Nossa Senhora ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum
e eleva-se ao plano universal. Festa católica de origem claramente espanhola, a
festa de hoje é conhecida na liturgia com o nome de “Expectação do parto de
Nossa Senhora”, e entre o povo com o título de “Nossa Senhora do Ó”. Os dois
nomes têm o mesmo significado e objetivo: os anelos santos da Mãe de Deus por
ver o seu Filho nascido. Anelos de milhares e milhares de gerações que
suspiraram pela vinda do Salvador do mundo, desde Adão e Eva, e que se recolhem
e concentram no Coração de Maria, como no mais puro e limpo dos espelhos. A
Expectação (expectativa) do parto não é simplesmente a ansiedade, natural na
mãe jovem que espera o seu primogênito; é o desejo inspirado e sobrenatural da
“bendita entre as mulheres”, que foi escolhida para Mãe Virgem do Redentor dos
homens, para corredentora da humanidade. Ao esperar o seu Filho, Nossa Senhora
ultrapassa os ímpetos afetivos de uma mãe comum e eleva-se ao plano universal
da Economia Divina da Salvação do mundo. As antífonas maiores que põe a Igreja
nos lábios dos seus sacerdotes desde hoje até a Véspera do Natal e começam
sempre pela interjeição exclamativa Ó (“Ó Sabedoria… vinde ensinar-nos o
caminho da salvação”; “Ó rebento da Raiz de Jessé… vinde libertar-nos, não
tardeis mais”; “Ó Emanuel…, vinde salvar-nos, Senhor nosso Deus”), como
expoente altíssimo do fervor e ardentes desejos da Igreja, que suspira pela
vinda de Jesus, inspiraram ao povo espanhol a formosa invocação de “Nossa
Senhora do Ó”. É idéia grande e inspirada: a Mãe de Deus, posta à frente da
imensa caravana da humanidade, peregrina pelo deserto da vida, que levanta os
braços suplicantes e abre o coração enternecido, para pedir ao céu que lhe
envie o Justo, o Redentor. A festa de Nossa Senhora do Ó foi instituída no
século VI pelo décimo Concílio de Toledo, ilustre na História da Igreja pela
dolorosa, humilde, edificante e pública confissão de Potâmio, Bispo bracarense,
pela leitura do testamento de São Martinho de Dume e pela presença simultânea
de três santos de origem espanhola: Santo Eugênio III de Toledo, São Frutuoso
de Braga e o então abade agaliense Santo Ildefonso. Primeiro comemorava-se hoje
a Anunciação de Nossa Senhora e Encarnação do Verbo. Santo Ildefonso
estabeleceu-a definitivamente e deu-lhe o título de “Expectação do parto”.
Assim ficou sendo na Hispânia e passou a muitas Igrejas da França, etc. Ainda
hoje é celebrada na Arquidiocese de Braga. Nossa Senhora do Ó, rogai por nós!
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