sábado, 29 de novembro de 2014

34ª Semana Tempo Comum-Pela conservação da paz e justiça!-(Cor Verde)-Ficai atentos a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer! (Lucas 21, 36)

Santo do dia 29/11/2014: SÃO SATURNINO

SÃO SATURNINO
SÃO SATURNINO

São Saturnino, de origem grega, é um dos santos mais populares na França e na Espanha. Um dos importantes escritos do cristianismo, denominado "Paixão de Saturnino", produzido entre os anos 430 e 450, é fonte de dados da Igreja na antiga Gália e o aponta como bispo de Tolouse nos anos 250. Era uma época em que havia poucas comunidades cristãs na futura França, com um reduzido número de fiéis, enquanto os templos pagãos ferviam de gente fazendo sacrifícios aos deuses. Mas diz a tradição que Saturnino era um dos setenta e dois discípulos de Cristo, o que o teria feito testemunha dos milagres do Senhor. Teria sido enviado por Pedro à Gália, onde se fixou então como bispo. É certo que, embora houvesse uma proibição decretada pelo imperador, punindo com a morte quem participasse de missas ou mesmo de simples reuniões cristãs, Saturnino liderou os que continuaram a celebração da missa e a leitura do Evangelho. Assim, ele e outros quarenta e oito cristãos acabaram descobertos e levados à prisão na África setentrional, por se reunirem para celebrar a missa num domingo. Por ser bispo, quiseram-no obrigar a sacrificar um touro em homenagem a Júpiter deus pagão. Como se recusasse, foi amarrado ao pescoço do animal, que o arrastou pela escadaria do templo. Com o crânio esfacelado, seu corpo foi recolhido e sepultado por duas senhoras cristãs, no mesmo local onde, um século mais tarde, Santo Hilário construiria uma capela de madeira, logo destruída. Mas suas relíquias foram encontradas no século VI pelo duque Leonebaldo, que mandou então construir ali uma igreja dedicada que lhe foi dedicada.

Oração do dia 29/11/2014

Pai, ajuda-me a estar em permanente vigilância e oração, preparando-me para o encontro com teu Filho Jesus e ser acolhido por ele. Amém!

Meditação do dia 29/11/2014

Daí a paz, Senhor, àqueles que em vós esperam, escutai a oração dos vossos servos e guiai-nos no caminho da justiça! (Eclesiástico 36,18-19)

Leitura do dia 29/11/2014

Apocalipse de São João 22,1-7
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: A mim, João, 1o anjo do Senhor mostrou-me um rio de água viva, o qual brilhava como cristal. O rio brotava do trono de Deus e do Cordeiro. 2No meio da praça, de cada lado do rio, estão plantadas árvores da vida; elas dão frutos doze vezes por ano; em cada mês elas dão fruto; suas folhas servem para curar as nações. 3Já não haverá maldição alguma. Na cidade estará o trono de Deus e do Cordeiro e seus servos poderão prestar-lhe culto. 4Verão a sua face e o seu nome estará sobre suas frontes. 5Não haverá mais noite: não se precisará mais da luz da lâmpada, nem da luz do sol, porque o Senhor Deus vai brilhar sobre eles e eles reinarão para toda a eternidade. 6Então o anjo disse-me: 'Estas palavras são dignas de fé e verdadeiras, pois o Senhor, o Deus que inspira os profetas, enviou o seu Anjo, para mostrar aos seus servos o que deve acontecer muito em breve. 7Eis que eu venho em breve. Feliz aquele que observa as palavras da profecia deste livro'. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 29/11/2014

Salmos 94 (95),1-2. 3-5. 6-7
Amém! Vem, ó Senhor Jesus! Amém!
1Vinde, exultemos de alegria no Senhor,  aclamemos o Rochedo que nos salva! 2Ao seu encontro caminhemos com louvores,  e com cantos de alegria o celebremos! 3Na verdade, o Senhor é o grande Deus,  o grande Rei, muito maior que os deuses todos. 4Tem nas mãos as profundezas dos abismos,  e as alturas das montanhas lhe pertencem; 5o mar é dele, pois foi ele quem o fez,  e a terra firme suas mãos a modelaram. 6Vinde adoremos e prostremo-nos por terra,  e ajoelhemos ante o Deus que nos criou! 7Porque ele é o nosso Deus, nosso Pastor,  e nós somos o seu povo e seu rebanho,  as ovelhas que conduz com sua mão.

Evangelho do dia 29/11/2014

Lucas 21,34-36
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 34Tomai cuidado para que vossos corações não fiquem insensíveis por causa da gula, da embriaguez e das preocupações da vida, e esse dia não caia de repente sobre vós; 35pois esse dia cairá como uma armadilha sobre todos os habitantes de toda a terra. 36Portanto, ficai atentos e orai a todo momento, a fim de terdes força para escapar de tudo o que deve acontecer e para ficardes em pé diante do Filho do Homem.'  Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 28 de novembro de 2014

34ª Semana Tempo Comum!-(Cor Verde)-Quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto! (Lucas 21,31)

Santo do dia 28/11/2014: SÃO TIAGO DE MARCAS

SÃO TIAGO DE MARCAS
SÃO TIAGO DE MARCAS

O destino de Tiago, nascido Domingos Cangali, acabou sendo traçado por um lobo. Um lobo que, mais tarde, ele preferiria chamar de anjo de Deus, pois foi o motivo que acabou por conduzi-lo à casa de um padre e, conseqüentemente, à vida religiosa. É que Domingos, que nasceu em 1394, em Montepradone, na Itália, perdeu os pais muito jovem. Era pastor de ovelhas já aos sete anos, quando, assustado com o assédio de um estranho lobo, abandonou o rebanho e fugiu para Offida, onde se abrigou na casa de um padre, parente seu. Sob a tutela do padre, cursou Direito em Perúgia e tornou-se tabelião, estabelecendo-se em Florença. Quando voltava para Marca passou por Assis e tomou contato com a ordem franciscana. Foi o que bastou para que decidisse fazer parte dela. Seis anos depois já era ordenado sacerdote pregador, sua principal ocupação até o fim a vida. Essa ocupação, que teve início em São Miniato, Florença, durou meio século. Percorreu a Europa não só evangelizando como cumprindo delicadas missões a mando dos papas Eugênio IV, Nicolau V e Calisto III. Permanecia num lugar apenas o tempo suficiente para erguer um mosteiro novo ou, num já existente, restabelecer a observância genuína da regra franciscana. Depois, partia em busca de novo desafio, chegando a recusar o cargo de bispo de Milão. Morreu em 1476 e seu mestre, frei Venâncio, relata em sua biografia muitos milagres operados por ele, tanto em vida quanto após a morte.

Oração do dia 28/11/2014

Pai, à chegada de teu Filho que vem, quero encontrar-me preparado, por meio do amor gratuito a meu semelhante. Amém!

Meditação do dia 28/11/2014

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para Ele! (Salmos 84,9)

Leitura do dia 28/11/2014

Apocalipse de São João 20,1-4.11-21,2
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 1vi um anjo descer do céu. Nas mãos tinha a chave do Abismo e uma grande corrente. 2Ele agarrou o Dragão, a antiga Serpente, que é o Diabo, Satanás. Acorrentou-o por mil anos 3e lançou-o dentro do Abismo. Depois, trancou e lacrou o Abismo, para que o Dragão não seduzisse mais as nações da terra, até que terminassem os mil anos. Depois dos mil anos, o Dragão deve ser solto, mas por pouco tempo. 4Vi então tronos, e os seus ocupantes sentaram-se e receberam o poder de julgar. Vi também as almas daqueles que foram decapitados por causa do Testemunho de Jesus e da Palavra de Deus e aqueles que não tinham adorado a besta, nem a imagem dela, nem tinham recebido na fronte ou na mão a marca da besta. Eles voltaram a viver, para reinarem com Cristo durante mil anos. 11Vi ainda um grande trono branco e aquele que estava sentado nele. O céu e a terra fugiram da sua presença e não se achou mais o lugar deles. 12Vi também os mortos, os grandes e os pequenos, em pé diante do trono. Foram abertos livros, e mais um outro livro ainda: o livro da vida. Então foram julgados os mortos, de acordo com sua conduta, conforme está escrito nos livros. 13O mar devolveu os mortos que se encontravam nele. A morte e a morada dos mortos entregaram de volta os seus mortos. E cada um foi julgado conforme sua conduta. 14A morte e a morada dos mortos foram então lançados no lago de fogo. Esta é a segunda morte: o lago de fogo. 15Quem não tinha o seu nome escrito no livro da vida, foi também lançado no lago de fogo. 21,1Vi então um novo céu e uma nova terra. Pois o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe. 2Vi a cidade santa, a nova Jerusalém, que descia do céu, de junto de Deus, vestida qual esposa enfeitada para o seu marido. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 28/11/2014

Salmos 83 (84),3. 4. 5-6a.8a
Eis a tenda de Deus, no meio do povo!
3Minha alma desfalece de saudades  e anseia pelos átrios do Senhor! Meu coração e minha carne rejubilam  e exultam de alegria no Deus vivo! 4Mesmo o pardal encontra abrigo em vossa casa,  e a andorinha ali prepara o seu ninho,  para nele seus filhotes colocar: vossos altares, ó Senhor Deus do universo!  vossos altares, ó meu Rei e meu Senhor! 5Felizes os que habitam vossa casa;  para sempre haverão de vos louvar! 6aFelizes os que em vós têm sua força,  8aCaminharão com um ardor sempre crescente.

Evangelho do dia 28/11/2014

Lucas 21,29-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 29Jesus contou-lhes uma parábola: 'Olhai a figueira e todas as árvores. 30Quando vedes que elas estão dando brotos, logo sabeis que o verão está perto. 31Vós também, quando virdes acontecer essas coisas, ficai sabendo que o Reino de Deus está perto. 32Em verdade, eu vos digo: tudo isso vai acontecer antes que passe esta geração. 33O céu e a terra passarão, mas as minhas palavras não hão de passar. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 27 de novembro de 2014

34ª Semana Tempo Comum-Em ação de Graças!-DIA NACIONAL DE AÇÃO DE GRAÇAS-(Cor Verde)-Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete! (Lucas 21,24)

Santo do dia 27/11/2014: NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS
NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS

A oração mundialmente conhecida está justificadamente ligada à data de hoje, em que se homenageia Nossa Senhora enquanto advogada da humanidade junto ao Criador. Estava impressa em letras douradas na visão divina com que foi presenteada a Irmã Catarina Labouré, motivo da inclusão da data no calendário litúrgico. Homenageia-se Maria por sua benevolência em servir aos fiéis e colocar à sua disposição um símbolo de apoio à fé: a Medalha Milagrosa, que a Virgem quis oferecer ao mundo conturbado do século XIX, mostrada na visão com o aviso de que serviria como instrumento de milagres. Através dela se poderia mais facilmente pedir e receber graças com intervenção da mãe de Jesus. Mas a aparição serviria também como meio de preparação para a aceitação do dogma de sua Imaculada Conceição, em 1854. A visão se deu antes disso, em Paris, a 27 de novembro de 1830, exatamente às 17 horas e 30 minutos. Irmã Catarina pertencia à comunidade das Filhas da Caridade, fundada por São Vicente de Paulo, e não foi esta a primeira visão que teve da Virgem, nem a última. Em visões futuras, receberia ainda a incumbência de fundar a Associação das Filhas de Maria. Mas esta visão veio em forma de um quadro oval e tinha atrás de si um monograma, que foi então cunhado em forma de medalha, em 1832, com autorização do arcebispo de Paris, Dom Quelen. O primeiro a aprovar oficialmente e a abençoar a medalha foi o papa Gregório XVI, que se entregou à proteção da medalha e passou a conservá-la junto ao seu crucifixo. Pio IX, seu sucessor, dava-a como presente aos que o procuravam pedindo auxílio e aconselhamento. Milhares delas foram produzidas e espalhadas pelo mundo e, sem dúvida nenhuma, muito contribuíram para a aceitação do dogma. A Festa da Medalha Milagrosa foi instituída em 23 de julho de 1894, por Leão XIII. Eis a descrição da visão e do monograma, tal como relatou irmã Catarina Labouré: "Maria estava sobre o globo do mundo, do qual só se via a metade e, com o pé, esmagava a cabeça da serpente. Vestia túnica alvíssima e um manto azul cobria-lhe a cabeça, descendo de ambos os lados até os pés. De suas mãos, estendidas, desciam raios luminosos que caíam sobre a Terra". Em volta do quadro oval estavam as palavras que formam a oração citada, escritas em letras douradas. Ao virar o quadro, Irmã Catarina viu atrás dele o monograma que deu origem à medalha: "A letra M, encimada por uma cruz, tendo um risco na base e, embaixo, os corações de Jesus e de sua Santíssima Mãe. O coração de Jesus cercado de uma coroa de espinhos e o de Maria transpassado por uma espada e, ao redor destes símbolos, uma coroa de doze estrelas". Ao mostrar a visão, Nossa Senhora lhe disse: "Manda cunhar uma medalha por este modelo. As pessoas que a trouxerem consigo, principalmente usando-a no pescoço, receberão grandes graças, e as graças serão copiosas para os que tiverem confiança".

Oração do dia 27/11/2014

Pai, faze-se adequar meu existir à novidade que me é oferecida por Jesus, como dom teu à humanidade, de modo que eu possa usufruir dos benefícios de tua salvação. Amém!

Meditação do dia 27/11/2014

Cantai e salmodiai ao Senhor em vossos corações, dai sempre graças a Deus Pai por todas as coisas, em nome de nosso senhor Jesus cristo! (Efésios 5,19-20)

Leitura do dia 27/11/2014

Apocalipse de São João 18,1-2.21-23; 19,1-3.9a
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 1vi outro anjo descendo do céu. Tinha grande poder, e a terra ficou toda iluminada com a sua glória. 2Ele gritou com voz poderosa: 'Caiu! Caiu Babilônia, a grande! Tornou-se morada de demônios, abrigo de todos os espíritos maus, abrigo de aves impuras e nojentas. 21Nessa hora, um anjo poderoso levantou uma pedra do tamanho de uma grande pedra de moinho e atirou-a ao mar, dizendo: 'Com esta força será lançada Babilônia, a Grande Cidade, e nunca mais será encontrada. 22E o canto de harpistas e músicos, de flautistas e tocadores de trombeta, em ti nunca mais se ouvirá; e nenhum artista de arte alguma em ti jamais se encontrará; e o canto do moinho em ti nunca mais se ouvirá; 23e a luz da lâmpada em ti nunca mais brilhará; e a voz do esposo e da esposa em ti nunca mais se ouvirá, porque os teus comerciantes eram os grandes da terra, e com magia tu enfeitiçaste todas as nações. 19,1Depois disso, ouvi um forte rumor, de uma grande multidão no céu, que clamava: 'Aleluia! A salvação, a glória e o poder pertencem ao nosso Deus, 2porque seus julgamentos são verdadeiros e justos. Sim, Deus julgou a grande prostituta que corrompeu a terra com sua prostituição, e vingou nela o sangue dos seus servos'. 3E repetiram: 'Aleluia! A fumaça dela fica subindo para toda a eternidade!' 9aE um anjo me disse: 'Escreve: Felizes são os convidados para o banquete das núpcias do Cordeiro.' Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 27/11/2014

Salmos 99 (100),2. 3. 4. 5
São bem-aventurados os que foram convidados para a Ceia Nupcial das bodas do Cordeiro!
2Aclamai o Senhor, ó terra inteira,  servi ao Senhor com alegria,  ide a ele cantando jubilosos! 3Sabei que o Senhor, só ele, é Deus,  Ele mesmo nos fez, e somos seus,  nós somos seu povo e seu rebanho. 4Entrai por suas portas dando graças,  e em seus átrios com hinos de louvor;  dai-lhe graças, seu nome bendizei! 5Sim, é bom o Senhor e nosso Deus, sua bondade perdura para sempre,  seu amor é fiel eternamente!

Evangelho do dia 27/11/2014

Lucas 21,20-28
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 20Quando virdes Jerusalém cercada de exércitos, ficai sabendo que a sua destruição está próxima. 21Então, os que estiverem na Judéia, devem fugir para as montanhas; os que estiverem no meio da cidade, devem afastar-se; os que estiverem no campo, não entrem na cidade. 22Pois esses dias são de vingança, para que se cumpra tudo o que dizem as Escrituras. 23Infelizes das mulheres grávidas e daquelas que estiverem amamentando naqueles dias, pois haverá uma grande calamidade na terra e ira contra este povo. 24Serão mortos pela espada e levados presos para todas as nações. e Jerusalém será pisada pelos infiéis, até que o tempo dos pagãos se complete. 25Haverá sinais no sol, na lua e nas estrelas. Na terra, as nações ficarão angustiadas, com pavor do barulho do mar e das ondas. 26Os homens vão desmaiar de medo, só em pensar no que vai acontecer ao mundo, porque as forças do céu serão abaladas. 27Então eles verão o Filho do Homem, vindo numa nuvem com grande poder e glória. 28Quando estas coisas começarem a acontecer, levantai-vos e erguei a cabeça, porque a vossa libertação está próxima.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 26 de novembro de 2014

34ª Semana Tempo Comum!-(Cor Verde)-Todos vos odiarão por causa do meu nome. Mas vós não perdereis.um só fio de cabelo da vossa cabeça! (Lucas 21,17-18)

Santo do dia 26/11/2014: SÃO TIAGO ALBERIONE

SÃO TIAGO ALBERIONE
SÃO TIAGO ALBERIONE

Na noite da passagem do século, 31 de dezembro de 1900 para 1º de janeiro de 1901, o jovem seminarista permanece quatro horas em oração, na catedral de Alba (Itália). Uma luz vem do Tabernáculo e o envolve. "Fazer alguma coisa por Deus e pelas pessoas do novo século, com as quais conviveria!" Sente fortemente o convite e o apelo de Deus. O mundo passava por profundas mudanças sociais e tecnológicas, era necessário utilizar as novas descobertas, as novas forças do progresso para fazer o bem, para evangelizar. Este jovem seminarista, com apenas 16 anos, era Tiago Alberione, futuro fundador da Família Paulina que nunca deixou que esta chama luminosa se apagasse em sua vida. Alberione nasceu a 4 de abril de 1884, em São Lourenço de Fossano (norte da Itália), de uma família de camponeses simples e laboriosos. Vinte quatro horas após o nascimento foi batizado e recebeu o nome de Tiago. Buscando melhores terras para a lavoura, a família Alberione mudou para a cidade de Cherasco, onde Tiago passou sua infância e adolescência. Foi nesta cidade que se manifestou a vocação para o sacerdócio. "Quero ser padre!", foi a resposta que deu à professora, Rosina Cardona, que perguntava aos seus 80 alunos o que queriam ser quando crescessem. A resposta, que poderia parecer impensada, veio de um menino de bom coração e piedoso. Com o passar dos tempos a vocação se fortificou e ele foi encaminhado para o seminário onde não perdia tempo e procurava aprender de todos e de tudo. Inquietavam Alberione as transformações que aconteciam na sociedade e os apelos do Papa, Leão XIII, para que todos se voltassem para Jesus Cristo, Caminho, Verdade Vida, salvação da humanidade. Foi ordenado sacerdote no dia 29 de junho de 1907, com 23 anos de idade.Todas as organizações de renovação existentes, então, na Igreja foram acolhidas por Padre Alberione que participou ativamente dos movimentos: missionário, litúrgico, pastoral, social, bíblico, teológico e mais tarde do movimento ecumênico. E em todos os movimentos Alberione-profeta vislumbrava espaços carentes de evangelização e atualização. Impulsionado pelo Espírito Santo, tornou realidade sua intuição carismática com a fundação de várias congregações e institutos para juntos anunciar Jesus Cristo, Caminho, Verdade e Vida com os meios da comunicação social. Padres e irmãos Paulinos em 1914; Irmãs Paulinas em 1915; Discípulas do Divino Mestre em 1924; Irmãs Pastorinhas em 1938 e Irmãs Apostolinas em 1957. Fundou também os institutos seculares de Nossa Senhora da Anunciação e São Gabriel Arcanjo em 1958; os institutos Jesus Sacerdote e Sagrada Família em 1959, além da Associação dos Cooperadores leigos fundada em 1917. Hoje os membros destas fundações estão presentes em todos os continentes mostrando que é possível santificar-se e comunicar a todas as pessoas, Jesus Cristo com os meios técnicos e eletrônicos. Após a fundação dos dois primeiros ramos, Paulinos e Paulinas, a vida de Alberione fundiu-se com suas obras nascentes. Acompanhava de perto a vida de seus filhos e filhas da Itália e do exterior com numerosas e prolongadas viagens. Preocupava-se não só com fundações e organizações, mas principalmente com a formação e a vida religiosa de seus seguidores, apesar do conturbado contexto histórico em que viveu: duas grandes guerras, revolução industrial, conflagrações nacionalistas e sociais, emancipação dos operários e da mulher, e crises institucionais na família e na Igreja. Padre Tiago Alberione, jamais esmoreceu, continuou firme na sua fé, acreditando que a obra que realizava era querida e abençoada por Deus. Com humildade e coragem o Fundador da Família Paulina, o profeta e o apóstolo de uma evangelização moderna, chegou ao fim de seus dias a 26 de novembro de 1971, aos 87 anos. O reconhecimento da santidade de Alberione já acontecera antes da declaração oficial da Igreja, especialmente com algumas declarações de dois Papas seus amigos: o bem-aventurado João XXIII e Paulo VI. "Padre Alberione, veio ao meu encontro", dizia o papa bom. "Parecia-me ver a humildade personificada. Ele sim, é um grande homem!". E Paulo VI, na audiência concedida aos Paulinos em 27 de novembro de 1974, recordava: "Lembro-me do encontro edificante com Padre Alberione, ajoelhado, em profunda humildade. Este é um homem, direi, que está entre as maravilhas do nosso século". O processo de beatificação percorreu um longo caminho. Após a morte de Alberione foram apresentados à Igreja documentos sobre sua vida, sua missão apostólica e suas fundações, assim como documentos sobre sua santidade. Em base a um meticuloso exame destes elementos e reconhecidas as virtudes praticadas em grau heróico pelo servo de Deus, Padre Tiago Alberione, o Papa João Paulo II, em 25 de junho de 1996, o declarou Venerável. Passaram-se sete anos à espera de um milagre que fosse reconhecido como autêntico pela Igreja. E o milagre chegou. A cura milagrosa atribuída ao Padre Tiago Alberione, que o indicou à beatificação, salvou Maria Librada Gonzáles Rodriguez, uma mexicana de Guadalajara. Em 1989, ela foi internada devido a uma insuficiência respiratória provocada por uma tromboembolia pulmonar, com muitas crises. Pedindo a Deus, a cura por intercessão de Padre Alberione, doze dias depois teve alta. A cura foi reconhecida pela Congregação das Causas dos Santos, após a declaração da comissão médica que considerava a recuperação de Maria rápida, completa, duradoura e não explicável à luz da ciência. E o dia da beatificação chegou: 27 de abril de 2003. Padre Tiago Alberione é proclamado Bem-aventurado num reconhecimento oficial da Igreja à aquele homem que foi um santo, um profeta e o pioneiro na evangelização eletrônica.

Oração do dia 26/11/2014

Pai, dá-me uma fé profunda que me possibilite perseverar nos momentos de dificuldade, sem abrir mão da tarefa que recebi: levar adiante o projeto de Jesus. Amém!

Meditação do dia 26/11/2014

O Senhor fala de paz a seu povo e a seus amigos e a todos os que se voltam para Ele! (Salmos 84,9)

Leitura do dia 26/11/2014

Apocalipse de São João 15,1-4
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 1vi no céu outro sinal, grande e admirável: sete anjos, com as sete últimas pragas. Com elas o furor de Deus ia-se consumar. 2Vi também como que um mar de vidro misturado com fogo. Sobre este mar estavam, de pé, todos aqueles que saíram vitoriosos do confronto com a besta, com a imagem dela e com o número do nome da besta. Seguravam as harpas de Deus. 3Entoavam o cântico de Moisés, o servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: 'Grandes e admiráveis são as tuas obras, Senhor Deus, Todo-poderoso! Justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei das nações! 4Quem não temeria, Senhor, e não glorificaria o teu nome? Só tu és santo! Todas as nações virão prostrar-se diante de Ti, porque tuas justas decisões se tornaram manifestas.' Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 26/11/2014

Salmos 97 (98), 1. 2-3ab. 7-8. 9
Como são grandes e admiráveis vossas obras, ó Senhor e nosso Deus onipotente!
1Cantai ao Senhor Deus um canto novo,  porque ele fez prodígios! Sua mão e o seu braço forte e santo  alcançaram-lhe a vitória. 2O Senhor fez conhecer a salvação,  e às nações, sua justiça; 3arecordou o seu amor sempre fiel  3bpela casa de Israel. 7Aplauda o mar com todo ser que nele vive,  o mundo inteiro e toda gente! 8As montanhas e os rios batam palmas  e exultem de alegria. 9na presença do Senhor, pois ele vem,  vem julgar a terra inteira. Julgará o universo com justiça  e as nações com eqüidade.

Evangelho do dia 26/11/2014

Lucas 21,12-19
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 12Antes que estas coisas aconteçam, sereis presos e perseguidos; sereis entregues às sinagogas e postos na prisão; sereis levados diante de reis e governadores por causa do meu nome. 13Esta será a ocasião em que testemunhareis a vossa fé. 14Fazei o firme propósito de não planejar com antecedência a própria defesa; 15porque eu vos darei palavras tão acertadas, que nenhum dos inimigos vos poderá resistir ou rebater. 16Sereis entregues até mesmo pelos próprios pais, irmãos, parentes e amigos. E eles matarão alguns de vós. 17Todos vos odiarão por causa do meu nome. 18Mas vós não perdereis um só fio de cabelo da vossa cabeça. 19É permanecendo firmes que ireis ganhar a vida! Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 25 de novembro de 2014

34ª Semana Tempo Comum-Pela santificação do trabalho!-(Cor Verde)-Não ficará pedra sobre pedra! (Lucas 21,6)

Santo do dia 25/11/2014: SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA
SANTA CATARINA DE ALEXANDRIA

São tantas as lendas que envolvem a vida e o martírio de Santa Catarina de Alexandria que, passado tanto tempo, fica difícil separar os fatos reais do imaginário de seus devotos espalhados pelo mundo. A santa, que viveu por volta do século III, hoje é venerada no ocidente e no oriente, tendo até no Brasil um estado batizado com seu nome. Catarina nasceu na capital do Egito daqueles tempos. Era de família nobre e muito culta, tanto nas ciências teológicas quanto nas humanas. Com dezoito anos discutia filosofia, política e religião com os grandes mestres, o que não era nada comum em se tratando de uma mulher e, além de tudo, jovem. Também discutia em público, o que a tornou rapidamente famosa. Catarina viveu nos tempos duros do imperador Maximino, terrível perseguidor e exterminador de cristãos. Lenda ou realidade, conta-se que a história do martírio da santa começa com a recusa ao trono de imperatriz. Maximino se apaixonou por ela, ou então quis tirá-la da liderança na expansão do cristianismo, oferecendo-lhe poder e riqueza materiais, contanto que passasse a adorar os deuses egípcios. Estava disposto a divorciar-se para se casar com ela, mas Catarina recusou enfaticamente, ao mesmo tempo em que tentou convertê-lo, desmistificando os deuses pagãos. Sem conseguir discutir com a moça, o imperador chamou os sábios do reino. Estes tentaram defender sua religião com tiradas e saídas filosóficas e eruditas, mas acabaram convertidos por Catarina. Irado, Maximino condenou todos ao suplício e à morte. Mas para a santa preparou algo especial. Mandou torturá-la numa roda equipada com lâminas cortantes e ferros pontiagudos. Catarina simplesmente fez o sinal da cruz sobre ela e o aparelho desmontou-se. Enfurecido, Maximino comandou horas de tortura contra ela, antes de mandar finalmente decapitá-la, pelo que a santa agradeceu. Corria o ano 305. Morta, seu corpo foi então levado por anjos ao Monte Sinai, onde se construiu depois um mosteiro. Este mosteiro, já nos tempos modernos, abriu suas bibliotecas revelando escritos sagrados originais dos mais respeitáveis e citados. Contam-se às centenas os milagres acontecidos ao pé do túmulo da santa, em cuja veneração foram dedicadas igrejas por toda a Europa e, em seguida, por todo o mundo.

Oração do dia 25/11/2014

Pai, teu Filho Jesus é sinal de tua presença no meio da humanidade. Que eu saiba acolhê-lo como manifestação de tua misericórdia, e só nele colocar toda a minha segurança. Amém!

Meditação do dia 25/11/2014

Vossa bondade, ó Deus, esteja sobre nós, fazei frutificar o trabalho de nossas mãos! (Salmos 89,17)

Leitura do dia 25/11/2014

Apocalipse de São João 14,14-19
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 14na minha visão, vi uma nuvem branca e sentado na nuvem alguém que parecia um 'filho de homem'. Tinha na cabeça uma coroa de ouro e, nas mãos, uma foice afiada. 15Saiu do Templo um outro anjo, gritando em alta voz para aquele que estava sentado na nuvem: 'Lança tua foice, e ceifa. Chegou a hora da colheita. A seara da terra está madura!' 16E aquele que estava sentado na nuvem lançou a foice, e a terra foi ceifada. 17Então saiu do templo que está no céu mais um anjo. Também ele tinha nas mãos uma foice afiada. 18E saiu, de junto do altar, outro anjo ainda, aquele que tem o poder sobre o fogo. Ele gritou em alta voz para aquele que segurava a foice afiada: 'Lança a foice e colhe os cachos da videira da terra, porque as uvas já estão maduras.' 19E o anjo lançou a foice afiada na terra, e colheu as uvas da videira da terra. Depois, despejou as uvas no grande lagar do furor de Deus. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 25/11/2014

Salmos 95 (96),10. 11-12. 13
O Senhor vem julgar nossa terra.
10Publicai entre as nações: 'Reina o Senhor!'  Ele firmou o universo inabalável,  e os povos ele julga com justiça. 11O céu se rejubile e exulte a terra,  aplauda o mar com o que vive em suas águas; 12os campos com seus frutos rejubilem e exultem as florestas e as matas 13na presença do Senhor, pois ele vem,  porque vem para julgar a terra inteira. Governará o mundo todo com justiça,  e os povos julgará com lealdade.

Evangelho do dia 25/11/2014

Lucas 21,5-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 5Algumas pessoas comentavam a respeito do Templo que era enfeitado com belas pedras e com ofertas votivas. Jesus disse: 6'Vós admirais estas coisas? Dias virão em que não ficará pedra sobre pedra. Tudo será destruído.' 7Mas eles perguntaram: 'Mestre, quando acontecerá isto? E qual vai ser o sinal de que estas coisas estão para acontecer? 8Jesus respondeu: 'Cuidado para não serdes enganados, porque muitos virão em meu nome, dizendo: 'Sou eu!' - e ainda: 'O tempo está próximo.' Não sigais essa gente! 9Quando ouvirdes falar de guerras e revoluções, não fiqueis apavorados. É preciso que estas coisas aconteçam primeiro, mas não será logo o fim.' 10E Jesus continuou: 'Um povo se levantará contra outro povo, um país atacará outro país. 11Haverá grandes terremotos, fomes e pestes em muitos lugares; acontecerão coisas pavorosas e grandes sinais serão vistos no céu. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Santo André Dung-Lac e companheiros!-(Cor Vermelha)-Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas! (Lucas 21,2)

Santo do dia 24/11/2014: SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS

SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS
SANTO ANDRÉ DUNG-LAC E SEUS COMPANHEIROS

A evangelização do Vietnã começou no século XVI, através de missionários europeus de diversas ordens e congregações religiosas. São quatro séculos de perseguições sangrentas que levaram ao martírio milhares de cristãos massacrados nas montanhas, florestas e em regiões insalubres. Enfim, em todos os lugares onde buscaram refúgio. Hoje homenageamos cento e dezessete mártires vietnamitas, canonizados pelo papa João Paulo II em 1988. A maioria viveu e pregou entre os anos 1830 e 1870 e dentre eles é tomado como exemplo maior o padre André Dung Lac. Filho de pais muito pobres que o confiaram desde pequeno à guarda de um catequista, ordenou-se sacerdote em 1823 e foi cura e missionário em diversas partes do país. Foi salvo da prisão diversas vezes, graças a resgates pagos pelos fiéis, mas nunca concordou com eles. Uma citação sua mostra claramente o que pensava destes resgates: "Aqueles que morrem pela fé sobem ao céu. Ao contrário, nós que nos escondemos continuamente gastamos dinheiro para fugir dos perseguidores. Seria melhor deixar-nos prender e morrer". Finalmente, foi decapitado em 1839, em Hanói. Passada esta fase tenebrosa, veio um período de calma que durou cerca de setenta anos. Mas os martírios recomeçaram com a chegada do comunismo à região. Os anos de paz permitiram à Igreja que se reorganizasse em numerosas dioceses que reuniam centenas de milhares de fiéis. Mas os chineses e os russos aniquilaram, a partir de 1955, todas as instituições religiosas, dispersando os cristãos, prendendo, condenando e matando bispos, padres e fiéis, de maneira arrasadora. A única fuga possível era através de embarcações precárias que sucumbiam nas águas que poderiam significar a liberdade, mas que levavam invariavelmente à morte.

Oração do dia 24/11/2014

Pai, dá-me um coração de pobre, capaz de partilhar até do que me é necessário, porque confio totalmente no teu amor providente. Amém!

Meditação do dia 24/11/2014

A Cruz de nosso Senhor Jesus Cristo deve ser a nossa glória: nele está a nossa vida e ressurreição; para os salvos, como nós, ela é poder de Deus! (Gálatas 6,1-4a; 1Corintios 1,18)

Leitura do dia 24/11/2014

Apocalipse de São João 14,1-3.4b-5
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João: 1Tive esta visão: o Cordeiro estava de pé sobre o monte Sião. Com ele, os cento e quarenta e quatro mil que tinham a fronte marcada com o nome dele e o nome do seu Pai. 2Ouvi uma voz que vinha do céu; parecia o barulho de águas torrenciais e o estrondo de um forte trovão. O ruído que ouvi era como o som de músicos tocando harpa. 3Estavam diante do trono, diante dos quatro Seres vivos e dos Anciãos, e cantavam um cântico novo. Era um cântico que ninguém podia aprender; só os cento e quarenta e quatro mil marcados, que foram resgatados da terra. 4bEles seguem o Cordeiro aonde quer que vá. Foram resgatados do meio dos homens, como primeira oferta a Deus a ao Cordeiro. 5Na sua boca nunca foi encontrada mentira. São íntegros! Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 24/11/2014

Salmos 23 (24),1-2. 3-4ab. 5-6
É assim a geração dos que buscam vossa face, ó Senhor, Deus de Israel.
1Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, o mundo inteiro com os seres que o povoam; 2porque ele a tornou firme sobre os mares, e sobre as águas a mantém inabalável. 3'Quem subirá até o monte do Senhor, quem ficará em sua santa habitação?' 4a'Quem tem mãos puras e inocente coração, 4bquem não dirige sua mente para o crime. 5Sobre este desce a bênção do Senhor e a recompensa de seu Deus e Salvador'. 6'É assim a geração dos que o procuram, e do Deus de Israel buscam a face'.

Evangelho do dia 24/11/2014

Lucas 21,1-4
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Lucas: Naquele tempo: 1Jesus ergueu os olhos e viu pessoas ricas depositando ofertas no tesouro do Templo. 2Viu também uma pobre viúva que depositou duas pequenas moedas. 3Diante disto, ele disse: 'Em verdade vos digo que essa pobre viúva ofertou mais do que todos. 4Pois todos eles depositaram, como oferta feita a Deus, aquilo que lhes sobrava. Mas a viúva, na sua pobreza, ofertou tudo quanto tinha para viver.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 23 de novembro de 2014

Jesus Cristo rei do Universo-Cristo, Senhor do tempo e da história!-(Cor Branca)-Assentar-se- em seu trono glorioso e separará uns dos outros! (Mateus 25,31-32)

Santo do dia 23/11/2014: SÃO CLEMENTE I

SÃO CLEMENTE I
SÃO CLEMENTE I

Clemente foi o quarto papa, ainda no primeiro século. Nasceu em Roma, dirigiu a Igreja entre os anos 88 e 97 e foi contemporâneo de São João e São Paulo, tendo sido inclusive citado por este em seus escritos. Mas Clemente escreveu sua própria história, assumindo o comando do cristianismo já com a certeza do perigo que o cargo representava, numa época de tantas perseguições aos seguidores de Cristo. Levou sempre avante a evangelização sem medo ou insegurança. Enfrentou também, firme nos princípios católicos, as divisões internas normais e próprias de uma religião que se iniciava. Foi o autor de uma célebre carta aos coríntios, que hesitavam em seguir as orientações de Roma e ameaçavam não obedecer ao comando único da Igreja. Carta tão cheia de fé e tão baseada nos conceitos de humildade, caridade e firmeza, que passou a ser lida por muitas outras igrejas, não só na de Corinto. Com sua atuação séria e exemplar converteu até Domitila, irmã do imperador Domiciano, o que em muito ajudou a amenizar a perseguição aos cristãos, pois este imperador era um dos seus mais ferozes perseguidores. Graças a Domitila muitos deixaram de sofrer ou, pelo menos, tiveram nela uma fonte de conforto e solidariedade. Sob o pontificado de Clemente a Igreja cresceu muito, o que deixou o imperador Trajano assustado com seu desenvolvimento. Como esperava desde o início, logo Clemente foi levado ao tribunal. O imperador exigia que exortasse seus seguidores a desistir da fé, passando ele mesmo a adorar os deuses pagãos. Diante de todos o papa fez uma belíssima profissão de fé e, também como se esperava, foi condenado à morte. A partir daqui a história se mistura à lenda. Clemente foi tão querido que o imaginário popular logo criou passagens em sua vida que dificilmente poderiam ser comprovadas. Mas são uma demonstração da imagem de santidade que se fazia dele na época. Os escritos dão conta de que foi desterrado como escravo para trabalhar nas minas e pedreiras da Criméia, mas historiadores dizem que foi jogado no rio Tibre com uma pedra amarrada ao pescoço. Contam ainda algumas lendas que São Clemente, diante da sede mortal que atacava os cristãos transformados em escravos, com um único golpe na terra fez brotar um rio, o que saciou para sempre os sofredores. Outra passagem diz que, ao ser jogado às águas com uma âncora no pescoço, o mar recuou centenas de metros para que seu corpo fosse resgatado. Para outros, quando o mar se recolheu havia na areia um pequeno templo de mármore branco. Lá dentro jazia o corpo de são Clemente com a âncora do lado. Depois disso, todo ano, na mesma data, o mar recuava para que seu corpo pudesse ser venerado. De concreto temos que são Clemente morreu no ano 100 e suas relíquias foram recolhidas no século IX quando os santos missionários Cirilo e Metódio as trouxeram para Roma e as entregaram ao papa Nicolau I.

Oração do dia 23/11/2014

Pai, coloca no meu coração um amor entranhado pelos que são teus preferidos. É por meio deles que chegarei a ti. Amém!

Meditação do dia 23/11/2014

O Cordeiro que foi imolado é digno de receber o poder, a divindade, a sabedoria, a força e a honra. A ele glória e poder através dos séculos!

Leitura do dia 23/11/2014

1ª Leitura
Ezequiel 34,11-12.15-17
Leitura da Profecia de Ezequiel: 11Assim diz o Senhor Deus: Vede! Eu mesmo vou procurar minhas ovelhas e tomar conta deles. 12Como o pastor toma conta do rebanho, de dia, quando se encontra no meio das ovelhas dispersas, assim vou cuidar de minhas ovelhas e vou resgatá-las de todos os lugares em que foram dispersadas num dia de nuvens e escuridão. 15Eu mesmo vou apascentar as minhas ovelhas e fazê-las repousar - oráculo do Senhor Deus - . 16Vou procurar a ovelha perdida, reconduzir a extraviada, enfaixar a da perna quebrada, fortalecer a doente, e vigiar a ovelha gorda e forte. Vou apascentá-las conforme o direito. 17Quanto a vós, minhas ovelhas - assim diz o Senhor Deus - eu farei justiça entre uma ovelha e outra, entre carneiros e bodes. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Responsório do dia 23/11/2014

Salmos 22,1-2a.2b-3.5-6
O Senhor é o pastor que me conduz; não me falta coisa alguma.
2Pelos prados e campinas verdejantes ele me leva a descansar. Para as águas repousantes me encaminha, 3e restaura as minhas forças. 5Preparais à minha frente uma mesa, bem à vista do inimigo, e com óleo vós ungis minha cabeça; o meu cálice transborda. 6Felicidade e todo bem hão de seguir-me por toda a minha vida; e, na casa do Senhor, habitarei pelos tempos infinitos.

Leitura do dia 23/11/2014

2ª Leitura
1Coríntios 15,20-26.28
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 20Na realidade, Cristo ressuscitou dos mortos como primícias dos que morreram. 21Com efeito, por um homem veio a morte e é também por um homem que vem a ressurreição dos mortos. 22Como em Adão todos morrem, assim também em Cristo todos reviverão. 23Porém, cada qual segundo uma ordem determinada: Em primeiro lugar, Cristo, como primícias; depois, os que pertencem a Cristo, por ocasião da sua vinda. 24A seguir, será o fim, quando ele entregar a realeza a Deus-Pai, depois de destruir todo principado e todo poder e força. 25Pois é preciso que ele reine até que todos os seus inimigos estejam debaixo de seus pés. 26O último inimigo a ser destruído é a morte. 28E, quando todas as coisas estiverem submetidas a ele, então o próprio Filho se submeterá àquele que lhe submeteu todas as coisas, para que Deus seja tudo em todos. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 23/11/2014

Mateus 25,31-46
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, disse Jesus a seus discípulos: 31Quando o Filho do Homem vier em sua glória, acompanhado de todos os anjos, então se assentará em seu trono glorioso. 32Todos os povos da terra serão reunidos diante dele, e ele separará uns dos outros, assim como o pastor separa as ovelhas dos cabritos. 33E colocará as ovelhas à sua direita e os cabritos à sua esquerda. 34Então o Rei dirá aos que estiverem à sua direita: `Vinde benditos de meu Pai! Recebei como herança o Reino que meu Pai vos preparou desde a criação do mundo! 35Pois eu estava com fome e me destes de comer; eu estava com sede e me destes de beber; eu era estrangeiro e me recebestes em casa; 36eu estava nu e me vestistes; eu estava doente e cuidastes de mim; eu estava na prisão e fostes me visitar'. 37Então os justos lhe perguntarão: `Senhor, quando foi que te vimos com fome e te demos de comer? com sede e te demos de beber? 38Quando foi que te vimos como estrangeiro e te recebemos em casa, e sem roupa e te vestimos? 39Quando foi que te vimos doente ou preso, e fomos te visitar?'40Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, que todas as vezes que fizestes isso a um dos menores de meus irmãos, foi a mim que o fizestes!' 41Depois o Rei dirá aos que estiverem à sua esquerda: `Afastai-vos de mim, malditos! Ide para o fogo eterno, preparado para o diabo e para os seus anjos. 42Pois eu estava com fome e não me destes de comer; eu estava com sede e não me destes de beber; 43eu era estrangeiro e não me recebestes em casa; eu estava nu e não me vestistes; eu estava doente e na prisão e não fostes me visitar'. 44E responderão também eles: `Senhor, quando foi que te vimos com fome, ou com sede, como estrangeiro, ou nu, doente ou preso, e não te servimos?' 45Então o Rei lhes responderá: `Em verdade eu vos digo, todas as vezes que não fizestes isso a um desses pequeninos, foi a mim que não o fizestes!' 46Portanto, estes irão para o castigo eterno, enquanto os justos irão para a vida eterna'. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!