sábado, 3 de novembro de 2018

30ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 03/11/2018: SÃO MARTINHO DE LIMA


SÃO MARTINHO DE LIMA
SÃO MARTINHO DE LIMA
Martinho de Porres conviveu com a injustiça social desde que nasceu a 9 de dezembro de 1579 em Lima, no Peru. Filho de um cavaleiro espanhol e de uma ex-escrava negra do Panamá, foi rejeitado e não reconhecido nem pelo pai, nem pelos parentes. Viveu na mais completa pobreza até os oito anos, quando começou a dar a volta por cima em sua vida e em seu futuro. Mas, aos quinze anos a vocação falou mais alto. Martinho, mais uma vez por causa da cor da pele, só a muito custo conseguiu entrar como agregado num convento dos dominicanos. Tanto se esforçou que acabou reconhecido como irmão leigo. Encarregava-se dos mais humilhantes trabalhos do convento e sua cela era um verdadeiro hospital para os pobres. Conhecedor profundo de ervas e remédios caseiros, devido à necessidade em que sempre viveu, socorria os doentes pobres da região, principalmente os negros como ele. Martinho sempre teve um talento especial para a medicina e, graças a vizinhos, aprendeu os ensinamentos básicos de ambulatório, conseguindo depois trabalhar como barbeiro-cirurgião. Às ervas juntava a fé e, durante uma peste epidêmica, curou milagrosamente todos os padres que caíram doentes e qualquer que procurasse o toque de suas mãos. Como São Francisco, tinha o dom divino de influenciar, dominar e comandar animais de todos os tipos, mesmo os ratos, que o seguiam a um simples chamado. Embora nunca tenha saído de Lima, há relatos de ter sido visto aconselhando e ajudando missionários na África, no Japão e até na China. Quando morreu, em 1639, ao fim de uma vida inteira dedicada aos desamparados, tinha conseguido criar o primeiro colégio da América Latina totalmente dedicado às crianças pobres. Sua obra deixou marcas e sementes. Martinho foi beatificado em 1837 por Gregório XVI e canonizado pelo papa João XXIII em 1962. Em 1966, Paulo VI o proclamou padroeiro dos barbeiros.

Oração do dia 03/11/2018


Senhor Jesus, faze-me suficientemente sábio e prudente para agir com a discrição dos discípulos do Reino, em todas as circunstâncias de minha vida. Amém!

Meditação do dia 03/11/2018


Tomai meu jugo sobre vós e aprendei de mim, que sou de coração humilde e manso!(Mateus 11,29)

Leitura do dia 03/11/2018


Filipenses 1,18b-26
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos, 18bde qualquer maneira, com segundas intenções ou com sinceridade, Cristo é anunciado. E eu me alegro com isso, e sempre me alegrarei. 19Pois eu sei que isso resultará na minha salvação graças à vossa oração e à assistência do Espírito de Jesus Cristo. 20Segundo a minha viva expectativa e a minha esperança, não terei de corar de vergonha. Se a minha firmeza continuar total, como sempre, então Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. 21Pois para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. 22Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. 23Sinto-me atraído para os dois lados: tenho desejo de partir, para estar com Cristo – o que para mim seria de longe o melhor – 24mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. 25Por isso, sei com certeza que vou ficar e continuar com vós todos, para que possais progredir e alegrar-vos na fé. 26Assim, com a minha volta para junto de vós, vai aumentar ainda a razão de vos gloriardes em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 03/11/2018


Salmos 41
Minha alma tem sede de Deus, do Deus vivo!
Assim como a corça suspira pelas águas correntes, suspira igualmente minh’alma por vós, ó meu Deus!
Minha alma tem sede de Deus, e deseja o Deus vivo. Quando terei a alegria de ver a face de Deus?
Peregrino e feliz caminhando para a casa de Deus, entre gritos, louvor e alegria da multidão jubilosa!

Evangelho do dia 03/11/2018


Lucas 14,1.7-11
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 1Aconteceu que, num dia de sábado, Jesus foi comer na casa de um dos chefes dos fariseus. E eles o observavam. 7Jesus notou como os convidados escolhiam os primeiros lugares. Então contou-lhes uma parábola: 8“Quando fores convidado para uma festa de casamento, não ocupes o primeiro lugar. Pode ser que tenha sido convidado alguém mais importante do que tu, 9e o dono da casa, que convidou os dois, venha te dizer: ‘Dá o lugar a ele’. Então ficarás envergonhado e irás ocupar o último lugar. 10Mas, quando fores convidado, vai sentar-te no último lugar. Assim, quando chegar quem te convidou, te dirá: ‘Amigo, vem mais para cima’. E isto vai ser uma honra para ti diante de todos os convidados. 11Porque quem se eleva será humilhado e quem se humilha será elevado”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 2 de novembro de 2018

FIÉIS DEFUNTOS!-(Cor Roxa ou Preto)

31ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 02/11/2018: DIA DE FINADOS


DIA DE FINADOS
DIA DE FINADOS
"Eu sou a ressurreição e a vida". (João 11, 25).
Todos os dias, em todas as missas rezadas no mundo inteiro, há um momento em que se pede pelas almas dos que nos deixaram e aguardam o tempo profetizado e prometido da ressurreição. A Igreja nos ensina que as almas do purgatório podem ser socorridas pelas orações dos fiéis. Assim, o dia de hoje que é dedicado a nossos antepassados e entes que já partiram, tem principalmente este sentido: fazer-nos pensar na solidariedade para com os necessitados da Luz e também na nossa própria salvação. Para todos os povos da humanidade, seja qual for a origem, cultura e credo, a morte continua a ser o maior e mais profundo dos mistérios. Mas, para os cristãos, tem o gosto da esperança. Dando sua vida em sacrifício por todos nós e sofrendo a morte, Cristo nos mostrou que, para quem crê, ela é apenas a porta de entrada para a eternidade. Se para todos os homens a morte é a única certeza absoluta, para os cristãos ela é a primeira de duas certezas. A segunda é a ressurreição que nos ajuda a aceitar o fim da vida física com compreensão e consolo. Para nós, a morte é um passo definitivo em direção à colheita dos frutos que plantamos aqui na Terra. Encontramos a celebração da missa pelos mortos desde o século V, mas a comemoração de finados foi instituída em 878. Em 1915, quando a morte era uma sombra terrível devido à I Guerra Mundial, o papa Bento XIV baixou autorização para que padres do mundo todo pudessem rezar três missas no dia 2 de novembro.

Oração do dia 02/11/2018


Dai, Senhor, vós que sois infinitamente misericordioso, a paz eterna aos que esperam por vós. Amém!

Meditação do dia 02/11/2018


Benditos do Pai, apossai-vos do reino, que foi preparado bem desde o começo!(Mateus 25,34)

Leitura do dia 02/11/2018


1ª Leitura
Isaías 25,6a.7-9
Livro do Livro do profeta Isaías: Naquele dia, 6ao Senhor dos exércitos dará neste monte, para todos os povos, um banquete de ricas iguarias. 7Ele removerá, neste monte, a ponta da cadeia que ligava todos os povos, a teia em que tinha envolvido todas as nações. 8O Senhor Deus eliminará para sempre a morte e enxugará as lágrimas de todas as faces e acabará com a desonra do seu povo em toda a terra; o Senhor o disse. 9Naquele dia, se dirá: “Este é o nosso Deus, esperamos nele, até que nos salvou; este é o Senhor, nele temos confiado: vamos alegrar-nos e exultar por nos ter salvo”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 02/11/2018


Salmos 26
O Senhor é minha luz e salvação!
O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? /O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, / e é só isto que eu desejo: / habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; / saborear a suavidade do Senhor/e contemplá-lo no seu templo.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! / É vossa face que eu procuro. / Não afasteis em vossa ira o vosso servo, / sois vós o meu auxílio!
Sei que a bondade do Senhor / eu hei de ver na terra dos viventes. / Espera no Senhor e tem coragem,/ espera no Senhor!
O Senhor é minha luz e salvação; / de quem eu terei medo? / O Senhor é a proteção da minha vida; / perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, / e é só isto que eu desejo: / habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; / saborear a suavidade do Senhor / e contemplá-lo no seu templo.
Ó Senhor, ouvi a voz do meu apelo, atendei por compaixão! / É vossa face que eu procuro. / Não afasteis em vossa ira o vosso servo,/ sois vós o meu auxílio!
Sei que a bondade do Senhor / eu hei de ver na terra dos viventes. / Espera no Senhor e tem coragem, / espera no Senhor!

Leitura do dia 02/11/2018


2ª Leitura
João 3,1-2
Leitura da Primeira Carta de São João: Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 02/11/2018

João 6,37-40
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus às multidões: 37“Todos os que o Pai me confia virão a mim, e quando vierem, não os afastarei. 38Pois eu desci do céu não para fazer a minha vontade, mas a vontade daquele que me enviou. 39E esta é a vontade daquele que me enviou: que eu não perca nenhum daqueles que ele me deu, mas os ressuscite no último dia. 40Pois esta é a vontade do meu Pai: que toda pessoa que vê o Filho e nele crê tenha a vida eterna. E eu o ressuscitarei no último dia”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 1 de novembro de 2018

30ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 01/11/2018: TODOS OS SANTOS


TODOS OS SANTOS
TODOS OS SANTOS
"Vi uma grande multidão que ninguém podia contar, de todas as nações, tribos, povos e línguas. Estavam de pé diante do Trono e diante do Cordeiro, de vestes brancas e palmas na mão". A visão, narrada por São João Evangelista, no Apocalipse, fala dos santos aos quais é dedicado o dia de hoje. Multidões e multidões, pois entre os santos não estão apenas os canonizados, mas todos aqueles que alcançaram a salvação seguindo o Evangelho de Jesus Cristo e Sua lei, o amor. Mesmo entre os canonizados muitos não têm seu dia de homenagem, sendo, portanto, festejados na véspera do dia de finados. A data tem o significado de nos lembrar dos ensinamentos da Igreja e da pregação de Cristo que depois foi vivenciada e difundida por tantos cristãos, mártires, missionários e religiosos. Tudo isso em nome da humildade, amor e solidariedade. Historicamente, a data já era comemorada em várias igrejas desde o século III. Foi em 835 que o papa Gregório IV a estendeu para toda a Igreja, fixando a comemoração em 1° de novembro.

Oração do dia 01/11/2018


Senhor Jesus, que eu não perca a coragem diante das ameaças que deverei enfrentar no caminho de serviço ao Reino. Amém!

Meditação do dia 01/11/2018


Bendito é o rei que vem em nome do Senhor! Glória a Deus nos altos céus e na terra paz aos homens!(Lucas 19,38;2,14)

Leitura do dia 01/11/2018


Apocalipse de São João 7,2-4.9-14
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 01/11/2018


Salmos 143
Bendito seja o Senhor, meu rochedo!
Bendito seja o Senhor, meu rochedo, que adestrou minhas mãos para a luta, e os meus dedos treinou para a guerra!
Ele é meu amor, meu refúgio, libertador, fortaleza e abrigo. É meu escudo: é nele que espero, ele submete as nações a meus pés.
Um canto novo, meu Deus, vou cantar-vos, nas dez cordas da harpa louvar-vos, a vós que dais a vitória aos reis e salvais vosso servo Davi!

Evangelho do dia 01/11/2018

Lucas 13,31-35
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: 31Naquela hora, alguns fariseus aproximaram-se e disseram a Jesus: “Tu deves ir embora daqui, porque Herodes quer te matar”. 32Jesus disse: “Ide dizer a essa raposa: eu expulso demônios e faço curas hoje e amanhã; e no terceiro dia terminarei o meu trabalho. 33Entretanto, preciso caminhar hoje, amanhã e depois de amanhã, porque não convém que um profeta morra fora de Jerusalém. 34Jerusalém, Jerusalém! Tu que matas os profetas e apedrejas os que te foram enviados! Quantas vezes eu quis reunir teus filhos, como a galinha reúne os pintinhos debaixo das asas, mas tu não quiseste! 35Eis que vossa casa ficará abandonada. Eu vos digo: não me vereis mais, até que chegue o tempo em que vós mesmos direis: Bendito aquele que vem em nome do Senhor”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 31 de outubro de 2018

30ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 31/10/2018: Santo Afonso Rodrigues


Santo Afonso Rodrigues
Santo Afonso Rodrigues
Santo Afonso Rodrigues, nasceu em Segóvia, na Espanha, a 25 de Julho de 1533. Educado no colégio jesuíta de Alcalá, teve de abandonar os estudos para tomar o lugar do pai no próspero e remunerado comércio de tecidos. Aos 27 anos casou-se. Em 1567 sua esposa morreu, seguida pouco depois pelos filhos. Provado pela dor, privado de interesses materiais, descuidou do comércio e endividou-se. Voltou à escola frequentando com pouco sucesso os cursos de gramática e de retórica na universidade de Valência. Afonso então fechou-se definitivamente aos testes escolásticos para procurar somente nos livros de devoção o alimento de que precisava sua alma. Em 31 de janeiro de 1571 no noviciado dos jesuítas, como irmão leigo, ficou seis meses em Valência para terminar o noviciado. Foi enviado ao colégio de Monte Sion em Palmas de Majorca, a ilha imersa na paz solar e tranquila do Mediterrâneo. No exercício do seu humilde trabalho cotidiano de porteiro, assumido com a paciência e dedicação pelo resto de sua vida, Afonso se mostrou afável, caridoso e serviçal com todos, exercendo profícuo apostolado entre os que, com sempre maior freqüência, paravam na portaria do colégio para receber o conforto de uma palavra sua. A fama de sua santidade e os carismas com que Deus o dotara tinham atraído à escola do humilde irmão leigo, que tivera de interromper os estudos universitários pelo seu pouco aproveitamento, numeroso grupo de discípulos. Santo Afonso Rodrigues morreu a 30 de Outubro de 1617. Foi canonizado a 15 de Janeiro de 1888, juntamente com São João Berchmans, foi indicado como exemplo de tenra devoção Mariana, expressa com a recitação diária do Rosário e do Oficio da Imaculada, devoção que freqüentemente era compensada com amáveis e extraordinárias intervenções de Nossa Senhora na vida deste grande santo espanhol.

Leitura do dia 31/10/2018


Efésios 6,1-9
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: 1Filhos, obedecei aos vossos pais, no Senhor, pois isto é que é justo. 2”Honra teu pai e tua mãe” – é o primeiro mandamento – que vem acompanhado de uma promessa: 3”A fim de que tenhas felicidade e longa vida sobre a terra”. 4Vós, pais, não revolteis os vossos filhos contra vós, mas, para educá-los, recorrei à disciplina e aos conselhos que vêm do Senhor. 5Escravos, obedecei aos vossos senhores deste mundo com respeito e tremor, de coração sincero, como a Cristo, 6não para servir aos olhos, como quem busca agradar aos homens, mas como escravos de Cristo, que se apressam em fazer a vontade de Deus. 7Servi de boa vontade, como se estivésseis servindo ao Senhor, e não aos homens. 8Vós os sabeis: o bem que cada um tiver feito, seja ele escravo ou livre, tornará recebê-lo do Senhor. 9E vós, senhores, fazei o mesmo com os escravos. Deixai de lado a ameaça; vós sabeis que o Senhor deles e vosso está nos céus e diante dele não há acepção de pessoas. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 31/10/2018


Salmos 144
O Senhor cumpre sempre suas promessas!
Que vossas obras, ó Senhor, vos glorifiquem, e os vossos santos com louvores vos bendigam! Narrem a glória e o esplendor do vosso reino e saibam proclamar vosso poder!
Para espalhar vossos prodígios entre os homens e o fulgor de vosso reino esplendoroso. O vosso reino é um reino para sempre, vosso poder, de geração em geração.
O Senhor é amor fiel em sua palavra, é santidade em toda obra que ele faz. Ele sustenta todo aquele que vacila e levanta todo aquele que tombou!

Evangelho do dia 31/10/2018


Lucas 13,22-30
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 22Jesus atravessava cidades e povoados, ensinando e prosseguindo o caminho para Jerusalém. 23Alguém lhe perguntou: “Senhor, é verdade que são poucos os que se salvam?” Jesus respondeu: 24“Fazei todo esforço possível para entrar pela porta estreita. Porque eu vos digo que muitos tentarão entrar e não conseguirão”. 25Uma vez que o dono da casa se levantar e fechar a porta, vós do lado de fora começareis a bater, dizendo: ‘Senhor, abre-nos a porta!’ Ele responderá: ‘Não sei de onde sois’. 26Então começareis a dizer: ‘Nós comemos e bebemos diante de ti, e tu ensinaste em nossas praças!’ 27Ele, porém, responderá: ‘Não sei de onde sois. Afastai-vos de mim todos vós que praticais a injustiça!’ 28Ali haverá choro e ranger de dentes, quando virdes Abraão, Isaac e Jacó, junto com todos os profetas no Reino de Deus, e vós, porém, sendo lançados fora. 29Virão homens do oriente e do ocidente, do norte e do sul, e tomarão lugar à mesa no Reino de Deus. 30E assim há muitos que serão primeiros, e primeiros que serão últimos”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 30 de outubro de 2018

30ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 30/10/2018: Irmã Maria Resoluta


Irmã Maria Resoluta
Irmã Maria Resoluta
No dia primeiro de maio de 1894 nasceu Helene, filha de Anton e Maria Kafka na cidade de Brno, atual República Checa. Naquele tempo a região se chamava Morávia e estava sob o governo do imperador austríaco Francisco José. No ano 1896, a família Kafka se transferiu para Viena, capital do Império. Helene concluiu os estudos e se formou enfermeira, com o desejo de se tornar religiosa. No início se conformou com a negativa dos pais mas, ao completar vinte anos, ingressou na congregação das Franciscanas da Caridade Cristã, agora com a bênção da família. Como religiosa adotou o nome de Irmã Maria Retistuta, o primeiro em homenagem à sua mãe e o segundo a uma mártir do primeiro século. Mas logo recebeu o apelido carinhoso de "Irmã Resoluta", pelo seu modo cordial e decidido e por sua segurança e competência como enfermeira de sala cirúrgica e anestesista. No hospital de Modling, em Viena, a religiosa se tornou uma referência para os médicos, enfermeiras e especialmente para os doentes, aos quais soube comunicar com lucidez o amor pela vida, na alegria e na dor. Foram muitos anos que serviu a Deus nos doentes, para os quais estava sempre disponível. Em março de 1938, Hitler mandou o exército ocupar a Áustria. Viena se tornou uma das bases centrais do comando nazista alemão. Irmã Restituta se colocou logo contrária a toda aquela loucura desumana. Não teve receio de mostrar que, sendo favorável à vida, não apoiaria jamais o nazismo de Hitler, fosse qual fosse o preço. Por isto, quando os nazistas retiravam o Crucifixo também das salas de cirurgia, ela serenamente o recolocava no lugar, de cabeça erguida, desafiando os nazistas. Como não se submetesse e muito menos se "dobrasse", os nazistas a eliminaram. Foi presa em 1942. E ela fez da prisão uma espécie de lugar de graça, para honrar o nome de sua consagração, ou seja, Restituta, aquela que foi restituída para Deus. Irmã Resoluta esperou cinco meses na prisão para morrer. Em 30 de março de 1943, foi decapitada. Para as franciscanas mandou uma mensagem: "Por Cristo eu vivi, por Cristo desejo morrer". E na frente dos assassinos nazistas, antes que o carrasco levantasse a mão que a mataria, Irmã Restituta disse ao capelão: "Padre, me faça na testa o sinal da cruz". O Papa João Paulo II em 1998, elevou Irmã Maria Restituta Kafka aos altares para ser reverenciada pela Igreja como Beata. A sua festa litúrgica foi marcada para o dia 30 de outubro, data em que foi decretada a sua sentença de morte.

Leitura do dia 30/10/2018


Efésios 5,21-33
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: Irmãos, 21vós, que temeis a cristo, sede solícitos uns para com os outros. 22As mulheres sejam submissas aos seus maridos como ao Senhor. 23Pois o marido é a cabeça da mulher, do mesmo modo que Cristo é a cabeça da Igreja, ele, o Salvador do seu Corpo. 24Mas como a Igreja é solícita por Cristo, sejam as mulheres solícitas em tudo pelos seus maridos. 25Maridos, amai as vossas mulheres, como o Cristo amou a Igreja e se entregou por ela. 26Ele quis assim torná-la santa, purificando-a com o banho da água unida à Palavra. 27Ele quis apresentá-la a si mesmo esplêndida, sem mancha nem ruga nem defeito algum, mas santa e irrepreensível. 28Assim é que o marido deve amar a sua mulher, como ao seu próprio corpo. Aquele que ama a sua mulher ama-se a si mesmo. 29Ninguém jamais odiou a sua própria carne. Ao contrário, alimenta-a e cerca-a de cuidados, como o Cristo faz com a sua Igreja; 30e nós membros do seu corpo! 31Por isso o homem deixará seu pai e sua mãe e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne. 32Este mistério é grande, e eu o interpreto em relação a Cristo e à Igreja. 33Em todo caso, cada um, no que lhe toca, deve amar a sua mulher como a si mesmo; e a mulher deve respeitar o seu marido. Vivei como filhos da luz. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 30/10/2018


Salmos 127
Felizes todos os que respeitam o Senhor!
Feliz és tu se temes o Senhor e trilhas seus caminhos! Do trabalho de tuas mãos hás de viver, serás feliz, tudo irá bem!
A tua esposa é uma videira bem fecunda no coração da tua casa; os teus filhos são rebentos de oliveira ao redor de tua mesa.
Será assim abençoado todo homem que teme o Senhor. O Senhor te abençoe de Sião, cada dia de tua vida!

Evangelho do dia 30/10/2018


Lucas 13,18-21
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 18Jesus dizia: “A que é semelhante o Reino de Deus, e com que poderei compará-lo? 19Ele é como a semente de mostarda, que um homem pega e atira no seu jardim. A semente cresce, torna-se uma grande árvore, e as aves do céu fazem ninhos nos seus ramos”. 20Jesus disse ainda: “Com que poderei ainda comparar o Reino de Deus? 21Ele é como o fermento que uma mulher pega e mistura com três porções de farinha, até que tudo fique fermentado”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 29 de outubro de 2018

30ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Santo do dia 29/10/2018: SÃO PETRÔNIO


SÃO PETRÔNIO
SÃO PETRÔNIO
Petrônio era descendente de família nobre. Ao que indica, da família Petrênia, ligada aos consulados romanos e que ocupou cargos importantes na política. Foi ordenado sacerdote pelo bispo de Milão, depois de ter abandonado a vida mundana devido a uma crise religiosa. Largou tudo e vestiu o hábito. São Petrônio é usado como exemplo, inclusive, por Euquério, bispo de Lião. Em carta a um cunhado, o bispo diz que ele deveria agir como são Petrônio, que largou a carreira para abraçar o serviço de Deus. O fato é que Petrônio foi nomeado o oitavo bispo de Bolonha e marcou seu mandato nos dois planos, espiritual e material. Conduziu seu rebanho nos caminhos do cristianismo, mas também trabalhou muito na reconstrução da cidade, destruída por ordem do imperador Teodósio I. Há uma lenda contando que Petrônio teria sido nomeado bispo pelo próprio papa Celestino I para suceder o bispo Félix, depois de ter sido avisado em sonho, por são Pedro, da morte de Félix. De qualquer forma, são Petrônio enfrentou até invasões bárbaras durante a reconstrução, mas não deixou o povo esmorecer, revigorando a fé e estimulando o trabalho duro. Hoje é padroeiro de Bolonha e seus devotos o guardam com carinho e respeito no coração. Honraram sua memória com a construção de uma das mais grandiosas basílicas do cristianismo, bem no centro da cidade. Iniciada em 1930, a construção demorou anos para ser concluída, embora, de geração em geração, venha sendo embelezada por pintores e escultores de grande nome.

Leitura do dia 29/10/2018

Efésios 4,32-5,8
Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios: Irmãos, 4,32sede bons uns para com os outros, sede compassivos; perdoai-vos mutuamente, como Deus vos perdoou por meio de Cristo. 5,1Sede imitadores de Deus, como filhos que ele ama. 2Vivei no amor, como Cristo nos amou e se entregou a si mesmo a Deus por nós, em oblação e sacrifício de suave odor. 3A devassidão, ou qualquer espécie de impureza ou cobiça sequer sejam mencionadas entre vós, como convém a santos. 4Nada de palavras grosseiras, insensatas ou obscenas, que são inconvenientes; dedicai-vos antes à ação de graças. 5Pois, sabei-o bem, o devasso, o impuro, o avarento – que é um idólatra – são excluídos da herança no reino de Cristo e de Deus. 6Que ninguém vos engane com palavras vazias. Tudo isso atrai a cólera de Deus sobre os que lhe desobedecem. 7Não sejais seus cúmplices. 8Outrora éreis trevas, mas agora sois luz no Senhor. Vivei como filhos da luz. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 29/10/2018


Salmos 1
Sejamos, pois, imitadores do Senhor, como convém aos amados filhos seus!
Feliz é todo aquele que não anda conforme os conselhos dos perversos; que não entra no caminho dos malvados, nem junto aos zombadores vai sentar-se; mas encontra seu prazer na lei de Deus e a medita, dia e noite, sem cessar.
Eis que ele é semelhante a uma árvore que à beira da torrente está plantada; ela sempre dá seus frutos a seu tempo, e jamais as suas folhas vão murchar. Eis que tudo o que ele faz vai prosperar.
Mas bem outra é a sorte dos perversos. Ao contrário, são iguais à palha seca espalhada e dispersada pelo vento. Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, mas a estrada dos malvados leva à morte!

Evangelho do dia 29/10/2018


Lucas 13,10-17
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 10Jesus estava ensinando numa sinagoga, em dia de sábado. 11Havia aí uma mulher que, fazia dezoito anos, estava com um espírito que a tornava doente. Era encurvada e incapaz de se endireitar. 12Vendo-a, Jesus chamou-a e lhe disse: “Mulher, estás livre da tua doença”. 13Jesus pôs as mãos sobre ela, e imediatamente a mulher se endireitou e começou a louvar a Deus. 14O chefe da sinagoga ficou furioso, porque Jesus tinha feito uma cura em dia de sábado. E, tomando a palavra, começou a dizer à multidão: “Existem seis dias para trabalhar. Vinde, então, nesses dias para serdes curados, não em dia de sábado”. 15O Senhor lhe respondeu: “Hipócritas! Cada um de vós não solta do curral o boi ou o jumento, para dar-lhe de beber, mesmo que seja dia de sábado? 16Esta filha de Abraão, que satanás amarrou durante dezoito anos, não deveria ser libertada dessa prisão, em dia de sábado?” 17Esta resposta envergonhou todos os inimigos de Jesus. E a multidão inteira se alegrava com as maravilhas que ele fazia. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

domingo, 28 de outubro de 2018

30º Domingo do Tempo Comum!-(Cor Verde)-2ª Semana do Saltério!

Santo do dia 28/10/2018: São Judas Tadeu e Santo Simão


São Judas Tadeu
São Judas Tadeu
Judas, apóstolo que celebramos hoje, para não ser confundido com Judas Iscariotes, "apóstolo da perdição", o traidor de Jesus, foi chamado nos evangelhos de Judas Tadeu. O nome Judas vem de Judá e significa: festejado. Tadeu, quer dizer: peito aberto, destemido, melhor ainda, magnânimo. Era natural de Caná da Galiléia, na Palestina. E filho de Alfeu também chamado Cléofas e de Maria Cléofas, ambos parentes de Jesus. O pai, Alfeu, era irmão de São José; a mãe, Maria Cléofas, prima irmã de Maria Santíssima. Portanto, Judas era primo irmão de Jesus e irmão de Tiago, chamado o Menor, também discípulo de Jesus. Os escritos cristãos dessa época revelam mesmo esse parentesco, uma vez que Judas Tadeu seria um dos noivos do episódio que relata as bodas de Caná e, por isso, Jesus, Maria e os apóstolos estariam lá. Na Bíblia ele é citado pouco, mas de maneira importante. No evangelho de Mateus, 10,4 vemos que Judas Tadeu foi escolhido por Jesus. Enquanto nas escrituras de João, ele é narrado mais claramente (João 14,22). Na ceia, Judas Tadeu perguntou a Jesus: "Mestre, por que razão deves manifestar-te a nós e não ao mundo?" Jesus lhe respondeu que a verdadeira manifestação de Deus está reservada para aqueles que o amam e guardam a sua palavra. (João 14,23). Também faz parte do Novo Testamento a pequena Carta de São Judas, a qual traz os fundamentos para perseverar no amor de Jesus e adverte contra os falsos mestres. Após ter recebido o dom do Espírito Santo, Judas Tadeu iniciou sua pregação na Galiléia. Realizou inúmeros milagres em sua caminhada pelo evangelho. Depois foi para a Samaria e próximo do ano 50, tomou parte no primeiro Concílio, em Jerusalém. Em seguida, continuou a evangelizar na Mesopotâmia, Síria, Armênia e Pérsia, onde encontrou Simão, e passaram a viajar juntos. Conta a tradição que percorreram juntos as doze províncias do império persa, nas quais converteram muitos pagãos. Ainda segundo essa fonte os dois apóstolos foram torturados e mortos no mesmo dia, por pagãos perseguidores. Por isso a Igreja manteve a mesma data para as duas homenagens. Ao certo o que sabemos é que o apóstolo Judas Tadeu se tornou um mártir da fé, isto é morreu por amor a Jesus Cristo. A sua pregação e o seu testemunho eram tão intensos que pagãos se convertiam. Os sacerdotes pagãos furiosos mandaram assassinar o apóstolo, a golpes de bastões, lanças e machados. Tudo teria acontecido no dia 28 de outubro de 70. Os restos mortais, guardados primeiro no Oriente Médio e depois na França, agora são venerados em Roma, na Basílica de São Pedro. Considerado pelos cristãos o Santo intercessor das causas impossíveis, foi a partir da devoção de Santa Gertrudes que essa fama ganhou força no mundo católico. Ela em sua biografia relatou que Jesus lhe aconselhou invocar São Judas Tadeu até nos "casos mais desesperados". Depois disso aumentou o número de devotos do seu poder de resolver as causas que parecem sem solução. Diz a tradição que não há um devoto que tenha pedido sua ajuda e não tenha sido atendido. A festa de São Judas Tadeu é celebrada no dia 28 de outubro, tanto na Igreja ocidental como na oriental. No Brasil é um evento que altera toda a rotina do país, pois são multidões de católicos que querem agradecer e celebrar o querido santo padroeiro nas igrejas.
Santo Simão
Santo Simão

Simão é, talvez, o mais desconhecido dos apóstolos. Aliás, na Bíblia inclusive recebeu apelidos para ser diferenciado de Simão Pedro. Ele é chamado de Simão, "o cananeu", pelos apóstolos (Mateus 10, 4) e (Marcos 3,18). Alguns estudiosos cristãos entendem que este "cananeu" pode ser uma referencia à Canaã, a terra de Israel. Mas quando Lucas no seu evangelho o chama de "o zelote" (Lucas 6, 15) parece querer indicar que Simão pertencera ao partido judeu radical que tinha o mesmo nome. Os radicais zelotes pregavam a luta armada contra os dominadores. Como se vê, Jesus queria mesmo um colegiado de doze apóstolos que representassem todas as correntes políticas e religiosas da época. Sabe-se que Simão, como todos os outros apóstolos dos primeiros tempos do cristianismo, depois do Pentecostes percorreu caminhos pregando o evangelho sem nada levar consigo. Operou muitos milagres, curou enfermos, limpou leprosos e expulsou espíritos maus. Conta uma antiga tradição que Simão encontrou-se com o apostolo Judas Tadeu na Pérsia e desde então viajaram juntos. Percorreram as doze províncias do império persa, deixando o conhecimento histórico e religioso como foi encontrado num antigo livro da época chamado "Atos de Simão e Judas", de autor desconhecido. Nele consta que no dia 28 de outubro do ano 70, houve o assassinato dos dois apóstolos a mando dos sacerdotes pagãos, preocupados com a eloquência das pregações que convertiam multidões inteiras. Outras fontes falam da pregação de Simão também no Egito, Líbia e Mauritânia. Segundo Eusébio, idôneo e célebre historiador, Simão teria sido o sucessor de Tiago na cátedra de Jerusalém, nos anos da trágica destruição da cidade santa. Conforme um antigo registro atribuído ao famoso historiador Egesipo, Simão teria sido martirizado no ano 107 durante o governo do imperador Trajano, tinha então cento e vinte anos de idade.

Leitura do dia 28/10/2018


1ª Leitura
Jeremias 31,7-9
Leitura do Livro do Profeta Jeremias: 7Isto diz o Senhor: “Exultai de alegria por Jacó, aclamai a primeira das nações; tocai, cantai e dizei: ‘Salva, Senhor, teu povo, o resto de Israel’. 8Eis que eu os trarei do país do Norte e os reunirei desde as extremidades da terra; entre eles há cegos e aleijados, mulheres grávidas e parturientes: são uma grande multidão os que retornam. 9Eles chegarão entre lágrimas e eu os receberei entre preces; eu os conduzirei por torrentes d’água, por um caminho reto onde não tropeçarão, pois tornei-me um pai para Israel, e Efraim é o meu primogênito”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 28/10/2018


Salmos 125
Maravilhas fez conosco o Senhor, exultemos de alegria!
Quando o Senhor reconduziu nossos cativos,/ parecíamos sonhar;/ encheu-se de sorriso nossa boca,/ nossos lábios, de canções.
Entre os gentios se dizia: “Maravilhas/ fez com eles o Senhor!”/ Sim, maravilhas fez conosco o Senhor,/ exultemos de alegria!
Mudai a nossa sorte, ó Senhor,/ como torrentes no deserto./ Os que lançam as sementes entre lágrimas,/ ceifarão com alegria.
Chorando de tristeza sairão,/ espalhando suas sementes;/ cantando de alegria voltarão,/ carregando os seus feixes!

Leitura do dia 28/10/2018


2ª Leitura
Hebreus 5,1-6
Leitura da Carta aos Hebreus: 1Todo sumo-sacerdote é tirado do meio dos homens e instituído em favor dos homens nas coisas que se referem a Deus, para oferecer dons e sacrifícios pelos pecados. 2Sabe ter compaixão dos que estão na ignorância e no erro, porque ele mesmo está cercado de fraqueza. 3Por isso, deve oferecer sacrifícios tanto pelos pecados do povo, quanto pelos seus próprios. 4Ninguém deve atribuir-se esta honra, senão o que foi chamado por Deus, como Aarão. 5Deste modo, também Cristo não se atribuiu a si mesmo a honra de ser sumo-sacerdote, mas foi aquele que lhe disse: “Tu és o meu Filho, eu hoje te gerei”. 6Como diz em outra passagem: “Tu és sacerdote para sempre, na ordem de Melquisedec”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 28/10/2018


Marcos 10,46-52
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 46Jesus saiu de Jericó, junto com seus discípulos e uma grande multidão. O filho de Timeu, Bartimeu, cego e mendigo, estava sentado à beira do caminho. 47Quando ouviu dizer que Jesus, o Nazareno, estava passando, começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim!” 48Muitos o repreendiam para que se calasse. Mas ele gritava mais ainda: “Filho de Davi, tem piedade de mim!” 49Então Jesus parou e disse: “Chamai-o”. Eles o chamaram e disseram: “Coragem, levanta-te, Jesus te chama!” 50O cego jogou o manto, deu um pulo e foi até Jesus. 51Então Jesus lhe perguntou: “O que queres que eu te faça?” O cego respondeu: “Mestre, que eu veja!” 52Jesus disse: “Vai, a tua fé te curou”. No mesmo instante, ele recuperou a vista e seguia Jesus pelo caminho. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!