sábado, 24 de novembro de 2018

Cerco de Jericó Santa Rosa de Lima


Santo André Dung-Lac, presbítero, e seus companheiros, mártires!-(Cor Vermelha)

Santo do dia 24/11/2018: SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS


SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS
SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS
A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Hoje homenageamos cento e dezessete mártires vietnamitas, canonizados pelo papa João Paulo II em 1988. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870 e dentre eles é tomado como exemplo maior o padre André Dung Lac. Filho de pais muito pobres que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823 e foi cura e missionário em diversas partes do país. Foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com eles. Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 1839, em Hanói. Passada esta fase tenebrosa, veio um período de calma que durou cerca de setenta anos. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os chineses e os russos aniquilaram, a partir de 1955, todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam invariavelmente à morte.

Oração do dia 24/11/2018


Senhor Jesus, ilumina minha mente e meu coração, para que eu possa compreender a ressurreição como manifestação do amor misericordioso do Pai pela humanidade. Amém!

Meditação do dia 24/11/2018


Jesus Cristo salvador destruiu o mal e a morte; fez brilhar pelo evangelho a luz e a vida imperecíveis!(2Timoteo 1,10)

Leitura do dia 24/11/2018


Apocalipse de São João 11,4-12
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Disseram a mim, João: 4Essas duas testemunhas são as duas oliveiras e os dois candelabros, que estão diante do Senhor da terra. 5Se alguém quiser fazer-lhes mal, um fogo sairá da boca delas e devorará seus inimigos. Sim, se alguém quiser fazer-lhes mal, é assim que vai morrer. 6Elas têm o poder de fechar o céu, de modo que não caia chuva alguma enquanto durar a sua missão profética. Elas têm também o poder de transformar as águas em sangue. E quantas vezes elas quiserem, podem ferir a terra com todo o tipo de praga. 7Quando elas terminarem o seu testemunho, a besta que sobe do Abismo vai combater contra elas, vai vencê-las e matá-las. 8E os cadáveres das duas testemunhas vão ficar expostos na praça da grande cidade, que se chama, simbolicamente, Sodoma e Egito, e na qual foi crucificado também o Senhor delas. 9Gente de todos os povos, raças, línguas e nações, verão seus cadáveres durante três dias e meio, e não deixarão que os corpos sejam sepultados. 10Os habitantes da terra farão festa pela morte das testemunhas; felicitar-se-ão e trocarão presentes, pois estes dois profetas estavam incomodando os habitantes da terra. 11Depois dos três dias e meio, um sopro de vida veio de Deus, penetrou nos dois profetas e eles ficaram de pé. Todos aqueles que os contemplavam, ficaram com muito medo. 12Ouvi então uma voz forte vinda do céu e chamando os dois: “Subi para aqui!” Eles subiram ao céu, na nuvem, enquanto os inimigos ficaram olhando. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 24/11/2018

Salmos 143
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi!

Responsório do dia 24/11/2018


Salmos 143
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo; é meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi!

Evangelho do dia 24/11/2018


Lucas 20,27-40
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 27aproximaram-se de Jesus alguns saduceus, que negam a ressurreição, 28e lhe perguntaram: “Mestre, Moisés deixou-nos escrito: se alguém tiver um irmão casado e este morrer sem filhos, deve casar-se com a viúva a fim de garantir a descendência para o seu irmão. 29Ora, havia sete irmãos. O primeiro casou e morreu, sem deixar filhos. 30Também o segundo 31e o terceiro se casaram com a viúva. E assim os sete: todos morreram sem deixar filhos. 32Por fim, morreu também a mulher. 33Na ressurreição, ela será esposa de quem? Todos os sete estiveram casados com ela”. 34Jesus respondeu aos saduceus: “Nesta vida, os homens e as mulheres casam-se, 35mas os que forem julgados dignos da ressurreição dos mortos e de participar da vida futura, nem eles se casam nem elas se dão em casamento; 36e já não poderão morrer, pois serão iguais aos anjos, serão filhos de Deus, porque ressuscitaram. 37Que os mortos ressuscitam, Moisés também o indicou na passagem da sarça, quando chama o Senhor ‘o Deus de Abraão, o Deus de Isaac e o Deus de Jacó’. 38Deus não é Deus dos mortos, mas dos vivos, pois todos vivem para ele”. 39Alguns doutores da Lei disseram a Jesus: “Mestre, tu falaste muito bem”. 40E ninguém mais tinha coragem de perguntar coisa alguma a Jesus. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 23 de novembro de 2018

Cerco de Jericó Santa Rosa de Lima


33ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 23/11/2018: SÃO CLEMENTE I


SÃO CLEMENTE I
SÃO CLEMENTE I
Clemente foi o quarto papa, ainda no primeiro século. Nasceu em Roma, dirigiu a Igreja entre os anos 88 e 97 e foi contemporâneo de São João e São Paulo, tendo sido inclusive citado por este em seus escritos. Mas Clemente escreveu sua própria história, assumindo o comando do cristianismo já com a certeza do perigo que o cargo representava, numa época de tantas perseguições aos seguidores de Cristo. Levou sempre avante a evangelização sem medo ou insegurança. Enfrentou também, firme nos princípios católicos, as divisões internas normais e próprias de uma religião que se iniciava. Foi o autor de uma célebre carta aos coríntios, que hesitavam em seguir as orientações de Roma e ameaçavam não obedecer ao comando único da Igreja. Carta tão cheia de fé e tão baseada nos conceitos de humildade, caridade e firmeza, que passou a ser lida por muitas outras igrejas, não só na de Corinto. Com sua atuação séria e exemplar converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, o que em muito ajudou a amenizar a perseguição aos cristãos, pois este imperador era um dos seus mais ferozes perseguidores. Graças a Domitila muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade. Sob o pontificado de Clemente a Igreja cresceu muito, o que deixou o imperador Trajano assustado com seu desenvolvimento. Como esperava desde o início, logo Clemente foi levado ao tribunal. O imperador exigia que exortasse seus seguidores a desistir da fé, passando ele mesmo a adorar os deuses pagãos. Diante de todos o papa fez uma belíssima profissão de fé e, também como se esperava, foi condenado à morte. A partir daqui a história se mistura à lenda. Clemente foi tão querido que o imaginário popular logo criou passagens em sua vida que dificilmente poderiam ser comprovadas. Mas são uma demonstração da imagem de santidade que se fazia dele na época. Os escritos dão conta de que foi desterrado como escravo para trabalhar nas minas e pedreiras da Criméia, mas historiadores dizem que foi jogado no rio Tibre com uma pedra amarrada ao pescoço. Contam ainda algumas lendas que São Clemente, diante da sede mortal que atacava os cristãos transformados em escravos, com um único golpe na terra fez brotar um rio, o que saciou para sempre os sofredores. Outra passagem diz que, ao ser jogado às águas com uma âncora no pescoço, o mar recuou centenas de metros para que seu corpo fosse resgatado. Para outros, quando o mar se recolheu havia na areia um pequeno templo de mármore branco. Lá dentro jazia o corpo de são Clemente com a âncora do lado. Depois disso, todo ano, na mesma data, o mar recuava para que seu corpo pudesse ser venerado. De concreto temos que são Clemente morreu no ano 100 e suas relíquias foram recolhidas no século IX quando os santos missionários Cirilo e Metódio as trouxeram para Roma e as entregaram ao papa Nicolau I.

Oração do dia 23/11/2018


Senhor Jesus, não permita que eu permaneça insensível, vendo a casa de Deus - o coração humano - ser profanado pela injustiça. Amém!

Meditação do dia 23/11/2018


Minhas ovelhas escutam minha voz, eu as conheço e elas me seguem!(João 10,27)

Leitura do dia 23/11/2018


Apocalipse de São João 10, 8-11
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: 8Aquela mesma voz do céu, que eu, João, já tinha ouvido, tornou a falar comigo: “Vai. Pega o livrinho aberto da mão do anjo que está de pé sobre o mar e a terra”. 9Eu fui até o anjo e pedi que me entregasse o livrinho. Ele me falou: “Pega e come. Será amargo no estômago, mas na tua boca, será doce como mel”. 10Peguei da mão do anjo o livrinho e comi-o. Na boca era doce como mel, mas quando o engoli, meu estômago tornou-se amargo. 11Então ele me disse: “Deves profetizar ainda contra outros povos e nações, línguas e reis”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 23/11/2018


Salmos 118
Como é doce ao paladar vossa palavra, ó Senhor!
Seguindo vossa lei me rejubilo muito mais do que em todas as riquezas.
Minha alegria é a vossa Aliança, meus conselheiros são os vossos mandamentos.
A lei de vossa boca, para mim, vale mais do que milhões em ouro e prata.
Como é doce ao paladar vossa palavra, muito mais doce do que o mel na minha boca!
Vossa palavra é minha herança para sempre, porque é ela que me alegra o coração!
Abro a boca e aspiro largamente, pois estou ávido de vossos mandamentos!

Evangelho do dia 23/11/2018


Lucas 19,45-48
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 45Jesus entrou no Templo e começou a expulsar os vendedores. 46E disse: “Está escrito: ‘Minha casa será casa de oração’. No entanto, vós fizestes dela um antro de ladrões”. 47Jesus ensinava todos os dias no Templo. Os sumos sacerdotes, os mestres da Lei e os notáveis do povo procuravam modo de matá-lo. 48Mas não sabiam o que fazer, porque o povo todo ficava fascinado quando ouvia Jesus falar. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 22 de novembro de 2018

Cerco de Jericó Santa Rosa de Lima


Santa Cecília!-(Cor Vermelha)

Santo do dia 22/11/2018: SANTA CECÍLIA


SANTA CECÍLIA
SANTA CECÍLIA
A vida de Cecília foi música, cuja letra virou lenda e cujos mistérios até hoje encantam a alma. Cecília nasceu de família romana pagã e nobre. Estudiosa, adorava música, principalmente a sacra, e filosofia, sobre o que discorria alegremente. Teve contato desde muito pequena com o cristianismo e, por decisão própria, afastou-se dos prazeres da vida material, prometendo a Cristo sua virgindade e a Deus sua alma e sua vida. Mas os pais não comungavam dos mesmos sentimentos e, como era normal naquele tempo, prometeram a filha em casamento a outro jovem nobre romano, Valeriano. Ao receber a triste notícia, rezou para que seu anjo da guarda levasse a Maria seu pedido de proteção. Queria manter-se pura e pedia ajuda para isso. Após a cerimônia de casamento, Cecília abriu-se com seu marido. Contou-lhe de sua fé e sua religião, da promessa de servir a Deus na abstinência sexual e a proteção do anjo da guarda. Impressionado, Valeriano prometeu-lhe que se enxergasse o anjo que a protegia também se batizaria e abraçaria o cristianismo. Mas era tanta a sinceridade de Cecília que ele não só aceitou preservar sua virgindade como também acreditou na promessa dela de que, após batizar-se segundo sua vontade, veria o anjo. E a promessa cumpriu-se. Um dia, já convertido, ao entrar no quarto e deparar com Cecília rezando, viu ao seu lado o anjo descrito. Contou o fato ao seu irmão, Tibúrcio, que também se tornou cristão. Este também viu o mesmo anjo. Mas a notícia se espalhou e os irmãos foram denunciados ao tribunal pelo prefeito de Roma. Conduzidos à presença do juiz, ainda lhes foi dada a chance de renegarem sua religião e assim escapar da pena de morte. Como se recusassem, foram condenados e decapitados. Chegou a vez de Cecília apresentar-se ao juiz. Perguntada sobre os tesouros dos executados, ela lhe disse que estavam em boas mãos. Ela não mentiu, pois os tinha distribuído entre os pobres. Para Cecília não havia mãos mais indicadas a recebê-los. Mas isso também foi descoberto e o juiz ordenou que a fossem buscar novamente para ser obrigada a adorar os deuses pagãos, ou morrer. Só que Cecília era tão eloqüente na defesa da fé que no caminho converteu os soldados. Por mais duas vezes o magistrado tentou e tudo se repetiu. Enfim, levada ao tribunal acabou finalmente condenada à decapitação. O que se conta da execução da pena é algo impressionante. Santa Cecília teria sido golpeada três vezes e, mesmo assim, sua cabeça permanecia ligada ao corpo. Como se não bastasse, na posição em que caiu mortalmente ferida permaneceu por três dias antes de morrer. Nesse período ainda teve tempo de aconselhar muitos cristãos e doar ao papa seus bens, para que fossem divididos entre os necessitados. Seu corpo foi enterrado em um novo cemitério próximo à famosa Via Ápia, mas fatos extraordinários não pararam de acontecer. Após sucessivas invasões de Roma pelos godos e lombardos, as relíquias da santa foram trasladadas dos cemitérios para várias igrejas da cidade. Enquanto isso, seu túmulo permaneceu perdido entre as ruínas até que, em algum momento, entre os anos 817 e 824, o papa Pascoal I teve uma visão da Santa que lhe contou exatamente onde estava seu caixão. O local foi confirmado, o caixão aberto e o corpo de santa Cecília encontrado intacto. O mais impressionante é que, séculos depois, em 1559, o cardeal Sfondrati ordenou nova abertura do esquife e o corpo permanecia da mesma forma. Sua vida santa e os milagres que acompanharam sua trajetória por séculos e séculos fizeram de Santa Cecília uma das mais veneradas em todo o mundo. É a padroeira da música.

Oração do dia 22/11/2018


Senhor Jesus, tira a dureza do meu coração. Ela me impede de acolher tua palavra e de deixar-me converter. Amém!

Meditação do dia 22/11/2018


Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: não fecheis os corações como em Meriba!(Salmos 94,8)

Leitura do dia 22/11/2018


Apocalipse de São João 5,1-10
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 1vi um livro na mão direita daquele que estava sentado no trono. Era um rolo escrito por dentro e por fora, e estava lacrado com sete selos. 2Vi então um anjo forte, que proclamava em voz alta: “Quem é digno de romper os selos e abrir o livro?” 3Ninguém no céu nem na terra nem debaixo da terra era digno de abrir o livro ou de ler o que nele estava escrito. 4Eu chorava muito, porque ninguém foi considerado digno de abrir ou de ler o livro. 5Um dos anciãos me consolou: “Não chores! Eis que o Leão da tribo de Judá, o Rebento de Davi, saiu vencedor. Ele pode romper os selos e abrir o livro”. 6De fato, vi um Cordeiro. Estava no centro do trono e dos quatro Seres vivos, no meio dos Anciãos. Estava de pé como que imolado. O Cordeiro tinha sete chifres e sete olhos, que são os sete Espíritos de Deus, enviados por toda a terra. 7Então, o Cordeiro veio receber o livro da mão direita daquele que está sentado no trono. 8Quando ele recebeu o livro, os quatro Seres vivos e os vinte e quatro Anciãos prostraram-se diante do Cordeiro. Todos tinham harpas e taças de ouro cheias de incenso, que são as orações dos santos. 9E entoaram um cântico novo: “Tu és digno de receber o livro e abrir seus selos, porque foste imolado, e com teu sangue adquiriste para Deus homens de toda a tribo, língua, povo e nação. 10Deles fizeste para o nosso Deus um reino de sacerdotes. E eles reinarão sobre a terra”.” Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 22/11/2018


Salmos 149
Fizestes de nós, para Deus, sacerdotes e povo de reis!
Cantai ao Senhor Deus um canto novo, e o seu louvor na assembleia dos fiéis! Alegre-se Israel em Quem o fez, e Sião se rejubile no seu Rei!
Com danças glorifiquem o seu nome, toquem harpa e tambor em sua honra! Porque, de fato, o Senhor ama seu povo e coroa com vitória os seus humildes.
Exultem os fiéis por sua glória, e cantando se levantem de seus leitos, com louvores do Senhor em sua boca. Eis a glória para todos os seus santos!

Evangelho do dia 22/11/2018


Lucas 19,41-44
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 41quando Jesus se aproximou de Jerusalém e viu a cidade, começou a chorar. E disse: 42“Se tu também compreendesses hoje o que te pode trazer a paz! Agora, porém, isso está escondido aos teus olhos! 43Dias virão em que os inimigos farão trincheiras contra ti e te cercarão de todos os lados. 44Eles esmagarão a ti e a teus filhos. E não deixarão em ti pedra sobre pedra. Porque tu não reconheceste o tempo em que foste visitada”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 21 de novembro de 2018

Cerco de Jericó Santa Rosa de Lima


Apresentação de Nossa Senhora!-(Cor Branca)

Santo do dia 21/11/2018: APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA


APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
APRESENTAÇÃO DE NOSSA SENHORA
Não consta oficialmente das sagradas escrituras a apresentação de Maria ao Senhor, mas em textos não-oficiais, tão antigos quanto elas, o acontecimento é detalhado em minúcias. Deve ter acontecido de fato, pois a "apresentação" é um ritual sagrado judeu e seus pais, Ana e Joaquim, eram profundamente religiosos. A menina é apresentada ao templo e ao Senhor aos três anos, no fim do aleitamento. Quanto à apresentação de Maria, aquela a quem Deus escolheria como Mãe de seu Filho e Mãe da Igreja, há duas versões: a que vem dos escritos não reconhecidos como inspirados por Deus e a que vem da dedução, comparando-se à cerimônia como é feita com outras crianças. Contam os escritos que ela subiu sozinha os quinze degraus do templo. Contam também que, durante o tempo em que ali permaneceu, doze anos, Maria se alimentou somente com uma comida especial, trazida diretamente pelos anjos. Ela também não residiria com as outras meninas. Mas, segundo a versão que reproduz o ritual normal, as coisas devem ter acontecido de forma mais modesta, mas, justamente por isso, mais gloriosa, pela humildade e por não diferir da tradição. Como as outras, Maria foi levada ao templo e subiu os quinze degraus acompanhada de várias meninas hebréias segurando tochas acesas, na presença de autoridades de Jerusalém. A data dedicada à comemoração desta apresentação, 21 de novembro, foi estabelecida em 543 e teve origem na dedicação da basílica de Santa Maria Nova, construída junto ao Templo de Jerusalém. A festa é celebrada em todo o oriente, desde o século VI.

Oração do dia 21/11/2018


Espírito de adesão à vontade do Pai, faze-me sentir sempre mais membro da família do Reino, levando-me à perfeita submissão ao querer divino. Amém!

Meditação do dia 21/11/2018


Feliz quem ouve e observa a palavra de Deus!(Lucas 11,28)

Leitura do dia 21/11/2018


Zacarias 2,14-17
Leitura da Profecia de Zacarias: 14“Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. 15Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti, e saberás que o Senhor dos exércitos me enviou a ti. 16O Senhor entrará em posse de Judá, como sua porção na terra santa, e escolherá de novo Jerusalém. 17Emudeça todo mortal diante do Senhor, ele acaba de levantar-se de sua santa habitação.” Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 21/11/2018


Lucas 1,46-55
O Poderoso fez por mim maravilhas, e Santo é o seu nome!
A minha alma engrandece ao Senhor, e se alegrou o meu espírito em Deus, meu Salvador,
pois ele viu a pequenez de sua serva, desde agora as gerações hão de chamar-me de bendita. O Poderoso fez por mim maravilhas e Santo é o seu nome.
Seu amor, de geração em geração, chega a todos que o respeitam. Demonstrou o poder de seu braço, dispersou os orgulhosos.
Derrubou os poderosos de seus tronos e os humildes exaltou. De bens saciou os famintos e despediu, sem nada, os ricos.
Acolheu Israel, seu servidor, fiel ao seu amor, como havia prometido aos nossos pais, em favor de Abraão e de seus filhos, para sempre!

Evangelho do dia 21/11/2018


Mateus 12,46-50
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 46enquanto Jesus estava falando às multidões, sua mãe e seus irmãos ficaram do lado de fora, procurando falar com ele. 47Alguém disse a Jesus: “Olha! Tua mãe e teus irmãos estão aí fora, e querem falar contigo”. 48Jesus perguntou àquele que tinha falado: “Quem é minha mãe, e quem são meus irmãos?” 49E, estendendo a mão para os discípulos, Jesus disse: “Eis minha mãe e meus irmãos. 50Pois todo aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”. — Palavra da Salvação. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 20 de novembro de 2018

Cerco de Jericó Santa Rosa de Lima


33ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 20/11/2018: SÃO FÉLIX DE VALOIS


SÃO FÉLIX DE VALOIS
SÃO FÉLIX DE VALOIS
Félix de Valois abriu mão de ser rei da França para ser um simples sacerdote, o que demonstra a alma caridosa e despojada que tinha. Nascido em 1127, tomava a decisão ainda na juventude, depois de chamar a atenção, desde criança, pela precoce preocupação com os pobres e necessitados. Mas Felix não conseguiu ser um simples sacerdote e transformou-se em visionário e histórico libertador de cristãos. Viviam-se os tempos em que os piratas mouros aterrorizavam o Mar Mediterrâneo, assaltando navios, atacando cidades portuárias, matando, saqueando e levando os cristãos sobreviventes como escravos. Estes se consideravam verdadeiros inimigos da fé ocidental. Nascido de família nobre, Félix tinha à sua disposição todas as regalias da corte. Mas, ao abrir mão por antecipação do trono que lhe caberia no futuro e tornar-se sacerdote, escolheu também a vida solitária e humilde dos eremitas. Isolou-se, para se dedicar unicamente à religião, mas não conseguiu ficar sozinho por muito tempo. O Criador tinha outros planos para ele. Procurado por João da Mata, também doutor e sacerdote, Félix o aceitou mais como companheiro do que como discípulo. Foram três anos de aprendizado recíproco, de união entre a santidade de Félix e a inteligência e praticidade de João da Mata. Até que um dia, durante uma caçada, tiveram juntos uma visão divina. Nela, Deus os chamava para lutar pela libertação dos cristãos que sofriam como escravos nas mãos dos mouros turcos, através da fundação de uma ordem com este fim. Sem temer o perigo que a empreitada acarretaria, Félix e João puseram mãos à obra imediatamente. Foram a Roma exclusivamente para narrar ao papa Inocêncio III a visão e o objetivo. Não só o papa reconheceu neles sinceridade, coragem e força suficientes para a espinhosa missão, como teve ele próprio a mesma visão dos sacerdotes. Aprovou e apoiou então a criação da Ordem da Santíssima Trindade para a Libertação dos Cristãos. O primeiro convento da Trindade foi erguido em Cerfoi, o mesmo local da visão original. Enquanto João cuidava da organização da ordem e suas atividades apostólicas, Félix trabalhava na formação espiritual dos membros, cujo número crescia sempre mais, atraídos pela santidade de Félix. A luta foi grande e penosa, mas em pouco tempo muitos cristãos conseguiam recuperar a liberdade e a condição social de antes de serem feitos prisioneiros. Os padres chegavam a se entregar como escravos, para realizar internamente o trabalho de libertação. Assim, cumpria-se a profecia de outra visão de Félix: a de que os membros da ordem passariam por vexames, perseguições e maus tratos até conseguir a liberdade para cada um dos cristãos devolvidos à sua comunidade. Depois de uma vida de vitórias e conquistas para o cristianismo, São Félix de Valois morreu no primeiro convento por ele fundado, em Cerfoi, com oitenta e cinco anos de idade. Foi canonizado pelo papa Urbano IV.

Oração do dia 20/11/2018


Senhor Jesus, que a salvação entre cada vez mais, em minha casa, abrindo meu coração para a solidariedade para com os mais pobres. Amém!

Meditação do dia 20/11/2018


Por amor, Deus enviou-nos o seu filho como vítima por nossas transgressões!(1João 4,10)

Leitura do dia 20/11/2018


Apocalipse de São João 3,1-6.14-22
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, ouvi o Senhor que me dizia: 1“Escreve ao anjo da Igreja que está em Sardes: ‘Assim fala aquele que tem os sete espíritos de Deus e as sete estrelas: - Conheço a tua conduta. Tens fama de estar vivo, mas estás morto. 2Acorda! Reaviva o que te resta, e que estava para se apagar! Pois não acho suficiente aos olhos do meu Deus aquilo que estás fazendo. 3Lembra-te daquilo que tens aprendido e ouvido. Observa-o! Converte-te! Se não estiveres vigilante, eu virei como um ladrão, sem que saibas em que hora te vou surpreender! 4Todavia, aí em Sardes existem algumas pessoas que não sujaram a roupa. Estas vão andar comigo, vestidas de branco, pois merecem isso. 5O vencedor vestirá a roupa branca, e não apagarei o seu nome do livro da vida, mas o apresentarei diante de meu Pai e de seus anjos. 6Quem tem ouvidos ouça o que o Espírito diz às Igrejas’. 14Escreve ao anjo da Igreja que está em Laodicéia: ‘Assim fala o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus: 15Conheço a tua conduta. Não és frio nem quente. Oxalá fosses frio ou quente! 16Mas, porque és morno, nem frio nem quente, estou para vomitar-te de minha boca. 17Tu dizes: ‘Sou rico e abastado e não careço de nada’, em vez de reconhecer que és infeliz, miserável, pobre, cego e nu! 18Dou-te um conselho: compra de mim ouro purificado no fogo, para ficares rico, e vestes brancas, para vestires e não aparecer a tua nudez vergonhosa; e compra também um colírio para curar os teus olhos, para que enxergues. 19Eu repreendo e educo os que eu amo. Esforça-te, pois, e converte-te. 20Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir minha voz e abrir a porta, eu entrarei na sua casa e tomaremos a refeição, eu com ele e ele comigo. 21Ao vencedor farei sentar-se comigo no meu trono, como também eu venci e estou sentado com meu Pai no seu trono. 22Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às Igrejas’”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 20/11/2018


Salmos 14
Ao vencedor, dar-lhe-ei o direito de sentar-se comigo no meu trono!
“Senhor, quem morará em vossa casa?” É aquele que caminha sem pecado e pratica a justiça fielmente; que pensa a verdade no seu íntimo e não solta em calúnias sua língua.
Quem em nada prejudica o seu irmão, nem cobre de insultos seu vizinho; que não dá valor algum ao homem ímpio, mas honra os que respeitam o Senhor.
Não empresta o seu dinheiro com usura, nem se deixa subornar contra o inocente. Jamais vacilará quem vive assim!

Evangelho do dia 20/11/2018


Lucas 19,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1Jesus tinha entrado em Jericó e estava atravessando a cidade. 2Havia ali um homem chamado Zaqueu, que era chefe dos cobradores de impostos e muito rico. 3Zaqueu procurava ver quem era Jesus, mas não conseguia, por causa da multidão, pois era muito baixo. 4Então ele correu à frente e subiu numa figueira para ver Jesus, que devia passar por ali. 5Quando Jesus chegou ao lugar, olhou para cima e disse: “Zaqueu, desce depressa! Hoje eu devo ficar na tua casa”. 6Ele desceu depressa, e recebeu Jesus com alegria. 7Ao ver isso, todos começaram a murmurar, dizendo: “Ele foi hospedar-se na casa de um pecador!” 8Zaqueu ficou de pé, e disse ao Senhor: “Senhor, eu dou a metade dos meus bens aos pobres, e se defraudei alguém, vou devolver quatro vezes mais”. 9Jesus lhe disse: “Hoje a salvação entrou nesta casa, porque também este homem é um filho de Abraão. 10Com efeito, o Filho do Homem veio procurar e salvar o que estava perdido”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 19 de novembro de 2018

Santos Roque González, Afonso Rodrigues e João del Castillo!-(Cor Vermelha)

Santo do dia 19/11/2018: SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO


SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO
SÃO ROQUE GONZÁLEZ, SANTO AFONSO RODRIGUEZ E SÃO JOÃO DE CASTILLO
"Matastes a quem tanto vos amava. Matastes meu corpo, mas minha alma está no céu". Contam os escritos que estas palavras foram ouvidas pelos índios que assassinaram São Roque Gonzalez e seus companheiros Santo Afonso Rodrigues e São João de Castillo, em 1628. Foram palavras misteriosamente proferidas pelo coração de São Roque, no mesmo instante em que era transpassado por uma flecha. Os três santos foram jesuítas missionários martirizados na América do Sul, no tempo da colonização espanhola. Faziam parte das missões e reduções implantadas pela Companhia de Jesus entre os índios guaranis do hoje chamado cone Sul. Além de catequizar os indígenas, ensinando-lhes os princípios cristãos, estas reduções foram importantes núcleos de resistência à brutalidade dos colonizadores europeus. Não só impediam que os guaranis fossem tomados como escravos, como permitiam que mantivessem sua cultura, enquanto paralelamente aprendiam conceitos artísticos e morais ocidentais. Aprendiam também as modernas técnicas de marcenaria, alvenaria, criação doméstica de animais, plantio e colheita. Ali se implantou uma forma comunitária de viver em que todos trabalhavam para todos e tudo era dividido entre todos. Havia trabalho, arte e lazer, tudo sob o prisma da fé e de uma convivência social tão igualitária que talvez nunca se repita. Tanto sucesso fez que os colonizadores se uniram aos índios inimigos e acabaram por invadir e destruir todas as missões da região, matando seus ocupantes e pondo fim à rica e histórica experiência. Mas, até que isso acontecesse, o trabalho destes jesuítas produziu frutos de felicidade terrena e paz espiritual para os indígenas. A vida do Padre Roque Gonzalez foi exemplar. Nasceu em Assunção do Paraguai, em 1576, de tradicional família católica espanhola, e estudou com os jesuítas, recém-chegados ao país. Desde cedo se preocupou com a sorte dos guaranis, de quem aprendeu a língua e em cuja defesa lutaria por toda a vida. Para tornar-se missionário entre eles, ordenou-se sacerdote aos vinte e dois anos. Imediatamente foi destacado para trabalhar junto aos índios da Serra do Maracaju, ao norte de Assunção. Ainda uma vez foi chamado de volta à capital e nomeado cura da catedral, mas logo voltou a campo para atuar entre os índios, pois era esta sua verdadeira vocação. Para tanto, ingressou na Companhia de Jesus. Começou então a primeira de suas missões mais difíceis, perigosas e arriscadas: pacificar os terríveis guerreiros Guaicurus do Chaco que, durante setenta anos, haviam espalhado o terror por toda Assunção. Mas a catequese era, para ele, motivo de alegria. O sofrimento vinha ao enfrentar, ao lado dos indígenas, as doenças, as pestes, a fome e a violência dos inimigos. Aprendeu tudo sobre lavoura e agricultura para depois ensinar aos índios. Organizou-os, ajudou-os a superar tudo e todos com fé, disciplina e muito trabalho. A primeira missa que rezou em solo gaúcho e brasileiro foi celebrada em 3 de maio de 1626, num local inóspito onde, posteriormente, se estabeleceria a redução de são Nicolau. Fundou ainda outras quatro reduções: Candelária, Caaçapa-mirim, Assunção do Juí e Caaró. Foi na redução de Caaró que encontrou o martírio. Estava levantando um pequeno campanário na capela que acabara de construir quando índios inimigos, a mando de um terrível feiticeiro conhecido como Nheçu, atacaram o local. Padre Roque foi morto a golpes de clava de pedra. O mesmo aconteceu com Padre Afonso Rodrigues, que estava ao seu lado, e com Padre João de Castillo que se encontrava na missão de são Nicolau, também atacada. Os índios arrancaram seu coração e atravessaram-no com uma flecha. Foi aí que as misteriosas palavras foram ouvidas. Como resposta, seus assassinos atiraram o coração ao fogo, mas este milagrosamente permaneceu intacto e encontra-se, até hoje, num relicário do colégio jesuíta de Assunção. Os três foram canonizados em 1988 pelo Papa João Paulo II, em sua visita à capital do Paraguai.

Oração do dia 19/11/2018


Senhor Jesus, prepara-me, cada dia, para eu ser teu seguidor, reforçando minha fé e curando a cegueira que me impede de caminhar resoluto contigo. Amém!

Meditação do dia 19/11/2018


Eu sou a luz do mundo; aquele que me segue não caminha entre as trevas, mas terá a luz da vida!(João 8,12)

Leitura do dia 19/11/2018


Apocalipse de São João 1,1-4;2,1-5a
Início do Livro do Apocalipse de São João: 1,1Revelação que Deus confiou a Jesus Cristo, para que mostre aos seus servos as coisas que devem acontecer em breve. Jesus as deu a conhecer, através do seu anjo, ao seu servo João. 2Este dá testemunho de que tudo quanto viu é palavra de Deus e testemunho de Jesus Cristo. 3Feliz aquele que lê e aqueles que escutam as palavras desta profecia e também praticam o que nela está escrito. Pois o momento está chegando. 4João às sete Igrejas que estão na região da Ásia: A vós, graça e paz, da parte daquele que é, que era e que vem; da parte dos sete espíritos que estão diante do trono de Deus. 2,1Ouvi o Senhor que me dizia: Escreve ao anjo da Igreja que está em Éfeso: Assim fala aquele que tem na mão direita as sete estrelas, aquele que está andando no meio dos sete candelabros de ouro: 2Conheço a tua conduta, o teu esforço e a tua perseverança. Sei que não suportas os maus. Puseste à prova alguns que se diziam apóstolos e descobriste que não eram apóstolos, mas mentirosos. 3És perseverante. Sofreste por causa do meu nome e não desanimaste. 4Todavia, há uma coisa que eu reprovo: abandonaste o teu primeiro amor. 5aLembra-te de onde caíste! Converte-te e volta à tua prática inicial. Se, pelo contrário, não te converteres, virei depressa e arrancarei o teu candelabro do seu lugar. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 19/11/2018


Salmos 1,1-2.3.4.6
Ao vencedor concederei comer da Árvore da Vida!
Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma árvore, que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte!

Evangelho do dia 19/11/2018


Lucas 18,35-43
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 35Quando Jesus se aproximava de Jericó, um cego estava sentado à beira do caminho, pedindo esmolas. 36Ouvindo a multidão passar, ele perguntou o que estava acontecendo. 37Disseram-lhe que Jesus Nazareno estava passando por ali. 38Então o cego gritou: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 39As pessoas que iam na frente mandavam que ele ficasse calado. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 40Jesus parou e mandou que levassem o cego até ele. Quando o cego chegou perto, Jesus perguntou: 41“Que queres que eu faça por ti?” O cego respondeu: “Senhor, eu quero enxergar de novo”. 42Jesus disse: “Enxerga, pois, de novo. A tua fé te salvou”. 43No mesmo instante, o cego começou a ver de novo e seguia Jesus, glorificando a Deus. Vendo isso, todo o povo deu louvores a Deus. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

domingo, 18 de novembro de 2018

33º Domingo do Tempo Comum!-(Cor Verde)-1ª Semana do Saltério!

Santo do dia 18/11/2018: CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO


CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO
CONSAGRAÇÃO DAS BASÍLICAS DE SÃO PEDRO E DE SÃO PAULO
O calendário litúrgico da Igreja assinala a comemoração oficial da consagração de quatro basílicas, as maiores construídas em Roma e que já estavam erguidas no século IV. São elas a Basílica de Latrão, sede catedral do papa, comemorada em 9 de novembro; a de Santa Maria Maior, em 5 de agosto; e as dos apóstolos mártires Pedro e Paulo, neste 18 de novembro. A Basílica de São Pedro foi construída por Constantino no século IV, exatamente sobre o túmulo do apóstolo. Consagrada pelo papa Silvestre, teve que ser demolida no século XVI pois ameaçava desabar. Sua reconstrução, executada pelos papas Júlio II e Leão X, contou com os grandes artistas do Renascimento, entre eles Miguelângelo e Bramante. Tornou-se, então, uma verdadeira obra de arte que, até hoje, é o cartão postal oficial de Roma. Afinal, trata-se da mais magnífica e mais rica igreja do catolicismo. A nova construção foi consagrada em 18 de novembro de 1626, pelo papa Urbano VIII. A outra fica no extremo oposto da cidade. Chamada de Basílica de São Paulo Fora dos Muros foi reconstruída várias vezes. Um incêndio, em 1823, quase a consumiu inteiramente. Reedificada pelos papas Gregório XVI e Pio IX, foi consagrada por este último em 10 de dezembro de 1854, ano da proclamação do dogma da Imaculada Conceição.

Oração do dia 18/11/2018


Senhor Jesus, que eu me deixe guiar por tuas palavras, e me mantenha vigilante, na caridade, à tua espera. Amém!

Meditação do dia 18/11/2018


É preciso vigiar e ficar de prontidão; em que dia o Senhor há de vir, não sabeis, não!(Lucas 21,36)

Leitura do dia 18/11/2018


1ª Leitura
Daniel 12,1-3
Leitura da Profecia de Daniel: 1“Naquele tempo, se levantará Miguel, o grande príncipe, defensor dos filhos de teu povo; e será um tempo de angústia, como nunca houve até então, desde que começaram a existir nações. Mas, nesse tempo, teu povo será salvo, todos os que se acharem inscritos no Livro. 2Muitos dos que dormem no pó da terra, despertarão, uns para a vida eterna, outros para o opróbrio eterno. 3Mas os que tiverem sido sábios brilharão como o firmamento; e os que tiverem ensinado a muitos homens os caminhos da virtude brilharão como as estrelas, por toda a eternidade”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 18/11/2018


Salmos 15
Guardai-me, ó Deus, porque em vós me refúgio!
Ó Senhor, sois minha herança e minha taça, / meu destino está seguro em vossas mãos! / Tenho sempre o Senhor ante meus olhos, / pois se o tenho a meu lado não vacilo.
Eis porque meu coração está em festa, / minha alma rejubila de alegria, /e até meu corpo no repouso está tranquilo; / pois não haveis de me deixar entregue à morte, / nem vosso amigo conhecer a corrupção.
Vós me ensinais vosso caminho para a vida; / junto a vós, felicidade sem limites, / delícia eterna e alegria ao vosso lado!

Leitura do dia 18/11/2018


2ª Leitura
Hebreus 10,11-14.18
Leitura da Carta aos Hebreus: 11Todo sacerdote se apresenta diariamente para celebrar o culto, oferecendo muitas vezes os mesmos sacrifícios, incapazes de apagar os pecados. 12Cristo, ao contrário, depois de ter oferecido um sacrifício único pelos pecados, sentou-se para sempre à direita de Deus. 13Não lhe resta mais senão esperar até que seus inimigos sejam postos debaixo de seus pés. 14De fato, com esta única oferenda, levou à perfeição definitiva os que ele santifica. 18Ora, onde existe o perdão, já não se faz oferenda pelo pecado. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 18/11/2018


Marcos 13,24-32
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 24“Naqueles dias, depois da grande tribulação, o sol vai se escurecer, e a lua não brilhará mais, 25as estrelas começarão a cair do céu e as forças do céu serão abaladas. 26Então vereis o Filho do Homem vindo nas nuvens com grande poder e glória. 27Ele enviará os anjos aos quatro cantos da terra e reunirá os eleitos de Deus, de uma extremidade à outra da terra. 28Aprendei, pois, da figueira esta parábola: quando seus ramos ficam verdes e as folhas começam a brotar, sabeis que o verão está perto. 29Assim também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Filho do Homem está próximo, às portas. 30Em verdade vos digo, esta geração não passará até que tudo isto aconteça. 31O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não passarão. 32Quanto àquele dia e hora, ninguém sabe, nem os anjos do céu, nem o Filho, mas somente o Pai”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!