sexta-feira, 15 de julho de 2011

Leitura do dia 15/07/2011

Primeira Leitura
Êx:11,10; Êx:12,1-14

De fato, Moisés e Aarão tinham realizado todos esses prodígios diante do faraó, mas o SENHOR endureceu o coração do faraó, e ele não deixou que os israelitas saíssem de sua terra.
O SENHOR disse a Moisés e a Aarão no Egito:
“Este mês será para vós o começo dos meses, será o primeiro mês do ano.
Falai assim a toda a comunidade de Israel: No dia dez deste mês, cada um tome um animal por família — um animal para cada casa.
Se a gente da casa for pouca para comer um animal, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Para cada animal deveis calcular o número de pessoas que vão comer.
O animal será sem defeito, macho de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro como um cabrito.
Devereis guardá-lo até o dia catorze deste mês, quando, ao cair da tarde, toda a comunidade de Israel reunida o imolará.
Tomarão um pouco do sangue e untarão as ombreiras da porta das casas onde comerem.
Comerão a carne nesta mesma noite. Deverão comê-la assada ao fogo, com pães sem fermento e ervas amargas.
Não deveis comer dessa carne nada de cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras.
Não deixareis nada para o dia seguinte. O que sobrar, devereis queimá-lo no fogo.
Assim devereis comê-lo: com os cintos na cintura, os pés calçados, o cajado na mão; e comereis às pressas, pois é a Páscoa ( ~ isto é, Passagem ) do SENHOR.
Nessa noite eu passarei pela terra do Egito e matarei todos os primogênitos no país, tanto das pessoas como dos animais. Farei justiça contra todos os deuses do Egito — eu, o SENHOR.
O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora quando eu ferir a terra do Egito.
Este dia será para vós uma festa memorável em honra do SENHOR, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.

Nenhum comentário: