televisão e de todos seus profissionais. Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família rica, onde tinha de tudo. Porém, o que a menina mais queria era seguir os ensinamentos de São Francisco de Assis. Aliás, foi Clara a primeira mulher da Igreja a se entusiasmar com o ideal do santo. Sua família foi contrária à resolução da filha, mas nada a demoveu do seu propósito. Aos dezenove anos fugiu de casa e, a 18 de março de 1212, apresentou-se na humilde igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. O santo então lhe cortou o cabelo, pediu-lhe que vestisse um modesto hábito de lã e pronunciou os votos de pobreza, castidade e obediência. Depois disso, Clara foi primeiro mandada para um mosteiro beneditino, do qual foi tirada por Francisco e levada ao paupérrimo convento de São Damião, destinado às monjas da Ordem Segunda Franciscana. O testemunho de fé de Santa Clara foi tão grande que sua mãe e as duas irmãs, Ortolona e Beatriz, abandonaram suas ricas moradas e foram viver ao seu lado, ingressando no convento e também entregando suas vidas à caridade. Depois da morte de São Francisco, Clara viveu mais vinte e sete anos dando continuidade à obra que aprendera com ele. Hoje em dia existem mais de dezenove mil religiosas clarissas, ou seja, aquelas que seguem a orientação de Santa Clara. No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu da mão de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação de sua ordem. Dois anos após sua morte, foi canonizada.

Oração do dia 11/08/2016

Espírito que ensina a perdoar, dispõe-me a conceder o perdão a quem me ofende, consciente de que o Pai também está sempre pronto a me perdoar. Amém!

Meditação do dia 11/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Fazei brilhar vosso semblante ao vosso servo e ensinai-me vossas leis e mandamentos!(Salmos 118, 135)

Leitura do dia 11/08/2016

Ezequiel 12,1-12
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1 A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2 “Filho do homem, estás morando no meio de um povo rebelde. Eles têm olhos para ver e não vêem, ouvidos para ouvir e não ouvem, pois são um povo rebelde. 3 Quanto a ti, Filho do homem, prepara para ti uma bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles. Emigrarás do lugar onde estás, à vista deles, para outro lugar. Talvez percebam que são um povo rebelde. 4 Deverás tirar a bagagem em pleno dia, à vista deles, como se fosse a bagagem de um exilado. Mas deverás sair à tarde, à vista deles, como quem vai para o exílio. 5 À vista deles deverás cavar para ti um buraco no muro, pelo qual sairás; 6 deverás carregar a bagagem nas costas e retirá-la no escuro. Deverás cobrir a face para não ver o país, pois eu fiz de ti um sinal para a casa de Israel”. 7 Eu fiz assim como me foi ordenado. Tirei a bagagem durante o dia, como se fosse a bagagem de exilado; à tarde, abri com a mão um buraco no muro. Saí no escuro, carregando a bagagem às costas, diante deles. 8 De manhã, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 9 “Filho do homem, não te perguntaram os da casa de Israel, essa gente rebelde, o que estavas fazendo? 10 Dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Este oráculo refere-se ao príncipe de Jerusalém e a toda a casa de Israel que está na cidade. 11 Dize: Eu sou um sinal para vós. Assim como eu fiz, assim será feito com eles: irão cativos para o exílio. 12 O príncipe que está no meio deles levará a bagagem às costas e sairá no escuro. Farão no muro um buraco para sair por ele. O príncipe cobrirá o rosto para não ver com seus olhos o país. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 11/08/2016

Salmos 77
Das obras do Senhor não se esqueçam!
Mesmo assim, eles tentaram o Altíssimo, recusando-se a guardar os seus preceitos. Como seus pais, se transviaram, e o traíram como um arco enganador que volta atrás;
Irritaram-no com seus lugares altos, provocaram-lhe o ciúme com seus ídolos. Deus ouviu e enfureceu-se contra eles, e repeliu com violência a Israel.
Entregou a sua arca ao cativeiro, e às mãos do inimigo a sua glória; fez perecer seu povo eleito pela espada, e contra a sua herança enfureceu-se!

Evangelho do dia 11/08/2016

Mateus 18,21-19,1
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 18,21 Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” 22 Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23 Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24 Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25 Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26 O empregado, porém, caiu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo’. 27 Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28 Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. 29 O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo! e eu te pagarei’. 30 Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31 Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32 Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33 Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’v34 O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35 É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. 19,1 Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galileia e veio para o território da Judéia além do Jordão. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 10 de agosto de 2016

20º Domingo Comum!-(Cor Verde)-Vocação à Vida Consagrada e religiosa!-Ano da Misericórdia!-Dia dos Pais!-Inicio da Semana da Família!-EM JESUS, TEMOS A FORÇA PARA PERSEVERAR NAS PROVAÇÕES!


São Lourenço, Diácono e Mártir!-(Cor Vermelha)-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 10/08/2016: São Lourenço

São Lourenço
São Lourenço

Hoje comemoramos o Mártir São Lourenço cuja imagem muito divulgada por escritores bem próximos dele (como Prudêncio), nos é familiar no gesto, fixado pelos afrescos do B. Angélico na capela vaticana do Papa Nicolau V, de distribuir aos pobres as coletas dos cristãos de Roma. Lourenço foi um dos sete primeiros diáconos da Igreja romana, ordenado pelo Papa Sisto II, era o arcediacono da comunidade dos diáconos romanos. Quando da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice, preso e conduzido ao martírio, deu ao diácono o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres. Mais quando o imperador impôs a Lourenço entregar-lhe os tesouros dos quais ouviu falar, ele reuniu diante de Valeriano um grupo de indigentes exclamando. "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte". Indignado, o governador condenou-o a um suplício especialmente cruel. São Lourenço sofreu o martírio a 10 de agosto do ano 258, tendo sido amarrado e colocado sobre um braseiro ardente, foi assado vivo e lentamente, tendo ainda encontrado coragem de fazer uma piada: "Vira-me, dizia ao carrasco, que já estou bem assado deste lado... Agora está bom. Podes comer!... E este heróico testemunho de fé prestado pelo mártir, foi relembrado pelo Papa Dâmaso que admirava as virtudes do mártir glorioso, e edificou-lhe a segunda Igreja, sobre as ruínas do teatro de Pompeu. A cidade de Roma por gratidão ao mártir São Lourenço dedicou-lhe trinta e quatro Igrejas, sendo a primeira no lugar do martírio. São Lourenço, rogai por nós.

Oração do dia 10/08/2016

Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de sua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida. Amém!

Meditação do dia 10/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida!(João 8,12)

Leitura do dia 10/08/2016

2Coríntios 9,6-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos, 6 “Quem semeia pouco colherá também pouco e quem semeia com largueza colherá também com largueza”. 7 Dê cada um conforme tiver decidido em seu coração, sem pesar nem constrangimento; pois Deus “ama quem dá com alegria”. 8 Deus é poderoso para vos cumular de toda sorte de graças, para que, em tudo, tenhais sempre o necessário e ainda tenhais de sobra para toda obra boa, 9 como está escrito: “Distribuiu generosamente, deu aos pobres; a sua justiça permanece para sempre”. 10 Aquele que dá a semente ao semeador e lhe dará o pão como alimento, ele mesmo multiplicará as vossas sementes e aumentará os frutos da vossa justiça. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 10/08/2016

Salmos 111
Feliz o homem caridoso e prestativo!
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
Ele não teme receber notícias más: confiando em Deus, seu coração está seguro. Seu coração está tranqüilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos.
Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder!

Evangelho do dia 10/08/2016

João 12,24-26
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo disse Jesus a seus discípulos: 24 “Em verdade, em verdade vos digo: Se o grão de trigo que cai na terra não morre, ele continua só um grão de trigo; mas se morre, então produz muito fruto. 25 Quem se apega à sua vida, perde-a; mas quem faz pouca conta de sua vida neste mundo conservá-la-á para a vida eterna. 26 Se alguém me quer servir, siga-me, e onde eu estou estará também o meu servo. Se alguém me serve, meu Pai o honrará”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 9 de agosto de 2016

19ª Semana Comum!-(Cor Verde)-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 09/08/2016: SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS

SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS
SANTA AFRA E SUAS COMPANHEIRAS

Afra e suas duas companheiras, Eunômia e Eutrópia, eram mulheres de costumes levianos. Orientada por sua mãe, Afra tinha como culto predileto as homenagens a Vênus, deusa pagã que ela reverenciava. Porém, o que ela não sabia é que seria tocada pela mão de Deus ao hospedar em sua casa dois desconhecidos. Na época em que os imperadores Diocleciano e Maximiano perseguiram os cristãos, Narciso e Felix, fugindo da fúria que assolava a Espanha, vieram parar em Augsburgo, terra onde residiam Afra e suas companheiras, que os hospedaram sem conhecê-los. Na hora de se sentarem à mesa, os dois começaram uma oração que chamou a atenção das pessoas ali presentes. Foi quando descobriram que eles eram cristãos e, inclusive, que um deles era bispo. Afra a princípio ficou confusa por hospedar um bispo cristão. Porém, mesmo não o conhecendo, caiu aos seus pés e confessou sua vida de pecados. Narciso, percebendo que a mulher realmente estava arrependida e que sua alma clamava pelo perdão, resolveu absolvê-la, desde que se convertesse e fosse batizada no cristianismo. Ela não só se converteu como ainda animou suas companheiras e sua mãe para que fizessem o mesmo. Ao saberem desse fato, as autoridades pagãs mandaram prender Afra e lhe ofereceram perdão caso ela reverenciasse novamente os falsos deuses, coisa a que ela se negou terminantemente. Por isso, Afra teve seu corpo queimado numa fogueira. O mesmo destino tiveram suas amigas que também se recusaram abandonar a fé em Jesus Cristo.

Oração do dia 09/08/2016

Senhor Jesus, que eu jamais perca de vista o desejo do Pai em relação aos pequeninos, de forma a me tornar um incansável defensor deles. Amém!

Meditação do dia 09/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Tomai meu jogo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso!(Mateus 11,29)

Leitura do dia 09/08/2016

Ezequiel 2,8-3,4
Leitura da Profecia de Ezequiel: Assim fala o Senhor: 2,8 “Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar”. 9 Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1 Ele me disse: “Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel”. 2 Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3 Depois disse-me: “Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou”. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4 Ele disse-me então: “Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras”. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 09/08/2016

Salmos 118
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que mel na minha boca!
Vossa palavra é minha herança para sempre, porque ela é que me alegra o coração!
Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos!

Evangelho do dia 09/08/2016

Mateus 18,1-5.10.12-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 1 os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: “Quem é o maior no Reino dos Céus?” 2 Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3 e disse: “Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4 Quem se faz pequeno como esta criança, este é o maior do Reino dos Céus. 5 E quem recebe em meu nome uma criança como esta é a mim que recebe. 10 Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12 Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13 Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14 Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 8 de agosto de 2016

São Domingos!-(Cor Branca)-Semana Nacional da Família!

Santo do dia 08/08/2016: São Domingos

São Domingos
São Domingos

Domingos nasceu em 24 de junho de 1170, na pequena vila de Caleruega, na Velha Castela, atual Espanha. Pertencia a uma ilustre e nobre família, muito católica e rica: seus pais eram Félix de Gusmão e Joana d'Aza e seus irmãos, Antonio e Manes. O primeiro tornou-se sacerdote e morreu com odor de santidade. O segundo, junto com a mãe, foi beatificado pela Igreja. Nesse berço exemplar, o pequeno Domingos trilhou o mesmo caminho de servir a Deus. Até mesmo o seu nome foi escolhido para homenagear são Domingos de Silos, porque sua mãe, antes de Domingos nascer, fez uma novena no santuário do santo abade. E, como conta a tradição, no sétimo dia ele lhe teria aparecido para anunciar que seu futuro filho seria um santo para a Igreja Católica. Domingos dedicou-se aos estudos, tornando-se uma pessoa muito culta. Mas nunca deixou a caridade de lado. Em Calência, cidade onde se diplomou, surpreendeu a todos ao vender os objetos de seu quarto, inclusive os pergaminhos caros usados nos estudos, para ter um pequeno "fundo" e com ele alimentar os pobres e doentes. Aos vinte e quatro anos, sentindo o chamado, recebeu a ordenação sacerdotal. Foi enviado para a diocese de Osma, onde se distinguiu pela competência e inteligência. Logo foi convidado para auxiliar o rei Afonso VII nos trabalhos diplomáticos do seu governo e também para representar a Santa Sé, em algumas de suas difíceis missões. Durante a Idade Média, período em que viveu, havia a heresia dos albigenses, ou cátaros, surgida no sul da França. O papa Inocêncio III enviou-o para lá, junto com Diego de Aceber, seu companheiro, a fim de combater os católicos reencarnacionistas. Mas, devido à morte repentina desse caro amigo, Domingos teve de enfrentar a missão francesa sozinho. E o fez com muita eficiência, usando apenas o seu exemplo de vida e a pregação da verdadeira Palavra de Deus. Em 1207, em Santa Maria de Prouille, Domingos fundou o primeiro mosteiro da Ordem Segunda, das monjas, destinado às jovens que, devido à carestia, estavam condenadas à vida do pecado. Os biógrafos narram que foi na igreja desse convento que Nossa Senhora apareceu para Domingos e disse-lhe para difundir a devoção do rosário, como princípio da conversão dos hereges e para a salvação dos fiéis. Por isso os dominicanos são tidos como os guardiões do rosário, cujo culto difundem no mundo cristão através dos tempos. A santidade de Domingos ganhava cada vez mais fama, atraindo as pessoas que desejavam seguir o seu modelo de apostolado. Foi assim que surgiu o pequeno grupo chamado "Irmãos Pregadores", do qual fazia parte o seu irmão de sangue, o bem-aventurado Manes. Em 1215, a partir dessa irmandade, Domingos decidiu fundar uma Ordem, oferecendo uma nova proposta de evangelização cristã e vida apostólica. Ela foi apresentada ao papa Inocêncio III, que, no mesmo ano, durante o IV Concílio de Latrão, concedeu a primeira aprovação. No ano seguinte, seu sucessor, o papa Honório III, emitiu a aprovação definitiva, dando-lhe o nome de Ordem dos Frades Predicadores, ou Dominicanos. Eles passaram a ser conhecidos como homens sábios, pobres e austeros, tendo como características essenciais a ciência, a piedade e a pregação. Em 1217, para atrair a juventude acadêmica para dentro do clero, o fundador determinou que as Casas da Ordem fossem criadas nas principais cidades universitárias da Europa, que na época eram Bolonha e Paris. Ele se fixou na de Bolonha, na Itália, onde se dedicou ao esplêndido desenvolvimento da sua obra, presidindo, entre 1220 e 1221 os dois primeiros capítulos gerais, destinados à redação final da "carta magna" da Ordem. No dia 8 de agosto de 1221, com apenas cinqüenta e um anos de idade, ele morreu. Foi canonizado pelo papa Gregório IX, que lhe dedicava especial estima e amizade, em 1234. São Domingos de Gusmão foi sepultado na catedral de Bolonha e é venerado, no dia de sua morte, como Padroeiro Perpétuo e Defensor dessa cidade.

Oração do dia 08/08/2016

Espírito de liberdade, torna-me capaz de abrir mãos de certos direitos, quando estiver em jogo os interesses do Reino na vida das pessoas. Amém!

Meditação do dia 08/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. Pelo Evangelho o Pai nos chamou, a fim de alcançarmos a glória de nosso Senhor Jesus Cristo!(2Tesssalonesenses 2,14)

Leitura do dia 08/08/2016

Ezequiel 1,2-5.24-28c
Leitura da Profecia de Ezequiel: 2 No dia cinco do mês – esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim –, 3 a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. 4 Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. 5 No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem. 24 E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. 25 O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças. 26 Acima do firmamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana. 27 E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. 28c Esse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 08/08/2016

Salmos 148
Da vossa glória estão cheios o céu e a terra!
Louvai o Senhor Deus nos altos céus, louvai-o no excelso firmamento! Louvai-o, anjos seus, todos louvai-o, louvai-o, legiões celestiais!
Reis da terra, povos todos, bendizei-o, e vós, príncipes e todos os juízes; e vós, jovens, e vós, moças e rapazes, anciãos e criancinhas, bendizei-o!
Louvem o nome do Senhor, louvem-no todos, porque somente o seu nome é excelso! A majestade e esplendor de sua glória ultrapassam em grandeza o céu e a terra.
Ele exaltou seu povo eleito em poderio, ele é o motivo de louvor para os seus santos. É um hino para os filhos de Israel, este povo que ele ama e lhe pertence!

Evangelho do dia 08/08/2016

Mateus 17,22-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 22 quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galileia, ele lhes disse: “O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23 Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará”. E os discípulos ficaram muito tristes. 24 Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: “O vosso mestre não paga o imposto do Templo?” 25 Pedro respondeu; “Sim, paga”. Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: “Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?” 26 Pedro respondeu: “Dos estranhos!” Então Jesus disse: “Logo os filhos são livres. 27 Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que pescares. Ali encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 7 de agosto de 2016

19º Domingo Comum!-(Cor Verde)-Ano da Misericórdia!-“ETERNA É SUA MISERICÓRDIA”!-BUSCAR O QUE PLENIFICA A VIDA!

Santo do dia 07/08/2016: São Caetano

São Caetano
São Caetano

Caetano de Thiene nasceu em Vicência, na Itália, no ano de 1480. Filho de família nobre, desde muito jovem mostrava grande preocupação e zelo pelos pobres, abrindo asilos para os idosos e muitos hospitais para os doentes. Uma de suas primeiras funções na Igreja foi o de secretário particular do papa Júlio II. Na qualidade de escritor das cartas apostólicas, fez contato e conviveu com cardeais famosos com quem muito aprendeu. Mas a principal virtude que Caetano cultivava era analisar muito bem antes de reprovar o mal alheio. Caetano tinha também grande preocupação, a reforma da vida e dos costumes dentro da Igreja. Ele tinha uma motivação que sempre o acompanhava: “Cristo espera e ninguém se mexe”. Aos trinta e seis anos celebrou sua primeira missa na paróquia de Santa Maria de Malo, perto de Vicência. Quando chegou a Roma, em 1524, na companhia do bispo João Pedro Carafa, de Bonifácio Colli e Paulo Consiglieri, não perdeu tempo pregando reformas. Ele mesmo as realizou, criando a Ordem dos Teatinos Regulares, que tinha como objetivo a renovação do clero. Quando, nesse mesmo ano, o papa Clemente VII aprovou a congregação, Caetano renunciou a todos os seus bens para dedicar-se única e exclusivamente à vida comum. Inicialmente, os seguidores eram somente quatro, depois de quatro anos eram doze e esse número se desdobrava em muitos quando se tratava de anunciar a palavra de Deus às grandes massas. São Caetano morreu em Nápoles no ano de 1547, aos sessenta e sete anos, após uma vida de muito trabalho e sofrimento. Foi canonizado em 1671.

Oração do dia 07/08/2016

Espírito de prontidão, mantém-me em contínuo alerta, à espera do Senhor que vem, libertando meu coração do apego exagerado aos bens deste mundo. Amém!

Meditação do dia 07/08/2016

Aleluia, aleluia, aleluia. É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir não sabeis, não!(Mateus 24, 42.44)

Leitura do dia 07/08/2016

1ª Leitura
Sabedoria 18,6-9
Leitura do Livro da Sabedoria: 6 A noite da libertação fora predita a nossos pais, para que, sabendo a que juramento tinham dado crédito, se conservassem intrépidos. 7 Ela foi esperada por teu povo, como salvação para os justos e como perdição para os inimigos. 8 Com efeito, aquilo com que punistes nossos adversários serviu também para glorificar-nos, chamando-nos a ti. 9 Os piedosos filhos dos bons ofereceram sacrifícios secretamente e, de comum acordo, fizeram este pacto divino: que os santos participariam solidariamente dos mesmos bens e dos mesmos perigos. Isso, enquanto entoavam antecipadamente os cânticos de seus pais. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 07/08/2016

Salmos 32
Feliz o povo que o Senhor escolheu por sua herança!
Ó justos, alegrai-vos no Senhor!/ Aos retos fica bem glorificá-lo./ Feliz o povo cujo Deus é o Senhor,/ e a nação que escolheu por sua herança!
Mas o Senhor pousa o olhar sobre os que o temem,/ e que confiam esperando em seu amor,/ para da morte libertar as suas vidas,/ e alimentá-los quando é tempo de penúria.
No Senhor nós esperamos confiantes,/ porque ele é nosso auxílio e proteção!/ Sobre nós venha, Senhor, a vossa graça,/ da mesma forma que em vós nós esperamos!

Leitura do dia 07/08/2016

2ª Leitura
Hebreus 11,1-2.8-19
Leitura da Carta aos Hebreus: Irmãos: 1 A fé é um modo de já possuir o que ainda se espera, a convicção acerca de realidades que não se vêem. 2 Foi a fé que valeu aos antepassados um bom testemunho. 8 Foi pela fé que Abraão obedeceu à ordem de partir para uma terra que devia receber como herança, e partiu, sem saber para onde ia. 9 Foi pela fé que ele residiu como estrangeiro na terra prometida, morando em tendas com Isaac e Jacó, os coerdeiros da mesma promessa. 10 Pois esperava a cidade alicerçada que tem Deus mesmo por arquiteto e construtor. 11 Foi pela fé também que Sara, embora estéril e já de idade avançada, se tornou capaz de ter filhos, porque considerou fidedigno o autor da promessa. 12 É por isso também que de um só homem, já marcado pela morte, nasceu a multidão “comparável às estrelas do céu e inumerável como a areia das praias do mar” 13 Todos estes morreram na fé. Não receberam a realização da promessa, mas a puderam ver e saudar de longe e se declararam estrangeiros e migrantes nesta terra. 14 Os que falam assim demonstram que estão buscando uma pátria, 15 e se lembrassem daquela que deixaram, até teriam tempo de voltar para lá. 16 Mas agora, eles desejam uma pátria melhor, isto é, a pátria celeste. Por isto, Deus não se envergonha deles, ao ser chamado o seu Deus. Pois preparou mesmo uma cidade para eles. 17 Foi pela fé que Abraão, posto à prova, ofereceu Isaac; ele, o depositário da promessa, sacrificava o seu filho único, 18 do qual havia sido dito: 'É em Isaac que uma descendência levará o teu nome'. 19 Ele estava convencido de que Deus tem poder até de ressuscitar os mortos, e assim recuperou o filho - o que é também um símbolo. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 07/08/2016

Lucas 12,32-48
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 32 “Não tenhais medo, pequenino rebanho, pois foi do agrado do Pai dar a vós o Reino. 33 Vendei vossos bens e dai esmola. Fazei bolsas que não se estraguem, um tesouro no céu que não se acabe; ali o ladrão não chega nem a traça corrói. 34 Porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração. 35 Que vossos rins estejam cingidos e as lâmpadas acesas. 36 Sede como homens que estão esperando seu senhor voltar de uma festa de casamento, para lhe abrirem, imediatamente, a porta, logo que ele chegar e bater. 37 Felizes os empregados que o Senhor encontrar acordados quando chegar. Em verdade eu vos digo: Ele mesmo vai cingir-se, fazê-los sentar à mesa e, passando, os servirá. 38 E caso ele chegue à meia-noite ou às três da madrugada, felizes serão, se assim os encontrar. 39 Mas ficai certos: se o dono da casa soubesse a hora em que o ladrão iria chegar, não deixaria que arrombasse a sua casa. 40 Vós também, ficai preparados! Porque o Filho do Homem vai chegar na hora em que menos o esperardes”. 41 Então Pedro disse: “Senhor, tu contas esta parábola para nós ou para todos?” 42 E o Senhor respondeu: “Quem é o administrador fiel e prudente, que o senhor vai colocar à frente do pessoal de sua casa, para dar comida a todos na hora certa? 43 Feliz o empregado que o patrão, ao chegar, encontrar agindo assim! 44 Em verdade eu vos digo: o senhor lhe confiará a administração de todos os seus bens. 45 Porém, se aquele empregado pensar: ‘Meu patrão está demorando’, e começar a espancar os criados e as criadas, e a comer, a beber e a embriagar-se, 46 o senhor daquele empregado chegará num dia inesperado e numa hora imprevista, ele o partirá ao meio e o fará participar do destino dos infiéis. 47 Aquele empregado que, conhecendo a vontade do Senhor, nada preparou, nem agiu conforme a sua vontade, será chicoteado muitas vezes. 48 Porém, o empregado que não conhecia essa vontade e fez coisas que merecem castigo, será chicoteado poucas vezes. A quem muito foi dado, muito será pedido; a quem muito foi confiado, muito mais será exigido!” Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!