sábado, 16 de agosto de 2014

Assunção de Nossa Senhora - Missa da Vigília-Semana Nacional da Família! (Cor Branca) “Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus!” (Mateus 19,14)

Santo do dia 16/08/2014: SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA

SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA
SANTO ESTEVÃO DA HUNGRIA

No final do primeiro milênio, a Europa foi invadida pelos bárbaros que vinham da Ásia, mas que acabaram dominados pelos reis da Alemanha e da França. As tribos magiares, como eram chamadas, se instalaram na região da Hungria e lá conheceram o catolicismo. A partir deste contato sentiram necessidade de maior aproximação com o povo europeu e, aos poucos, foram se convertendo e abraçando a religião cristã. O terceiro duque da Hungria também se converteu e foi batizado junto com parte do seu povo. O que parecia ser uma jogada política acabou-se tornando providencial, pois o duque teve um filho, de nome Waik, que depois tomou o nome de Estevão e se tornou um bondoso rei e um venerado santo do povo húngaro. Como rei, santo Estevão foi um excelente estadista, pois soube unir tribos até então hostis. Estevão confiou aos monges beneditinos a missão de ensinar a todos a doutrina do cristianismo. Conseguia do imperador de Constantinopla e do papa Silvestre II a fundação de uma hierarquia autônoma para a Igreja húngara. Transformou o povo da Hungria num dos mais fervorosos seguidores da Igreja Católica. Além de ótimo estadista, Santo Estevão também se destacou pela bondade e caridade para com seu povo. Nunca se negou a ajudar um necessitado. Construiu igrejas e mosteiros, consolidando a religião em todo o país. Santo Estevão morreu no dia 16 de agosto de 1038. Após sua morte, o povo húngaro começou a venerar o seu caridoso rei e seu sepulcro tornou-se lugar de grandes peregrinações.  Protetor contra as Pestes.

Oração do dia 16/08/2014

Pai, desapega meu coração das coisas deste mundo, livrando-me da ilusão de buscar segurança nos bens acumulados. E reforça minha fé na Providência! Amém.

Meditação do dia 16/08/2014

Todas as nações cantam as vossas glórias, ó Maria: hoje fostes exaltada acima dos Anjos, e triunfais com Cristo para sempre!

Evangelho do dia 16/08/2014

Mateus 19,13-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo: 13Levaram crianças a Jesus, para que impusesse as mãos sobre elas e fizesse uma oração. Os discípulos, porém, as repreendiam. 14Então Jesus disse: 'Deixai as crianças, e não as proibais de virem a mim, porque delas é o Reino dos Céus.' 15E depois de impôr as mãos sobre elas, Jesus partiu dali. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


Leitura do dia 16/08/2014

Ezequiel 18,1-10.13b.30-32
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2'Que provérbio é esse que andais repetindo em Israel: 'Os pais comeram uvas verdes, e os dentes dos filhos ficaram embotados? 3Juro por minha vida - oráculo do Senhor Deus já não haverá quem repita esse provérbio em Israel. 4Todas as vidas me pertencem. Tanto a vida do pai como a vida do filho são minhas. Aquele que pecar, é que deve morrer. 5Se um homem é justo e pratica o direito e a justiça, 6não participa de refeições rituais sobre os montes, não levanta os olhos para os ídolos da casa de Israel, não desonra a mulher do próximo, nem se aproxima da mulher menstruada; 7se não oprime ninguém, devolve o penhor devido, não pratica roubos, dá alimento ao faminto e cobre de vestes o que está nu; 8se não empresta com usura, nem cobra juros, afasta sua mão da injustiça, e julga imparcialmente entre homem e mulher; 9se vive conforme as minhas leis e guarda os meus preceitos, praticando-os fielmente, tal homem é justo e, com certeza, viverá - oráculo do Senhor Deus. 10Mas, se tiver um filho violento e assassino, que pratica uma dessas ações, 11embora o pai não as tenha praticado, e participa de refeições rituais sobre os montes, desonra a mulher do próximo, 12oprime o pobre e o necessitado, pratica a rapina, não devolve o penhor, levanta os olhos para os ídolos, faz coisas abomináveis, 13btal filho de modo algum viverá. Porque fez todas essas coisas abomináveis, com certeza, morrerá; ele é responsável pela sua própria morte. 30Pois bem, vou julgar cada um de vós, ó casa de Israel, segundo a sua conduta - oráculo do Senhor Deus. Arrependei-vos, convertei-vos de todas as vossas transgressões, a fim de não terdes ocasião de cair em pecado. 31Afastai-vos de todos os pecados que praticais. Criai para vós um coração novo e um espírito novo. Por que haveis de morrer, ó casa de Israel? 32Pois eu não sinto prazer na morte de ninguém - oráculo do Senhor Deus. Convertei-vos e vivereis! Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


sexta-feira, 15 de agosto de 2014

19ª Semana Comum Pela Família-Semana Nacional da Família! (Cor Verde) “Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início!” (Mateus 19,8)

Santo do dia 15/08/2014: ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA
ASSUNÇÃO DE NOSSA SENHORA

Não há maior glória do que a que recebeu Maria, escolhida para ser a mãe de Jesus, o filho de Deus. De seu ventre virginal nasceu o Salvador da humanidade. Por isso, Deus lhe reservou a melhor das recompensas. Terminado seu tempo de vida terrestre, Maria foi levada ao céu em corpo e alma. O que a tradição popular diz é que ela nem mesmo morreu, pois Deus queria conservar a integridade do corpo daquela que gerou seu filho. A solenidade da assunção de Maria existe desde os primórdios do catolicismo. O Papa Sérgio I, no ano de 687, a introduziu em Roma com procissão solene até a basílica de Santa Maria Maior. No oriente os festejos são anteriores a essa data. Em 1950 foi solenemente definido dogma pelo Papa Pio XII. Pela importância de sua missão como Mãe de Jesus, Maria não só foi proclamada rainha do céu, quando levada para viver ao lado de Deus, mas proclamada Mãe da Igreja e de todos nós. A festa da assunção de Nossa Senhora é uma das solenidades mais comemoradas pelos católicos.

Oração do dia 15/08/2014

Pai, quero estar sempre em comunhão contigo, pois só tu és Bom. Que eu possa, assim, conhecer a tua vontade e colocá-la em prática, pois este é o caminho da salvação. Amém.

Meditação do dia 15/08/2014

Honra teu pai e tua mãe é o primeiro mandamento, ligado a esta promessa: serás feliz e terás longa vida sobre a terra! (Efésios 6,2-3) 

Leitura do dia 15/08/2014

Ezequiel 16,1-15.60.63
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2'Filho do homem, mostra a Jerusalém suas abominações. 3Dirás: Assim fala o Senhor Deus a Jerusalém: Por tua origem e nascimento és do país de Canaã. Teu pai era um amorreu e tua mãe uma hitita. 4E como foi o teu nascimento? Quando nasceste, não te cortaram o cordão umbilical, não foste banhada em água, nem esfregada com salmoura nem envolvida em faixas. 5Ninguém teve dó de ti, nem te prestou algum desses serviços por compaixão. Ao contrário, no dia em que nasceste, eles te deixaram exposta em campo aberto, porque desprezavam a tua vida. 6Então, eu passei junto de ti e vi que te debatias no próprio sangue. E enquanto estavas em teu sangue, eu te disse: 'Vive!' 7Eu te fiz crescer exuberante como planta silvestre. Tu cresceste e te desenvolveste, e chegaste à puberdade. Teus seios se firmaram e os pelos cresceram; mas estavas inteiramente nua. 8Passando junto de ti, percebi que tinhas chegado à idade do amor. Estendi meu manto sobre ti para cobrir tua nudez. Fiz um juramento, estabelecendo uma aliança contigo  oráculo do Senhor e tu foste minha. 9Banhei-te na água, limpei-te do sangue e ungi-te com perfume. 10Eu te revesti de roupas bordadas, calcei-te com sandálias de fino couro, cingi-te de linho e te cobri de seda. 11Eu te enfeitei de jóias, coloquei braceletes em teu braços e um colar no pescoço. 12Eu te pus um anel no nariz, brincos nas orelhas e uma coroa magnífica na cabeça. 13Estavas enfeitada de ouro e prata, tuas vestimentas eram de linho finíssimo, de seda e de bordados. Eu te nutria com flor de farinha, mel e óleo. Ficaste cada vez mais bela e chegaste à realeza. 14Tua fama se espalhou entre as nações por causa de tua beleza perfeita, devido ao esplendor com que te cobri - oráculo do Senhor. 15Mas puseste tua confiança na beleza e te prostituiste graças à tua fama. E sem pudor te oferecias a qualquer passante. 60Eu, porém, me lembrarei de minha aliança contigo, quando ainda eras jovem, e vou estabelecer contigo uma aliança eterna. 63É para que te recordes e te envergonhes, e na tua confusão não abras mais a boca, quando eu te houver perdoado tudo o que fizeste, - oráculo do Senhor Deus.' Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 15/08/2014

Mateus 19,3-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo: 3Alguns fariseus aproximaram-se de Jesus, e perguntaram, para o tentar: 'É permitido ao homem despedir sua esposa por qualquer motivo?' 4Jesus respondeu: 'Nunca lestes que o Criador, desde o início os fez homem e mulher? 5E disse: 'Por isso, o homem deixará pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e os dois serão uma só carne'? 6De modo que eles já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu, o homem não separe.' 7Os fariseus perguntaram: 'Então, como é que Moisés mandou dar certidão de divórcio e despedir a mulher?' 8Jesus respondeu: 'Moisés permitiu despedir a mulher, por causa da dureza do vosso coração. Mas não foi assim desde o início. 9Por isso, eu vos digo: quem despedir a sua mulher - a não ser em caso de união ilegítima - e se casar com outra, comete adultério.' 10Os discípulos disseram a Jesus: 'Se a situação do homem com a mulher é assim, não vale a pena casar-se.' 11Jesus respondeu: 'Nem todos são capazes de entender isso, a não ser aqueles a quem é concedido. 12Com efeito, existem homens incapazes para o casamento, porque nasceram assim; outros, porque os homens assim os fizeram; outros, ainda, se fizeram incapazes disso por causa do Reino dos Céus. Quem puder entender, entenda.' Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!


quinta-feira, 14 de agosto de 2014

São Maximiliano Kolbe-Semana Nacional da Família! (Cor Vermelha) “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete!” (Mateus 18,22)

Santo do dia 14/08/2014: São Maximiliano Maria Kolbe

São Maximiliano Maria Kolbe
São Maximiliano Maria Kolbe

Raimundo Kolbe nasceu no dia 8 de janeiro de 1894, em Zdunska Wola, na Polônia, numa família de operários profundamente religiosos, que lhe deram pouco conforto material, mas proporcionaram-lhe um ambiente de fé e acolhida da vontade de Deus. Por volta dos nove anos, ajoelhado diante do oratório na modesta casa de seus pais, apareceu-lhe a Virgem Maria, segurando uma flor branca – representando a virgindade – e uma vermelha – simbolizando o martírio – e perguntou-lhe qual preferia; ele, angustiado pela difícil escolha, respondeu: “As duas”. Aos 13 anos, entrou no seminário dos Frades Menores Conventuais e, emitindo sua profissão religiosa, recebeu o nome de Maximiliano Maria. Concluindo os estudos preliminares, foi enviado a Roma para obter doutorado em filosofia e teologia. Em 1917, movido por um incondicional amor a Maria, fundou o movimento de apostolado mariano “Milícia da Imaculada”. A milícia seria uma ferramenta nas mãos da Medianeira Imaculada para a conversão e santificação de muitos. No ano seguinte, 1918, foi ordenado sacerdote e voltou à sua pátria, onde foi designado para lecionar no Seminário Franciscano, em Cracóvia. Então, organizou o primeiro grupo da milícia fora da Itália. Recebendo a permissão de seus superiores para dedicar-se mais à promoção da milícia e desejoso de que muitas almas conhecessem a Deus e amassem a Nossa Senhora, começou a evangelizar através da imprensa escrita. Em 1922, mesmo sem dispor de recursos financeiros, fundou uma revista mensal intitulada “Cavaleiro da Imaculada”, que poucos anos depois chegava à elevada tiragem de um milhão de exemplares. A esta revista seguiram-se outras iniciativas editoriais: uma revista para crianças, “Pequeno Cavaleiro da Imaculada”; uma revista latina para sacerdotes, “Miles Immaculatae”, e um diário que chamou de “Pequeno Jornal”, com 200 mil exemplares. O apostolado da imprensa era seu carisma. Em 1929, fundou o convento chamado “Niepokalanow”, que significa cidade de Maria. Era um verdadeiro recanto de oração e caloroso posto de trabalho para aqueles franciscanos engajados na evangelização através da imprensa. Dois anos depois, atendendo ao pedido do Santo Padre aos religiosos para auxiliar os esforços missionários da Igreja, foi para o Japão e fundou outra cidade da Imaculada, a “Mugenzai no Sono”. Em Nagasaki fundou também a revista “Cavaleiro da Imaculada”, que, apesar do restrito meio católico, alcançou a tiragem de 50 mil exemplares. Desejava ir para a Índia e para os países árabes e, também lá, fundar revistas e jornais que propagassem a devoção à Imaculada, como instrumento de divulgação do Reino. No entanto, teve de retornar à Polônia, como diretor espiritual de Niepokalanow, em 1936. De 1936 a 1939, início da Segunda Grande Guerra, Maximiliano Kolbe redobrou seu zelo no apostolado da imprensa, enquanto se ocupava também da direção do convento e da formação de 200 jovens. No dia 1º de setembro de 1939, as tropas nazistas tomaram a Polônia de surpresa, destruindo qualquer resistência. Os frades foram dispersos e Niepokalanow foi saqueada. Frei Maximiliano e cerca de 40 outros frades foram levados para os campos de concentração. Na celebração da Imaculada Conceição do mesmo ano foram libertos. Para incriminar Frei Maximiliano Maria Kolbe, a Gestapo permitiu uma impressão final do “Cavaleiro da Imaculada”, em dezembro de 1940. No dia 17 de fevereiro de 1941, foi preso e levado à prisão Pawiak, na Varsóvia, e, ao fim de maio do mesmo ano, foi transferido para o campo de extermínio de Auschwitz, perto de Cracóvia. Era um campo de horrores. Lá foram mortos, depois de incríveis sofrimentos, quatro milhões de seres humanos. Os judeus e os padres eram os mais perseguidos. Os judeus tinham o direito de viver duas semanas, e os padres católicos, um mês. Em resposta ao ódio dos guardas da prisão, Frei Maximiliano era obediente e sempre pronto a perdoar. E aconselhava os colegas prisioneiros a confiar na Imaculada, a perdoar, a amar os inimigos e orar pelos perseguidores: “O ódio não é a força criativa; a força criativa é o amor”. Era notado pela generosidade em dar o seu alimento aos outros, apesar dos prejuízos da desnutrição que sofria, e por ir sempre ao fim da fila da enfermaria, apesar da tuberculose aguda que o afligia. Na noite de 3 de agosto de 1941, um prisioneiro escapou com sucesso da mesma seção onde Frei Maximiliano estava detido. Em represália, o comandante ordenou a morte por inanição de 10 prisioneiros, escolhidos aleatoriamente. O sargento Franciszek Gajowniczek, que fora escolhido para morrer, gritou lamentando que nunca mais veria a esposa e os filhos. Então, saiu da fila o prisioneiro nº 16670, pedindo ao comandante o favor de poder substituir aquele pai de família. O comandante perguntou, aos berros, quem era aquele “louco”, e, ao ouvir ser um padre católico, aquiesceu ao pedido. Os 10 prisioneiros, despidos, foram empurrados numa pequena, úmida e totalmente escura cela dos subterrâneos, para morrer de fome. Durante 10 dias Frei Maximiliano conduziu os outros prisioneiros com cânticos e orações, e os consolou um a um na hora da morte. Após esses dias, como ainda estava vivo, recebeu uma injeção letal e partiu para o paraíso. Era o dia 14 de agosto de 1941. O corpo de Maximiliano Kolbe foi cremado e suas cinzas atiradas ao vento. Numa carta, quase prevendo seu fim, escrevera: “Quero ser reduzido a pó pela Imaculada e espalhado pelo vento do mundo”. Ao final da Guerra, começou um movimento pela beatificação do Frei Maximiliano Maria Kolbe, que ocorreu em 17 de outubro de 1971, pelo Papa Paulo VI. Em 1982, na presença de Franciszek Gajowniczek, que sobreviveu aos horrores do campo de concentração, São Maximiliano foi canonizado pelo Papa João Paulo II, como mártir da caridade. Por seu intenso apostolado, é considerado o patrono da imprensa.

Oração do dia 14/08/2014

Pai, purifica meu coração de toda discriminação e de todo preconceito, de modo que eu possa levar os benefícios do Reino a todos os que de mim precisarem. Amém.

Meditação do dia 14/08/2014

Vinde, benditos de meu Pai, diz o Senhor. Em verdade vos digo: tudo o que fizestes ao menor dos meus irmãos, foi a mim que o fizestes! (Mateus 25,34.40)

Leitura do dia 14/08/2014

Ezequiel 12,1-12
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1A palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 2'Filho do homem, estás morando no meio de um povo rebelde. Eles têm olhos para ver e não vêem, ouvidos para ouvir e não ouvem, pois são um povo rebelde. 3Quanto a ti, Filho do homem, prepara para ti uma bagagem de exilado, em pleno dia, à vista deles. Emigrarás do lugar onde estás, à vista deles, para outro lugar. Talvez percebam que são um povo rebelde. 4Deverás tirar a bagagem em pleno dia, à vista deles, como se fosse a bagagem de um exilado. Mas deverás sair à tarde, à vista deles, como quem vai para o exílio. 5É vista deles deverás cavar para ti um buraco no muro, pelo qual sairás; 6deverás carregar a bagagem nas costas e retirá-la no escuro. Deverás cobrir a face para não ver o país, pois eu fiz de ti um sinal para a casa de Israel'. 7Eu fiz assim como me foi ordenado. Tirei a bagagem durante o dia, como se fosse a bagagem de exilado; à tarde, abri com a mão um buraco no muro. Saí ao escuro, carregando a bagagem às costas, diante deles. 8De manhã, a palavra do Senhor foi-me dirigida nestes termos: 9'Filho do homem, não te perguntaram os da casa de Israel, essa gente rebelde, o que estavas fazendo? 10Dize-lhes: Assim fala o Senhor Deus: Este oráculo refere-se ao príncipe de Jerusalém e a toda a casa de Israel que está na cidade. 11Dize: Eu sou um sinal para vós.  Assim como eu fiz, assim será feito com eles: irão cativos para o exílio. 12O príncipe que está no meio deles levará a bagagem às costas e sairá ao escuro. Farão no muro um buraco para sair por ele. O príncipe cobrirá o rosto para não ver com seus olhos o país.  Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 14/08/2014

Mateus 18,21-19,1
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo: 21Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: 'Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?' 22Jesus respondeu: 'Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. 23Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. 24Quando começou o acerto, trouxeram-lhe um que lhe devia uma enorme fortuna. 25Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. 26O empregado, porém, caíu aos pés do patrão, e, prostrado, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei tudo'. 27Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. 28Ao sair dali, aquele empregado encontrou um dos seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: 'Paga o que me deves'. 29O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: 'Dá-me um prazo! e eu te pagarei'. 30Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. 31Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. 32Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: 'Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. 33Não devias tu também, ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?' 34O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. 35É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão.' 19,1Ao terminar estes discursos, Jesus deixou a Galiléia e veio para o território da Judéia além do Jordão. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

19ª Semana Comum Para pedir a caridade-Semana Nacional da Família! (Cor Verde) “Se ele te ouvir, tu ganharás o teu irmão!” (Mateus 18,15)

Santo do dia 13/08/2014: SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO

SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO
SANTO HIPÓLITO E SÃO PONCIANO

Se para muitos essa data lembra um dia de azar, para a Igreja marca um momento histórico muito positivo, em que ela poderia ter vivido uma cisão fatal. Mas acabou encontrando a paz no gesto solidário de dois papas, que abriram mão de seus cargos para que o cristianismo não rachasse irrecuperavelmente. Tudo aconteceu no século III, sob o império de Alexandre Severo, um governante condescendente que, aceitando a diversidade religiosa, não perseguiu os cristãos e permitiu que a Igreja se reorganizasse. Ponciano era descendente da antiga e nobre família dos Calpurni e foi eleito papa em 230. Mas Hipólito, um sacerdote culto, escritor célebre, era também uma pessoa austera e pouco chegada ao perdão. Sua natureza radical fez com que se rebelasse contra a reforma pretendida pelo predecessor papa Calisto. Assim, quando da eleição de Ponciano, uma cisão dividiu o catolicismo e Hipólito acabou por se tornar antipapa. Chegou ao poder então o imperador Maximiano, que retomou a perseguição aos cristãos e, deparando-se com dois chefes da mesma igreja, deportou ambos, condenando-os a trabalhos forçados numa mina da Sardenha. Foi lá que Ponciano e Hipólito se reconciliaram e, para manter a unidade da Igreja de Roma, renunciaram juntos aos seus mandatos. Para acabar com a cisão foi eleito o Papa Antero, de origem grega, que exerceu a função por apenas quarenta dias. A respeito desse episódio, que se perde no tempo, há muitas controvérsias. Alguns registros afirmam que o antipapa dessa época não seria Hipólito e sim um religioso oriental, residente em Roma, também escritor, que teria sido martirizado tempos depois.

Oração do dia 13/08/2014

Pai, seja a simplicidade e a pureza de coração das crianças um exemplo no qual devo inspirar-me para ser fiel a ti. Amém.


Meditação do dia 13/08/2014

Tirarei do vosso peito o coração de pedra, diz o Senhor, e vos darei um coração de carne. Porei o meu espírito no meio de vós: sereis o meu povo, e serei o vosso Deus! (Ezequiel 36,26.27.28)

Leitura do dia 13/08/2014

Ezequiel 9,1-7; 10,18-22
Leitura da Profecia de Ezequiel: 1O Senhor gritou a meus ouvidos, com voz forte: 'Aproxima-se o castigo da cidade! Cada um tenha sua arma destruidora na mão!' 2Então, eu vi seis homens vindo da porta superior, voltada para o norte, cada qual empunhando uma arma de destruição. Entre eles havia um homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba na cintura. Eles foram colocar-se junto do altar de bronze. 3Então a glória do Deus de Israel elevou-se de cima do querubim sobre o qual estava, em direção à soleira do Templo. E chamou o homem vestido de linho, que levava um estojo de escriba à cintura. 4O Senhor disse-lhe: 'Passa pelo meio da cidade, por Jerusalém, e marca com uma cruz na testa os homens que gemem e suspiram por causa de tantos horrores que nela se praticam'. 5E escutei o que ele dizia aos outros: 'Percorrei a cidade atrás dele e matai sem dó nem piedade. 6Matai velhos, jovens e moças, mulheres e crianças, matai a todos, até ao extermínio. Mas não toqueis em nenhum homem sobre quem estiver a cruz. Começai pelo meu santuário'. E eles começaram pelos anciãos que estavam diante do Templo. 7Ele disse-lhe: 'Profanai o Templo, enchei os átrios de cadáveres. Ide.' E eles saíram para matar na cidade! 10,18Então a glória do Senhor saiu da soleira do Templo e parou sobre os querubins. 19Os querubins levantaram suas asas e elevaram-se da terra à minha vista, partindo juntamente com eles as rodas. Eles pararam à entrada da porta oriental do Templo do Senhor, e a glória do Deus de Israel estava em cima deles. 20Eram estes os seres vivos que eu tinha visto debaixo do Deus de Israel, nas margens do rio Cobar, e compreendi que eram querubins. 21Cada um tinha quatro faces e quatro asas, e debaixo das asas, uma forma de mão humana. 22Suas faces eram semelhantes às faces que eu tinha visto junto ao rio Cobar. Cada um seguia em sua frente. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 13/08/2014

Mateus 18,15-20
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, Jesus disse a seus discípulos: 15Se o teu irmão pecar contra ti, vai corrigi-lo, mas em particular, à sós contigo! Se ele te ouvir, tu ganhaste o teu irmão. 16Se ele não te ouvir, toma contigo mais uma ou duas pessoas, para que toda a questão seja decidida sob a palavra de duas ou três testemunhas. 17Se ele não vos der ouvido, dize-o à Igreja. Se nem mesmo à Igreja ele ouvir, seja tratado como se fosse um pagão ou um pecador público. 18Em verdade vos digo, tudo o que ligardes na terra será ligado no céu, e tudo o que desligardes na terra será desligado no céu. 19De novo, eu vos digo: se dois de vós estiverem de acordo na terra sobre qualquer coisa que quiserem pedir, isto vos será concedido por meu Pai que está nos céus. 20Pois onde dois ou três estiverem reunidos em meu nome eu estou ali, no meio deles.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 12 de agosto de 2014

19º Semana Comum-Semana Nacional da Família (Cor Verde) “Não desprezeis nenhum desses pequeninos!” (Mateus 18,10)

Santo do dia 12/08/2014: SANTA BEATRIZ

SANTA BEATRIZ
SANTA BEATRIZ

Beatriz da Silva Menezes era uma jovem bela, amável, inteligente e educada nas virtudes cristãs. Era devota da Imaculada Conceição, a quem tinha como sua padroeira. Recebeu a graça de uma aparição de Nossa Senhora e a incumbência de fundar uma ordem religiosa a ela dedicada. Nasceu no ano de 1424, de nobre família portuguesa, filha de Rui Gomes da Silva e de Isabel de Menezes. Beatriz foi escolhida pela rainha de Castela para ser sua primeira dama de honra, cargo esse que aceitou de bom grado, apesar de achar que a vida no palácio não era compatível com seu jeito de ser e pensar. Tratava-se de um ambiente de luxo e leviandade, mas que em momento nenhum a desviou do amor a Deus. Beatriz gostava do calor humano das pessoas que a rodeavam. A rainha Isabel, porém, começou a cultivar uma grande inveja por aquela jovem que, por sua beleza, despertava a admiração de todos. Mandou que prendessem a jovem numa arca que lhe serviria de túmulo. Mas, obrigada pelas circunstâncias, teve que soltá-la. E qual não foi sua surpresa quando viu que, depois de quatro dias, Beatriz ainda estava viva e muito bem de saúde. Na verdade, a rainha acabou agraciando-a com o prazer da solidão. Segundo narrou depois, foram quatro dias de riquezas espirituais, meditações e visões. Inclusive foi, quando a Imaculada Conceição lhe pediu que fundasse a ordem em seu nome. Depois desse dia, Beatriz cobriu seu rosto com um véu branco por toda a vida. Trinta anos se passaram até que Beatriz conseguiu realizar a missão que a Virgem Maria lhe confiara. Certo dia ela foi visitada por Isabel, filha da rainha. Ao saber dos seus planos de fundar a ordem, ofereceu o palácio, ao lado da igreja de Santa Fé, para que ali pudesse fazer surgir o primeiro mosteiro da Ordem da Imaculada Conceição. Beatriz levou consigo doze jovens. O dia 9 de agosto foi o dia escolhido para tomada de hábito de Beatriz e suas doze companheiras. Porém, dez dias antes Nossa Senhora lhe apareceu e comunicou-lhe de que ela morreria no dia de sua tomada de hábito. Morreu feliz, pois sabia que tinha deixado na terra uma semente, recebida das mãos da Virgem Maria e que germinaria pelos séculos afora.

Oração do dia 12/08/2014

Pai, infunde nos casais cristãos o desejo de experimentarem a santidade do matrimônio, porque tu és a causa e a razão da comunhão que existe entre eles. Amém.

Meditação do dia 12/08/2014

Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca! (Salmos 73,20.19.22.23)

Leitura do dia 12/08/2014

Ezequiel 2,8-3,4
Leitura da Profecia de Ezequiel: Assim fala o Senhor: 8'Quanto a ti, Filho do homem, escuta o que eu te digo: Não sejas rebelde como esse bando de rebeldes. Abre a boca e come o que eu te vou dar'. 9Eu olhei e vi uma mão estendida para mim e, na mão, um livro enrolado. Desenrolou-o diante de mim; estava escrito na frente e no verso e nele havia cantos fúnebres, lamentações e ais. 3,1Ele me disse: 'Filho do homem, come o que tens diante de ti! Come este rolo e vai falar aos filhos de Israel'. 2Eu abri a boca, e ele fez-me comer o rolo. 3Depois disse-me: 'Filho do homem, alimenta teu ventre e sacia as entranhas com este rolo que eu te dou'. Eu o comi, e era doce como mel em minha boca. 4Ele disse-me então: 'Filho do homem, vai! Dirige-te à casa de Israel e fala-lhes com as minhas palavras'. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 12/08/2014

Mateus 18,1-5.10.12-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo: 1Os discípulos aproximaram-se de Jesus e perguntaram: 'Quem é o maior no Reino dos Céus?' 2Jesus chamou uma criança, colocou-a no meio deles 3e disse: 'Em verdade vos digo, se não vos converterdes, e não vos tornardes como crianças, não entrareis no Reino dos Céus. 4Quem se faz pequeno como esta criança, esse é o maior no Reino dos Céus. 5E quem recebe em meu nome uma criança como esta, é a mim que recebe. 10Não desprezeis nenhum desses pequeninos, pois eu vos digo que os seus anjos nos céus vêem sem cessar a face do meu Pai que está nos céus. 12Que vos parece? Se um homem tem cem ovelhas, e uma delas se perde, não deixa ele as noventa e nove nas montanhas, para procurar aquela que se perdeu? 13Em verdade vos digo, se ele a encontrar, ficará mais feliz com ela, do que com as noventa e nove que não se perderam. 14Do mesmo modo, o Pai que está nos céus não deseja que se perca nenhum desses pequeninos. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 11 de agosto de 2014

Santa Clara-Semana Nacional da Família (Cor Branca) “Tal era a aparência visível da glória do Senhor!” (Ezequiel 1,28)

Santo do dia 11/08/2014: Santa Clara

Santa Clara
Santa Clara

Clara nasceu em Assis, no ano 1193, no seio de uma família da nobreza italiana, muito rica, onde possuía de tudo. Porém o que a menina mais queria era seguir os ensinamentos de Francisco de Assis. Aliás, foi Clara a primeira mulher da Igreja a entusiasmar-se com o ideal franciscano. Sua família, entretanto, era contrária à sua resolução de seguir a vida religiosa, mas nada a demoveu do seu propósito. No dia 18 de março de 1212, aos dezenove anos de idade, fugiu de casa e, humilde, apresentou-se na igreja de Santa Maria dos Anjos, onde era aguardada por Francisco e seus frades. Ele, então, cortou-lhe o cabelo, pediu que vestisse um modesto hábito de lã e pronunciasse os votos perpétuos de pobreza, castidade e obediência. Depois disso, Clara, a conselho de Francisco, ingressou no Mosteiro beneditino de São Paulo das Abadessas, para ir se familiarizando com a vida em comum. Pouco depois foi para a Ermida de Santo Ângelo de Panço, onde Inês, sua irmã de sangue, juntou-se a ela. Pouco tempo depois, Francisco levou-as para o humilde Convento de São Damião, destinado à Ordem Segunda Franciscana, das monjas. Em agosto, quando ingressou Pacífica de Guelfúcio, Francisco deu às irmãs sua primeira forma de vida religiosa. Elas, primeiramente, foram chamadas de "Damianitas", depois, como Clara escolheu, de "Damas Pobres", e finalmente, como sempre serão chamadas, de "Clarissas". Em 1216, sempre orientada por Francisco, Clara aceitou para a sua Ordem as regras beneditinas e o título de abadessa. Mas conseguiu o "privilégio da pobreza" do papa Inocêncio III, mantendo, assim, o carisma franciscano. O testemunho de fé de Clara foi tão grande que sua mãe, Ortolana, e mais uma de suas irmãs, Beatriz, abandonaram seus ricos palácios e foram viver ao seu lado, ingressando também na nova Ordem fundada por ela. A partir de 1224, Clara adoeceu e, aos poucos, foi definhando. Em 1226, Francisco de Assis morreu e Clara teve visões projetadas na parede da sua pequena cela. Lá, via Francisco e os ritos das solenidades do seu funeral que estavam acontecendo na igreja. Anteriormente, tivera esse mesmo tipo de visão numa noite de Natal, quando viu, projetado, o presépio e pôde assistir ao santo ofício que se desenvolvia na igreja de Santa Maria dos Anjos. Por essas visões, que pareciam filmes projetados numa tela, santa Clara é considerada Padroeira da Televisão e de todos os seus profissionais. Depois da morte de são Francisco, Clara viveu mais vinte e sete anos, dando continuidade à obra que aprendera e iniciara com ele. Outro feito de Clara ocorreu em 1240, quando, portando nas mãos o Santíssimo Sacramento, defendeu a cidade de Assis do ataque do exercito dos turcos muçulmanos. No dia 11 de agosto de 1253, algumas horas antes de morrer, Clara recebeu das mãos de um enviado do papa Inocêncio IV a aguardada bula de aprovação canônica, deixando, assim, as sua "irmãs clarissas" asseguradas. Dois anos após sua morte, o papa Alexandre IV proclamou santa Clara de Assis.

Oração do dia 11/08/2014

Pai, predispõe meu coração para o perdão, e que eu esteja sempre disposto a perdoar e a querer viver reconciliado com meu semelhante. Amém.

Meditação do dia 11/08/2014

Exultemos de alegria, pois o Senhor do universo amou esta virgem santa e gloriosa!

Leitura do dia 11/08/2014

Ezequiel 1,2-5.24-28c
Leitura da Profecia de Ezequiel: 2No dia cinco do mês - esse era o quinto ano do exílio do rei Joaquim 3a palavra do Senhor foi dirigida a Ezequiel, filho do sacerdote Buzi, na terra dos caldeus, junto ao rio Cobar. Foi ali que a mão do Senhor esteve sobre ele. 4Eu vi que um vento impetuoso vinha do norte, uma grande nuvem envolta em claridade e relâmpagos; no meio brilhava algo como se fosse ouro incandescente. 5No centro aparecia a figura de quatro seres vivos. Este era o seu aspecto: cada um tinha a figura de homem. 24E eu ouvi o rumor de suas asas: Era como um estrondo de muitas águas, como a voz do Poderoso. Quando se moviam, o seu ruído era como o barulho de um acampamento; quando paravam, eles deixavam pender as asas. 25O ruído vinha de cima do firmamento, que estava sobre suas cabeças. 26Acima do firmamento que estava sobre as cabeças, havia algo parecido com safira, uma espécie de trono, e sobre essa espécie de trono, bem no alto, uma figura com aparência humana. 27E eu vi como que um brilho de ouro incandescente, envolvendo essa figura como se fosse fogo, acima daquilo que parecia ser a cintura; abaixo daquilo que parecia ser a cintura, vi algo como fogo e, em sua volta, um círculo luminoso. 28cEsse círculo luminoso tinha o mesmo aspecto do arco-íris, que se forma nas nuvens em dia de chuva. Tal era a aparência visível da glória do Senhor. Ao vê-la, caí com o rosto no chão.  Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 11/08/2014

Mateus 17,22-27
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo São Mateus: Naquele tempo: 22Quando Jesus e os seus discípulos estavam reunidos na Galiléia, ele lhes disse: 'O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens. 23Eles o matarão, mas no terceiro dia ele ressuscitará.' E os discípulos ficaram muito tristes. 24Quando chegaram a Cafarnaum, os cobradores do imposto do Templo aproximaram-se de Pedro e perguntaram: 'O vosso mestre não paga o imposto do Templo?' 25Pedro respondeu: 'Sim, paga.' Ao entrar em casa, Jesus adiantou-se, e perguntou: 'Simão, que te parece: Os reis da terra cobram impostos ou taxas de quem: dos filhos ou dos estranhos?' 26Pedro respondeu: 'Dos estranhos!' Então Jesus disse: 'Logo os filhos são livres. 27Mas, para não escandalizar essa gente, vai ao mar, lança o anzol, e abre a boca do primeiro peixe que tu pescares. Ali tu encontrarás uma moeda; pega então a moeda e vai entregá-la a eles, por mim e por ti.' Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

domingo, 10 de agosto de 2014

Santa Clara (Cor Branca)- Um povo seguro da presença do Senhor! Dia dos Pais – Vocação da Família “Manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água!” (Mateus 14,28)

Santo do dia 10/08/2014: S. Lourenço

S. Lourenço
S. Lourenço

Hoje comemoramos o Mártir São Lourenço cuja imagem muito divulgada por escritores bem próximos dele (como Prudêncio), nos é familiar no gesto, fixado pelos afrescos do B. Angélico na capela vaticana do Papa Nicolau V, de distribuir aos pobres as coletas dos cristãos de Roma. Lourenço foi um dos sete primeiros diáconos da Igreja romana, ordenado pelo Papa Sisto II, era o arcediacono da comunidade dos diáconos romanos. Quando da perseguição de Valeriano, o próprio pontífice, preso e conduzido ao martírio, deu ao diácono o encargo de distribuir tudo o que tinha aos pobres. Mais quando o imperador impôs a Lourenço entregar-lhe os tesouros dos quais ouviu falar, ele reuniu diante de Valeriano um grupo de indigentes exclamando. "Eis aqui os nossos tesouros, que nunca diminuem, e podem ser encontrados em toda parte". Indignado, o governador condenou-o a um suplício especialmente cruel. São Lourenço sofreu o martírio a 10 de agosto do ano 258, tendo sido amarrado e colocado sobre um braseiro ardente, foi assado vivo e lentamente, tendo ainda encontrado coragem de fazer uma piada: "Vira-me, dizia ao carrasco, que já estou bem assado deste lado... Agora está bom. Podes comer!... E este heroico testemunho de fé prestado pelo mártir, foi relembrado pelo Papa Dâmaso que admirava as virtudes do mártir glorioso, e edificou-lhe a segunda Igreja, sobre as ruínas do teatro de Pompeu. A cidade de Roma por gratidão ao mártir São Lourenço dedicou-lhe trinta e quatro Igrejas, sendo a primeira no lugar do martírio. São Lourenço, rogai por nós.

Oração do dia 10/08/2014

Senhor Jesus, a vida jorrou abundante de tua fidelidade até à morte de cruz. Possa eu beneficiar-me desta plenitude de vida. Amém.

Meditação do dia 10/08/2014

Considerai, Senhor, vossa aliança, e não abandoneis para sempre o vosso povo. Levantai-vos, Senhor, defendei vossa causa, e não desprezeis o clamor de quem vos busca!

Leitura do dia 10/08/2014

1ª Leitura
1Reis 19,9a.11-13a
Leitura do Primeiro Livro dos Reis: Naqueles dias, ao chegar a Horeb, o monte de Deus, 9ao profeta Elias, entrou numa gruta, onde passou a noite. E eis que a palavra do Senhor lhe foi dirigida nestes termos: 11'Sai e permanece sobre o monte diante do Senhor, porque o Senhor vai passar'. Antes do Senhor, porém, veio um vento impetuoso e forte, que desfazia as montanhas e quebrava os rochedos. Mas o Senhor não estava no vento. Depois do vento houve um terremoto. Mas o Senhor não estava no terremoto. 12Passado o terremoto, veio um fogo. Mas o Senhor não estava no fogo. E depois do fogo ouviu-se um murmúrio de uma leve brisa. 13aOuvindo isto, Elias cobriu o rosto com o manto, saiu e pôs-se à entrada da gruta. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

2ª Leitura
Romanos 9,1-5
Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos: 1Não estou mentindo, mas, em Cristo, digo a verdade, apoiado no testemunho do Espírito Santo e da minha consciência. 2Tenho no coração uma grande tristeza e uma dor contínua, 3a ponto de desejar ser eu mesmo segregado por Cristo em favor de meus irmãos, os de minha raça. 4Eles são israelitas. A eles pertencem a filiação adotiva, a glória, as alianças, as leis, o culto, as promessas 5e também os patriarcas. Deles é que descende, quanto à sua humanidade, Cristo, o qual está acima de todos, Deus bendito para sempre! Amém! Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!


Evangelho do dia 10/08/2014

Mateus 14,22-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Depois da multiplicação dos pães, 22Jesus mandou que os discípulos entrassem na barca e seguissem, à sua frente, para o outro lado do mar, enquanto ele despediria as multidões. 23Depois de despedi-las, Jesus subiu ao monte, para orar a sós. A noite chegou, e Jesus continuava ali, sozinho. 24A barca, porém, já longe da terra, era agitada pelas ondas, pois o vento era contrário. 25Pelas três horas da manhã, Jesus veio até os discípulos, andando sobre o mar. 26Quando os discípulos o avistaram, andando sobre o mar, ficaram apavorados, e disseram: 'É um fantasma'. E gritaram de medo. 27Jesus, porém, logo lhes disse: 'Coragem! Sou eu. Não tenhais medo!' 28Então Pedro lhe disse: 'Senhor, se és tu, manda-me ir ao teu encontro, caminhando sobre a água.' 29E Jesus respondeu: 'Vem!' Pedro desceu da barca e começou a andar sobre a água, em direção a Jesus. 30Mas, quando sentiu o vento, ficou com medo e começando a afundar, gritou: 'Senhor, salva-me!' 31Jesus logo estendeu a mão, segurou Pedro, e lhe disse: 'Homem fraco na fé, por que duvidaste?' 32Assim que subiram no barco, o vento se acalmou. 33Os que estavam no barco, prostraram-se diante dele, dizendo: 'Verdadeiramente, tu és o Filho de Deus!' Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!