sábado, 26 de janeiro de 2013

O TERÇO DOS HOMENS

A celeste Comandante

O TERÇO DOS HOMENS
EIS AÍ TUA MÃE” (João 19,27)
“FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER” (João 2,5)
       OBEDIENTES AO CHAMADO DE JESUS, ELE HOJE NOS FAZ UM GRANDE APELO, USANDO A MESMA FRASE DE SUA MÃE SANTÍSSIMA: “FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER”.
       MARIA SANTÍSSIMA ESTÁ NOS FAZENDO UM GRANDE APELO, UMA CONVOCAÇÃO GERAL PARA SERMOS SOLDADOS DO SEU GRANDE EXÉRCITO, TENDO ELA COMO COMANDANTE. ELA TE CHAMA PELO NOME, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EXÉRCITO, NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR, VENHA FAZER PARTE DA GRANDE BATALHA ESPIRITUAL.
“POIS NÃO É CONTRA HOMENS DE CARNE E SANGUE QUE TEMOS QUE LUTAR, MAS CONTRA OS PRINCIPADOS E POSTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL (ESPALHADAS) NOS ARES.” (Efésios 6,12) E TEMOS A CERTEZA DA NOSSA VITÓRIA FINAL PORQUE A NOSSA COMANDANTE MARIA SANTÍSSIMA, PASSA NA FRENTE E VENCE TODOS OS OBSTÁCULOS.
VENHA PARTICIPAR DO TERÇO DOS HOMENS
VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL, MARIA NOS CHAMA, CUMPRE-NOS OBEDECÊ-LA COMO FILHOS FIÉIS E OBEDIENTES A EXEMPLO DE JESUS.
O TERÇO É A NOSSA ARMA PODEROSA NESTA BATALHA.
A PALAVRA DE DEUS É A ESPADA DO ESPÍRITO (Efésios 6,17)
A FÉ É O NOSSO ESCUDO (Efésios 6,16)
“ORAR NUNCA É DEMAIS, O PERIGO ESTÁ EM ORARMOS DE MENOS.” (Pe ROBERT DEGRANDIS, SSJ)
LOCAL: PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA
               COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA
DIA: TODAS ÀS TERÇAS-FEIRAS ÀS 20 HRS

"Mil vezes felizes aqueles que praticam a
“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias
devoção do Rosário, porque receberão de
e em vossa Pátria, rezai todos sos dias em família,
Maria muitas e grandes graças em vida e
o santo ROSÁRIO, pois ele é o compêndio do
mais especialmente na hora da morte e por
Evangelho e dá a paz a todos os que rezam"
fim, a glória eterna" (Santo Antônio Maria Claret).
(São Pio X).
Maria Santíssima - medjugorje
“Queridos filhos! Convidai os cristãos a rezar o TERÇO.
“Se procuras a salvação, propaga o Rosário,
Com o terço, vencereis os obstáculos que Satanás
porque é promessa de Maria que quem o
 agora quer pôr na Igreja Católica. Vós, sacerdotes, 
propaga tem garantida (por ela) a salvação".
rezai o terço, dedicai o vosso tempo ao terço".

São Timóteo – São Tito (Cor Branca)

Santo do dia 26/01/2013: Santo Timóteo, Santo Tito e Santa Paula Romana

             Santo Timóteo
Santo Tito 
         Santa Paula Romana














Santo Timóteo
O calendário da Igreja volta a homenagear Timóteo, agora juntamente com Tito, por terem ambos vivenciado toda a experiência de São Paulo, escolhendo por este motivo, o dia após a celebração da conversão do apóstolo. Os dois têm suas páginas individuais, destacando suas vidas. Um santo muito antigo, venerado há muitos e muitos séculos, morreu no ano de 97. Timóteo era o "braço direito" do apóstolo Paulo, seu grande amigo e companheiro, sendo considerado, ao lado do mestre, como o primeiro e corajoso pregador do cristianismo. Quase sempre evangelizaram juntos, mas por várias vezes, Paulo o mandou como representante, em quase todos os lugares importantes daquela época, enquanto ele próprio abria novos caminhos. Timóteo nasceu em Listra, Ásia. Seu pai era grego e pagão, a mãe se chamava Eunice e era judia. Foi educado dentro do judaísmo. Assim, quando o apóstolo Paulo esteve naquela cidade, tanto sua avó, mãe e ele próprio, então com vinte anos, se converteram. A partir daí, Timóteo decidiu que o seguiria e nunca mais se afastou do santo apóstolo. Fiel colaborador de Paulo, o acompanhou em suas viagens a Filipos, Tessalônica, Atenas, Corinto, Éfeso e Roma. Exceto quando ele o enviava para algumas missões nas igrejas que tinham fundado, com o objetivo de corrigir erros e manter a paz. Como fez em Tessalônica, com o seu aspecto de rapaz frágil. Porém "que ninguém despreze a tua jovem idade", lhe escreveu Paulo na primeira das duas cartas pessoais. E aos cristãos de Corinto o apresenta assim: "Estou lhes mandando Timóteo, meu filho dileto e fiel no Senhor: manterá em suas memórias os caminhos que lhes ensinei". Na Palestina, o apóstolo ficou preso durante dois anos e tudo indica que Timóteo foi seu companheiro nessa situação também. Mas ao final deste período, ele foi colocado em liberdade, enquanto Paulo era levado para Roma. Quando Paulo retornou, por volta do ano 66, Timóteo era o bispo de Éfeso e, com este cargo, foi nomeado pelo apóstolo para liderar a Igreja da Ásia Menor. As epístolas de Paulo, à ele endereçadas, viraram pura literatura cristã e se tornaram documentos preciosos de todos os tempos, como leme e bússola para a Igreja. Mas, a sua morte nos ilustra muito bem o que era ser cristão e apóstolo naquela época. Durante uma grande festa onde era adorada a deusa Diana, Timóteo se colocou no centro dos pagãos e, tentando convertê-los, iniciou um severo discurso criticando e repreendendo o culto herege. Como resposta, os pagãos o mataram a pedradas e pauladas. O apóstolo Paulo, escreveu a segunda carta a Timóteo estando de novo na prisão, a espera de sua morte: "Procure vir para junto de mim". Muitos, de fato, o haviam abandonado; o fiel Tito estava na Dalmácia; o frio o fazia sofrer e ele recomenda a Timóteo; "Traga-me o manto que deixei em Troadi".
Santo Tito
Tito veio do mundo pagão e Timóteo veio do mundo judeu. Trabalharam com o apóstolo Paulo, que os liderou sem lhes tirar o brilho. E deu à eles "a gloria de uma perene lembrança", como disse Eusébio de Cesarea no primeiro milênio, e será ainda assim nos outros que se seguirão: toda a Igreja os veneram juntos. Mas suas trajetórias foram tão distintas, que são relatadas em páginas individuais. As únicas informações concretas nos são dadas pelas cartas do apóstolo Paulo. Tito era grego e pagão. Ainda jovem se converteu ao cristianismo e se tornou companheiro e inestimável colaborador do apóstolo. Quando Paulo disse a Tito: "Isto deves ensinar, recomendar e reprovar com toda autoridade", fez surgir um outro grande evangelizador, que permaneceu trabalhando ao seu lado. Encarregado pelo apóstolo para executar importantes missões, foi uma vez a Jerusalém para entregar a importância duma coleta em favor dos cristãos pobres. . "Meu companheiro e colaborador" como escreveu o apóstolo na segunda carta aos Corintos. Companheiro dos momentos importantes, como a famosa reunião do concílio de Jerusalém, que tratou da necessidade de renovação e diversificação dos ritos devido a evangelização no mundo pagão. Tito, porém, foi também um mediador persuasivo, e entusiasmou Paulo resolvendo uma grave crise entre ele e os Corintos. Entre os anos 64 e 65, tendo sido libertado da prisão romana o apóstolo Paulo foi com ele para a ilha de Creta, onde fundou uma comunidade cristã, que confiou à Tito. Mais tarde, visitou a Paulo em Nicópolis. Voltou novamente à Ilha de Creta, onde recebeu uma carta do próprio mestre, Paulo, que figura entre os livros sagrados. Depois, retornou à Roma para se avistar com o apóstolo que o mandou provavelmente evangelizar a Dalmácia, onde seu culto ainda hoje é intenso. Segundo a tradição mais antiga, Tito permaneceu como bispo de Creta até sua morte, que ocorreu em idade avançada, por causa natural e não por martírio. Ele teria conservado a virgindade até a morte. São Paulo o chama repetidamente "meu companheiro e colaborador", e na segunda carta aos Corintos, num momento de especial amargura, diz: "Deus me consolou com a chegada de Tito". As três cartas escritas pelo apóstolo Paulo a estes dois discípulos têm alto valor, pelo conteúdo exclusivamente pastoral, de tal modo que podem ser consideradas como primeiro guia pastoral dos bispos de todos os tempos.
Santa Paula Romana
Paula nasceu no ano de 347 em Roma, descendia de tradicional família da nobreza desta corte. Aos quinze anos casou-se com Taxozio, que embora pagão, tolerava os cristãos. Ela era riquíssima e vivia no esplendor da opulência da aristocracia romana. Porém esta condição social não afetou seu caráter, não era uma pessoa orgulhosa o que a fazia ser amada e respeitada por todos, ricos ou pobres. Teve cinco filhos todos educados dentro da religião cristã. Sua vocação religiosa sempre foi muito forte, sentindo-se atraída pelo ideal ascético de outras damas da corte que, em Aventino, viviam em comunidade na casa de Marcela, hoje Santa. Ela transformara sua moradia quase num convento, onde se dedicavam às orações, caridade, penitência e a aprenderem a Palavra de Deus. Em 379, Paula ficou viúva . Ao lado da filha Eutóquio, cujo nome escreve-se assim mesmo, decidiu ingressar na comunidade de Marcela, que então já era orientada por Jerônimo, Bispo de Hipona, que depois se tornou um Santo e Doutor da Igreja e cujo pensamento continua a influenciar o rumo da Igreja de Roma. Não demorou muito tempo, Paula e a filha transformaram sua casa num mosteiro. Nela hospedou Epifanio, Bispo de Constança, que junto com Jerônimo e Paulino, Bispo da Antioquia chegaram em Roma para o sínodo de 382. Com ele, Paula pode conhecer melhor a vida monástica dos eremitas egípcios. Depois, os dois bispos partiram e Jerônimo ficou em Roma como secretário do Papa Dâmaso. Então ele passou a guiar pessoalmente o mosteiro de Marcela orientando espiritualmente as religiosas e formulando as regras da nova comunidade. Mais tarde com a morte do Papa, Jerônimo voltou para sua diocese no Oriente, acompanhado por Paula, Eutóquio e outras religiosas. Elas foram peregrinar na cidade santa da Palestina e por todos os outros lugares Santos. Quando chegaram em Belém, Paula decidiu fixar sua residência alí. Logo ela construiu dois mosteiros, um hospital e uma pousada para peregrinos dedicando-se ao ensinamento litúrgico e ao estudo da Palavra de Deus. A vida era rústica e Paula se tornou o exemplo na oração, penitência e caridade, executando os serviços mais humildes e atendendo os pobres e doentes. Para estes, ela dispôs de todos os seus bens e sua vida. Patrocinou inclusive muitos religiosos, especialmente Jerônimo, que graças à Paula pôde completar sua grandiosa obra de comentários e versões. Ela morreu no ano 404 em Belém, e foi sepultada na Gruta de São Jerônimo na Igreja da Natividade nesta cidade, na Palestina. Seu culto se difundiu por todo o mundo católico, graças à São Jerônimo que escreveu sua biografia. A igreja confirmou a festa de Santa Paula Romana que se realiza no dia 26 de janeiro.

Oração do dia 26/01/2013


Senhor, não vou condenar os nazarenos, porque até compreendo sua atitude. É sempre difícil aceitar que para nos salvar e orientar nem sempre escolheis os que nos parecem mais preparados. Ficamos sem jeito quando vemos que vossos critérios são diferentes dos nossos. Mudai, Senhor, meu coração, para que eu não julgue pelas aparências, mas seja guiado pela voz com que me falais interiormente. Que eu saiba escutar-vos mesmo quando me falais através de pessoas simples e que considero inferiores a mim. Não vos peço que me faleis diretamente, mas quero louvar-vos por tantos que, de um modo ou de outro, ajudaram em minha caminhada e na busca de vos conhecer. Dai-lhes a recompensa, porque são meus grandes benfeitores. Amém!

Deus nos fala dia 26/01/2013


A Palavra de Deus motiva-nos a evangelizar; por isso, Paulo incentiva os missionários para que continuem sem esmorecer em sua missão e jamais se afastem do evangelho de Cristo. Por isso, nenhum cristão pode ficar alheio à necessidade de anunciar o evangelho hoje; deve dizer com firmeza para si mesmo e à Comunidade cristã: “O Reino de Deus está próximo de vós”!

Leitura do dia 26/01/2013


2 Timóteo 1,1-8
Início da Segunda Carta de São Paulo a Timóteo: 1Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo pelo desígnio de Deus referente à promessa de vida que temos em Cristo Jesus, 2a Timóteo, meu querido filho: Graça, misericórdia e paz da parte de Deus Pai e de Cristo Jesus, nosso Senhor! 3Dou graças a Deus — a quem sirvo com a consciência pura, como aprendi dos meus antepassados — quando me lembro de ti, dia e noite, nas minhas orações. 4Lembrando-me das tuas lágrimas, sinto grande desejo de rever-te, e assim ficar cheio de alegria. 5Recordo-me da fé sincera que tens, aquela mesma fé que antes tiveram tua avó Loide e tua mãe Eunice. Sem dúvida, assim é também a tua. 6Por este motivo, exorto-te a reavivar a chama do dom de Deus que recebeste pela imposição das minhas mãos. 7Pois Deus não nos deu um espírito de timidez mas de fortaleza, de amor e sobriedade. 8Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor nem de mim, seu prisioneiro, mas sofre comigo pelo Evangelho, fortificado pelo poder de Deus. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Tito 1,1-5
Leitura da Carta de São Paulo a Tito: 1Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, para levar os eleitos de Deus à fé e a conhecerem a verdade da piedade 2que se apoia na esperança da vida eterna. Deus, que não mente, havia prometido esta vida desde os tempos antigos, 3e, no tempo marcado, manifestou a sua palavra por meio do anúncio que me foi confiado por ordem de Deus nosso salvador. 4A Tito, meu legítimo filho na fé comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo nosso Salvador. 5Eu deixei-te em Creta, para organizares o que ainda falta e constituíres presbíteros em cada cidade, conforme o que te ordenei. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 26/01/2013


Lucas 10, 1-9
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas: Naquele tempo, 1o Senhor escolheu outros setenta e dois discípulos e os enviou dois a dois, na sua frente, a toda cidade e lugar aonde ele próprio devia ir. 2E dizia-lhes: “A messe é grande, mas os trabalhadores são poucos. Por isso, pedi ao dono da messe que mande trabalhadores para a colheita. 3Eis que vos envio como cordeiros para o meio de lobos. 4Não leveis bolsa, nem sacola, nem sandálias, e não cumprimenteis ninguém pelo caminho! 5Em qualquer casa em que entrardes, dizei primeiro: ‘A paz esteja nesta casa!’ 6Se ali morar um amigo da paz, a vossa paz repousará sobre ele; se não, ela voltará para vós. 7Permanecei naquela mesma casa, comei e bebei do que tiverem, porque o trabalhador merece o seu salário. Não passeis de casa em casa. 8Quando entrardes numa cidade e fordes bem recebidos, comei do que vos servirem, 9curai os doentes que nela houver e dizei ao povo: ‘O Reino de Deus está próximo de vós’ ”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

sexta-feira, 25 de janeiro de 2013

O TERÇO DOS HOMENS

A celeste Comandante

O TERÇO DOS HOMENS
EIS AÍ TUA MÃE” (João 19,27)
“FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER” (João 2,5)
       OBEDIENTES AO CHAMADO DE JESUS, ELE HOJE NOS FAZ UM GRANDE APELO, USANDO A MESMA FRASE DE SUA MÃE SANTÍSSIMA: “FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER”.
       MARIA SANTÍSSIMA ESTÁ NOS FAZENDO UM GRANDE APELO, UMA CONVOCAÇÃO GERAL PARA SERMOS SOLDADOS DO SEU GRANDE EXÉRCITO, TENDO ELA COMO COMANDANTE. ELA TE CHAMA PELO NOME, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EXÉRCITO, NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR, VENHA FAZER PARTE DA GRANDE BATALHA ESPIRITUAL.
“POIS NÃO É CONTRA HOMENS DE CARNE E SANGUE QUE TEMOS QUE LUTAR, MAS CONTRA OS PRINCIPADOS E POSTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL (ESPALHADAS) NOS ARES.” (Efésios 6,12) E TEMOS A CERTEZA DA NOSSA VITÓRIA FINAL PORQUE A NOSSA COMANDANTE MARIA SANTÍSSIMA, PASSA NA FRENTE E VENCE TODOS OS OBSTÁCULOS.
VENHA PARTICIPAR DO TERÇO DOS HOMENS
VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL, MARIA NOS CHAMA, CUMPRE-NOS OBEDECÊ-LA COMO FILHOS FIÉIS E OBEDIENTES A EXEMPLO DE JESUS.
O TERÇO É A NOSSA ARMA PODEROSA NESTA BATALHA.
A PALAVRA DE DEUS É A ESPADA DO ESPÍRITO (Efésios 6,17)
A FÉ É O NOSSO ESCUDO (Efésios 6,16)
“ORAR NUNCA É DEMAIS, O PERIGO ESTÁ EM ORARMOS DE MENOS.” (Pe ROBERT DEGRANDIS, SSJ)
LOCAL: PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA
               COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA
DIA: TODAS ÀS TERÇAS-FEIRAS ÀS 20 HRS

"Mil vezes felizes aqueles que praticam a
“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias
devoção do Rosário, porque receberão de
e em vossa Pátria, rezai todos sos dias em família,
Maria muitas e grandes graças em vida e
o santo ROSÁRIO, pois ele é o compêndio do
mais especialmente na hora da morte e por
Evangelho e dá a paz a todos os que rezam"
fim, a glória eterna" (Santo Antônio Maria Claret).
(São Pio X).
Maria Santíssima - medjugorje
“Queridos filhos! Convidai os cristãos a rezar o TERÇO.
“Se procuras a salvação, propaga o Rosário,
Com o terço, vencereis os obstáculos que Satanás
porque é promessa de Maria que quem o
 agora quer pôr na Igreja Católica. Vós, sacerdotes, 
propaga tem garantida (por ela) a salvação".
rezai o terço, dedicai o vosso tempo ao terço".

Conversão de São Paulo (Cor Branca)

Santo do dia 25/01/2013: Conversão de São Paulo

      Conversão de São Paulo

Conversão de São Paulo
O martírio de São Paulo é celebrado junto com o de São Pedro, em 29 de junho, mas sua conversão tem tanta importância para a história da Igreja que merece uma data à parte. Neste dia, no ano 1554, deu-se também a fundação da que seria a maior cidade do Brasil, São Paulo, que ganhou seu nome em homenagem a tão importante acontecimento. Saulo, seu nome original, nasceu no ano 10 na cidade de Tarso, na Cilícia, atual Turquia. À época era um pólo de desenvolvimento financeiro e comercial, um populoso centro de cultura e diversões mundanas, pouco comum nas províncias romanas do Oriente. Seu pai Eliasar era fariseu e judeu descendente da tribo de Benjamim, e, também, um homem forte, instruído, tecelão, comerciante e legionário do imperador Augusto. Pelo mérito de seus serviços recebeu o título de Cidadão Romano, que por tradição era legado aos filhos. Sua mãe uma dona de casa muito ocupada com a formação e educação do filho. Portanto, Saulo era um cidadão romano, fariseu de linhagem nobre, bem situado financeiramente, religioso, inteligente, estudioso e culto. Aos quinze anos foi para Jerusalém dar continuidade aos estudos de latim, grego e hebraico, na conhecida Escola de Gamaliel, onde recebia séria educação religiosa fundamentada na doutrina dos fariseus, pois seus pais o queriam um grande Rabi, no futuro. Parece que era mesmo esse o anseio daquele jovem baixo, magro, de nariz aquilino, feições morenas de olhos negros, vivos e expressivos. Saulo já nessa idade se destacava pela oratória fluente e cativante marcada pela voz forte e agradável, ganhando as atenções dos colegas e não passando despercebido ao exigente professor Gamaliel. Saulo era totalmente contrário ao cristianismo, combatia-o ferozmente, por isso tinha muitos adversários. Foi com ele que Estêvão travou acirrado debate no templo judeu, chamado Sinédrio. Ele tanto clamou contra Estevão que este acabou apedrejado e morto, iniciando-se então uma incansável perseguição aos cristãos, com Saulo à frente com total apoio dos sacerdotes do Sinédrio. Um dia, às portas da cidade de Damasco, uma luz, descrita nas Sagradas Escrituras como "mais forte e mais brilhante que a luz do Sol", desceu dos céus, assustando o cavalo e lançando ao chão Saulo , ao mesmo tempo em que ouviu a voz de Jesus pedindo para que parasse de persegui-Lo e aos seus e, ao contrário, se juntasse aos apóstolos que pregavam as revelações de Sua vinda à Terra. Os acompanhantes que também tudo ouviram, mas não viram quem falava, quando a luz desapareceu ajudaram Saulo a levantar pois não conseguia mais enxergar. Saulo foi levado pela mão até a cidade de Damasco, onde recebeu outra "visita" de Jesus que lhe disse que nessa cidade deveria ficar alguns dias pois receberia uma revelação importante. A experiência o transformou profundamente e ele permaneceu em Damasco por três dias sem enxergar, e à seu pedido também sem comer e sem beber. Depois Saulo teve uma visão com Ananias, um velho e respeitado cristão da cidade, na qual ele o curava. Enquanto no mesmo instante Ananias tinha a mesma visão em sua casa. Compreendendo sua missão, o velho cristão foi ao seu encontro colocando as mãos sobre sua cabeça fez Saulo voltar a enxergar, curando-o. A conversão se deu no mesmo instante pois ele pediu para ser Batizado por Ananias. De Damasco saiu a pregar a palavra de Deus, já com o nome de Paulo, como lhe ordenara Jesus, tornando-se Seu grande apóstolo. Sua conversão chamou a atenção de vários círculos de cidadãos importantes e Paulo passou a viajar pelo mundo, evangelizando e realizando centenas de conversões. Perseguido incansavelmente, foi preso várias vezes e sofreu muito, sendo martirizado no ano 67, em Roma. Suas relíquias se encontram na Basílica de São Paulo Fora dos Muros, na Itália, festejada no dia de sua consagração em 18 de novembro. O Senhor fez de Paulo seu grande apóstolo, o apóstolo dos gentios, isto é, o evangelizador dos pagãos. Ele escreveu 14 cartas, expondo a mensagem de Jesus, que se transformaram numa verdadeira "Teologia do Novo Testamento". Também é o patrono das Congregações Paulinas que continuam a sua obra de apóstolo, levando a mensagem do Cristianismo a todas as partes do mundo, através dos meios de comunicação.

Oração do dia 25/01/2013


Senhor, creio em vós, renovo minha vontade de vos seguir. Fazei-me cada vez mais unido a vós, para vos poder anunciar mais claramente. Que eu não desanime, se não me quiserem ouvir, e saiba que de algum modo minha mensagem atingirá alguém, algum dia, em algum lugar. Confio em vosso poder. Sei que, se estais comigo, nada poderá impedir minha felicidade e minha alegria. Amém!

Deus nos fala dia 25/01/2013


Aquele que hoje celebramos, o apóstolo Paulo, compreendeu os sinais de Deus em sua vida e deixou-se transformar por Ele. A Palavra transforma-nos, se nos deixamos conduzir por ela. Por isso, como batizados, devemos cumprir a ordem de Cristo com generosidade: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho”!

Leitura do dia 25/01/2013


Atos dos Apóstolos 22,3-16
Leitura dos Atos dos Apóstolos: Naqueles dias, Paulo disse ao povo: 3”Eu sou judeu, nascido em Tarso da Cilícia, mas fui criado aqui nesta cidade. Como discípulo de Gamaliel, fui instruído em todo o rigor da Lei de nossos antepassados, tornando-me zeloso da causa de Deus, como acontece hoje convosco. 4Persegui até à morte os que seguiam este Caminho, prendendo homens e mulheres e jogando-os na prisão. 5Disso são minhas testemunhas o Sumo Sacerdote e todo o conselho dos anciãos. Eles deram-me cartas de recomendação para os irmãos de Damasco. Fui para lá, a fim de prender todos os que encontrasse e trazê-los para Jerusalém, a fim de serem castigados. 6Ora, aconteceu que, na viagem, estando já perto de Damasco, pelo meio dia, de repente uma grande luz que vinha do céu brilhou ao redor de mim. 7Caí por terra e ouvi uma voz que me dizia: ‘Saulo, Saulo, por que me persegues?’ 8Eu perguntei: ‘Quem és tu, Senhor?’ Ele me respondeu: ‘Eu sou Jesus, o Nazareno, a quem tu estás perseguindo’. 9Meus companheiros viram a luz, mas não ouviram a voz que me falava. 10Então perguntei: ‘Que devo fazer, Senhor?’ O Senhor me respondeu: ‘Levanta-te e vai para Damasco. Ali te explicarão tudo o que deves fazer’. 11Como eu não podia enxergar, por causa do brilho daquela luz, cheguei a Damasco guiado pela mão dos meus companheiros. 12Um certo Ananias, homem piedoso e fiel à Lei, com boa reputação junto de todos os judeus que aí moravam, 13veio encontrar-me e disse: ‘Saulo, meu irmão, recupera a vista!’ No mesmo instante, recuperei a vista e pude vê-lo. 14Ele, então, me disse: ‘O Deus de nossos antepassados escolheu-te para conheceres a sua vontade, veres o Justo e ouvires a sua própria voz. 15Porque tu serás a sua testemunha diante de todos os homens, daquilo que viste e ouviste. 16E agora, o que estás esperando? Levanta-te, recebe o batismo e purifica-te dos teus pecados, invocando o nome dele!’” Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Atos dos Apóstolos 9,1-22
Leitura dos Atos dos Apóstolos: 1Naqueles dias, Saulo só respirava ameaças e morte contra os discípulos do Senhor. Ele apresentou-se ao Sumo sacerdote 2e pediu-lhe cartas de recomendação para as sinagogas de Damasco, a fim de levar presos para Jerusalém os homens e mulheres que encontrasse seguindo o Caminho. 3Durante a viagem, quando já estava perto de Damasco, Saulo, de repente, viu-se cercado por uma luz que vinha do céu. 4Caindo por terra, ele ouviu uma voz que lhe dizia: “Saulo, Saulo, por que me persegues?” 5Saulo perguntou: “Quem és tu, Senhor?” A voz respondeu: “Eu sou Jesus, a quem tu estás perseguindo. 6Agora, levanta-te, entra na cidade, e ali te será dito o que deves fazer”. 7Os homens que acompanhavam Saulo ficaram mudos de espanto, porque ouviam a voz, mas não viam ninguém. 8Saulo levantou-se do chão e abriu os olhos, mas não conseguia ver nada. Então pegaram nele pela mão e levaram-no para Damasco. 9Saulo ficou três dias sem poder ver. E não comeu nem bebeu. 10Em Damasco, havia um discípulo chamado Ananias. O Senhor o chamou numa visão: “Ananias!” E Ananias respondeu: “Aqui estou, Senhor!” 11O Senhor lhe disse: “Levanta-te, vai à rua que se chama Direita e procura, na casa de Judas, por um homem de Tarso chamado Saulo. Ele está rezando”. 12E, numa visão, Saulo contemplou um homem chamado Ananias, entrando e impondo-lhe as mãos para que recuperasse a vista. 13Ananias respondeu: “Senhor, já ouvi muitos falarem desse homem e do mal que fez aos teus fiéis que estão em Jerusalém. 14E aqui em Damasco ele tem plenos poderes, recebidos dos sumos sacerdotes, para prender todos os que invocam o teu nome”. 15Mas o Senhor disse a Ananias: “Vai, porque esse homem é um instrumento que escolhi para anunciar o meu nome aos pagãos, aos reis e ao povo de Israel. 16Eu vou mostrar-lhe quanto ele deve sofrer por minha causa”. 17Então Ananias saiu, entrou na casa, e impôs as mãos sobre Saulo, dizendo: “Saulo, meu irmão, o Senhor Jesus, que te apareceu quando vinhas no caminho, ele me mandou aqui para que tu recuperes a vista e fiques cheio do Espírito Santo”. 18Imediatamente caíram dos olhos de Saulo como que escamas e ele recuperou a vista. Em seguida, Saulo levantou-se e foi batizado. 19Tendo tomado alimento, sentiu-se reconfortado. Saulo passou alguns dias com os discípulos de Damasco, 20e logo começou a pregar nas sinagogas, afirmando que Jesus é o Filho de Deus. 21Os ouvintes ficavam perplexos e comentavam: “Este não é o homem que, em Jerusalém, perseguia com violência os que invocavam o nome de Jesus? E não veio aqui, justamente, para prendê-los e levá-los aos sumos sacerdotes?” 22Mas Saulo se fortalecia cada vez mais e deixava confusos os judeus que moravam em Damasco, demonstrando que Jesus é o Messias. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 25/01/2013


Marcos 16,15-18
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, Jesus se manifestou aos onze discípulos, 15e disse-lhes: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai o Evangelho a toda criatura! 16Quem crer e for batizado será salvo. Quem não crer será condenado. 17Os sinais que acompanharão aqueles que crerem serão estes: expulsarão demônios em meu nome, falarão novas línguas; 18se pegarem em serpentes ou beberem algum veneno mortal não lhes fará mal algum; quando impuserem as mãos sobre os doentes, eles ficarão curados”. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!

quinta-feira, 24 de janeiro de 2013

O TERÇO DOS HOMENS

A celeste Comandante

O TERÇO DOS HOMENS
EIS AÍ TUA MÃE” (João 19,27)
“FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER” (João 2,5)
       OBEDIENTES AO CHAMADO DE JESUS, ELE HOJE NOS FAZ UM GRANDE APELO, USANDO A MESMA FRASE DE SUA MÃE SANTÍSSIMA: “FAZEI TUDO O QUE ELE DISSER”.
       MARIA SANTÍSSIMA ESTÁ NOS FAZENDO UM GRANDE APELO, UMA CONVOCAÇÃO GERAL PARA SERMOS SOLDADOS DO SEU GRANDE EXÉRCITO, TENDO ELA COMO COMANDANTE. ELA TE CHAMA PELO NOME, NÃO FIQUE DE FORA DESSE GRANDE EXÉRCITO, NÃO DEIXE A GRAÇA PASSAR, VENHA FAZER PARTE DA GRANDE BATALHA ESPIRITUAL.
“POIS NÃO É CONTRA HOMENS DE CARNE E SANGUE QUE TEMOS QUE LUTAR, MAS CONTRA OS PRINCIPADOS E POSTESTADES, CONTRA OS PRÍNCIPES DESTE MUNDO TENEBROSO, CONTRA AS FORÇAS ESPIRITUAIS DO MAL (ESPALHADAS) NOS ARES.” (Efésios 6,12) E TEMOS A CERTEZA DA NOSSA VITÓRIA FINAL PORQUE A NOSSA COMANDANTE MARIA SANTÍSSIMA, PASSA NA FRENTE E VENCE TODOS OS OBSTÁCULOS.
VENHA PARTICIPAR DO TERÇO DOS HOMENS
VOCÊ É CONVIDADO ESPECIAL, MARIA NOS CHAMA, CUMPRE-NOS OBEDECÊ-LA COMO FILHOS FIÉIS E OBEDIENTES A EXEMPLO DE JESUS.
O TERÇO É A NOSSA ARMA PODEROSA NESTA BATALHA.
A PALAVRA DE DEUS É A ESPADA DO ESPÍRITO (Efésios 6,17)
A FÉ É O NOSSO ESCUDO (Efésios 6,16)
“ORAR NUNCA É DEMAIS, O PERIGO ESTÁ EM ORARMOS DE MENOS.” (Pe ROBERT DEGRANDIS, SSJ)
LOCAL: PARÓQUIA SANTA ROSA DE LIMA
               COMUNIDADE SÃO JOÃO BATISTA
DIA: TODAS ÀS TERÇAS-FEIRAS ÀS 20 HRS

"Mil vezes felizes aqueles que praticam a
“Se quiserdes que a paz reine em vossas famílias
devoção do Rosário, porque receberão de
e em vossa Pátria, rezai todos sos dias em família,
Maria muitas e grandes graças em vida e
o santo ROSÁRIO, pois ele é o compêndio do
mais especialmente na hora da morte e por
Evangelho e dá a paz a todos os que rezam"
fim, a glória eterna" (Santo Antônio Maria Claret).
(São Pio X).
Maria Santíssima - medjugorje
“Queridos filhos! Convidai os cristãos a rezar o TERÇO.
“Se procuras a salvação, propaga o Rosário,
Com o terço, vencereis os obstáculos que Satanás
porque é promessa de Maria que quem o
 agora quer pôr na Igreja Católica. Vós, sacerdotes, 
propaga tem garantida (por ela) a salvação".
rezai o terço, dedicai o vosso tempo ao terço".

São Francisco de Sales (Cor Branca)

Santo do dia 24/01/2013: Santo Francisco de Sales e José Timóteo Giaccardo

      Santo Francisco de Sales
José Timóteo Giaccardo
 Santo Francisco de Sales
Francisco de Sales, primogênito dos treze filhos dos Barões de Boisy, nasceu no castelo de Sales, na Sabóia, em 21 de agosto de 1567. A família devota de São Francisco de Assis, escolheu esse para ele, que posteriormente o assumiu como exemplo de vida. A mãe se ocupava pessoalmente da educação de seus filhos. Para cada um escolheu um preceptor. O de Francisco era o padre Deage, que o acompanhou até sua morte, inclusive em Paris, onde o jovem barão fez os estudos universitários no Colégio dos jesuítas. Francisco estudou retórica, filosofia e teologia que lhe permitiu ser depois o grande teólogo, pregador, polemista e diretor espiritual que caracterizaram seu trabalho apostólico. Por ser o herdeiro direto do nome e da tradição de sua família, recebeu também lições de esgrima, dança e equitação, para complementar sua já apurada formação. Mas se sentia chamado para servir inteiramente a Deus, por isso fez voto de castidade e se colocou sob a proteção da Virgem Maria. Aos 24 anos, Francisco, doutor em leis, voltou para junto da família, que já lhe havia escolhido uma jovem nobre e rica herdeira para noiva e conseguido um cargo de membro do Senado saboiano. Ao vê-lo recusar tudo, seu pai soube do seu desejo de ser sacerdote, através do tio, cônego da catedral de Genebra, com quem Francisco havia conversado antes. Nessa mesma ocasião faleceu o capelão da catedral de Chamberi, e, o cônego seu tio, imediatamente obteve do Papa a nomeação de seu sobrinho para esse posto. Só então seu pai, o Barão de Boisy, consentiu que seu primogênito se dedicasse inteiramente ao serviço de Deus. Sem poder prever que ele estava destinado a ser elevado à honra dos altares; e, muito mais, como Doutor da Igreja! Durante os cinco primeiros anos de sua ordenação, o então padre Francisco, se ocupou com a evangelização do Chablais, cidade situada às margens do lago de Genebra, convertendo, com o risco da própria vida, os calvinistas. Para isso, divulgava folhetos nos quais refutava suas heresias, mediante as verdades católicas. Conseguindo reconduzir ao seio da verdadeira Igreja milhares de almas que seguiam o herege Calvino. O nome do padre Francisco começava a emergir como grande confessor e diretor espiritual. Em 1599, foi nomeado Bispo auxiliar de Genebra; e, três anos depois, assumiu a titularidade da diocese. Seu campo de ação aumentou muito. Assim, Dom Francisco de Sales fundou escolas, ensinou catecismo às crianças e adultos, dirigiu e conduziu à santidade grandes almas da nobreza, que desempenharam papel preponderante na reforma religiosa empreendida na época com madre Joana de Chantal, depois Santa, que se tornou sua co-fundadora da Ordem da Visitação, em 1610. Todos queriam ouvir a palavra do Bispo, que era convidado a pregar em toda parte. Até a família real da Sabóia não resistia ao Bispo-Príncipe de Genebra, que era sempre convidado para pregar também na Corte. Publicou o livro que se tornaria imortal: "Introdução à vida devota". Francisco de Sales também escreveu para suas filhas da Visitação, o célebre "Tratado do Amor de Deus", onde desenvolveu o lema : "a medida de amar a Deus é amá-lo sem medida". Os contemporâneos do Bispo-Príncipe de Genebra não tinham dúvidas a respeito de sua santidade, dentre eles Santa Joana de Chantal e São Vicente de Paulo, dos quais foi diretor espiritual. Francisco de Sales faleceu no dia 28 de dezembro de 1622, em Lion, França. O culto ao Santo começou no próprio momento de sua morte. Ele é celebrado no dia 24 de janeiro porque neste dia, do ano de 1623, as suas relíquias mortais foram trasladadas para a sepultura definitiva em Anneci. Sua beatificação, em 1661, foi a primeira a ocorrer na basílica de São Pedro em Roma. Foi canonizado quatro anos depois. Pio IX declarou-o Doutor da Igreja e Pio XI proclamou-o o Padroeiro dos jornalistas e dos escritores católicos. Dom Bosco admirava tanto São Francisco de Sales que deu o nome de Congregação Salesiana à Obra que fundou para a educação dos jovens.
José Timóteo Giaccardo
José Timóteo Giaccardo, sacerdote paulino, italiano, pertence à Congregação da Pia Sociedade de São Paulo. A originalidade de sua vida está em ter sido o primeiro sacerdote da Família Paulina e um fidelíssimo discípulo do Fundador, Padre Tiago Alberione. Nasceu em Narsole, norte da Itália. Sua família era pobre de bens materiais, mas rica de fé e virtudes cristãs. Em 1908 José encontrou-se pela primeira vez com o jovem padre Tiago Alberione que, em Narzole estava dando sua colaboração na paróquia. Padre Alberione, percebendo no pequeno José profunda piedade e grande vontade de ser padre; encaminhou-o para o seminário da diocese de Alba. Tendo como guia espiritual padre Alberione, em 1917 José Timóteo entrou na "Obra de São Paulo" fundada em 1914 por seu mestre e cuja finalidade específica era a evangelização por meio da imprensa, a principal mídia da época. Desde cedo José Timóteo mostrou-se uma pessoa de profunda vida interior, desejosa de ser cada dia melhor e ajudar seus semelhantes no bem. Por isso com grande fé acatou as orientações de Padre Alberione que indicava uma nova forma de santidade e de evangelização. José Timóteo, movido pela fé, foi fiel companheiro da "primeira hora", seguidor incondicional e colaborador ativo do Fundador da então nascente Família Paulina. Acompanhou todas as obras e todas as pessoas com grande perspicácia e sensibilidade. Além de alguns livros, deixou como preciosa herança espiritual um "Diário", rico da presença de Deus e desejos profundos de santidade para si mesmo e para todos. Sua fé em Deus e amor à missão fazia dele uma pessoa autêntica e radical. Lemos em seu "Diário": "Ó Jesus, quero viver de tua vida, transforma-me. Quero ser "outro Jesus" na minha vida e com todas as pessoas". Diante das grandes dificuldades para a aprovação da Congregação das Discípulas do Divino Mestre (uma das congregações fundadas por Alberione) que se dedicam à missão eucarística, missão sacerdotal e missão litúrgica, padre Timóteo não mediu esforços nem súplicas. Diante das respostas negativas não hesitou em oferecer a própria vida para a garantir a existência na Igreja desta congregação, certamente querida por Deus. E o importante é que Deus aceitou a oferta. Foi assim que ele, acometido por leucemia, veio a falecer alguns dias após a aprovação pontifícia das Discípulas do Divino Mestre, no dia 24 de janeiro de 1948. A aprovação chegara no dia 12 de janeiro de 1948. Dele escreveu o Fundador: "De 1909 a 1914, quando a Divina Providência preparava a Família Paulina, ele, embora não entendendo tudo, teve clara intuição da obra. As luzes que recebeu da Eucaristia, sua fervorosa devoção Mariana, a reflexão sobre os documentos pontifícios o iluminaram sobre as necessidades da Igreja e sobre os meios modernos para anúncio do Evangelho". Desde 1917, ainda seminarista, orientava os mais novos; foi chamado e tornou-se para sempre: o senhor mestre: amado, ouvido, seguido e venerado por todos. Foi o mestre que a todos precedia com o exemplo, que ensinava, aconselhava e construía com suas orações iluminadas e fervorosas. Gravou, pode-se dizer, em cada pessoa sua marca, e imprimiu algo de si em cada coração dos Sacerdotes e Discípulos, das Paulinas, Discípulas e Pastorinhas e em todos aqueles que se aproximaram dele por motivos espirituais ou sociais e econômicos. Foi mestre na oração: sabia falar com Deus. Vivia intensamente a devoção à eucaristia, a Nossa Senhora, à liturgia e nutria um grande amor à Igreja e ao Papa. Foi mestre na missão. Ele a sentia, a amava e a desenvolvia. Sabia suscitar energias, ser o sustento para os fracos e luz e sal, no sentido evangélico, para todos. Foi o coração e a alma da Família Paulina. Quem quiser conhecer alguém que encarnou totalmente o ideal e o carisma da missão paulina em sua integralidade, deve olhar o "senhor mestre". (Alberione) A aprovação e o reconhecimento de suas virtudes, por parte da Igreja, não se fizeram esperar. Em 1985 foi declarado venerável. E a 22 de outubro de 1989, o Papa João Paulo II o declarou solenemente bem-aventurado.

Oração do dia 24/01/2013


Senhor, desde criança vos conheço. Talvez por isso ache muito natural acreditar em vós, e já nem perceba como sou privilegiado. Rompei a rotina de minha vida, ajudai-me a redescobrir a novidade dessa amizade que me ofereceis cada dia. Renovai meu entusiasmo por vós, e ensinai-me a aproveitar todas as oportunidades de falar sobre vós, sobre vossa bondade e vosso poder. Amém!

Deus nos fala dia 24/01/2013


Escutando atentamente o que o Senhor agora nos fala, vemos que Saul não soube compreender o propósito divino e se encheu de ciúmes por Davi, por considerá-lo mais aceito por Deus. A multidão, porém, acerca-se de Jesus. São pessoas de distinção social? Não! São pobres, simples e necessitados, e Ele não deixa de lhes anunciar sua palavra redentora!

Leitura do dia 24/01/2013


Hebreus 7,25–8,6
Leitura da Carta aos Hebreus: Irmãos, 25Jesus é capaz de salvar para sempre aqueles que, por seu intermédio, se aproximam de Deus. Ele está sempre vivo para interceder por eles. 26Tal é precisamente o sumo sacerdote que nos convinha: santo, inocente, sem mancha, separado dos pecadores e elevado acima dos céus. 27Ele não precisa, como os sumos sacerdotes, oferecer sacrifícios em cada dia, primeiro por seus próprios pecados e depois pelos do povo. Ele já o fez uma vez por todas, oferecendo-se a si mesmo. 28A Lei, com efeito, constituiu sumos sacerdotes sujeitos à fraqueza, enquanto a palavra do juramento, que veio depois da Lei, constituiu alguém que é Filho, perfeito para sempre. 8,1O tema mais importante da nossa exposição é este: temos um sumo sacerdote tão grande, que se assentou à direita do trono da majestade, nos céus. 2Ele é ministro do Santuário e da Tenda verdadeira, armada pelo Senhor e não por mão humana. 3Todo sumo sacerdote, com efeito, é constituído para oferecer dádivas e sacrifícios; portanto, é necessário que tenha algo a oferecer. 4Na verdade, se Cristo estivesse na terra, não seria nem mesmo sacerdote, pois já existem os que oferecem dádivas de acordo com a Lei. 5Estes celebram um culto que é cópia e sombra das realidades celestes, como foi dito a Moisés, quando estava para executar a construção da Tenda. “Vê, faze tudo segundo o modelo que te foi mostrado sobre a montanha”. 6Agora, porém, Cristo possui um ministério superior. Pois ele é o mediador de uma aliança bem melhor, baseada em promessas melhores. Palavra do Senhor.
— Graças a Deus!

Evangelho do dia 24/01/2013


Marcos 3,7-12
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Marcos: Naquele tempo, 7Jesus se retirou para a beira do mar, junto com seus discípulos. Muita gente da Galileia o seguia. 8E também muita gente da Judeia, de Jerusalém, da Idumeia, do outro lado do Jordão, dos territórios de Tiro e Sidônia, foi até Jesus, porque tinham ouvido falar de tudo o que ele fazia. 9Então Jesus pediu aos discípulos que lhe providenciassem uma barca, por causa da multidão, para que não o comprimisse. 10Com efeito, Jesus tinha curado muitas pessoas, e todos os que sofriam de algum mal jogavam-se sobre ele para tocá-lo. 11Vendo Jesus, os espíritos maus caíam a seus pés, gritando: “Tu és o Filho de Deus!” 12Mas Jesus ordenava severamente para não dizerem quem ele era. Palavra da Salvação.
— Glória a vós, Senhor!