sábado, 10 de novembro de 2018

São Leão Magno!-(Cor Branca)

Santo do dia 10/11/2018: SÃO LEÃO MAGNO


SÃO LEÃO MAGNO
SÃO LEÃO MAGNO
Eleito com o nome de Leão I, foi um dos maiores papas da história do cristianismo. Embora pouco se saiba sobre sua biografia antes de se tornar sucessor de Pedro, é venerado pela sua profunda sabedoria, extraordinárias virtudes e o brilhante governo, como registraram os cronistas. Sabe-se que nasceu por volta do ano 395, em Roma, e tornou-se sacerdote muito jovem. Fez um trabalho brilhante, desempenhando funções em nome da Igreja sob o comando do papa Sisto III. Tão brilhante que, após a morte deste, foi eleito para substituí-lo. Era o mês de agosto de 440. Eram tempos difíceis. O império romano se esfacelava e já não conseguia conter as hordas de bárbaros que invadiam e saqueavam seus domínios. De seu lado, a Igreja enfrentava divisões e dissidências doutrinárias em seu interior. Esse panorama sombrio só não levou o ocidente ao caos por causa da atuação de Leão I nos dois terrenos: o espiritual e o material. O papa permaneceu firme defendendo as convicções do catolicismo frente às grandes heresias que sacudiram o século em que viveu e atuou, participando de discussões, encontros e concílios. Foi nessa época que escreveu um dos documentos mais importantes para a fé: a "Carta dogmática a Flaviano", o patriarca de Constantinopla, defendendo as posições ortodoxas do cristianismo. Pedro falou pela boca de Leão, costumavam dizer os religiosos que acabavam por aceitar seus argumentos. Estão guardados mais de cem sermões por ele proferidos, além de cento e quarenta e três cartas contendo ensinamentos sobre a fé que ainda são seguidos e respeitados. Já no plano material era o único que poderia conseguir, graças ao seu prestígio e eloquência, que o terrível Átila, o huno, não destruísse Roma e a Itália. A missão poderia ser fatal, pois Átila já invadira, conquistara e destruíra a ferro e fogo o norte do país. Mesmo assim São Leão Magno foi ao seu encontro e saiu vitorioso da incumbência. Mais tarde foi a vez de conter os vândalos que, liderados pelo chefe bárbaro Genserico, entraram em Roma. Só não atearam fogo à cidade eterna e não dizimaram sua população graças à atuação do papa. Morreu em 461, recebendo então o título de Magno pela importância junto à cultura e à civilização ocidental.

Oração do dia 10/11/2018


Senhor Jesus, dá-me um coração indiviso, centrado unicamente na vontade do Pai, e que não se deixa contaminar pelo amor ao dinheiro. Amém!

Meditação do dia 10/11/2018


Jesus Cristo, Senhor nosso, embora sendo rico, para nós se tornou pobre, a fim de enriquecer-nos mediante sua pobreza!(2Coríntios 8,9)

Leitura do dia 10/11/2018


Filipenses 4,10-19
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos, 10grande foi minha alegria no Senhor, porque afinal vi florescer seu afeto por mim. Na verdade estava sempre vivo mas faltava-lhe oportunidade de manifestar-se. 11Não é por necessidade minha que vos digo, pois aprendi muito bem a contentar-me em qualquer situação. 12Sei viver na miséria e sei viver na abundância. Eu aprendi o segredo de viver em toda e qualquer situação, estando saciado ou passando fome, tendo de sobra ou sofrendo necessidade. 13Tudo posso naquele que me dá força. 14No entanto fizestes bem em compartilhar as minhas dificuldades. 15Filipenses, bem sabeis que, no início da pregação do evangelho, quando parti da Macedônia, nenhuma Igreja, a não ser a vossa, se juntou a mim numa relação de crédito. 16Já em Tessalônica, mais de uma vez, me enviastes aquilo de que eu precisava. 17Não que eu procure presentes, porém, o que eu busco é o fruto que cresça no vosso crédito. 18Agora, tenho tudo em abundância. Tenho até de sobra, desde que recebi de Epafrodito o vosso donativo, qual perfume suave, sacrifício aceito e agradável a Deus. 19O meu Deus proverá esplendidamente com sua riqueza a todas as vossas necessidades, em Cristo Jesus. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 10/11/2018


Salmos 111
Feliz aquele que respeita o Senhor!
Feliz o homem que respeita o Senhor e que ama com carinho a sua lei! Sua descendência será forte sobre a terra, abençoada a geração dos homens retos!
Feliz o homem caridoso e prestativo, que resolve seus negócios com justiça. Porque jamais vacilará o homem reto, sua lembrança permanece eternamente!
Seu coração está tranquilo e nada teme, e confusos há de ver seus inimigos. Ele reparte com os pobres os seus bens, permanece para sempre o bem que fez, e crescerão a sua glória e seu poder!

Evangelho do dia 10/11/2018


Lucas 16,9-15
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 9“Usai o dinheiro injusto para fazer amigos, pois, quando acabar, eles vos receberão nas moradas eternas. 10Quem é fiel nas pequenas coisas também é fiel nas grandes, e quem é injusto nas pequenas também é injusto nas grandes. 11Por isso, se vós não sois fiéis no uso do dinheiro injusto, quem vos confiará o verdadeiro bem? 12E se não sois fiéis no que é dos outros, quem vos dará aquilo que é vosso? 13Ninguém pode servir a dois senhores: porque ou odiará um e amará o outro, ou se apegará a um e desprezará o outro. Vós não podeis servir a Deus e ao dinheiro”. 14Os fariseus, que eram amigos do dinheiro, ouviam tudo isso e riam de Jesus. 15Então Jesus lhes disse: “Vós gostais de parecer justos diante dos homens, mas Deus conhece vossos corações. Com efeito, o que é importante para os homens, é detestável para Deus”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Dedicação da Basílica do Latrão (Catedral de Roma)!-(Cor Branca)

Santo do dia 09/11/2018: DEDICAÇÃO DA BASÍLICA SÃO JOÃO DE LATRÃO


DEDICAÇÃO DA BASÍLICA SÃO JOÃO DE LATRÃO
DEDICAÇÃO DA BASÍLICA SÃO JOÃO DE LATRÃO
A Igreja de Deus sou eu, é você, somos todos nós. Este é o sentido maior do catolicismo, pois cada ser humano é a moradia do Criador e na alma reside o Eterno e a eternidade. Mas os cristãos elegeram a igreja, a construção material, como a casa de Deus. No início do cristianismo, os cristãos se reuniam em casas particulares para relembrar os ensinamentos de Cristo, agrupar e instruir os pregadores. Mas isto foi até a Igreja conseguir o reconhecimento, inclusive das autoridades. No século III, por exemplo, uma comunidade cristã venceu um processo movido pelos proprietários de uma hospedaria, porque a transformaram em local de culto. No dia de hoje é comemorada a consagração da Basílica de São João Latrão. Ela foi construída pelo papa Melquíades, que pontificou nos anos de 311 a 314, em terras doadas por Constantino. Foi construída ao lado do palácio do imperador que, aliás, no futuro foi residência papal. Nos séculos seguintes as igrejas foram também refúgio e abrigo das perseguições. Nos tempos atuais continuam a servir de abrigo, fonte e impulso, tanto no plano material quanto espiritual. É na paróquia que a comunidade ouve a palavra, recebe os sacramentos, se organiza, luta por seus direitos e aplica as regras de caridade e amor ao próximo. É no templo que o milagre e o mistério da ressurreição ocorrem a cada comunhão.

Oração do dia 09/11/2018


Senhor Jesus, que eu tenha pelas coisas do Pai o mesmo zelo que tiveste, sabendo reconhecer as exigências práticas da minha fé. Amém!

Meditação do dia 09/11/2018


Esta casa eu escolhi e santifiquei, para nela estar meu nome para sempre!(2Coríntios 7,16)

Leitura do dia 09/11/2018


Ezequiel 47,1-2.8-9.12
Leitura da Profecia de Ezequiel: Naqueles dias, 1o homem fez-me voltar até a entrada do Templo e eis que saía água da sua parte subterrânea na direção leste, porque o Templo estava voltado para o oriente; a água corria do lado direito do Templo, a sul do altar. 2Ele fez-me sair pela porta que dá para o norte, e fez-me dar uma volta por fora, até à porta que dá para o leste, onde eu vi a água jorrando do lado direito. 8Então ele me disse: “Estas águas correm para a região oriental, descem para o vale do Jordão, desembocam nas águas salgadas do mar, e elas se tornarão saudáveis. 9Onde o rio chegar, todos os animais que ali se movem poderão viver. Haverá peixes em quantidade, pois ali desembocam as águas que trazem saúde; e haverá vida aonde chegar o rio. 12Nas margens junto ao rio, de ambos os lados, crescerá toda espécie de árvores frutíferas; suas folhas não murcharão e seus frutos jamais se acabarão: cada mês darão novos frutos, pois as águas que banham as árvores saem do santuário. Seus frutos servirão de alimento e suas folhas serão remédio”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

1Coríntios 3,9c-11.16-17
Leitura da Primeira Carta de São Paulo aos Coríntios: Irmãos: 9cVós sois construção de Deus. 10Segundo a graça que Deus me deu, eu coloquei -como experiente mestre de obra - o alicerce, sobre o qual outros se põem a construir. Mas cada qual veja bem como está construindo. 11De fato, ninguém pode colocar outro alicerce diferente do que está aí, já colocado: Jesus Cristo. 16Acaso não sabeis que sois santuário de Deus e que o Espírito de Deus mora em vós? 17Se alguém destruir o santuário de Deus, Deus o destruirá, pois o santuário de Deus é santo, e vós sois esse santuário. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 09/11/2018


Salmos 45
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo!
O Senhor para nós é refúgio e vigor, sempre pronto, mostrou-se um socorro na angústia; assim não tememos, se a terra estremece, se os montes desabam, caindo nos mares.
Os braços de um rio vêm trazer alegria à Cidade de Deus, à morada do Altíssimo. Quem a pode abalar? Deus está no seu meio! Já bem antes da aurora, ele vem ajudá-la.
Conosco está o Senhor do universo! O nosso refúgio é o Deus de Jacó. Vinde ver, contemplai os prodígios de Deus e a obra estupenda que fez no universo: reprime as guerras na face da terra!

Evangelho do dia 09/11/2018


João 2,13-22
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João: 13Estava próxima a Páscoa dos judeus e Jesus subiu a Jerusalém. 14No Templo, encontrou os vendedores de bois, ovelhas e pombas e os cambistas que estavam aí sentados. 15Fez então um chicote de cordas e expulsou todos do Templo, junto com as ovelhas e os bois; espalhou as moedas e derrubou as mesas dos cambistas. 16E disse aos que vendiam pombas: “Tirai isto daqui! Não façais da casa de meu Pai uma casa de comércio!” 17Seus discípulos lembraram-se, mais tarde, que a Escritura diz: “O zelo por tua casa me consumirá”. 18Então os judeus perguntaram a Jesus: “Que sinal nos mostras para agir assim?” 19Ele respondeu: “Destruí este Templo, e em três dias o levantarei”. 20Os judeus disseram: “Quarenta e seis anos foram precisos para a construção deste santuário e tu o levantarás em três dias?” 21Mas Jesus estava falando do Templo do seu corpo. 22Quando Jesus ressuscitou, os discípulos lembraram-se do que ele tinha dito e acreditaram na Escritura e na palavra dele.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 8 de novembro de 2018

31ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Leitura do dia 08/11/2018


Filipenses 3,3-8a
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos, 3os verdadeiros circuncidados somos nós, que prestamos culto pelo Espírito de Deus, pomos a nossa glória em Cristo Jesus e não pomos confiança na carne. 4Aliás, também eu poderia pôr minha confiança na carne. Pois, se algum outro pensa que pode confiar na carne, eu mais ainda. 5Fui circuncidado no oitavo dia, sou da raça de Israel, da tribo de Benjamim, hebreu filho de hebreus. Em relação à Lei, fariseu, 6pelo zelo, perseguidor da Igreja de Deus; quanto à justiça que vem da Lei, sempre irrepreensível. 7Mas essas coisas, que eram vantagens para mim, considerei-as como perda, por causa de Cristo. 8aNa verdade, considero tudo como perda diante da vantagem suprema que consiste em conhecer a Cristo Jesus, meu Senhor. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 08/11/2018


Salmos 104
Exulte o coração dos que buscam o Senhor!
Cantai, entoai salmos para ele, publicai todas as suas maravilhas! Gloriai-vos em seu nome que é santo, exulte o coração que busca a Deus!
Procurai o Senhor Deus e seu poder, buscai constantemente a sua face! Lembrai as maravilhas que ele fez, seus prodígios e as palavras de seus lábios!
Descendentes de Abraão, seu servidor, e filhos de Jacó, seu escolhido, ele mesmo, o Senhor, é nosso Deus, vigoram suas leis em toda a terra!

Evangelho do dia 08/11/2018


Mateus 15,1-10
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1os publicanos e pecadores aproximavam-se de Jesus para o escutar. 2Os fariseus, porém, e os mestres da Lei criticavam Jesus. “Este homem acolhe os pecadores e faz refeição com eles”. 3Então Jesus contou-lhes esta parábola: 4“Se um de vós tem cem ovelhas e perde uma, não deixa as noventa e nove no deserto, e vai atrás daquela que se perdeu, até encontrá-la? 5Quando a encontra, coloca-a nos ombros com alegria, 6e, chegando à casa, reúne os amigos e vizinhos, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a minha ovelha que estava perdida!’ 7Eu vos digo: Assim haverá no céu mais alegria por um só pecador que se converte, do que por noventa e nove justos que não precisam de conversão. 8E se uma mulher tem dez moedas de prata e perde uma, não acende uma lâmpada, varre a casa e a procura cuidadosamente, até encontrá-la? 9Quando a encontra, reúne as amigas e vizinhas, e diz: ‘Alegrai-vos comigo! Encontrei a moeda que tinha perdido!’ 10Por isso, eu vos digo, haverá alegria entre os anjos de Deus por um só pecador que se converte”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quarta-feira, 7 de novembro de 2018

31ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Leitura do dia 07/11/2018


Filipenses 2,12-18
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: 12Meus queridos, como sempre fostes obedientes, não só em minha presença, mas ainda mais agora na minha ausência, trabalhai para a vossa salvação, com temor e tremor. 13Pois é Deus que realiza em vós tanto o querer como o fazer, conforme o seu desígnio benevolente. 14Fazei tudo sem reclamar ou murmurar, 15para que sejais livres de repreensão e ambiguidade, filhos de Deus sem defeito, no meio desta geração depravada e pervertida, na qual brilhais como os astros no universo. 16Conservai com firmeza a palavra da vida. Assim, no dia de Cristo, terei a glória de não ter corrido em vão, nem trabalhado inutilmente. 17E ainda que eu seja oferecido em libação, no sacrifício que é o sagrado serviço de vossa fé, fico feliz e alegro-me com todos vós. 18Vós também, alegrai-vos pelo mesmo motivo e congratulai-vos comigo. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 07/11/2018


Salmos 26
O Senhor é minha luz e salvação!
O Senhor é minha luz e salvação; de quem eu terei medo? O Senhor é a proteção da minha vida; perante quem eu tremerei?
Ao Senhor eu peço apenas uma coisa, e é só isto que eu desejo: habitar no santuário do Senhor por toda a minha vida; saborear a suavidade do Senhor e contemplá-lo no seu templo.
Sei que a bondade do Senhor eu hei de ver na terra dos viventes. Espera no Senhor e tem coragem, espera no Senhor!

Responsório do dia 06/11/2018


Salmos 21
Ó Senhor, sois meu louvor em meio à grande assembleia!
Cumpro meus votos ante aqueles que vos temem! Vossos pobres vão comer e saciar-se, e os que procuram o Senhor o louvarão; seus corações tenham a vida para sempre!”
Lembrem-se disso os confins de toda a terra, para que voltem ao Senhor e se convertam, e se prostrem, adorando, diante dele todos os povos e as famílias das nações. Pois ao Senhor é que pertence a realeza; ele domina sobre todas as nações. Somente a ele adorarão os poderosos.
Toda a minha descendência há de servi-lo; às futuras gerações anunciará, o poder e a justiça do Senhor; ao povo novo que há de vir, ela dirá: “Eis a obra que o Senhor realizou!”

Evangelho do dia 07/11/2018


Mateus 14,25-33
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 25grandes multidões acompanhavam Jesus. Voltando-se, ele lhes disse: 26“Se alguém vem a mim, mas não se desapega de seu pai e sua mãe, sua mulher e seus filhos, seus irmãos e suas irmãs e até da sua própria vida, não pode ser meu discípulo. 27Quem não carrega sua cruz e não caminha atrás de mim, não pode ser meu discípulo. 28Com efeito: qual de vós, querendo construir uma torre, não se senta primeiro e calcula os gastos, para ver se tem o suficiente para terminar? Caso contrário, 29ele vai lançar o alicerce e não será capaz de acabar. E todos os que virem isso começarão a caçoar, dizendo: 30‘Este homem começou a construir e não foi capaz de acabar!’ 31Ou ainda: Qual rei que, ao sair para guerrear com outro, não se senta primeiro e examina bem se com dez mil homens poderá enfrentar o outro que marcha contra ele com vinte mil? 32Se ele vê que não pode, enquanto o outro rei ainda está longe, envia mensageiros para negociar as condições de paz. 33Do mesmo modo, portanto, qualquer um de vós, se não renunciar a tudo o que tem, não pode ser meu discípulo!”  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

terça-feira, 6 de novembro de 2018

31ª Semana do Tempo Comum!-(Cor Verde)

Leitura do dia 06/11/2018


Filipenses 2,5-11
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos, 5tende entre vós o mesmo sentimento que existe em Cristo Jesus. 6Jesus Cristo, existindo em condição divina, não fez do ser igual a Deus uma usurpação, 7mas ele esvaziou-se a si mesmo assumindo a condição de escravo e tornando-se igual aos homens. Encontrado com aspecto humano, 8humilhou-se a si mesmo, fazendo-se obediente até a morte, e morte de cruz. 9Por isso, Deus o exaltou acima de tudo e lhe deu o Nome que está acima de todo nome. 10Assim, ao nome de Jesus, todo joelho se dobre no céu, na terra e abaixo da terra, 11e toda língua proclame: “Jesus Cristo é o Senhor” para a glória de Deus Pai. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 06/11/2018


Mateus 14,15-24
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 15um homem que estava à mesa disse a Jesus: “Feliz aquele que come o pão no Reino de Deus!” 16Jesus respondeu: “Um homem deu um grande banquete e convidou muitas pessoas. 17Na hora do banquete, mandou seu empregado dizer aos convidados: ‘Vinde, pois tudo está pronto’. 18Mas todos, um a um, começaram a dar desculpas. O primeiro disse: ‘Comprei um campo, e preciso ir vê-lo. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 19Um outro disse: ‘Comprei cinco juntas de bois, e vou experimentá-las. Peço-te que aceites minhas desculpas’. 20Um terceiro disse: ‘Acabo de me casar e, por isso, não posso ir’. 21O empregado voltou e contou tudo ao patrão. Então o dono da casa ficou muito zangado e disse ao empregado: ‘Sai depressa pelas praças e ruas da cidade. Traze para cá os pobres, os aleijados, os cegos e os coxos’. 22O empregado disse: ‘Senhor, o que tu mandaste fazer foi feito, e ainda há lugar’. 23O patrão disse ao empregado: ‘Sai pelas estradas e atalhos, e obriga as pessoas a virem aqui, para que minha casa fique cheia’. 24Pois eu vos digo: nenhum daqueles que foram convidados provará do meu banquete”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

segunda-feira, 5 de novembro de 2018

Santo do dia 05/11/2018: SANTA BERTILA


SANTA BERTILA
SANTA BERTILA
Se Bertila já não via graça em viver nas ruas de Francônia quando era criança, com o passar dos anos só viu aumentar a sensação de que não encontraria a felicidade nos prazeres que o mundo oferecia. Era o século V e Bertila não queria saber da vida nas aldeias e castelos. Dizia saber, desde pequena, que sua inclinação estava na piedade e na humildade do serviço a Deus. A seu pedido e por concessão dos pais, ingressou muito jovem numa ordem religiosa, sendo acolhida no mosteiro de Jouarre. Tinha como superiora a própria santa Teodequildes e esta não tardou a perceber a extrema dedicação de Bertila. Mesmo com pouca idade assumiu cargos de responsabilidade, o que lhe valeu a indicação para dirigir um novo mosteiro fundado por Batildes, esposa do rei Clóvis II, construído nas cercanias de Paris. Bertila foi para lá à frente de outras religiosas. O fervor que a nova abadessa transmitia contagiou o país. Logo o mosteiro recebia pedidos de admissão de todas as regiões. Vinham dezenas de mulheres desejando seguir o exemplo de humildade de Bertila, abandonando a nobreza para dedicar a vida à caridade. Ali foram recebidas princesas e rainhas, inclusive a própria rainha Batildes que, influenciada pela abadessa, trocou a coroa pelo hábito. Bertila dirigiu a instituição por quarenta e seis anos incansáveis. Faleceu em 692.

Oração do dia 05/11/2018


Senhor Jesus, tira do meu coração todo desejo de receber retribuições humanas, mas esperar somente a que provém do Pai. Amém!

Leitura do dia 05/11/2018


Filipenses 2,1-4
Leitura da Carta de São Paulo aos Filipenses: Irmãos, 1se existe consolação na vida em Cristo, se existe alento no mútuo amor, se existe comunhão no Espírito, se existe ternura e compaixão, 2tornai então completa a minha alegria: aspirai à mesma coisa, unidos no mesmo amor; vivei em harmonia, procurando a unidade. 3Nada façais por competição ou vanglória, mas, com humildade, cada um julgue que o outro é mais importante, 4e não cuide somente do que é seu, mas também do que é do outro. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 05/11/2018


Salmos 130
Guardai-me, em paz, junto a vós, ó Senhor!
Senhor, meu coração não é orgulhoso, nem se eleva arrogante o meu olhar; não ando à procura de grandezas, nem tenho pretensões ambiciosas!
Fiz calar e sossegar a minha alma; ela está em grande paz dentro de mim, como a criança bem tranquila, amamentada no regaço acolhedor de sua mãe.
Confia no Senhor, ó Israel, desde agora e por toda a eternidade!

Evangelho do dia 05/11/2018


Mateus 14,12-14
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 12dizia Jesus ao chefe dos fariseus que o tinha convidado: “Quando deres um almoço ou um jantar, não convides teus amigos nem teus irmãos nem teus parentes nem teus vizinhos ricos. Pois estes poderiam também convidar-te e isto já seria a tua recompensa. 13Pelo contrário, quando deres uma festa, convida os pobres, os aleijados, os coxos, os cegos. 14Então serás feliz! Porque eles não te podem retribuir. Tu receberás a recompensa na ressurreição dos justos”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

domingo, 4 de novembro de 2018

Todos os Santos!-(Cor Branca)

Santo do dia 04/11/2018: SÃO CARLOS BORROMEU


SÃO CARLOS BORROMEU

SÃO CARLOS BORROMEU

A obra de São Borromeu, um dos santos mais importantes e mais queridos da Igreja, poderia ser resumida em duas palavras: dedicação e trabalho. Mas para fazer justiça, como ele sempre pregou, temos que acrescentar mais uma, talvez a mais importante: humildade. Oriundo da nobreza, Carlos Borromeu utilizou a cultura e o acesso às altas rodas de Roma para posicionar-se à frente, ao lado e até abaixo dos pobres, doentes e, principalmente, das crianças. Nasceu em Arona, a 2 de outubro de 1538, no seio de uma família cujo cotidiano era conviver com os poderes espiritual e secular da Igreja. Sobrinho de Pio IV, aos vinte e quatro anos era sacerdote e bispo. Morreu jovem, aos quarenta e seis anos, vítima de uma febre à qual não dava importância, pois achava que o sofrimento do próximo era sempre maior. Foi canonizado em 1610 por Paulo V. Sua trajetória foi guiada pela fé, mas atuou tanto na burocracia interna da Igreja quanto na evangelização, sem fazer distinção entre uma e outra. Foi talvez o primeiro secretário de estado no sentido moderno da expressão. Estudou na universidade de Pavia e liderou uma reforma radical na parte administrativa da Igreja que atravessava um período calcado no nepotismo, abusos e sintomas de decadência. Para isso, conquistou a colaboração de instituições, das escolas, dos jesuítas, dos capuchinhos e de muitos outros. Criou ordens, seminários e vários institutos de utilidade pública para dar atendimento e abrigo aos pobres e doentes, o que lhe angariou o título de "pai dos pobres". Contudo, encontrou enorme resistência de ordens conservadoras e foi vítima de um covarde atentado enquanto rezava na capela. Saiu ileso e perdoou seu agressor. Chegou 1576 e com ele a peste. Milão foi duramente assolada e mais de cem padres pagaram com a vida as lágrimas que enxugaram de casa em casa. Um dos mais ativos, São Borromeu, visitava os contaminados, levando-lhes o sacramento e consolo sem limites nem precauções, numa lida incansável que consumiu suas energias. Chegou a flagelar-se em procissões públicas, pedindo perdão a Deus em nome de seu povo. Até que um dia foi apanhado finalmente pela febre. Morreu dizendo-se feliz por ter seguido a orientação de Cristo e poder se encontrar com ele de coração puro.

Oração do dia 04/11/2018

Senhor Jesus, faze-me trilhar os caminhos das bem-aventuranças, que é o caminho da santidade. Amém!

Meditação do dia 04/11/2018


Vinde a mim, todos vós que estais cansados e penais a carregar pesado fardo, e descanso eu vos darei, diz o Senhor!(Mateus 11,28)

Leitura do dia 04/11/2018


1ª Leitura
Apocalipse de São João 7,2-4.9-14
Leitura do Livro do Apocalipse de São João: Eu, João, 2vi um outro anjo, que subia do lado onde nasce o sol. Ele trazia a marca do Deus vivo e gritava, em alta voz, aos quatro anjos que tinham recebido o poder de danificar a terra e o mar, dizendo-lhes: 3“Não façais mal à terra, nem ao mar, nem às árvores, até que tenhamos marcado na fronte os servos do nosso Deus”. 4Ouvi então o número dos que tinham sido marcados: eram cento e quarenta e quatro mil, de todas as tribos dos filhos de Israel. 9Depois disso, vi uma multidão imensa de gente de todas as nações, tribos, povos e línguas, e que ninguém podia contar. Estavam de pé diante do trono e do Cordeiro; trajavam vestes brancas e traziam palmas na mão. 10Todos proclamavam com voz forte: “A salvação pertence ao nosso Deus, que está sentado no trono, e ao Cordeiro”. 11Todos os anjos estavam de pé, em volta do trono e dos Anciãos, e dos quatro Seres vivos, e prostravam-se, com o rosto por terra, diante do trono. E adoravam a Deus, dizendo: 12“Amém. O louvor, a glória e a sabedoria, a ação de graças, a honra, o poder e a força pertencem ao nosso Deus para sempre. Amém”. 13E um dos Anciãos falou comigo e perguntou: “Quem são esses vestidos com roupas brancas? De onde vieram?” 14Eu respondi: “Tu é que sabes, meu senhor”. E então ele me disse: “Esses são os que vieram da grande tribulação. Lavaram e alvejaram as suas roupas no sangue do Cordeiro”. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Responsório do dia 04/11/2018


Salmos 23
É assim a geração dos que procuram o Senhor!
Ao Senhor pertence a terra e o que ela encerra, / o mundo inteiro com os seres que o povoam; / porque ele a tornou firme sobre os mares, / e sobre as águas a mantém inabalável.
“Quem subirá até o monte do Senhor, / quem ficará em sua santa habitação?” / “Quem tem mãos puras e inocente o coração, / quem não dirige sua mente para o crime.
Sobre este desce a bênção do Senhor / e a recompensa de seu Deus e Salvador”. / “É assim a geração dos que o procuram, / e do Deus de Israel buscam a face”!

Leitura do dia 04/11/2018


2ª Leitura
1João 3,1-3
Leitura da Primeira Carta de São João: Caríssimos: 1Vede que grande presente de amor o Pai nos deu: de sermos chamados filhos de Deus! E nós o somos! Se o mundo não nos conhece, é porque não conheceu o Pai. 2Caríssimos, desde já somos filhos de Deus, mas nem sequer se manifestou o que seremos! Sabemos que, quando Jesus se manifestar, seremos semelhantes a ele, porque o veremos tal como ele é. 3Todo o que espera nele purifica-se a si mesmo, como também ele é puro. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 04/11/2018


Mateus 5,1-12a
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: Naquele tempo, 1vendo Jesus as multidões, subiu ao monte e sentou-se. Os discípulos aproximaram-se, 2e Jesus começou a ensiná-los: 3“Bem-aventurados os pobres em espírito, porque deles é o Reino dos Céus. 4Bem-aventurados os aflitos, porque serão consolados. 5Bem-aventurados os mansos, porque possuirão a terra. 6Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, porque serão saciados. 7Bem-aventurados os misericordiosos, porque alcançarão misericórdia. 8Bem-aventurados os puros de coração, porque verão a Deus. 9Bem-aventurados os que promovem a paz, porque serão chamados filhos de Deus. 10Bem-aventurados os que são perseguidos por causa da justiça, porque deles é o Reino dos Céus. 11Bem-aventurados sois vós, quando vos injuriarem e perseguirem, e, mentindo, disserem todo tipo de mal contra vós, por causa de mim. 12aAlegrai-vos e exultai, porque será grande a vossa recompensa nos céus”.  Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!