sábado, 24 de setembro de 2011

São Pedro Nolasco

De origem francesa e nascido na região de Languedoc em 1189, de uma família nobre, ficou órfão de pai com quinze anos e pôs-se a seguir Simão de Montfort na cruzada contra os albigenses. Na luta contra os guerreiros hereges, morre o rei de Aragão, deixando seu primogênito e herdeiro do trono, Tiago, com apenas seis anos de idade. Pedro Nolasco foi então incumbido de ser o mestre e tutor do pequeno príncipe. Neste período ele teve uma visão de Nossa Senhora e nasceu assim a ordem religiosa dos Mercedários. A ordem recebeu este nome porque, particularmente devotos de Nossa Senhora, a honram sob o título de Santa Maria da Misericórdia, ou das Mercês dos escravos. A regra os obrigava a um quarto voto: oferecer-se como escravo dos muçulmanos, quando necessário, para livrar um cristão em perigo de apostasia. Dos vinte e seis mil prisioneiros libertados por mercedários, no seu primeiro século de vida, nada menos que 890 foram resgatados e reconduzidos à pátria por Pedro Nolasco. Nas ele não se limitava a estabelecer com os mouros o preço do resgate. A um preço bem mais árduo de sofrimentos, torturas, prisões, Pedro Nolasco pregava o Evangelho aos infiéis, arriscando a própria vida. O nosso santo morreu em 25 de dezembro de 1258 murmurando palavras do Salmo: “O Senhor remiu o seu povo”. A festa de hoje além de São Pedro Nolasco é também dedicada à Virgem das Mercês.

Oração do dia 24/09/2011

Senhor, não permitais que me deixe iludir com imaginações e sentimentalismos. Aumentai minha fé e minha confiança, para que esteja preparado para enfrentar as dificuldades da vida. Fazei-me compreender que minha vida não poderá ser diferente da vossa, sem cruzes nem sofrimentos. Não vos peço uma vida fácil: peço força, coragem e alegria para enfrentar a vida que vier. Amém.

Deus nos fala

Em Cristo, Deus espera a obediência de seu povo para conduzi-lo à liberdade eterna. Cristo prediz sua paixão, para que o sigamos na dor e alcancemos com Ele a glória do céu.

Leitura do dia 24/09/2011

Zacarias 2,5-9.14-15

Leitura da Profecia de Zacarias. Levantei os olhos e eis que vi um homem com um cordel de medir na mão. Perguntei-lhe: “Aonde vais?” Respondeu-me: “Vou medir Jerusalém, para ver qual é a sua largura e o seu comprimento”. Eis que apareceu o anjo que falava em mim, enquanto lhe vinha ao encontro outro anjo, que lhe disse: “Corre a falar com esse moço, dizendo: A população de Jerusalém precisa ficar sem muralha, em vista da multidão de homens e animais que vivem no seu interior. Eu serei para ela, diz o Senhor, muralha de fogo a seu redor, e mostrarei minha glória no meio dela. Rejubila, alegra-te, cidade de Sião, eis que venho para habitar no meio de ti, diz o Senhor. Muitas nações se aproximarão do Senhor, naquele dia, e serão o seu povo. Habitarei no meio de ti”. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 24/09/2011

Lucas 9,43b-45

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, todos estavam admirados com todas as coisas que Jesus fazia. Então Jesus disse a seus discípulos: “Prestai bem atenção às palavras que vou dizer: O Filho do Homem vai ser entregue nas mãos dos homens”. Mas os discípulos não compreendiam o que Jesus dizia. O sentido lhes ficava escondido, de modo que não podiam entender; e eles tinham medo de fazer perguntas sobre o assunto. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Santa Tecla

Considerada a primeira mártir do cristianismo, santa Tecla foi venerada tanto pela Igreja grega como pela Igreja romana e exaltada por muitos santos importantes da religião cristã. Santa Tecla nasceu em Cônia, na Ásia Menor e viveu no século primeiro. O histórico de seu martírio é realmente milagroso. Condenada à prisão e à morte, por delação de sua própria mãe, em um primeiro momento quiseram atear fogo sobre seu corpo, mas caiu um forte temporal e a fogueira não conseguiu queimar. Depois decidiram jogar a santa para as feras famintas, mas miraculosamente não foi devorada pelas mesmas. Convertida pelo apóstolo São Paulo, Santa Tecla é mais uma prova da existência da proteção divina na terra.

Oração do dia 23/09/2011

Senhor, ensinai-me a orar, a vos falar e principalmente a vos ouvir. Acalmai meu coração para que possa ficar em silêncio diante de vós, sem pressa e sem falsos compromissos. Ensinai-me a vos louvar e adorar como devo. Mais do que eu conheceis minhas necessidades e o que é melhor para mim. Confio em vós, cuidai de mim e dos meus, para que possamos estar sempre convosco. Amém..

Deus nos fala

O templo será sinal de que Deus estará presente no meio de seu povo. Só na fé Jesus pode ser reconhecido, por isso grande é a resposta de Pedro à pergunta de Jesus: “O Cristo de Deus”.

Leitura do dia 23/09/2011

Ageu 1,15b–2,9

Leitura da Profecia de Ageu. No segundo ano do reinado de Dario, no dia vinte e um do sétimo mês, fez-se ouvir a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu: “Vai dizer a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote, e ao resto do povo: Há dentre vós algum sobrevivente que tenha visto esta casa em seu primitivo esplendor? E como a vedes agora? Não parece aos vossos olhos uma sombra do que era? Mas agora, toma coragem, Zorobabel, diz o Senhor, coragem, Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote; coragem, povo todo desta terra, diz o Senhor dos exércitos; ponde mãos à obra, pois eu estou convosco, diz o Senhor dos exércitos. Eu assumi um compromisso convosco, quando saístes do Egito, e meu espírito permaneceu no meio de vós: não temais. Isto diz o Senhor dos exércitos: Ainda um momento, e eu hei de mover o céu e a terra, o mar e a terra firme. Sacudirei todos os povos, e começarão a chegar tesouros de todas as nações, hei de encher de esplendor esta casa, diz o Senhor dos exércitos. Pertence-me a prata, pertence-me o ouro, diz o Senhor dos exércitos. O esplendor desta nova casa será maior que o da primeira, diz o Senhor dos exércitos; e, neste lugar, estabelecerei a paz, diz o Senhor dos exércitos. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 23/09/2011

Lucas 9,18-22

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Aconteceu que Jesus estava rezando num lugar retirado, e os discípulos estavam com ele. Então Jesus perguntou-lhes: “Quem diz o povo que eu sou?” Eles responderam: “Uns dizem que és João Batista; outros, que és Elias; mas outros acham que és algum dos antigos profetas que ressuscitou”.Mas Jesus perguntou: “E vós, quem dizeis que eu sou?” Pedro respondeu: “O Cristo de Deus”. Mas Jesus proibiu-lhes severamente que contassem isso a alguém. E acrescentou: “O Filho do Homem deve sofrer muito, ser rejeitado pelos anciãos, pelos sumos sacerdotes e doutores da Lei, deve ser morto e ressuscitar no terceiro dia”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

São Maurício e companheiros

Em meados do século III os cristãos, embora respeitando as leis e sendo leais ao império romano, não punham a pátria terrena acima de tudo. Um certo desinteresse pela extensão do império foi frequentemente trocado por aversão e punido com extremo vigor. A prova disso é o episódio que tem como protagonistas Maurício e seus co-milicianos cristãos, que foram martirizados. São Mauricio, pertencia à legião de Tebas e junto a seus companheiros, foi obrigado a marchar contra a Gália em uma expedição que iria punir os cristãos. Recusando-se a marchar, Maximiliano sentiu-se desrespeitado e incluiu-os na lista de morte que dizimou uma legião inteira de revoltosos que não obedeceram as suas ordens, em uma verdadeira matança em praça pública.

Oração do dia 22/09/2011

Senhor Jesus, agradeço o dom da fé que me levou até vós, e fez que vos reconhecesse como meu único salvador. Aumentai a minha fé e a minha fidelidade a vós. Quero seguir sempre o caminho que me mostrais, e para isso preciso de vossa ajuda contínua. Nos momentos de dúvida, iluminai-me; nos desânimos, dai-me força; dai-me a alegria que mostre como é bom vos seguir. Amém.

Deus nos fala

O templo deve ser sinal que Deus está presente, que a história da salvação continua e que somos fiéis servidores do Reino. Encontrar Jesus é encontrar a vida e a salvação que Ele plantou no meio de nossa humanidade e em nossa vida.

Leitura do dia 22/09/2011

Ageu 1,1-8

Início da profecia de Ageu.

No segundo ano do reinado de Dario, no sexto mês, no primeiro dia, foi dirigida a palavra do Senhor, mediante o profeta Ageu, a Zorobabel, filho de Salatiel, governador de Judá, e a Josué, filho de Josedec, sumo sacerdote: “Isto diz o Senhor dos exércitos: Este povo diz: Ainda não chegou o momento de edificar a casa do Senhor”. A palavra do Senhor foi assim dirigida, por intermédio do profeta Ageu: “Acaso para vós é tempo de morardes em casas revestidas de lambris, enquanto esta casa está em ruínas? Isto diz, agora, o Senhor dos exércitos: Considerai com todo o coração, a conjuntura que estais passando: tendes semeado muito, e colhido pouco; tende-vos alimentado, e não vos sentis satisfeitos, bebeis e não vos em­briagais; estais vestidos e não vos aqueceis; quem trabalha por salário, guarda-o em saco roto. Isto diz o Senhor dos exércitos: Considerai, com todo o coração, a difícil conjuntura que estais passando: mas subi ao monte, trazei madeira e edificai a casa; ela me será aceitável, nela me glorificarei, diz o Senhor. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 22/09/2011

Lucas 9,7-9

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, o tetrarca Herodes ouviu falar de tudo o que estava acontecendo, e ficou perplexo, porque alguns diziam que João Batista tinha ressuscitado dos mortos. Outros diziam que Elias tinha aparecido; outros ainda, que um dos antigos profetas tinha ressuscitado. Então Hero­des disse: “Eu mandei degolar João. Quem é esse homem, sobre quem ouço falar essas coisas?” E procurava ver Jesus. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

São Mateus

De origem hebraica, Mateus significa "dom de Deus". Nasceu em Cafarnaum (Mateus 9,9), filho de Alfeu (Mateus 2,14). O texto bíblico no-lo apresenta como Levi, segundo Marcos e Lucas. Publicano ou cobrador de impostos. Aparece na lista dos dozes apóstolos, no sétimo lugar em Marcos 13,18; Lucas 5,15. Pelo contrário, em Mateus 10,3; Atos 1,13, aparece no oitavo lugar. Segundo fontes legendárias apócrifas, evangelizou várias regiões dos Partos, da Pérsia e da Etiópia, onde operou conversões e sofreu o martírio. Mateus apresenta o Messias vindo enviado por Deus como salvador de seu povo. Este evangelho tão completo e tão bem estruturado, redigido numa linguagem menos saborosa mais correta que a de Marcos, foi recebido e utilizado com predileção pela Igreja nascente. Pode-se caracterizar este evangelho como um drama em sete atos sobre a vinda do Reino dos céus. O símbolo de seu evangelho é o do homem porque começa pela genealogia humana de Jesus Cristo. A arte deixou uma iconografia muito variada deste apóstolo e evangelista.

Oração do dia 21/09/2011

Senhor Jesus, não sei o que conversastes com aqueles pecadores e coletores de impostos. Certamente o que dissestes para todos nós: que Deus é Pai, e quer nossa salvação porque nos ama mais do que qualquer mãe. Que é preciso amar, fazer o bem e procurar a verdade. Tantas coisas ensinastes: só falta que eu as ponha em prática. Curai-me, pois a mim é que viestes procurar. Amém.

Deus nos fala

Os dons recebidos de Deus e colocados a serviço do Reino produzem seus frutos à medida da graça divina. Jesus chamou: “Segue-me”; ele escutou e o seguiu de perto até o fim.

Leitura do dia 21/09/2011

Efésios 4,1-7.11-13

Leitura da Carta de São Paulo aos Efésios. Irmãos, eu, prisioneiro no Senhor, vos exorto a caminhardes de acordo com a vocação que recebestes: com toda a humildade e mansidão, suportai-vos uns aos outros com paciência, no amor. Aplicai-vos em guardar a unidade do espírito pelo vínculo da paz. Há um só Corpo e um só Espírito, como também é uma só a esperança à qual fostes chamados. Há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que reina sobre todos, age por meio de todos e permanece em todos. Cada um de nós recebeu a graça na medida em que Cristo lhe deu. E foi ele quem instituiu alguns como apóstolos, outros como profetas, outros ainda como evangelistas, outros, enfim, como pastores e mestres. Assim, ele capacitou os santos para o ministério, para edificar o corpo de Cristo, até que cheguemos todos juntos à unidade da fé e do conhecimento do Filho de Deus, ao estado do homem perfeito e à estatura de Cristo em sua plenitude. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 21/09/2011

Mateus 9,9-13

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, Jesus viu um homem chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos, e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu Jesus. Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas sim os doentes. Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Santa Fausta

No Martirológio Romano a descrição da memória da santa Fausta, além de resumida é muito triste, pois trata do seu enorme sofrimento, quando foi condenada pelo Imperador Maximiliano. “Fausta foi suspensa e atormentada pelo próprio Evilásio, sacerdote dos ídolos, tendo sido despojada dos cabelos e raspada por humilhação. Em seguida querendo serrá-la pelo meio e não conseguindo os algozes ofendê-la, Evilásio, surpreso com isso, converteu-se a Cristo; e enquanto ele, por ordem do Imperador, era duramente atormentado, Fausta ferida na cabeça, transpassada com pregos por todo o corpo e colocada num tacho ardente, finalmente, junto com Evilásio, chamada por uma voz celeste, passou ao Senhor”..

Oração do dia 20/09/2011

Senhor, hoje quero agradecer a família que me destes, que tanto me ajuda a vos conhecer. E quero pedir por todos, pelos que ainda estamos aqui e pelos que já chamastes para a outra vida. A esses dai felicidade e a paz em vossa casa; para nós eu peço muito amor na unidade e na paz. Dai-nos saúde, olhai por nossos enfermos, cuidai que não nos falte o pão do corpo e da alma. Amém.

Deus nos fala

Há um templo onde todos devemos morar: O Cristo de Deus, no qual está toda plenitude. A Palavra de Deus que é a verdade, não diminuiu nossa família carnal, mas nos une na grande família, que é o Povo de Deus, povo da nova Aliança.

Leitura do dia 20/09/2011

Esdras 6,7-8.12b.14-20

Leitura do Livro de Esdras. Naqueles dias, o rei Dario escreveu ao governador do território da outra margem do rio Eufrates: “Deixa que prossigam os trabalhos no templo de Deus. Que o governador de Judá e os anciãos dos judeus edifiquem a casa de Deus no seu lugar. Também ordenei como se deve proceder com aqueles anciãos dos judeus que constroem aquela casa de Deus: com os bens do rei, deveis reembolsar religiosamente e sem interrupção aqueles homens por tudo o que gastarem. Eu, Dario, dei esta ordem. Que ela seja pontualmente executada!” E os anciãos dos judeus continuaram a construir, com êxito, de acordo com a profecia de Ageu, o profeta, e de Zacarias, filho de Ado, e puderam terminar a construção conforme a ordem do Deus de Israel e as ordens de Ciro, de Dario e de Artaxerxes, reis da Pérsia. Esta casa de Deus foi concluída no terceiro dia do mês de Adar, no sexto ano do reinado de Dario. Os filhos de Israel, os sacerdotes, os levitas e o resto dos repatriados, celebraram com alegria a dedicação desta casa de Deus. Ofereceram, para a inauguração desta casa de Deus, cem touros, duzentos carneiros, quatrocentos cordeiros e, como sacrifício pelo pecado de todo o Israel, doze bodes, segundo o número das tribos de Israel. Estabeleceram também os sacerdotes, segundo suas categorias, e os levitas, segundo suas classes, para o serviço de Deus, em Jerusalém, como está escrito no livro de Moisés. Os deportados celebraram a Páscoa no dia catorze do primeiro mês. Como todos os levitas se haviam purificado, juntamente com os sacerdotes, estavam puros; e, assim, imolaram a Páscoa para todos os filhos do cativeiro, para os sacerdotes seus irmãos e para eles próprios. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 20/09/2011

Lucas 8,19-21

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, a mãe e os irmãos de Jesus aproximaram-se, mas não podiam chegar perto dele, por causa da multidão. Então anunciaram a Jesus: “Tua mãe e teus irmãos estão aí fora e querem te ver”. Jesus respondeu: “Minha mãe e meus irmãos são aqueles que ouvem a Palavra de Deus, e a põem em prática”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

São Januário (São Gennaro)

Este santo foi bispo da cidade de Benevento e o seu martírio remonta provavelmente ao ano de 305, durante a perseguição de Diocleciano. São Januário foi condenado às feras, em um anfiteatro na cidade de Pozzuoli, com seus companheiros. Mas devido ao atraso de um juiz, ao invés de ser dado aos animais, foi decapitado. O sangue de S. Januário foi recolhido em uma ânfora (um jarro de barro) e depois foi depositado diante do seu túmulo. Os napolitanos, têm S. Januário como o protetor contra os flagelos da peste e das erupções do Vesúvio. O santo é cultuado no mundo inteiro devido à liquefação de seu sangue, durante a celebração de sua festa. O milagre vem sendo atestado desde 1389, por mais de 5 mil processos. Contido em uma ampola, o sangue de São Januário se liquefaz e readquire a aparência de sangue novo recém derramado. O milagre é sempre realizado diante de uma multidão que prorrompe em gritos, chegando ao delírio, durante a exposição pública em comemoração ao santo. Na cidade de Nápoles, o prodígio que foi comprovado inclusive pela ciência e é seguido por grande parte da população.

Oração do dia 19/09/2011

Senhor, vosso poder salvador atinge a todos, mas nem todos já ouviram falar de vós e da vida nova que ensinais. Contais conosco, vossos discípulos, para atraí-los para formar conosco uma só comunidade em torno de vós. Ajudai-nos a viver de tal modo que percebam como é bom estar convoco. Inspirai-nos as palavras certas para ajudá-los em sua caminhada para vos descobrir. Amém.

Deus nos fala

Os grandes da terra podem também ser instrumentos de Deus, como Ciro o foi, para que Israel se reconstruísse como Povo de Deus. E nós hoje, iluminados pela luz da Palavra, sejamos luz no meio do mundo, por meio de nossa fé sincera.

Leitura do dia 19/09/2011

Esdras 1,1-6

Início do Livro de Esdras.

No primeiro ano do reinado de Ciro, rei da Pérsia, para que se cumprisse a palavra do Senhor pronunciada pela boca de Jeremias, o Senhor moveu o espírito de Ciro, rei da Pérsia, que mandou publicar em todo o seu reino, de viva voz e por escrito, a seguinte proclamação: “Assim fala Ciro, rei da Pérsia: O Senhor, Deus do Céu, me deu todos os reinos da terra e me encarregou de lhe construir um templo em Jerusalém, na terra de Judá. Quem, dentre vós todos, pertence a seu povo? Que o Senhor, seu Deus, esteja com ele, e que se ponha a caminho e suba a Jerusalém, e construa o templo do Senhor, Deus de Israel, o Deus que está em Jerusalém. E a todos os sobreviventes, onde quer que residam, as pessoas do lugar proporcionem prata, ouro, bens e animais, além de donativos espontâneos para o templo de Deus, que está em Jerusalém”. Então se levantaram os chefes de família de Judá e de Benjamim, os sacerdotes e os levitas, todos aqueles que se sentiram inspirados por Deus para ir edificar o templo do Senhor, que está em Jerusalém. E todos os seus vizinhos lhes trouxeram toda espécie de ajuda em prata, ouro, bens, animais e objetos preciosos, sem falar em todas as doações espontâneas. Palavra do Senhor.

Graças a Deus.

Evangelho do dia 19/09/2011

Lucas 8,16-18

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus à multidão: “Ninguém acende uma lâmpada para cobri-la com uma vasilha ou colocá-la debaixo da cama; ao contrário, coloca-a no candeeiro, a fim de que todos os que entram vejam a luz. Com efeito, tudo o que está escondido deverá tornar-se manifesto; e tudo o que está em segredo deverá tornar-se conhecido e claramente manifesto. Portanto, prestai atenção à maneira como vós ouvis! Pois a quem tem alguma coisa, será dado ainda mais; e àquele que não tem, será tirado até mesmo o que ele pensa ter”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor.

domingo, 18 de setembro de 2011

São Pânfilo

São Panfilo nasceu em Berito, Beirute, no ano de 250. Abandonou tudo, para se entregar ao estudo da Sagrada Escritura. Em Alexandria foi aluno do famoso teólogo e filósofo Piério. Ordenado sacerdote, criou em Cesaréia, na Palestina, uma biblioteca que reunia as melhores obras sobre a Sagrada Escritura, alcançando cerca de trinta mil volumes. Fundou também, uma escola teológica. Foi preso por dois anos, durante as perseguições do Imperador Maximiliano no ano de 307. Escreveu algumas obras, entre elas a “Apologia de Orígenes”, foi publicada em cinco volumes e mais tarde acrescida com mais um volume, pelo seu discípulo Eusébio. Este santo, muito trabalhou para estabelecer a versão correta dos textos bíblicos. Por continuar afirmando sua fé em Jesus Cristo, foi condenado à morte e decapitado no ano de 309.

Oração do dia 18/09/2011

Senhor, pensando bem acho que fui dos contratados ao cair da tarde, ou pelo menos dos que menos trabalharam no calor do dia. Reconheço vossa bondade, pois me destes a vida porque gratuitamente me amastes. Sem merecimento meu vós me chamastes para vos conhecer e acompanhar. Vós me livrais do pecado, ensinais o caminho certo e me dais força para o seguir. Agradeço tudo que fizestes por mim, apesar de todas as minhas falhas. Tendes tanta confiança em mim que quereis que colabore convosco na salvação de meus irmãos. Não confio em merecimentos, mas apenas em vossa bondade e misericórdia; não cobro recompensa, só espero que tenhais dó de mim. Hoje quero pedir, de modo especial, que aumenteis meu pobre amor por vós. Amém.

Deus nos fala

Na inveja, sempre merecemos mais que os outros. Se alguém recebe algo mais especial, quase morremos de indignação! Quanto nos falta para sermos como Deus! Ele não olha se nós merecemos. Não, Ele age levado apenas por sua bondade gratuita e infinita.

Leitura do dia 18/09/2011

Leitura do dia 18/09/2011

Isaías 55,6-9

Leitura do Livro do profeta Isaías: Buscai o Senhor, enquanto pode ser achado; invocai-o, enquanto ele está perto. Abandone o ímpio seu caminho, e o homem injusto, suas maquinações; volte para o Senhor, que terá piedade dele, volte para nosso Deus, que é generoso no perdão. Meus pensamentos não são como os vossos pensamentos, e vossos caminhos não como os meus caminhos, diz o Senhor. Estão meus caminhos tão acima dos vossos caminhos e meus pensamentos acima dos vossos pensamentos, quanto está o céu acima da terra. Palavra do Senhor.

Graças a Deus!

Segunda Leitura

Filipenses 1,20c-24.27a

Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos: Cristo vai ser glorificado no meu corpo, seja pela minha vida, seja pela minha morte. Pois, para mim, o viver é Cristo e o morrer é lucro. Entretanto, se o viver na carne significa que meu trabalho será frutuoso, neste caso, não sei o que escolher. Sinto-me atraído para os dois lados: tenho o desejo de partir, para estar com Cristo — o que para mim seria de longe o melhor —mas para vós é mais necessário que eu continue minha vida neste mundo. Só uma coisa importa: vivei à altura do Evangelho de Cristo. Palavra do Senhor. Graças a Deus!

Evangelho do dia 18/09/2011

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo, segundo Mateus: Naquele tempo, Jesus contou esta parábola a seus discípulos: “O Reino dos Céus é como a história do patrão que saiu de madrugada para contratar trabalhadores para a sua vinha. Combinou com os trabalhadores uma moeda de prata por dia, e os mandou para a vinha. Às nove horas da manhã, o patrão saiu de novo, viu outros que estavam na praça, desocupados, e lhes disse: ‘Ide também vós para a minha vinha! Eu vos pagarei o que for justo’. E eles foram. O patrão saiu de novo ao meio-dia e às três da tarde, e fez a mesma coisa. Saindo outra vez pelas cinco horas da tarde, encontrou outros que estavam na praça, e lhes disse: ‘Por que estais aí o dia inteiro desocupados?’ Eles responderam: ‘Porque ninguém nos contratou’. O patrão lhes disse: ‘Ide vós também para a minha vinha’. Quando chegou a tarde, o patrão disse ao administrador: ‘Chama os trabalhadores e paga-lhes uma diária a todos, começando pelos últimos até os primeiros!’ Vieram os que tinham sido contratados às cinco da tarde e cada um recebeu uma moeda de prata. Em seguida vieram os que foram contratados primeiro, e pensavam que iam receber mais. Porém, cada um deles também recebeu uma moeda de prata. Ao receberem o pagamento, começaram a resmungar contra o patrão: ‘Estes últimos trabalharam uma hora só, e tu os igualaste a nós, que suportamos o cansaço e o calor o dia inteiro’. Então o patrão disse a um deles: ‘Amigo, eu não fui injusto contigo. Não combinamos uma moeda de prata? Toma o que é teu e volta para casa! Eu quero dar a este que foi contratado por último o mesmo que dei a ti. Por acaso não tenho o direito de fazer o que quero com aquilo que me pertence? Ou estás com inveja, porque estou sendo bom?’ Assim, os últimos serão os primeiros e os primeiros serão os últimos”. Palavra da Salvação.

Glória a vós, Senhor!