quarta-feira, 20 de julho de 2011

Leitura do dia 20/07/2011

Primeira Leitura
Êx:16,1-5; Êx:16,9-15

Toda a comunidade dos israelitas partiu de Elim e chegou ao deserto de Sin, entre Elim e o Sinai, no dia quinze do segundo mês depois da saída do Egito.
Toda a comunidade dos israelitas pôs-se a murmurar contra Moisés e Aarão, no deserto, dizendo-lhes: “Quem dera que tivéssemos morrido pela mão do SENHOR no Egito, quando nos sentávamos junto às panelas de carne e comíamos pão com fartura! Por que nos trouxestes a este deserto? Para matar de fome toda esta gente?”
O SENHOR disse a Moisés: “Eu farei chover do céu pão para vós. Cada dia o povo deverá sair para recolher a porção diária. Assim vou pô-lo à prova, para ver se anda, ou não, segundo a minha lei.
Ora, no sexto dia, quando prepararem o que tiverem trazido, terão o dobro da colheita diária”.
Moisés disse a Aarão: “Dize a toda a comunidade dos israelitas: Aproximai-vos do SENHOR, pois ele atendeu vossas reclamações”.
Enquanto Aarão falava a toda a comunidade dos israelitas, voltaram-se estes para o deserto e viram aparecer na nuvem a glória do SENHOR.
O SENHOR disse, então, a Moisés:
“Eu ouvi as murmurações dos israelitas. Dize-lhes: Ao anoitecer, comereis carne e amanhã cedo vos fartareis de pão. Assim sabereis que eu sou o SENHOR vosso Deus”.
Com efeito, à tarde veio um bando de codornizes que cobriu o acampamento; e, pela manhã, formou-se uma camada de orvalho ao redor do acampamento.
Quando o orvalho evaporou, apareceram na superfície do deserto pequenos flocos, como cristais de gelo sobre a terra.
Ao verem isso, os israelitas perguntavam uns aos outros: “Man hu?” ( ~ que significa: o que é isto? ), pois não sabiam o que era. Moisés lhes disse: “Isto é o pão que o SENHOR vos dá para comer.