sábado, 23 de junho de 2018

Festa Junina Santa Rosa de Lima


11ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 23/06/2018: São José Cafasso


São José Cafasso
São José Cafasso
O Santo de hoje nasceu em Castelnuevo no ano de 1811, onde também nasceu o grande Dom Bosco. São José Cafasso desde de criança sentiu o chamado ao Sacerdócio que foi tornando cada vez mais evidente no decorrer de sua vida com Deus. Aconteceu que entrou para a formação sacerdotal e chegou a padre com 23 anos, destacando-se no meio de tantos pelo seu amor aos pobres e zelo pela salvação das almas. Depois de comprovado e dedicado trabalho na Igreja de São Francisco em Turim, José Cafasso assumiu com toda sua bagagem de pregador, confessor e iluminado diretor espiritual, a função de reitor e formador de novos sacerdotes. Dom Bosco foi um dos vocacionados que desfrutou da formação e muito se aconselhou com São José Cafasso, pois como um sacerdote sintonizado ao Coração do Cristo Pastor, sabia muito bem colocar sua cultura eclesiástica, dons e carismas a serviço da salvação do próximo. Dentre tantos ofícios assumidos por este homem incansável que foi para o Céu em 1860, despontou José Cafasso na evangelização dos condenados a forca, tanto assim que ficou conhecido com o "Santo da Forca".

Oração do dia 23/06/2018


Pai, centra toda minha vida na busca do teu Reino e na justiça que dele vem, de forma que nenhuma outra preocupação possa ser importante para mim. Amém!

Meditação do dia 23/06/2018


Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza!(2Coríntios 8,9)

Leitura do dia 23/06/2018


Crônicas 24,17-25
Leitura do Segundo Livro das Crônicas: 17Depois da morte de Joiada, os chefes de Judá vieram prostrar-se diante do rei Joás, que, atraído por suas lisonjas, se deixou levar por eles. 18Os chefes de Judá abandonaram o templo do Senhor, o Deus de seus pais, e prestaram culto a troncos sagrados e a imagens esculpidas, atraindo a ira divina sobre Judá e Jerusalém por causa desse crime. 19O Senhor mandou-lhes profetas para que se convertessem a ele. Porém, por mais que estes protestassem, não lhe queriam dar ouvidos. 20Então o espírito de Deus apoderou-se de Zacarias, filho do sacerdote Joiada, e ele apresentou-se ao povo e disse: “Assim fala Deus: Por que transgredis os preceitos do Senhor? Isto não vos será de nenhum proveito. Porque abandonastes o Senhor, ele também vos abandonará”. 21Eles, porém, conspiraram contra Zacarias e mataram-no a pedradas por ordem do rei, no pátio do templo do Senhor. 22O rei Joás não se lembrou do bem que Joiada, pai do profeta, lhe tinha feito, e matou o seu filho. Zacarias, ao morrer, disse: “Que o Senhor veja e faça justiça!” 23Ao cabo de um ano, o exército da Síria marchou contra Joás, invadiu Judá e Jerusalém, massacrou os chefes do povo, e enviou toda a presa de guerra ao rei de Damasco. 24Na verdade, o exército da Síria veio com poucos homens, mas o Senhor entregou nas mãos deles um exército enorme, porque Judá tinha abandonado o Senhor, o Deus de seus pais. Assim, os sírios fizeram justiça contra Joás. 25Quando eles se retiraram, deixando-o gravemente enfermo, seus homens conspiraram contra ele, para vingar o filho do sacerdote Joiada, e mataram-no em seu leito. Ele morreu e foi sepultado na cidade de Davi, mas não no sepulcro dos reis. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório do dia 23/06/2018


Salmos 88
Guardarei eternamente para ele a minha graça!
“Eu firmei uma Aliança com meu servo, meu eleito, e eu fiz um juramento a Davi, meu servidor: Para sempre, no teu trono, firmarei tua linhagem, de geração em geração garantirei o teu reinado!”
Guardarei eternamente para ele a minha graça e com ele firmarei minha Aliança indissolúvel. Pelos séculos sem fim conservarei sua descendência, e o seu trono, tanto tempo quanto os céus, há de durar”.
“Se seus filhos, porventura, abandonarem minha lei e deixarem de andar pelos caminhos da Aliança; se, pecando, violarem minhas justas prescrições e se não obedecerem aos meus santos mandamentos:
Eu então, castigarei os seus crimes com a vara, com açoites e flagelos punirei as suas culpas. Mas não hei de retirar-lhes minha graça e meu favor e nem hei de renegar o juramento que lhes fiz!”

Evangelho do dia 23/06/2018


Mateus 6,24-34
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 24“Ninguém pode servir a dois senhores: pois, ou odiará um e amará o outro, ou será fiel a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro. 25Por isso eu vos digo: não vos preocupeis com a vossa vida, com o que havereis de comer ou beber; nem com vosso corpo, com o que havereis de vestir. Afinal a vida não vale mais do que o alimento, e o corpo, mais do que a roupa? 26Olhai os pássaros dos céus: eles não semeiam, não colhem, nem ajuntam em armazéns. No entanto, vosso Pai que está nos céus os alimenta. Vós não valeis mais do que os pássaros? 27Quem de nós pode prolongar a duração da própria vida, só pelo fato de se preocupar com isso? 28E por que ficais preocupados com a roupa? Olhai como crescem os lírios do campo: eles não trabalham nem fiam. 29Porém, eu vos digo: nem o rei Salomão, em toda a sua glória, jamais se vestiu como um deles. 30Ora, se Deus veste assim a erva do campo, que hoje existe e amanhã é queimada no forno, não fará ele muito mais por vós, gente de pouca fé? 31Portanto, não vos preocupeis, dizendo: Que vamos comer? Que vamos beber? Como vamos nos vestir? 32Os pagãos é que procuram essas coisas. Vosso Pai, que está nos céus, sabe que precisais de tudo isso. 33Pelo contrário, buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão dadas por acréscimo. 34Portanto, não vos preocupeis com o dia de amanhã, pois o dia de amanhã terá suas preocupações! Para cada dia, bastam seus próprios problemas”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 22 de junho de 2018

Festa Junina Santa Rosa de Lima


11ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 22/06/2018: SÃO PAULINO DE NOLA

SÃO PAULINO DE NOLA

SÃO PAULINO DE NOLA
Poeta, escritor e pregador, Paulino foi uma figura tão brilhante quanto humilde no rol dos santos católicos. Abriu mão de sua condição de descendente de políticos bem posicionados no império Romano para levar uma vida pobre em dinheiro e poder, mas rica em fé e dignidade. Paulino nasceu em 355, na cidade de Bordeaux, onde o pai era funcionário imperial e toda a família ocupava posição de destaque na economia e na sociedade. Antes de se tornar religioso o próprio Paulino foi cônsul substituto e governador da Campânia. Mas, foi aí que manteve contato com o bispo Ambrósio de Milão, bem como com o jovem Agostinho de Hipona, que o encaminharam à conversão e fizeram com que fosse batizado aos vinte e cinco anos. Com vinte e quatro anos tinha se casado com Tereza, uma espanhola que também o influenciou a se aprofundar nos ensinamentos cristãos. Quando perderam, ainda criança, Celso, o único filho, os dois resolveram abandonar de vez a vida social e abraçar a vida monacal. De comum acordo, dividiram as grandes fortunas que possuíam com os pobres e instituições voltadas para o atendimento de doentes e desamparados e se dirigiram para a Catalunha. Em pouco tempo, Paulino já era conhecido e querido por todo o povo, o qual encaminhou ao bispo um pedido para que fosse ordenado sacerdote. Paulino recebeu convite tanto para participar do clero local como para mudar-se para Milão, mas recusou ambos. Queria de verdade uma vida eremítica e, por isso, mudou-se para a Campânia, onde a família ainda tinha como propriedade o túmulo de um mártir, São Félix. Paulino começou a construir ali um santuário, mas ao mesmo tempo fez levantar uma hospedaria para os pobres. Transformou um dos andares em mosteiro e ali teve início uma comunidade monástica formada por ele, a esposa e alguns amigos. Para se ter uma idéia, eles só se comunicavam com o resto do mundo através de cartas. Foram cinqüenta e uma cartas dirigidas aos amigos e personalidades do mundo cristão, entre eles Santo Agostinho. Além das cartas escreveu muitos poemas e obras em prosa. Mas, a vida calma que almejara terminaria em 409 ao ser escolhido bispo de Nola. Permaneceu no cargo até 431, quando morreu, um ano após a morte do amigo e companheiro Santo Agostinho.

Oração do dia 22/06/2018


Senhor Jesus, leva-me a acumular sempre um tesouro de bens imperecíveis, cujo verdadeiro valor só é conhecido pelo Pai. Amém!

Meditação do dia 22/06/2018


Felizes os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus!(Mateus 5,3)

Leitura do dia 22/06/2018


2Reis 11,1-4.9-18.20
Leitura do Segundo Livro dos Reis: Naqueles dias, 1quando Atália, mãe de Ocozias, soube que o filho estava morto, pôs-se a exterminar toda a família real. 2Mas Josaba, filha do rei Jorão e irmã de Ocozias, raptou o filho dele, Joás, do meio dos filhos do rei, que iriam ser massacrados, e colocou-o, com sua ama, no quarto de dormir. Assim, escondeu-o de Atália e ele não foi morto. 3E ele ficou seis anos com ela, escondido no templo do Senhor, enquanto Atália reinava no país. 4No sétimo ano, Joiada mandou chamar os centuriões dos quereteus e da escolta, e introduziu-os consigo no templo do Senhor. Fez com eles um contrato, mandou que prestassem juramento no templo do Senhor e mostrou-lhes o filho do rei. 9Os centuriões fizeram tudo o que o sacerdote Joiada lhes tinha ordenado. Cada um reuniu seus homens, tanto os que entravam de serviço no sábado, como os que saíam. Vieram para junto do sacerdote Joiada, 10e este entregou aos centuriões as lanças e os escudos de Davi, que estavam no templo do Senhor. 11Em seguida, os homens da escolta, de armas na mão, tomaram posição a partir do lado direito do templo até o esquerdo, entre o altar e o templo, em torno do rei. 12Então Joiada apresentou o filho do rei, cingiu-o com o diadema e entregou-lhe o documento da Aliança. E proclamaram-no rei, deram-lhe a unção e, batendo palmas, aclamaram: “Viva o rei!” 13Ouvindo os gritos do povo, Atália veio em direção da multidão no templo do Senhor. 14Quando viu o rei de pé sobre o estrado, segundo o costume, os chefes e os trombeteiros do rei junto dele, e todo o povo do país exultando de alegria e tocando as trombetas, Atália rasgou suas vestes e bradou: “Traição! Traição!” 15Então o sacerdote Joiada ordenou aos centuriões que comandavam a tropa: “Levai-a para fora do recinto do templo e, se alguém a seguir, seja morto à espada”. Pois o sacerdote havia dito: “Não seja morta dentro do templo do Senhor”. 16Agarraram-na e levaram-na aos empurrões pelo caminho da porta dos Cavalos até o palácio, e ali foi morta. 17Em seguida, Joiada fez uma aliança entre o Senhor, o rei e o povo, pela qual este se comprometia a ser o povo do Senhor. Fez também uma aliança entre o rei e o povo. 18Todo o povo do país dirigiu-se depois ao Templo de Baal e demoliu-o. Destruíram totalmente os altares e as imagens e mataram Matã, sacerdote de Baal, diante dos altares. E o sacerdote Joiada pôs guardas na casa do Senhor. 20Todo o povo do país o festejou e a cidade manteve-se calma. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório do dia 22/06/2018


Salmos 131
O Senhor preferiu Jerusalém por sua morada.
O Senhor fez a Davi um juramento, uma promessa que jamais renegará: “Um herdeiro que é fruto do teu ventre colocarei sobre o trono em teu lugar!
Se teus filhos conservarem minha Aliança e os preceitos que lhes dei a conhecer, os filhos deles igualmente hão de sentar-se eternamente sobre o trono que te dei!”
Pois o Senhor quis para si Jerusalém e a desejou para que fosse sua morada: “Eis o lugar do meu repouso para sempre, eu fico aqui: este é o lugar que preferi!”
“De Davi farei brotar um forte Herdeiro, acenderei ao meu Ungido uma lâmpada. Cobrirei de confusão seus inimigos, mas sobre ele brilhará minha coroa!”

Evangelho do dia 22/06/2018


Mateus 6,19-23
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 19“Não junteis tesouros aqui na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e os ladrões assaltam e roubam. 20Ao contrário, juntai para vós tesouros no céu, onde nem a traça e a ferrugem destroem, nem os ladrões assaltam e roubam. 21Porque, onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração. 22O olho é a lâmpada do corpo. Se o teu olho é sadio, todo o teu corpo ficará iluminado. 23Se o teu olho está doente, todo o corpo ficará na escuridão. Ora, se a luz que existe em ti é escuridão, como será grande a escuridão. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 21 de junho de 2018

terça-feira, 19 de junho de 2018

segunda-feira, 18 de junho de 2018

FESTA JUNINA DA PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA


11ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 18/06/2018: SANTA JULIANA FALCONIERI


SANTA JULIANA FALCONIERI
SANTA JULIANA FALCONIERI
Juliana era uma jovem de origem nobre e sobrenome famoso. Seu exemplo foi tão forte para sua época, os séculos XIII e XIV, que levou centenas de outras jovens da mesma estirpe a abraçar a fé como objetivo de vida. Juliana nasceu em Florença, onde a família Falconieri era muito bem situada econômica e socialmente. Como não conseguissem ter filhos, os pais de Juliana fizeram votos e rezaram muito até que ela nascesse, em 1270. Foi criada dentro dos princípios cristãos e, com quinze anos, fez voto de castidade, ingressando na Ordem das Servitas, sob orientação de São Filipe Benício. Foi seguida por jovens da mesma roda social que, com o apoio de religiosas, passaram a visitar hospitais e a desenvolver dezenas de obras de misericórdia e beneficência. De tal forma se organizaram as jovens que logo optaram por ter sua própria instituição. Com inspiração em regras escritas por Juliana, fundaram a Congregação das Servas de Maria. Mas, Juliana dedicou-se de forma tão radical à penitência que acabou doente. Dormia no chão, passava a pão e água aos sábados e duas vezes por semana, quando comungava, fazia jejum total durante todo o dia e a noite. Assim, acabou contraindo uma doença estomacal que lhe causou tormentos durante toda a vida. Apesar disso, não diminuiu os suplícios e jamais parou de trabalhar em prol da caridade. Aos setenta anos os vômitos eram tão constantes que nenhum alimento lhe parava no estômago. Nem a hóstia ela conseguia engolir. Aliás, conta uma lenda que, pouco antes da morte, ela pediu a um sacerdote que pelo menos lhe mostrasse a hóstia consagrada. Imediatamente a hóstia sumiu das mãos do padre e Juliana expirou. Diz ainda a tradição que, ao prepararem o corpo para ser sepultado, as irmãs viram do lado esquerdo do peito da santa uma hóstia desenhada, tendo no centro uma imagem de Cristo crucificado, esculpida na carne. Era o ano de 1340. Santa Juliana Falconieri foi canonizada quatrocentos anos depois.

Oração do dia 18/06/2018


Senhor Jesus, dá-me força para quebrar a espiral da violência e transformar o ódio em amor. Amém!

Meditação do dia 18/06/2018


Vossa palavra é uma luz para os meus passos e uma lâmpada luzente em meu caminho!(Salmos 118, 105)

Leitura do dia 18/06/2018


1Reis 21,1-16
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Naquele tempo, 1Nabot de Jezrael possuía uma vinha em Jezrael, ao lado do palácio de Acab, rei de Samaria. 2Acab falou a Nabot: “Cede-me a tua vinha, para que eu a transforme numa horta, pois está perto da minha casa. Em troca eu te darei uma vinha melhor, ou, se preferires, pagarei em dinheiro o seu valor”. 3Mas Nabot respondeu a Acab: “O Senhor me livre de te ceder a herança de meus pais”. 4Acab voltou para casa aborrecido e irritado por causa desta resposta que lhe deu Nabot de Jezrael: “Não te cederei a herança de meus pais”. Deitou-se na cama, com o rosto voltado para a parede, e não quis comer nada. 5Sua mulher Jezabel aproximou-se dele e disse-lhe: “Por que estás triste e não queres comer?” 6Ele respondeu: “Porque eu conversei com Nabot de Jezrael e lhe fiz a proposta de me ceder a sua vinha pelo seu preço em dinheiro, ou, se preferisse, eu lhe daria em troca outra vinha. Mas ele respondeu que não me cede a vinha”. 7Então sua mulher Jezabel disse-lhe: “Bela figura de rei de Israel estás fazendo! Levanta-te, toma alimento e fica de bom humor, pois eu te darei a vinha de Nabot de Jezrael”. 8Ela escreveu então cartas em nome de Acab, selou-as com o selo real, e enviou-as aos anciãos e nobres da cidade de Nabot. 9Nas cartas estava escrito o seguinte: “Proclamai um jejum e fazei Nabot sentar-se entre os primeiros do povo, 10e subornai dois homens perversos contra ele, que dêem este testemunho: ‘Tu amaldiçoaste a Deus e ao rei!’ Levai-o depois para fora e apedrejai-o até que morra”. 11Os homens da cidade, anciãos e nobres concidadãos de Nabot, fizeram conforme a ordem recebida de Jezabel, como estava escrito nas cartas que lhes tinha enviado. 12Proclamaram um jejum e fizeram Nabot sentar-se entre os primeiros do povo. 13Chegaram os dois homens perversos, sentaram-se diante dele e testemunharam contra Nabot diante de toda a assembléia, dizendo: “Nabot amaldiçoou a Deus e ao rei”. Em virtude disto, levaram-no para fora da cidade e mataram-no a pedradas. 14Depois mandaram a notícia a Jezabel: “Nabot foi apedrejado e morto”. 15Ao saber que Nabot tinha sido apedrejado e estava morto, Jezabel disse a Acab: “Levanta-te e toma posse da vinha que Nabot de Jezrael não te quis ceder por seu preço em dinheiro; pois Nabot já não vive; está morto”. 16Quando Acab soube que Nabot estava morto, levantou-se para descer até a vinha de Nabot de Jezrael e dela tomar posse. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus.

Responsório do dia 18/06/2018


Salmos 5
Atendei o meu gemido, ó Senhor!
Escutai, ó Senhor Deus, minhas palavras, atendei o meu gemido! Ficai atento ao clamor da minha prece, ó meu Rei e meu Senhor!
Não sois um Deus a quem agrade a iniquidade, não pode o mau morar convosco; nem os ímpios poderão permanecer perante os vossos olhos.
Detestais o que pratica a iniquidade e destruís o mentiroso. Ó Senhor, abominais o sanguinário, o perverso e enganador!”

Evangelho do dia 18/06/2018


Mateus 5,38-42
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 38“Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho e dente por dente!’ 39Eu, porém, vos digo: Não enfrenteis quem é malvado! Pelo contrário, se alguém te dá um tapa na face direita, oferece-lhe também a esquerda! 40Se alguém quiser abrir um processo para tomar a tua túnica, dá-lhe também o manto! 41Se alguém te forçar a andar um quilômetro, caminha dois com ele! 42Dá a quem te pedir e não vires as costas a quem te pede emprestado”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

domingo, 17 de junho de 2018

FESTA JUNINA DA PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA


11º Domingo do Tempo Comum!-(Cor Verde)-3ª Semana do Saltério!

Santo do dia 17/06/2018: SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK


SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK
SANTO ADOLFO DE OSNABRUECK
Adolfo era filho de um conde muito famoso, que não o deixou ser o monge humilde que almejava. A muito custo permitiu que primeiro estudasse teologia e, vendo que não mudaria a opinião do filho, acabou concordando que se ordenasse sacerdote. Mesmo que o pai concordasse ele acabaria na mesma função, pois Deus parece ter reservado para ele uma vida de destaque e notoriedade. Adolfo nasceu por volta de 1185, filho do conde vestfaliano Simão de Tecklenburg. Foi educado pelos famosos monges do Mosteiro de Camp, às margens do Reno inferior, que influenciaram sobremaneira a sua vida. Logo que se ordenou padre foi nomeado cônego da Igreja Metropolitana de Colônia e, em 1216, era chamado para assumir a sede episcopal de Osnabrueck. O cargo de bispo, porém, não o fez mudar, e para todos continuou a ser o sacerdote humilde. Adolfo não era o dono de um rebanho, mas amigo e pai, como registra a história. Durante sua gestão fez várias mudanças e renovações de ordem eclesiástico-jurídica, mas o trabalho intelectual nunca o impediu de aproximar-se dos pobres e necessitados. Tanto que sua casa nunca era encontrada com as portas fechadas, principalmente para quem tinha um pedido ou procurava conselho e orientação. Até hoje os quadros e pinturas que reproduzem o santo mostram-no como bispo em pé diante de um leproso que consolava. Santo Adolfo morreu em 1224.

Oração do dia 17/06/2018

Senhor Jesus, dá-me um coração simples para compreender a riqueza de ensinamentos escondida em tuas parábolas. Amém!

Meditação do dia 17/06/2018


Semente é de Deus a palavra, Cristo é o semeador; todo aquele que o encontra, vida eterna encontrou!(Lucas 8,11)

Leitura do dia 17/06/2018


1ª Leitura
Ezequiel 17,22-24
  Leitura da Profecia de Ezequiel: 22 Assim diz o Senhor Deus: “Eu mesmo tirarei um galho da copa do cedro, do mais alto de seus ramos arrancarei um broto e o plantarei sobre um monte alto e elevado. 23 Vou plantá-lo sobre o alto monte de Israel. Ele produzirá folhagem, dará frutos e se tornará um cedro majestoso. De baixo dele pousarão todos os pássaros, à sombra de sua ramagem as aves farão ninhos. 24 E todas as árvores do campo saberão que eu sou o Senhor, que abaixo a árvore alta e elevo a árvore baixa; faço secar a árvore verde e brotar a árvore seca. Eu, o Senhor, digo e faço”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 17/06/2018


Salmos 91
Como é bom agradecermos ao Senhor!
Como é bom agradecermos ao Senhor e cantar salmos de louvor ao Deus Altíssimo! Anunciar pela manhã vossa bondade, e o vosso amor fiel, a noite inteira.
O justo crescerá como a palmeira, florirá igual ao cedro que há no Líbano; na casa do Senhor estão plantados, nos átrios de meu Deus florescerão.
Mesmo no tempo da velhice darão frutos, cheios de seiva e de folhas verdejantes; e dirão: “É justo mesmo o Senhor Deus: meu Rochedo, não existe nele o mal!”

Leitura do dia 17/06/2018


2ª Leitura
2Coríntios 5,6-10
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 6 Estamos sempre cheios de confiança e bem lembrados de que, enquanto moramos no corpo, somos peregrinos longe do Senhor; 7 pois caminhamos na fé e não na visão clara. 8 Mas estamos cheios de confiança e preferimos deixar a moradia do nosso corpo, para ir morar junto do Senhor. 9 Por isso, também nos empenhamos em ser agradáveis a ele, quer estejamos no corpo, quer já tenhamos deixado essa morada. 10 Aliás, todos nós temos de comparecer às claras perante o tribunal de Cristo, para cada um receber a devida recompensa – prêmio ou castigo – do que tiver feito ao longo de sua vida corporal. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 17/06/2018


Marcos 4,26-34
PROCLAMAÇÃO do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 26Jesus disse à multidão: “O Reino de Deus é como quando alguém espalha a semente na terra. 27 Ele vai dormir e acorda, noite e dia, e a semente vai germinando e crescendo, mas ele não sabe como isso acontece. 28 A terra, por si mesma, produz o fruto: primeiro aparece mas folhas, depois vem a espiga e, por fim, os grãos que enchem a espiga. 29 Quando as espigas estão maduras, o homem mete logo a foice, porque o tempo da colheita chegou”. 30 E Jesus continuou: “Com que mais poderemos comparar o Reino de Deus? Que parábola usaremos para representá-lo? 31 O Reino de Deus é como um grão de mostarda que, ao ser semeado na terra, é a menor de todas as sementes da terra. 32 Quando é semeado, cresce e se torna maior do que todas as hortaliças, e estende ramos tão grandes, que os pássaros do céu podem abrigar-se à sua sombra”. 33 Jesus anunciava a Palavra usando muitas parábolas como estas, conforme eles podiam compreender. 34 E só lhes falava por meio de parábolas, mas, quando estava sozinho com os discípulos, explicava tudo.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!