sábado, 16 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


32ª Semana Comum (Cor Verde) Pela Igreja

Santo do dia 16/11/2013: SANTA GERTRUDES

SANTA GERTRUDES
SANTA GERTRUDES

A vida contemplativa foi a forma escolhida por Santa Gertrudes para dedicar-se a Deus. Claro que praticava os ensinamentos e obrigações da caridade e humildade, mas seu grande exemplo, que passou às suas discípulas enquanto abadessa, foi a entrega da alma e da mente à meditação sobre os mistérios da paixão e morte de Cristo e o dogma do sacramento do amor. Seu trunfo eram a penitência e a dedicação às escrituras. Em suas meditações, Santa Gertrudes recebeu muitas revelações de Deus, que transcreveu e reuniu no livro "Mensageiro do Divino amor", talvez o mais importante volume cristão tendo como temática a teologia mística. Gertrudes viveu no misticismo. Entregue desde os cinco anos às religiosas beneditinas do mosteiro de Helfa, ali aprendeu e cresceu, tornou-se religiosa consagrada e exerceu a direção da abadia. Dizem os escritos que constantemente era tomada por arrebatamentos sublimes e tristezas profundas advindas do estudo da palavra. Foi uma das grandes incentivadoras da devoção ao Coração de Jesus, prática que alcançaria enorme expansão no futuro, com santa Margarida Maria Alaquoque, no século XVII. Gertrudes nasceu em Eisleben, na Saxônia, em 1256, e morreu em 1302. Não foi canonizada oficialmente, mas sua festa é comemorada desde 1738.

Oração do dia 16/11/2013

Pai, faze-me pobre e simples diante de ti, de modo que minhas súplicas sejam atendidas, pois jamais deixas de atender a quem se volta para ti na humildade de coração. Amém!

Deus nos fala dia 16/11/2013

Nada do que acontece é sem sentido para quem crê na presença de Deus. Ele não manipula magicamente os fatos, mas pode ser encontrado em cada pedacinho da história. Em cada pedacinho de nossa vida pessoal, podemos pedir com insistência a presença e intervenção de Deus. Será que Ele achará entre nós pessoas com tanta fé assim, que não desistem nunca?  Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 16/11/2013

Sabedoria 18,14-16; 19,6-9
Leitura do Livro da Sabedoria: 18,14Quando um tranquilo silêncio envolvia todas as coisas e a noite chegava ao meio de seu curso, 15a tua palavra onipotente, vinda do alto do céu, do seu trono real, precipitou-se, como guerreiro impiedoso, no meio de uma terra condenada ao extermínio; como espada afiada, levava teu decreto irrevogável; 16defendendo-se, encheu tudo de morte e, mesmo estando sobre a terra, ela atingia o céu. 19,6Então, a criação inteira, obediente às tuas ordens, foi de novo remodelada em cada espécie de seres, para que teus filhos fossem preservados de todo perigo. 7Apareceu a nuvem para dar sombra ao acampamento, e a terra enxuta surgiu onde antes era água: o mar Vermelho tornou-se caminho desimpedido, e as ondas violentas se transformaram em campo verdejante, 8por onde passaram, como um só povo, os que eram protegidos por tua mão, contemplando coisas assombrosas. 9Como cavalos soltos na pastagem e como cordeiros, correndo aos saltos, glorificaram-te a ti, Senhor, seu libertador. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 16/11/2013

Lucas 18,1-8
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus contou aos discípulos uma parábola, para mostrar-lhes a necessidade de rezar sempre, e nunca desistir, dizendo: 2“Numa cidade havia um juiz que não temia a Deus, e não respeitava homem algum. 3Na mesma cidade havia uma viúva, que vinha à procura do juiz, pedindo: ‘Faze-me justiça contra o meu adversário!’ 4Durante muito tempo, o juiz se recusou. Por fim, ele pensou: ‘Eu não temo a Deus, e não respeito homem algum. 5Mas esta viúva já me está aborrecendo. Vou fazer-lhe justiça, para que ela não venha agredir-me!’” 6E o Senhor acrescentou: “Escutai o que diz este juiz injusto. 7E Deus, não fará justiça aos seus escolhidos, que dia e noite gritam por ele? Será que vai fazê-los esperar? 8Eu vos digo que Deus lhes fará justiça bem depressa. Mas o Filho do homem, quando vier, será que ainda vai encontrar fé sobre a terra?” Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 15 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


32ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 15/11/2013: SANTO ALBERTO MAGNO

SANTO ALBERTO MAGNO
SANTO ALBERTO MAGNO

O título de Doutor da Igreja foi conferido a Santo Alberto Magno pelo Papa Pio XI. Este título já estaria plenamente justificado pelo que lecionou, tanto em conventos quanto em universidades, e pelos livros que escreveu. Foram vinte e duas obras sobre as artes práticas como tecelagem, navegação, agricultura etc. Mas, como se não bastasse, Santo Alberto Magno dominava, além da teologia, também as principais ciências naturais como a filosofia, a química, a física, além de ter sido profundo observador da natureza. Se fosse preciso mais, poderiam ser citados outros temas sobre os quais dissertava fluentemente como astronomia, meteorologia, mecânica, arquitetura, mineralogia, zoologia e botânica. Mesmo enquanto vivo já era chamado de Magno por seus contemporâneos. Mas a santidade nunca foi colocada de lado. "Minha intenção última está na ciência de Deus", costumava dizer. A forma como aprendia tudo tão facilmente e a clareza com que expunha e lecionava, sempre fizeram com que esta capacidade fosse julgada como um dom divino. Há controvérsias sobre a data em que veio ao mundo. Alberto teria nascido na Alemanha em 1193 ou em 1206. Mas com certeza sua família, Bolstat, era de origem nobre e militar. Aos dezesseis anos, Alberto foi para Pádua, na Itália, onde completou os estudos superiores e, em 1229, tornou-se frade dominicano pregador. Lecionou nos principais pólos de cultura europeus de sua época, como Estrasburgo, Colônia e Paris, sendo que nesta última atraiu tantos estudantes e seguidores que precisou lecionar em praça pública. Até hoje a praça Maubert tem este nome graças a Santo Alberto, numa derivação de Magnus Albert. Entre seus alunos esteve São Tomás de Aquino. Em 1254, eleito superior provincial de sua ordem na Alemanha, abriu mão da cátedra na capital da França para ficar mais próximo da comunidade dominicana colocada sob sua responsabilidade. Ali demonstrou como continuava mantendo o espírito de monge pobre e humilde, viajando por grande parte da Alemanha sempre a pé e pedindo esmolas no caminho para se alimentar. Assim, ele fundou vários conventos, além de renovar os já existentes. Em 1260 foi nomeado bispo de Ratisbona, ocupando o cargo por dois anos, ao fim dos quais pediu exoneração e foi atendido. Voltou à vida simples de seu convento e passou a ensinar na universidade de Colônia. Já entrado nos setenta anos, foi incumbido pelo papa Urbano IV de liderar as cruzadas na Alemanha e na Boêmia. Em 1274 teve participação decisiva na união da Igreja grega com a latina, no Segundo Concílio de Lião. Três anos antes de sua morte Santo Alberto Magno começou a perder a memória. Mandou então que se construísse sua própria sepultura onde, todos os dias, passou a rezar o ofício dos mortos. Morreu a 15 de novembro de 1280. Foi canonizado em 1931, por Pio XI e, posteriormente, foi proclamado patrono das ciências naturais por Pio XII.

Oração do dia 15/11/2013

Pai, dá-me suficiente sensatez para não buscar segurança e salvação nos bens deste mundo, pois só as encontro junto de ti, na obediência fiel à tua vontade. Amém!

Deus nos fala dia 15/11/2013

A sabedoria é olhar a criatura e ver o Criador; olhar a pessoa e vê-la como templo de Deus. Uns conhecem tantas coisas, mas não vão além das aparências. Outros dão valor a coisas secundárias e esquecem o essencial. Vai haver uma avaliação final, mas o tempo é agora. Agora é hora de fazer a diferença, porque um será tomado e outro será deixado. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 15/11/2013

Sabedoria 13,1-9
Leitura do Livro da Sabedoria: 1São insensatos por natureza todos os homens que ignoram a Deus, os que, partindo dos bens visíveis, não foram capazes de conhecer aquele que é; nem tampouco, pela consideração das obras, chegaram a reconhecer o Artífice. 2Tomaram por deuses, por governadores do mundo, o fogo e o vento, o ar fugidio, o giro das estrelas, a água impetuosa, os luzeiros do dia. 3Se, encantados por sua beleza, tomaram estas criaturas por deuses, reconheçam quanto o seu Senhor está acima delas: pois foi o autor da beleza quem as criou. 4Se ficaram maravilhados com o seu poder e a sua atividade, concluam daí quanto mais poderoso é aquele que as formou: 5de fato, partindo da grandeza e da beleza das criaturas, pode-se chegar a ver, por analogia, aquele que as criou. 6Contudo, estes merecem menor repreensão: talvez se tenham extraviado procurando a Deus e querendo encontrá-lo. 7Com efeito, vivendo entre as obras dele, põem-se a procurá-lo, mas deixam-se seduzir pela aparência, pois é belo aquilo que se vê! 8Mesmo assim, nem a estes se pode perdoar: 9porque, se chegaram a tão vasta ciência, a ponto de investigarem o universo, como é que não encontraram mais facilmente o seu Senhor? Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 15/11/2013

Lucas 17,26-37
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 26“Como aconteceu nos dias de Noé, assim também acontecerá nos dias do Filho do Homem. 27Eles comiam, bebiam, casavam-se e se davam em casamento, até o dia em que Noé entrou na arca. Então chegou o dilúvio e fez morrer todos eles. 28Acontecerá como nos dias de Ló: comiam e bebiam, compravam e vendiam, plantavam e construíam. 29Mas no dia em que Ló saiu de Sodoma, Deus fez chover fogo e enxofre do céu e fez morrer todos. 30O mesmo acontecerá no dia em que o Filho do Homem for revelado. 31Nesse dia, quem estiver no terraço, não desça para apanhar os bens que estão em sua casa. E quem estiver nos campos não volte para trás. 32Lembrai-vos da mulher de Ló. 33Quem procura ganhar a sua vida vai perdê-la; e quem a perde vai conservá-la. 34Eu vos digo: nesta noite, dois estarão numa cama; um será tomado e o outro será deixado. 35Duas mulheres estarão moendo juntas; uma será tomada e a outra será deixada. 36Dois homens estarão no campo; um será levado e o outro será deixado”. 37Os discípulos perguntaram: “Senhor, onde acontecerá isso?” Jesus respondeu: “Onde estiver o cadáver, aí se reunirão os abutres”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

DIA 23/11/2013 - 1º CRISTOTECA


32ª Semana Comum (Cor Branca) Santíssima Eucaristia

Santo do dia 14/11/2013: SÃO SERAPIÃO

SÃO SERAPIÃO
SÃO SERAPIÃO

Procedente de família cristã da nobreza inglesa, Serapião nasceu em Londres no ano 1179 no século XII. Seu pai era Rotlando Scoth, capitão da esquadra do rei Henrique III. Muito jovem já estava atuando ao lado do pai na Cruzada comandada pelo lendário Ricardo Coração de Leão. Porém, no retorno, o navio naufragou próximo de Veneza e a viagem continuou por terra. Nesse percurso, acabaram prisioneiros do duque da Áustria, Leopoldo, o Glorioso, que libertou o rei e seu pai. Mas, Serapião e os demais tiveram de ficar. Logo, o duque percebeu que o jovem militar além de bom militar era bom cristão, muito bondoso e caridoso. Por isso, o manteve consigo na corte. Mais tarde quando recebeu a notícia da morte dos pais, Serapião decidiu ficar na Áustria. Com os soldados do duque, seguiu para a Espanha, para auxiliar o exército cristão do rei Afonso III, que lutava contra os invasores muçulmanos. Quando chegaram, eles já tinham sido expulsos. Serapião decidiu ficar e servir ao exército do rei Afonso III, para continuar defendendo os cristãos. Participou de algumas cruzadas bem sucedidas, até que, em 1214, o rei Afonso III morreu em combate. Ele então, voltou para a Áustria aliou-se à quinta cruzada do duque Leopoldo, que partiu em 1217 com destino a Jerusalém e depois ao Egito. O vai e vem da vida militar em defesa dos cristãos levou novamente Serapião para a corte espanhola, em 1220. Desta feita acompanhando Beatriz da Suécia, que ia se casar com Fernando, rei de Castilha. Foi quando conheceu o sacerdote Pedro Nolasco, santo fundador da Ordem de Nossa Senhora das Mercês, os chamados frades mercedários. Estes se dedicavam à defesa da mesma fé, mas não guerreando contra os muçulmanos e, sim, buscando libertar do seu poder os cristãos cativos, mesmo que para isso tivessem que empenhar suas próprias vidas. Serapião ingressou na Ordem e recebeu o hábito mercedário em 1222. Junto com Pedro Nolasco e Raimundo Nonato, santo co-fundador, realizou várias redenções. Na última, que ocorreu em Argel, na África, teve de ficar refém para libertar os cristãos que estavam quase renegando a fé, enquanto o outro padre mercedário viajou rapidamente para Barcelona para buscar o dinheiro. Mas o superior, Pedro Nolasco, que estava na França, quando foi informado escreveu uma carta ao seu substituto na direção para arrecadar esmolas em todos os conventos da Ordem e enviar o dinheiro para libertar Serapião, o mais rápido possível. Como o resgate não chegasse na data marcada, os muçulmanos disseram a Serapião que poderia ser libertado se renegasse a fé cristã. Ele recusou. Enlouquecidos, lhe deram uma morte terrível. Colocado numa cruz em forma de X, como o apóstolo André, teve todas as juntas dos seus ossos quebradas e assim foi deixado, até morrer. Tudo aconteceu no dia 14 de novembro de 1240, em Argel, atual capital da Argélia. O culto que sempre foi atribuído a São Serapião, protetor contra as dores de artrose, foi confirmado em1625, pelo Papa Urbano VIII. A festa religiosa ao santo mártir mercedário ocorre no dia de sua morte.

Oração do dia 14/11/2013

Pai, abre meus olhos para que eu possa perceber, na pessoa e no ministério de Jesus, a presença de teu Reino na nossa História. E, reconhecendo-o, eu me deixe guiar por ele. Amém!

Deus nos fala dia 14/11/2013

As pessoas verdadeiramente sábias sãos a pessoas santas; elas adquirem as grandes qualidades humanas, descritas na Bíblia, que somente Deus lhes pode dar. Sem Ele as pessoas enganam os outros, são enganadas e se enganam, até mesmo sobre o significado do Reino de Deus. Querem a felicidade, mas não querem fazer o árduo caminho para chegar até ela. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 14/11/2013

Sabedoria 7,22–8,1
Leitura do Livro da Sabedoria: 7,22Na Sabedoria há um espírito inteligente, santo, único, múltiplo, sutil, móvel, perspicaz, imaculado, lúcido, invulnerável, amante do bem, penetrante, 23desimpedido, benfazejo, amigo dos homens, constante, seguro, sem inquietação, que tudo pode, que tudo supervisiona, que penetra todos os espíritos, os inteligentes, os puros, os mais sutis. 24Pois a Sabedoria é mais ágil que qualquer movimento, e atravessa e penetra tudo por causa da sua pureza. 25Ela é um sopro do poder de Deus, uma emanação pura da glória do todo-poderoso; por isso, nada de impuro pode introduzir-se nela: 26ela é um reflexo da luz eterna, espelho sem mancha da atividade de Deus e imagem da sua bondade. 27Sendo única, tudo pode; permanecendo imutável, renova tudo; e comunicando-se às almas santas de geração em geração, forma os amigos de Deus e os profetas. 28Pois Deus ama tão somente aquele que vive com a Sabedoria. 29De fato, ela é mais bela que o sol e supera todas as constelações; comparada à luz, ela tem a primazia: 30pois a luz cede lugar à noite, ao passo que, contra a Sabedoria, o mal não prevalece. 8,1Ela se estende com vigor de uma extremidade à outra da terra e com suavidade governa todas as coisas. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 14/11/2013

Lucas 17,20-25
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 20os fariseus perguntaram a Jesus sobre o momento em que chegaria o Reino de Deus. Jesus respondeu: “O Reino de Deus não vem ostensivamente. 21Nem se poderá dizer: ‘Está aqui’ ou ‘Está ali’, porque o Reino de Deus está entre vós”. 22E Jesus disse aos discípulos: “Dias virão em que desejareis ver um só dia do Filho do Homem e não podereis ver. 23As pessoas vos dirão: ‘Ele está ali’ ou ‘Ele está aqui’. Não deveis ir, nem correr atrás. 24Pois, como o relâmpago brilha de um lado até o outro do céu, assim também será o Filho do Homem, no seu dia. 25Antes, porém, ele deverá sofrer muito e ser rejeitado por esta geração”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 13 de novembro de 2013

1º CRISTOTECA


32ª Semana Comum (Cor Verde)

Santo do dia 13/11/2013: SANTO ESTANISLAU KOSTKA

SANTO ESTANISLAU KOSTKA
SANTO ESTANISLAU KOSTKA

Apelidado de anjo na infância, Estanislau Kostka viveu jovem e puro, como um anjo. Mas, não faltaram oportunidades para se entregar aos prazeres mundanos, pois era nascido de família polonesa nobre e poderosa, em 1550, e tinha à sua disposição todas as possibilidades. Preferiu entregar-se muito cedo à santidade e assim permaneceu até morrer, quando ainda nem completara dezoito anos. Até os treze anos Estanislau viveu na casa dos pais. Aos quatorze foi viver com o irmão mais velho para poder matricular-se num seminário jesuíta e cursar os estudos superiores. Mas o seminário foi fechado pelo imperador Maximiliano e toda a comunidade estudantil acabou abrigada no castelo de um príncipe luterano, ambiente que nada combinava com Estanislau. Para quem buscava uma vida de virtudes e oração, aliás, não era por nada propício, pois ali se abrigavam sentimentos contra o catolicismo. Era freqüentemente atormentado pelos colegas, que zombavam muito, principalmente quando o convidavam para sair e divertir-se e ele dizia preferir a reclusão e a oração. Como se não bastasse, passou a ser perseguido pelo irmão mais velho, que não se conformava com a dedicação espiritual e a fé do jovem. Embora aceitasse, sem reclamar, os maus tratos do irmão como parte da vida humilde e de sacrifícios que buscava, jamais deixou de assistir a missa e comungar diariamente. Mas a luta contra o ambiente hostil e a vida de privações a que se obrigava acabaram por minar a saúde do rapaz. Frágil, ficou doente a ponto de quase perder a vida, mas o salvaram a fé profunda e a confiança em Maria Santíssima, de quem era devoto. Um anjo apareceu para lhe dar a eucaristia, e a Virgem também, curando-o milagrosamente ao colocar-lhe o Menino Jesus nos braços. Maria, em sua aparição, também o convidou a ingressar na Companhia de Jesus. Estanislau revelou esta vontade à família, mas encontrou tal oposição que armou um plano de fuga para poder assumir a vida que desejava. Sozinho, a pé e perseguido raivosamente pelo irmão, fugiu de Viena para Treves, viajando setecentos quilômetros para chegar a uma casa provincial jesuíta. Ali, São Pedro Canísio, o provincial dos jesuítas da Alemanha, o recebeu como herói e o enviou a Roma com uma carta de recomendação ao superior geral, são Francisco Borja. Foram somente nove meses de noviciado jesuíta, mas plenos de trabalho, estudo, dedicação e disciplina exemplares. Até que a Virgem lhe apareceu de novo, avisando-o da morte iminente. Estanislau se preparou dignamente, foi atacado de uma febre misteriosa e, pouquíssimo tempo depois, partiu docemente ao encontro de Deus. Seu túmulo foi palco de muitos milagres e o papa Bento XIII o canonizou em 13 de novembro de 1726.

Oração do dia 13/11/2013

Pai, que o meu coração, repleto de fé, reconheça Jesus como a mediação de todas as graças e favores que recebo de ti. Amém!

Deus nos fala dia 13/11/2013

Deus não recrimina os poderosos por serem poderosos, mas por não saberem o sentido do poder. Jesus não recrimina os leprosos por não agradecerem, mas se entristece por ver que ficaram livres da lepra e continuaram doentes interiormente, menos o estrangeiro que era de fora. Às vezes alguém de fora demonstra mais grandeza de alma do que os de dentro. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 13/11/2013

Sabedoria 6,1-11
Leitura do Livro da Sabedoria: 1Escutai, ó reis, e compreendei. Instruí-vos, governadores dos confins da terra! 2Prestai atenção, vós que dominais as multidões e vos orgulhais do número dos vossos súditos. 3Pois o poder vos foi dado pelo Senhor e a soberania pelo Altíssimo. É ele quem examinará as vossas obras e sondará as vossas intenções; 4apesar de estardes a serviço do seu reino, não julgastes com retidão, nem observastes a Lei, nem procedestes conforme a vontade de Deus. 5Por isso, ele cairá de repente sobre vós, de modo terrível, porque um julgamento implacável será feito sobre os poderosos. 6O pequeno pode ser perdoado por misericórdia, mas os poderosos serão examinados com poder. 7O Senhor de todos não recuará diante de ninguém nem se deixará impressionar pela grandeza, porque o pequeno e o grande foi ele quem os fez, e a sua providência é a mesma para com todos; 8mas para os poderosos, o julgamento será severo. 9A vós, pois, governantes, dirigem-se as minhas palavras, para que aprendais a Sabedoria e não venhais a tropeçar. 10Os que observam fielmente as coisas santas serão justificados; e os que as aprenderem vão encontrar sua defesa. 11Portanto, desejai ardentemente minhas palavras, amai-as e sereis instruídos. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 13/11/2013

Lucas 17,11-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 11Aconteceu que, caminhando para Jerusalém, Jesus passava entre a Samaria e a Galileia. 12Quando estava para entrar num povoado, dez leprosos vieram a seu encontro. Pararam à distância, 13e gritaram: “Jesus, Mestre, tem compaixão de nós!” 14Ao vê-los, Jesus disse: “Ide apresentar-vos aos sacerdotes”. Enquanto caminhavam, aconteceu que ficaram curados. 15Um deles, ao perceber que estava curado, voltou glorificando a Deus em alta voz; 16atirou-se aos pés de Jesus, com o rosto por terra, e lhe agradeceu. E este era um samaritano. 17Então Jesus lhe perguntou: “Não foram dez os curados? E os outros nove, onde estão? 18Não houve quem voltasse para dar glória a Deus, a não ser este estrangeiro?” 19E disse-lhe: “Levanta-te e vai! Tua fé te salvou”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 12 de novembro de 2013

1º CRISTOTECA


São Josafá (Cor Vermelha)

Santo do dia 12/11/2013: SÃO JOSAFÁ

SÃO JOSAFÁ
SÃO JOSAFÁ

Tudo na vida de João Kuncewics aconteceu cedo e rápido. Nascido de família ortodoxa da Ucrânia, em 1580, estudou filosofia e teologia. Aos vinte anos se tornou monge na Ordem de São Basílio, recebendo o nome de Josafá. Em pouco tempo era nomeado superior dos conventos de Briten e, logo depois, arquimandrita de Vilna. Com apenas trinta e sete anos assumiu, embora a contragosto, o arcebispado de Vilna. Dizem os escritos antigos que a brilhante carreira era plenamente justificada pelos seus dotes intelectuais e, principalmente, pelo exemplo de suas virtudes, obediência total à disciplina monástica e à prática da caridade. Consta que, certa vez, sem ter como ajudar uma viúva que passava necessidades, penhorou o pálio de bispo para conseguir dinheiro e socorrê-la. Vivia-se a época do cisma provocado pelas igrejas do oriente e São Josafá foi um dos grandes batalhadores pela união delas com Roma. Este obteve vitória em muitas das frentes de batalha. São Josafá defendia com coragem a autoridade do papa e o fim do cisma, com a conseqüente união das igrejas. Pregava e fazia questão de seguir os ensinamentos de Jesus numa só Igreja, sob a autoridade de um único pastor. Sua luta incansável reconquistou muitos hereges e o santo é considerado o responsável pelo retorno dos rutenos ao seio da Igreja. Embora outras Igrejas do oriente não o tenham seguido, foi uma vitória histórica e muito importante. Atuando desta forma e tendo as origens que tinha é evidente que sofreria represálias. Foi vítima de calúnias, difamações, acusações absurdas e uma oposição ameaçadora por parte dos que apoiavam o cisma. Em uma pregação chegou a prever o fim próximo na mão dos inimigos e, inclusive, avisou "as ovelhas do seu rebanho", como dizia, de que isso aconteceria. Mas não temia por sua vida e jamais deixou de lutar. Em uma das visitas às paróquias sob sua jurisdição, sua moradia foi cercada e atacada. Muitas pessoas da comitiva foram massacradas. São Josafá, então, simplesmente se apresentou aos inimigos, perguntando porque matavam seus familiares se o alvo era ele próprio. Impiedosamente a turba o maltratou, torturou, matou e jogou seu corpo em um rio. Tinha apenas quarenta e três anos de idade. O corpo foi recuperado dois dias depois e venerado pelos fiéis. Mais tarde, os próprios responsáveis pelo assassinato do arcebispo foram presos, julgados, condenados e acabaram se convertendo para escapar da pena de morte. São Josafá, canonizado em 1876 pelo papa Pio IX, é considerado pelos estudiosos atuais da Igreja o precursor do ecumenismo que vivemos em nossos dias.

Oração do dia 12/11/2013

Pai, reconhecendo-me servo inútil, quero esforçar-me para ser justo e misericordioso. Somente assim serei agradável a ti. Amém!

Deus nos fala dia 12/11/2013

Quem é do bem procura incansavelmente o melhor de si, por obrigação e pelo prazer de ser bom, ainda que esta atitude custe sacrifício. Muitos fazem pressão induzindo a se pensar que na vida é inútil proceder com retidão e que não compensa ser honesto. Mas tudo vale a pena, porque o resultado é a imortalidade; a vocação humana é brilhar eternamente. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 12/11/2013

Sabedoria 2,23–3,9
Leitura do Livro da Sabedoria: 2,23Deus criou o homem para a imortalidade e o fez à imagem de sua própria natureza; 24foi por inveja do diabo que a morte entrou no mundo, e experimentam-na os que a ele pertencem. 3,1A vida dos justos está nas mãos de Deus, e nenhum tormento os atingirá. 2Aos olhos dos insensatos parecem ter morrido; sua saída do mundo foi considerada uma desgraça, 3e sua partida do meio de nós, uma destruição; mas eles estão em paz. 4Aos olhos dos homens parecem ter sido castigados, mas sua esperança é cheia de imortalidade; 5tendo sofrido leves correções, serão cumulados de grandes bens, porque Deus os pôs à prova e os achou dignos de si. 6Provou-os como se prova o ouro no fogo e aceitou-os como ofertas de holocausto; 7no dia do seu julgamento hão de brilhar, correndo como centelhas no meio da palha; 8vão julgar as nações e dominar os povos, e o Senhor reinará sobre eles para sempre. 9Os que nele confiam compreenderão a verdade, e os que perseveram no amor ficarão junto dele, porque a graça e a misericórdia são para seus eleitos. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 12/11/2013

Lucas 17,7-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus: 7“Se algum de vós tem um empregado que trabalha a terra ou cuida dos animais, por acaso vai dizer-lhe, quando ele volta do campo: ‘Vem depressa para a mesa?’ 8Pelo contrário, não vai dizer ao empregado: ‘Prepara-me o jantar, cinge-te e serve-me, enquanto eu como e bebo; depois disso poderás comer e beber?’ 9Será que vai agradecer ao empregado, porque fez o que lhe havia mandado? 10Assim também vós: quando tiverdes feito tudo o que vos mandaram, dizei: ‘Somos servos inúteis; fizemos o que devíamos fazer’”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 11 de novembro de 2013

1º CRISTOTECA


São Martinho (Cor Branca)

Santo do dia 11/11/2013: SÃO MARTINHO DE TOURS

SÃO MARTINHO DE TOURS
SÃO MARTINHO DE TOURS

"Senhor, se o Vosso povo precisa de mim, não vou fugir do trabalho. Seja feita a Vossa vontade", dizia São Martinho aos oitenta e um anos de idade. São Martinho de Tours despertou para a fé quando era soldado da cavalaria e, a partir daí, sua vida foi uma verdadeira cruzada contra os pagãos e em favor do cristianismo. Foi o primeiro santo não mártir a receber culto oficial da Igreja. Sua atuação foi tão frutífera que basta olhar alguns números para deduzir o quanto se dedicava ao trabalho espiritual. Mais de três mil e seiscentas igrejas e quatrocentos e oitenta povoados da França o elegeram seu santo patrono. Martinho nasceu na Hungria, por volta do ano 315, oriundo de família pagã. Seu pai era tribuno romano. Por curiosidade, começou a freqüentar uma igreja cristã, ainda rapaz. Mesmo tendo que enfrentar a vontade contrária dos pais inscreveu-se no catecumenato, o curso de preparação ao batismo, que naquele tempo durava vários anos. Talvez para afastá-lo da Igreja, seu pai o alistou na cavalaria do exército imperial, tendo Martinho sido destinado para a Gália, hoje França. Mas se o intuito do pai era esse, acabou dando resultado inverso, pois Martinho, nas horas vagas, continuava praticando os ensinamentos cristãos, principalmente a caridade. Um dia, um mendigo que tiritava de frio pediu-lhe esmola e, como não tivesse, o cavalariano cortou seu próprio manto com a espada, dando metade ao pedinte. Durante a noite o próprio Jesus lhe apareceu em sonho, usando o pedaço de manta que dera ao mendigo e agradeceu a Martinho por tê-lo aquecido no frio. Dessa noite em diante, ele decidiu que deixaria as fileiras militares para dedicar-se à religião, o que só conseguiu dois anos depois. Com vinte e dois anos já estava batizado e afastado da vida mundana. Tornou-se monge e pupilo de Santo Hilário que o ordenou diácono, doando-lhe ainda um terreno para que ali construísse um mosteiro. Foi o primeiro construído na França e não demorou nada para que estivesse cheio de jovens candidatos à vida religiosa. Aí começou sua cruzada. No ocidente, ao contrário do oriente, os monges podiam exercer o sacerdócio para que se tornassem apóstolos na evangelização. Martinho liderou então a conversão de muitos e muitos habitantes da região rural chamada "os pagos", donde vem o apelido de pagãos a quem ali vivia. Com seus monges ele visitava as aldeias pagãs, pregava o evangelho, derrubava templos e ídolos e construía igrejas. Onde encontrava resistência abria um convento e logo acabava por conseguir a conversão de todo o povo do lugar. Dizem os escritos que, nesta época, ele operou o milagre da ressurreição mais de uma vez. Quando ficou vaga a cadeira de bispo em Tours o povo o aclamou com unanimidade para o cargo. Corria o ano de 371 e Martinho aceitou, apesar de inicialmente ter resistido muito. Mas não abandonou sua peregrinação. Como bispo, visitava todas as paróquias, zelava pelo culto e não desistiu de converter pagãos e exercer exemplarmente a caridade. Sua influência não se limitou a Tours, mas se expandiu por toda a França, tornando-o querido e amado por todo o povo. Martinho exerceu o bispado por vinte e cinco anos e, aos oitenta e um, comunicou aos discípulos que sentia o fim se aproximando. Mas não parou de trabalhar até o último instante, que se deu em 8 de novembro. Sua festa é comemorada no dia 11, pois foi nesta data que foi sepultado em verdadeiro triunfo. Seu enterro foi acompanhado por uma multidão que chorava copiosamente e por mais de dois mil monges. São Martinho de Tours foi um dos santos mais populares da Europa medieval.

Oração do dia 11/11/2013

Pai, concede-me uma fé robusta que me predisponha ao perdão e me previna contra as atitudes que possam levar meu semelhante a se afastar de ti. Amém!

Deus nos fala dia 11/11/2013

A Sabedoria não mora com a injustiça, nem com a maldade, nem com os escândalos da agressão ao ser humano. É neste mundo desumano que o cristão testemunha sua fé, promovendo insistentemente o perdão, como atitude pessoal e como participante da construção da verdadeira harmonia. Deus não está ausente e cobra atitudes, tanto dos maus como dos bons. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 11/11/2013

Sabedoria 1,1-7
Início do Livro da Sabedoria: 1Amai a justiça, vós que governais a terra; tende bons sentimentos para com o Senhor e procurai-o com simplicidade de coração. 2Ele se deixa encontrar pelos que não exigem provas, e se manifesta aos que nele confiam. 3Pois os pensamentos perversos afastam de Deus; e seu poder, posto à prova, confunde os insensatos. 4A Sabedoria não entra numa alma que trama o mal nem mora num corpo sujeito ao pecado. 5O espírito santo, que a ensina, foge da astúcia, afasta-se dos pensamentos insensatos e retrai-se quando sobrevém a injustiça. 6Com efeito, a Sabedoria é o espírito que ama os homens, mas não deixa sem castigo quem blasfema com seus próprios lábios, pois Deus é testemunha dos seus pensamentos, investiga seu coração segundo a verdade e mantém-se à escuta da sua língua; 7porque o espírito do Senhor enche toda a terra, mantém unidas todas as coisas e tem conhecimento de tudo o que se diz. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 11/11/2013

Lucas 17,1-6
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus disse a seus discípulos: “É inevitável que aconteçam escândalos. Mas ai daquele que produz escândalos! 2Seria melhor para ele que lhe amarrassem uma pedra de moinho no pescoço e o jogassem no mar, do que escandalizar um desses pequeninos. 3Prestai atenção: se o teu irmão pecar, repreende-o. Se ele se converter, perdoa-lhe. 4Se ele pecar contra ti sete vezes num só dia, e sete vezes vier a ti, dizendo: ‘Estou arrependido’, tu deves perdoá-lo”. 5Os apóstolos disseram ao Senhor: “Aumenta a nossa fé!” 6O Senhor respondeu: “Se vós tivésseis fé, mesmo pequena como um grão de mostarda, poderíeis dizer a esta amoreira: ‘Arranca-te daqui e planta-te no mar’, e ela vos obedeceria”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 10 de novembro de 2013

1º CRISTOTECA


32º Domingo do Tempo Comum (Cor Verde)

Santo do dia 10/11/2013: SÃO LEÃO MAGNO

SÃO LEÃO MAGNO
SÃO LEÃO MAGNO

Eleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores papas da história do cristianismo. Embora pouco se saiba sobre sua biografia antes de se tornar sucessor de Pedro, é venerado pela sua profunda sabedoria, extraordinárias virtudes e o brilhante governo, como registraram os cronistas. Sabe-se que nasceu por volta do ano 395, em Roma, e tornou-se sacerdote muito jovem. Fez um trabalho brilhante, desempenhando funções em nome da Igreja sob o comando do papa Sisto III. Tão brilhante que, após a morte deste, foi eleito para substituí-lo. Era o mês de agosto de 440. Eram tempos difíceis. O império romano se esfacelava e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. De seu lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Esse panorama sombrio só não levou o ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material. O papa permaneceu firme defendendo as convicções do catolicismo frente às grandes heresias que sacudiram o século em que viveu e atuou, participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. Pedro falou pela boca de Leão, costumavam dizer os religiosos que acabavam por aceitar seus argumentos. Estão guardados mais de cem sermões por ele proferidos, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé que ainda são seguidos e respeitados. Já no plano material era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e eloquência, que o terrível Átila, o huno, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim São Leão Magno foi ao seu encontro e saiu vitorioso da incumbência. Mais tarde foi a vez de conter os vândalos que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à cidade eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do papa. Morreu em 461, recebendo então o título de Magno pela importância junto à cultura e à civilização ocidental.

Oração do dia 10/11/2013

Espírito de imortalidade, reforça minha fé na ressurreição e minha esperança de encontrar-me com o Deus da vida eterna. Amém!

Deus nos fala dia 10/11/2013

Os santos do Antigo Testamento, confiantes na fidelidade amorosa de Deus, consideravam a morte como se nada fosse. Com a ressurreição de Jesus, vencendo o último inimigo que é a morte, nada temos a recear: sendo fiéis como Jesus, com Ele ressuscitaremos. Acolhamos a palavra do Senhor!

Leitura do dia 10/11/2013

Primeira Leitura
2 Macabeus 7,1-2.9-14
Leitura do Segundo Livro dos Macabeus: Naqueles dias, 1aconteceu que foram presos sete irmãos, com sua mãe, aos quais o rei, por meio de golpes de chicote e de nervos de boi, quis obrigar a comer carne de porco, que lhes era proibida. 2Um deles, tomando a palavra em nome de todos, falou assim: “Que pretendes? E que procuras saber de nós? Estamos prontos a morrer, antes que violar as leis de nossos pais”. 9O segundo, prestes a dar o último suspiro, disse: “Tu, ó malvado, nos tiras desta vida presente. Mas o Rei do universo nos ressuscitará para uma vida eterna, a nós que morremos por suas leis”. 10Depois deste, começaram a torturar o terceiro. Apresentou a língua logo que o intimidaram e estendeu corajosamente as mãos. 11E disse, cheio de confiança: “Do Céu recebi estes membros; por causa de suas leis os desprezo, pois do Céu espero recebê-los de novo”. 12O próprio rei e os que o acompanhavam ficaram impressionados com a coragem desse adolescente, que considerava os sofrimentos como se nada fossem. 13Morto também este, submeteram o quarto irmão aos mesmos suplícios, desfigurando-o. 14Estando quase a expirar, ele disse: “Prefiro ser morto pelos homens tendo em vista a esperança dada por Deus, que um dia nos ressuscitará. Para ti, porém, ó rei, não haverá ressurreição para a vida!” Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Segunda Leitura
2 Tessalonicenses 2,16-3,5
Leitura da Segunda Carta de São Paulo aos Tessalonicenses: Irmãos: 16Nosso Senhor Jesus Cristo e Deus nosso Pai, que nos amou em sua graça e nos proporcionou uma consolação eterna e feliz esperança, 17animem os vossos corações e vos confirmem em toda boa ação e palavra. 3,1Quanto ao mais, irmãos, rezai por nós, para que a palavra do Senhor seja divulgada e glorificada como foi entre vós. 2Rezai também para que sejamos livres dos homens maus e perversos, pois nem todos têm fé! 3Mas o Senhor é fiel; ele vos confirmará e vos guardará do mal. 4O Senhor nos dá a certeza de que vós estais seguindo e sempre seguireis as nossas instruções. 5Que o Senhor dirija os vossos corações ao amor de Deus e à firme esperança em Cristo. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!