quinta-feira, 7 de julho de 2011

Leitura do dia 07/07/2011

Primeira Leitura
Gên:44,18-21; Gên:44,23-29; Gên:45,1-5

Aproximou-se então Judá e, ~ com confiança, disse: “Perdão, meu senhor! Permite ao teu servo falar uma palavra aos teus ouvidos, sem que se acenda tua cólera contra mim. Pois tu éFoi meu senhor quem perguntou a seus servos: ‘Ainda tendes pai e algum outro irmão? ’
s como o próprio faraó.
Foi meu senhor quem perguntou a seus servos: ‘Ainda tendes pai e algum outro irmão? ’
E nós respondemos: ‘Temos um pai já velho e temos o irmão mais novo, nascido em sua velhice. Este tinha um irmão, que morreu; ele é único filho de sua mãe que resta, e seu pai o ama com muita ternura.
Tu disseste a teus servos: ‘Trazei-o a mim para que eu possa vê-lo’.
Mas tu disseste a teus servos: ‘Se não vier convosco o irmão mais novo, não me apareçais aqui’.
Quando, pois, voltamos para junto de teu servo, nosso pai, contamos-lhe tudo o que meu senhor tinha dito.
Mais tarde disse-nos o pai: ‘Voltai para comprar alguns mantimentos’,
e nós lhe respondemos: ‘Não podemos ir, a não ser que o irmão mais novo vá conosco. Se o irmão não nos acompanhar, não poderemos apresentar-nos àquele homem’.
E o teu servo, nosso pai, respondeu: ‘Bem sabeis que minha mulher me deu apenas dois filhos.
Um deles saiu de casa e eu disse: um animal feroz o devorou. Até agora não apareceu.
Se me levardes também este e lhe acontecer alguma desgraça, fareis descer de desgosto meus cabelos brancos à morada dos mortos’.
Então José não pôde mais conter-se diante de todos os que o rodeavam e gritou: “Mandai sair toda a gente”. E assim, ninguém mais ficou com ele quando se deu a conhecer aos irmãos.
José rompeu num choro tão forte, que os egípcios o ouviram e até mesmo a casa do faraó.
E José disse a seus irmãos: “Eu sou José! Meu pai ainda vive?” Mas os irmãos não conseguiam responder nada, pois ficaram estarrecidos diante dele.
José, ~ cheio de clemência, disse aos irmãos: “Aproximai-vos de mim”. Tendo eles se aproximado, ele repetiu: “Eu sou José, vosso irmão, que vendestes para o Egito.
Entretanto, não vos aflijais, nem vos atormenteis por me terdes vendido a este país, pois foi para conservar-vos a vida que Deus me enviou à vossa frente.

Nenhum comentário: