sábado, 17 de setembro de 2011

São Roberto Belarmino

Nascido em Montepulciano, no ano de 1542, São Roberto ingressou na Companhia de Jesus em 1560 e logo depois assumiu os estudos teológicos em Pádua e Lovaina, tornando-se titular na cadeira de apologética na Universidade Gregoriana. Em 1599 foi eleito cardeal e arcebispo de Cápua. A sua figura singular foi muito discutida durante a Reforma Católica. O seu empenho maior, foi difundir a doutrina da Igreja durante o Concilio de Trento. Possuidor de uma erudição vastíssima, escreve várias obras, entre elas: “Controvérsias”, que trata belissimamente a doutrina Católica e “Catecismo”, que descreve a doutrina cristã em forma popular e que se tornou a sua obra-prima, conhecida no mundo inteiro. Morreu em Roma, em 17 de setembro de 1621. Logo em seguida foi iniciado seu processo de beatificação que o consagrou doutor da Igreja, bem-aventurado e santo.

Oração do dia 17/09/2011

Senhor, por bondade chamastes-me para o reino, e esperais que eu tudo faça para o levar também a outros. Sei que, se me enviais, ireis dar-me as aptidões necessárias para a tarefa. Ajudai-me a lançar as sementes em todos os sulcos dos ambientes em que vivo. Que eu o faça com esperança e otimismo, sabendo que mais cedo ou mais tarde as sementes brotarão e virá a colheita. Amém.

Deus nos fala

O cristão guarda sua fé, amando o Cristo em seu corpo que é a Igreja, pois sem Ele não somos nem povo nem Igreja. Somos sementes do Reino e, como Igreja, semeamos com palavras, gestos e atitudes a verdade do Reino.

Leitura do dia 17/09/2011

1 Timóteo 6,13-16

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo: Caríssimo, diante de Deus, que dá a vida a todas as coisas, e de Cristo Jesus, que deu o bom testemunho da verdade perante Pôncio Pilatos, eu te ordeno: guarda o teu mandato íntegro e sem mancha até a manifestação gloriosa de nosso Senhor Jesus Cristo. Esta manifestação será feita no tempo oportuno pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores, o único que possui a imortalidade e que habita numa luz inacessível, que nenhum homem viu, nem pode ver. A ele, honra e poder eterno. Amém. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 17/09/2011

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, reuniu-se uma grande multidão, e de todas as cidades iam ter com Jesus. Então ele contou esta parábola: “O semeador saiu para semear a sua semente. Enquanto semeava, uma parte caiu à beira do caminho; foi pisada e os pássaros do céu a comeram. Outra parte caiu sobre pedras; brotou e secou, porque não havia umidade. Outra parte caiu no meio de espinhos; os espinhos cresceram juntos, e a sufocaram. Outra parte caiu em terra boa; brotou e deu fruto, cem por um”. Dizendo isso, Jesus exclamou: “Quem tem ouvidos para ouvir ouça”. Os discípulos lhe perguntaram o significado dessa parábola. Jesus respondeu: “A vós foi dado conhecer os mistérios do Reino de Deus. Mas aos outros, só por meio de parábolas, para que olhando não vejam, e ouvindo não compreendam”. A parábola quer dizer o seguinte: A semente é a Palavra de Deus. Os que estão à beira do caminho são aqueles que ouviram, mas, depois, vem o diabo e tira a Palavra do coração deles, para que não acreditem e não se salvem. Os que estão sobre a pedra são aqueles que, ouvindo, acolhem a Palavra com alegria. Mas eles não têm raiz: por um momento acreditam; mas na hora da tentação voltam atrás. Aquilo que caiu entre os espinhos são os que ouvem, mas, com o passar do tempo são sufocados pelas preocupações, pela riqueza e pelos prazeres da vida, e não chegam a amadurecer. E o que caiu em terra boa são aqueles que, ouvindo com um coração bom e generoso, conservam a Palavra, e dão fruto na perseverança. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 16 de setembro de 2011

São Cipriano e São Cornélio











Eleito papa em 251, depois da perseguição do Imperador Décio, São Cornélio lutou intensamente contra o cisma de Novaciano. Foi perseguido e acusado de ser cúmplice na readmissão de apóstatas. Eram considerados apóstatas, aqueles que abandonavam a sua religião por temer as implicações das perseguições. São Cornélio recebeu o apoio oficial de São Cipriano bispo de Cartago que o ajudou a restabelecer sua autoridade papal. Mas é destituído do cargo e é mandado por ordem do Imperador Galo à cidade de Civitavecchia, aonde vem a falecer. Os seus restos mortais foram levados para Roma e sepultados no cemitério de São Calisto.

Oração do dia 16/09/2011

Senhor, fico incomodado com o exemplo dessas mulheres que colocavam seus bens a serviço do evangelho. E mais ainda com o exemplo de Jesus e seus apóstolos que deixaram suas casas, seus barcos, seus guichês e suas bancadas de trabalho. Ajudai-me a descobrir o que ainda posso fazer pela propagação do evangelho. E dai-me a coragem para fazer o que for necessário. Amém.

Deus nos fala

A Palavra é para ser vivida com intensidade, assim ela nos transformará e nos tornará humildes. Ela não é para buscar fama e poder. Homens e mulheres que aceitaram a Palavra redentora seguem bem de perto o Cristo, Palavra viva do Pai.

Leitura do dia 16/09/2011

1 Timóteo 6,2c-12

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo: Caríssimo, ensina e recomenda estas coisas. Quem ensina doutrina estranhas e discorda das palavras salutares de nosso Senhor Jesus Cristo e da doutrina conforme à piedade, é um obcecado pelo orgulho, um ignorante que morbidamente se compraz em questões e discussões de palavras. Daí é que nascem invejas, contendas, insultos, suspeitas, porfias de homens com mente corrompida e privados da verdade, que fazem da piedade assunto de lucro. Sem dúvida, grande fonte de lucro é a piedade, mas quando acompanhada do espírito de desprendimento. Porque nada trouxemos ao mundo como tampouco nada poderemos levar. Tendo alimento e vestuário, fiquemos satisfeitos.Os que desejam enriquecer caem em tentação e armadilhas, em muitos desejos loucos e perniciosos que afundam os homens na perdição e na ruína, porque a raiz de todos os males é a cobiça do dinheiro. Por se terem deixado levar por ela, muitos se extraviaram da fé e se atormentam a si mesmos com muitos sofrimentos. Tu que és um homem de Deus, foge das coisas perversas, procura a justiça, a piedade, a fé, o amor, a firmeza, a mansidão. Combate o bom combate da fé, conquista a vida eterna, para a qual foste chamado e pela qual fizeste tua nobre profissão de fé diante de muitas testemunhas. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 16/09/2011

Lucas 8,1-3

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, Jesus andava por cidades e povoados, pregando e anunciando a Boa Nova do Reino de Deus. Os doze iam com ele; e também algumas mulheres que haviam sido curadas de maus espíritos e doenças: Maria, chamada Madalena, da qual tinham saído sete demônios; Joana, mulher de Cuza, alto funcionário de Herodes; Susana, e várias outras mulheres que ajudavam a Jesus e aos discípulos com os bens que possuíam. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Nossa Senhora das Dores

Neste dia somos convidados a rever a dolorosa trajetória de Jesus a caminho da crucificacão, também chamada Via-Crucis. Descrita nos Evangelhos, a Via-Crucis narra também a participação comovente de Maria, no percurso de sofrimento de seu filho a caminho da morte até a glória da sua ressurreição. Na sexta-feira da paixão acontece um encontro muito triste, entre Maria e seu filho Jesus, que é açoitado, torturado e exposto à humilhação pública. Com a coroa de espinhos em sua cabeça, Jesus arrastava a sua pesada cruz até o calvário, para lá ser crucificado. E Maria ,que ao assistir a essa cena se compunge, de dor e sofrimento, perdendo as forças e caindo ao chão. Reanimando-se Maria acompanha o filho e permanece ao pé da cruz até a morte de Jesus.

Oração do dia 15/09/2011

Senhor, fazei-me atento, pronto a escutar o que me dizeis, principalmente quando me falais pela palavra de meus irmãos e pelos acontecimentos da vida do dia a dia. Afastai-me do orgulho de pensar que estou sempre certo e tudo sei. Dai-me abertura de coração, para que meus irmãos não tenham medo de me dizer o que preciso ouvir, e que nunca ache que estão exagerando. Amém.

Deus nos fala

Jesus foi obediente ao Pai até o fim, e Maria também. Toda missão assumida com ardor é bela, profunda e tão significativa, e produz frutos abundantes para o Reino. Quem é fiel permanece em pé, mesmo diante da dor e do sofrimento.

Leitura do dia 15/09/2011

Hebreus 5,7-9

Leitura da Carta aos Hebreus.

Cristo, nos dias de sua vida terrestre, dirigiu preces e súplicas, com forte clamor e lágrimas, àquele que era capaz de salvá-lo da morte. E foi atendido, por causa de sua entrega a Deus. Mesmo sendo Filho, aprendeu o que significa a obediência a Deus por aquilo que ele sofreu. Mas, na consumação de sua vida, tornou-se causa de salvação eterna para todos os que lhe obedecem. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 15/09/2011

Lucas 2,33-35)

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, o pai e a mãe de Jesus estavam admirados com o que diziam a respeito dele. Simeão os abençoou e disse a Maria, a mãe de Jesus: “Este menino vai ser causa tanto de queda como de reerguimento para muitos em Israel. Ele será um sinal de contradição. Assim serão revelados os pensamentos de muitos corações. Quanto a ti, uma espada te traspassará a alma”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

Evangelho

Jo 19,25-27

Naquele tempo, perto da cruz de Jesus, estavam de pé a sua mãe, a irmã da sua mãe, Maria de Cléofas, e Maria Madalena. Jesus, ao ver sua mãe e, ao lado dela, o discípulo que ele amava, disse à mãe: “Mulher, este é o teu filho”. Depois disse ao discípulo: “Esta é a tua mãe”. Daquela hora em diante, o discípulo a acolheu consigo. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor.

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Exaltação da Santa Cruz

A celebração de hoje comemora a Santa Cruz, que foi festejada pela primeira vez em 335, na própria Jerusalém. Esta festa relembra a construção de duas basílicas muito importantes: Martyrium ou Ad Crucem (erguida no Monte do Gólgota) e Anástasis, que significa Basílica da Ressurreição, onde ocorreu a morte e a ressurreição de Cristo. Essas basílicas foram construídas por Constantino, para a exaltação da Cruz de Cristo. Roubada pelos persas foi recuperada pelo Imperador Heráclio que a levou às costas, desde Tiberíades até Jerusalém O patriarca Zacarias recebeu-a de volta no dia 3 de maio de 630. Depois disso a festa da Santa Cruz passou a ser celebrada também no Ocidente, relembrando o triunfo de Jesus que venceu a morte e ressuscitou com o poder de Deus.

Oração do dia 14/09/2011

Senhor Jesus, creio que sois meu único Salvador, o único que me pode dar a vida na verdade, na justiça e no amor. Eu vos amo, e quero que ocupeis o primeiro lugar em minha vida; confio em vosso poder e em vossa bondade; espero tranqüilo o cumprimento de vossas promessas, porque sois meu Deus fiel e poderoso. Ajudai-me a caminhar na vida tendo meus olhos fixos em vós. Amém.

Deus nos fala

Na mesma confiança do povo hebreu, contemplamos a cruz de Cristo e temos certeza da salvação e da vida. O Cristo esvaziou-se de si mesmo, para fazer transbordar em nós seu amor e sua misericórdia. Viver no Cristo é ter a certeza da vida, é nascer de novo, é ser salvo por Ele.

Leitura do dia 14/09/2011

Números 21,4b-9

Leitura do Livro dos Números.

Naqueles dias, os filhos de Israel partiram do monte Hor, pelo caminho que leva ao mar Vermelho, para contornarem o país de Edom. Durante a viagem o povo começou a impacientar-se, e se pôs a falar contra Deus e contra Moisés, dizendo: “Por que nos fizestes sair do Egito para morrermos no deserto? Não há pão, falta água, e já estamos com nojo desse alimento miserável”. Então o Senhor mandou contra o povo serpentes venenosas, que os mordiam; e morreu muita gente em Israel. O povo foi ter com Moisés e disse: “Pecamos, falando contra o Senhor e contra ti. Roga ao Senhor que afaste de nós as serpentes”. Moisés intercedeu pelo povo, e o Senhor respondeu: “Faze uma serpente de bronze e coloca-a como sinal sobre uma haste; aquele que for mordido e olhar para ela viverá”. Moisés fez, pois, uma serpente de bronze e colocou-a como sinal sobre uma haste. Quando alguém era mordido por uma serpente, e olhava para a serpente de bronze, ficava curado. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus!

Evangelho do dia 14/09/2011

João 3,13-17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: Naquele tempo, disse Jesus a Nicodemos: “Ninguém subiu ao céu, a não ser aquele que desceu do céu, o Filho do Homem. Do mesmo modo como Moisés levantou a serpente no deserto, assim é necessário que o Filho do Homem seja levantado, para que todos os que nele crerem tenham a vida eterna. Pois Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho unigênito, para que não morra todo o que nele crer, mas tenha a vida eterna. De fato, Deus não enviou o seu Filho ao mundo para condenar o mundo, mas para que o mundo seja salvo por ele”. Palavra da Salvação.

— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 13 de setembro de 2011

São João Crisóstomo

São João Crisóstomo nasceu na Antioquia, provavelmente em 349, recebendo de sua mãe, Antusa, o incentivo aos primeiros passos para a vida monástica. Ainda jovem, sua mãe morreu e ele decidiu então se retirar ao deserto dedicando-se a uma vida ascética e de oração. De volta à cidade, recebeu o convite para se tornar diácono, dedicando cinco anos à preparação do seu sacerdócio e aos caminhos de sua pregação. Crisóstomo, que significa “boca de ouro” (apelido dado a João de Antioquia pelos bizantinos, três séculos depois) foi chamado para substituir o patriarca Netário, na prestigiosa cátedra de Constantinopla. João desenvolveu um belo trabalho pastoral, que torna patente seu ideal de fé; com evangelização rural; construção de hospitais; execução de procissões antiarianas (arianismo:- doutrina, que negava a igualdade substancial de Cristo e o Pai, proposto pelo monge alexandrino Ário) sob a proteção da polícia imperial; discursos em que recriminava e castigava os vícios e as friezas; severas advertências aos monges indolentes e tantas outras pregações que suscitavam admiração ou ódio. João defendia fortemente suas idéias e isso às vezes implicava em conflitos. Em um desses desentendimentos foi deposto por bispos comandados por Teófilo. Passou então o restante de sua vida em exílio, vindo a morrer em 14 de setembro de 407. Deixou vários escritos, em especial um livro, que é considerado a sua obra prima: “Sobre o sacerdócio”, que trata da espiritualidade sacerdotal.

Oração do dia 13/09/2011

Senhor, bendito seja vosso amor imenso para conosco, adoro vossa incondicional bondade. Agradeço tanto cuidado comigo, tantas graças e tantas ajudas. Creio em vosso poder e em vosso amor. Confio em vós. Sei que me socorreis antes mesmo de eu perceber minha necessidade. Não permitais que me esqueça de vós, e dai-me a graça de sempre recorrer a vós pela oração. Amém.

Deus nos fala

Todo ministério ordenado deve ser vivido com autenticidade, pois nele é manifestado ao mundo o mistério salvífico de Cristo. Jesus é o vencedor da morte e nele revela-se a ação de Deus que salva.

Leitura do dia 13/09/2011

1 Timóteo 3,1-13

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo. Caríssimo, eis uma palavra verdadeira: quem aspira ao episcopado, saiba que está desejando uma função sublime. Porque o bispo tem o dever de ser irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, modesto, hospitaleiro, capaz de ensinar. Não deve ser dado a bebidas nem violento, mas condescendente, pacífico, desinteressado. Deve saber governar bem sua casa, educar os filhos na obediência e castidade. Pois, quem não sabe governar a própria casa, como governará a Igreja de Deus? Não pode ser um recém-convertido para não acontecer que, ofuscado pela vaidade, venha a cair na mesma condenação que o demônio. Importa também que goze de boa consideração da parte dos de fora para que não se exponha à infâmia e caia nas armadilhas do diabo. Do mesmo modo os diáconos devem ser pessoas de respeito, homens de palavra, não inclinados à bebida, nem a lucro vergonhoso. Possuam o mistério da fé junto com uma consciência limpa. Antes de receber o cargo sejam examinados; se forem considerados dignos, poderão exercer o ministério. Também as mulheres devem ser honradas sem difamação, mas sóbrias e fiéis em tudo. Os diáconos sejam maridos de uma só mulher, e saibam dirigir bem os seus filhos e a sua própria casa. Pois os que exercem bem o ministério, recebem uma posição de estima e muita liberdade para falar da fé em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.

— Graças a Deus.

Evangelho do dia 13/09/2011

Lucas 7,11-17

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, Jesus dirigiu-se a uma cidade chamada Naim. Com ele iam seus discípulos e uma grande multidão. Quando chegou à porta da cidade, eis que levavam um defunto, filho único; e sua mãe era viúva. Grande multidão da cidade a acompanhava. Ao vê-la, o Senhor sentiu compaixão para com ela e lhe disse: “Não chores!” Aproximou-se, tocou o caixão, e os que o carregavam pararam. Então, Jesus disse: “Jovem, eu te ordeno, levanta-te!” O que estava morto sentou-se e começou a falar. E Jesus o entregou à sua mãe. Todos ficaram com muito medo e glorificavam a Deus, dizendo: “Um grande profeta apareceu entre nós e Deus veio visitar o seu povo”. E a notícia do fato espalhou-se pela Judéia inteira e por toda a redondeza. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Santa Maria Vitória Fornari

A Itália foi palco para esta santa, que nasceu em Gênova, em 1562. Ainda jovem, assumiu o matrimônio com um genovês de nome Strata; um homem, sensato, respeitador, compreensivo e temente a Deus. Tiveram seis filhos, sendo quatro meninas e dois meninos. Esta família inteira dedicou-se ao culto eclesiástico. Maria Vitória ficou viúva aos vinte e cinco anos e passou então a dedicar sua vida a Deus. Em 1604 fundou a Ordem das Anunciadas Celestes. Tornou-se a primeira superiora da Ordem, mas o que realmente gostava de fazer era tratar dos pobres e dos humildes da comunidade. Santa Maria. Vitória tudo fazia para o bem estar da sua comunidade, provando assim ser uma mulher santa e virtuosa.

Oração do dia 12/09/2011

Senhor Jesus, creio em vós e em vosso poder para me salvar do pecado e fazer-me feliz. Aumentai minha fé e minha confiança em vós. Reconheço que preciso de vós, dependo de vós em tudo, em minha vida temporal e na espiritual. Não mereço vossa ajuda. Por isso apelo para vossa imensa bondade. Entrego-me confiante a vós, que me amais muito mais do que mereço. Amém.

Deus nos fala

1Jo 4,18

No amor não há temor, pois o amor perfeito joga fora o temor. Temor supões castigo, e quem teme não é perfeito no amor.

Leitura do dia 12/09/2011

1 Timóteo 2,1-8

Leitura da Primeira Carta de São Paulo a Timóteo: Caríssimo, antes de tudo, recomendo que se façam preces e orações, súplicas e ações de graças, por todos os homens; pelos que governam e por todos que ocupam altos cargos, a fim de que possamos levar uma vida tranqüila e serena, com toda a piedade e dignidade. Isto é bom e agradável a Deus, nosso Salvador; ele quer que todos os homens sejam salvos e cheguem ao conhecimento da verdade. Pois há um só Deus, e um só mediador entre Deus e os homens: o homem Cristo Jesus, que se entregou em resgate por todos. Este é o testemunho dado no tempo estabelecido por Deus, e para este testemunho eu fui designado pregador e apóstolo e – falo a verdade, não minto –, mestre das nações pagãs na fé e na verdade. Quero, portanto, que em todo o lugar os homens façam a oração, erguendo mãos santas, sem ira e sem discussões. Palavra do Senhor.

- Graças a Deus.

Evangelho do dia 12/09/2011

Lucas 7,1-10

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, quando acabou de falar ao povo que o escutava, Jesus entrou em Cafarnaum. Havia lá um oficial romano que tinha um empregado a quem estimava muito, e que estava doente, à beira da morte. O oficial ouviu falar de Jesus e enviou alguns anciãos dos judeus, para pedirem que Jesus viesse salvar seu empregado. Chegando onde Jesus estava, pediram-lhe com insistência: “O oficial merece que lhe faças este favor, porque ele estima o nosso povo. Ele até nos construiu uma sinagoga”. Então Jesus pôs-se a caminho com eles. Porém, quando já estava perto da casa, o oficial mandou alguns amigos dizerem a Jesus: “Senhor, não te incomodes, pois não sou digno de que entres em minha casa. Nem mesmo me achei digno de ir pessoalmente a teu encontro. Mas ordena com a tua palavra, e o meu empregado ficará curado. Eu também estou debaixo de autoridade, mas tenho soldados que obedecem às minhas ordens. Se ordeno a um: ‘Vai!’, ele vai; e a outro: ‘Vem!’, ele vem; e ao meu empregado ‘Faze isto!’, e ele o faz’”. Ouvindo isso, Jesus ficou admirado. Virou-se para a multidão que o seguia, e disse: “Eu vos declaro que nem mesmo em Israel encontrei tamanha fé”. Os mensageiros voltaram para a casa do oficial e encontraram o empregado em perfeita saúde. Palavra da Salvação.

- Glória a vós, Senhor.

domingo, 11 de setembro de 2011

Para meditar

 Todo aquele que é gerado por Deus vence o mundo. E esta é a vitória que vence o mundo: a nossa Fé”
1 Jo 5,4

São João Gabriel Perboyre

Nascido em Mongesty, França, a 06 de janeiro de 1802, era filho de camponeses, tendo mais dois irmãos e duas irmãs. O bem-aventurado João Gabriel uma vida difícil e conturbada, mas mesmo no meio de tanto sofrimento, nunca vacilou nem lhe faltou a virtude da Esperança em Nosso Senhor Jesus Cristo. Iniciou sua vida religiosa em 1820, ingressando na ordem dos lazaristas de Montauban e recebendo o sacerdócio cinco anos depois. Foi enviado em missão à China, vivendo em Honan e depois em Hu-Pé, demonstrando a sua fé e crença. O bem-aventurado João Gabriel Perboyre, sofreu a amargura da cadeia e diversas formas de torturas cruéis. Por fim foi crucificado em 1840.

Oração do dia 11/09/2011

Senhor, reconheço minhas quedas e meus pecados. Muitas vezes e de muitos modos eu vos abandonei. Vós, porém, jamais me abandonastes, mas sempre me procurastes e atraístes para que a vós eu voltasse. Agradeço tanta bondade e tanta misericórdia comigo. Mas, Senhor, apesar de perdoado tantas vezes, ainda tenho dificuldade em perdoar meus irmãos, pelos quais me julgo prejudicado ou ofendido. Mudai meu coração, dai-me a graça de perdoar. Curai minhas mágoas, acalmai meus sentimentos, fazei que o amor acabe vencendo em mim. Hoje quero pedir por todos que de um jeito ou de outro me ofenderam ou fizeram sofrer. Tocai também o coração deles, para que também me perdoem, e assim reconciliados possamos estar sempre entre vossos filhos. Amém.

Deus nos fala

Deus pede que também sejamos misericordiosos, se quisermos para nós o perdão divino. Esse é o caminho para a perfeição: não devemos levar em conta as ofensas feitas contra nós. Somos convidados a viver e morrer com Cristo, pois é Ele quem nos salva.

Leitura do dia 11/09/2011

Primeira Leitura

Eclesiástico 27,33—28,9

Leitura do Livro do Eclesiástico:

O rancor e a raiva são coisas detestáveis; até o pecador procura dominá-las. Quem se vingar encontrará a vingança do Senhor, que pedirá severas contas dos seus pecados. Perdoa a injustiça cometida por teu próximo; assim, quando orares, teus pecados serão perdoados. Se alguém guarda raiva contra o outro, como poderá pedir a Deus a cura? Se não tem compaixão do seu semelhante, como poderá pedir perdão dos seus pecados? Se ele, que é um mortal, guarda rancor, quem é que vai alcançar perdão para seus pecados? Lembra-te do teu fim e deixa de odiar; pensa na destruição e na morte, e persevera nos mandamentos. Pensa nos mandamentos, e não guardes rancor ao teu próximo. Pensa na aliança do Altíssimo, e não leves em conta a falta alheia! Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

Segunda Leitura

Romanos 14,7-9

Leitura da Carta de São Paulo aos Romanos: Irmãos: Ninguém dentre vós vive para si mesmo ou morre para si mesmo. Se estamos vivos, é para o Senhor que vivemos; se morremos, é para o Senhor que morremos. Portanto, vivos ou mortos, pertencemos ao Senhor. Cristo morreu e ressuscitou exatamente para isto: para ser o Senhor dos mortos e dos vivos. Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

Evangelho do dia 11/09/2011

Mateus 18,21-35

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Naquele tempo, Pedro aproximou-se de Jesus e perguntou: “Senhor, quantas vezes devo perdoar, se meu irmão pecar contra mim? Até sete vezes?” Jesus respondeu: “Não te digo até sete vezes, mas até setenta vezes sete. Porque o Reino dos Céus é como um rei que resolveu acertar as contas com seus empregados. Quando começou o acerto, levaram-lhe um que devia uma enorme fortuna. Como o empregado não tivesse com que pagar, o patrão mandou que fosse vendido como escravo, junto com a mulher e os filhos e tudo o que possuía, para que pagasse a dívida. O empregado, porém, caiu aos pés do patrão e, prostrado, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei tudo!’ Diante disso, o patrão teve compaixão, soltou o empregado e perdoou-lhe a dívida. Ao sair dali, aquele empregado encontrou um de seus companheiros que lhe devia apenas cem moedas. Ele o agarrou e começou a sufocá-lo, dizendo: ‘Paga o que me deves’. O companheiro, caindo aos seus pés, suplicava: ‘Dá-me um prazo, e eu te pagarei!’ Mas o empregado não quis saber disso. Saiu e mandou jogá-lo na prisão, até que pagasse o que devia. Vendo o que havia acontecido, os outros empregados ficaram muito tristes, procuraram o patrão e lhe contaram tudo. Então o patrão mandou chamá-lo e lhe disse: ‘Empregado perverso, eu te perdoei toda a tua dívida, porque tu me suplicaste. Não devias tu também ter compaixão do teu companheiro, como eu tive compaixão de ti?’ O patrão indignou-se e mandou entregar aquele empregado aos torturadores, até que pagasse toda a sua dívida. É assim que o meu Pai que está nos céus fará convosco, se cada um não perdoar de coração ao seu irmão”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor!